Oxe, Baby

Oxe, Baby Elayne Baeta

Resenhas - Oxe, Baby

rryane 03/06/2024

Eu estou simplesmente apaixonada nesse livro do começo ao fim! é tão gostosinho de ler? é maravilhoso poder ler poemas escritos por alguém que mesmo sem nos conhecer, nos entende, sabe? então sempre que eu precisar de um conforto sobre isso, eu voltarei a ler esse livro, virou meu xodó ??

Sol 03/06/2024

Simplesmente incrível?
Esse livro de poesia é um dos melhores que eu já li. Ele fala sobre algumas experiências e pensamentos de mulheres lésbicas (tanto antes de se descobrirem quanto após). Fala sobre suas relações com as pessoas ao seu redor e com a si mesmo,sobre o processo de se aceitar,seus medos,seus desejos e seus pensamentos.

Joao366 02/06/2024

Oxe,baby
Oxe,baby esse livro é muito bom perfeito para quem está em processo de se assumir li em uma semana.

Bruna Moraes 02/06/2024

Em sua primeira obra autobiográfica em formato de poesia, Elayne Baeta se expõe para os leitores de coração aberto, conta sobre sua infância, suas decepções, suas inseguranças, suas perdas e seus romances, através de suas próprias fotografias e desenhos ilustrativos, além de permitir que o leitor interaja com o livro em algumas páginas.

Ela, uma mulher lésbica, que desde muito cedo já sabia que gostava de outras mulheres e por isso teve que lidar com os olhares desconfortáveis, os estereótipos e o preconceito, mas conseguiu transformar tudo isso em versos de erotismo, romance e críticas para mostrar que “ser uma menina que gosta de meninas é sim algo bonito”.

A autora traz em seus versos a sua essência baiana, através de suas gírias e expressões, mas também seu conteúdo sáfico, descrevendo de forma intensa o prazer feminino, que ainda é visto como algo repulsivo e vergonhoso, e ela fala com tanta naturalidade, sobre sexo, desejo e prazer por outras mulheres, que faz o leitor se identificar com os poemas, quem não teve a sua “fase” heterossexual, até se identificar com outras orientações sexuais? Mas o rótulo é tão necessário em nossa sociedade que nos impõe a pertencer a determinados grupos, mas “há dezenas de coisas que sou além de ser lésbica, há dezenas de coisas que não sou por ser lésbica”, e isso importa.

Também traz o questionamento do estereótipo, a mulher de cabelo curto, que veste roupas menos “feminina”, a ativa da relação, de quem esperam um comportamento mais masculino possível, mas esquecem que estamos falando de outra mulher, que também quer sentir prazer, receber flores, usar o que quiser e não precisar agir como um homem para ser entendida como um casal. Outro ponto que merece destaque é no poema “Exílio”, onde ela pede para não ser como é, mas Deus só diz que a ama, por que a nossa necessidade de aceitação é tão grande? Família, Deus, a sociedade e amigos, todos precisam mesmo nos validar? Com certeza o homem hétero não passa por esse controle de validação.

O livro é envolvente, do início ao fim, com relatos tão pessoais que te permitem identificar com a autora, ainda mais sendo lésbica também, te desperta questionamentos e intensas reflexões. Confesso que a mistura do inglês com o português não me agradou e por vezes pulava os poemas, mas no geral é um excelente livro, impossível trazer críticas de narrativa para um livro tão pessoal, Elay mais uma vez faz suas leitora morrerem de amor por suas palavras.

“segurar publicamente
a mão de outra menina
e sentir qualquer outra coisa
que não seja orgulho? ”.

“Ontem mesmo eu perguntei a Deus o que eu poderia fazer
para deixar de ser assim como eu sou
Deus me disse
“Te amo”.

vickzoka 02/06/2024

Te amo elay!!
Simplesmente perfeito, adoro o jeito que a autora se expressa e traz sua vida para dentro dos poemas?
leiam!!

viviswan 02/06/2024

Elayne é uma das minhas escritoras favoritas, e esse livro é uma obra de arte, simplesmente encantador e eu acho que toda menina que gosta de meninas deveria ler!

tkstelar 01/06/2024

Eu tenho a bravura de ser vulnerável.
é ótimo, só leiam!!!
vocês vão amar, rir, se identificar e refletir muito sobre as situações e enfim. ?

Carol 31/05/2024

Livros sáficos?
Sendo lésbica ou bi, não tem como as girls não se identificarem com as palavras da diva Baeta. Não só com os poetas de meninas que amam meninas, mas também dos poemas que falam sobre o ser mulher, sobre feminilidade e sobre familiares. Enfim, tem vibe de casa e de aconchego

Riddle2 30/05/2024

Amei o livro, as poesias são muito boas e eu me identifiquei muito com alguns pontos. É bom de ler e super interessante.

assyra 28/05/2024

Ignore a nota
Como eu posso dar nota pra um livro tão pessoal e
autobiográfico? não me sinto no direito, parece que eu
estaria julgando meus sentimentos também já que me
senti muito bem representada por vários poemas nesse
livro. Eu amo muito muito como a Elayne escreve e
acredito que eu poderia consumir e gostar de qualquer
coisa que ela criasse. Até os poemas mais superficiais
são profundos o suficiente, os desenhos e as fotos
conceituais super características dela, as interações
com o leitor no livro não podem ser esquecidas nunca.
Me senti lendo um diário sincero em forma de poesia
e compartilhando sinceramente também dos muito
mesmos sentimentos. Foi uma ótima leitura sem dúvidas.

Franoli 28/05/2024

A bíblia sapatão
Que livro bom, além de lindo é super tocante, ótimo para garotas que gostam de garotas que estão se descobrindo e procuram representatividade, ou as românticas, leiam "O amor não é óbvio" também!!!!

Judemywife0 27/05/2024

?Oxe, baby?
Queria entender como eu demorei tanto pra ler esse livro??? É SIMPLESMENTE UMA OBRA DE ARTE.

Li em um dia, e que livro bom!!!????????

Vivian410 27/05/2024

Tava há eras doida por esse livro dessa linda, coisa mais linda de se ler, livro bonito em conteúdo e em beleza também ave maria.
Lindo lindo lindo
isso aqui pra mim é a bíblia lésbica

Mari 27/05/2024

Oxe, baby
"um podcast original, por mim, elayne baeta"
tudo que essa mulher escreve é maravilhoso!
ansiosa por mais livros escritos por elayne!