Se a casa 8 falasse

Se a casa 8 falasse Vitor Martins

Resenhas - Se a casa 8 falasse

natashass 06/06/2024

Nossa casa é a gente.
Esse foi meu primeiro contato com o autor e foi uma boa experiência.

A história é muito interessante. Gosto bastante dessa ideia de narrar as vidas dos moradores da casa ao longo do tempo e perceber o quanto foram tão diferentes, mas também bem parecidas.

Acho que esse livro é exatamente do tipo de livro que eu gosto, mas acho que li em um momento muito errado da minha vida. Talvez se reler eu goste muito mais. Mas foi bom, foi uma boa leitura.

Nicoli Bressan 06/06/2024

Uma história que vai crescendo em você
Levei um tempinho pra poder escrever a resenha, pois esse é um daqueles livros que você precisa refletir sobre, dar um tempo, pensar.
Geralmente não gosto muito de livros que alternam as histórias, bem quando você tá engajando na história, muda o pov.
Das 3 linhas do tempo a que mais gostei foi a do Greg em 2010, eu AMAVA ir na locadora, deu uma nostalgia enorme.

uchzxv 03/06/2024

Foi uma leitura muito leve, recomendo muito! é um livro de fofocas, eu gostei de como é a casa que narra e em nenhum momento extrapola algum limite, ela é quietinha. os personagens são uma graça. foi uma experiência muito gostosa ?

draculliv 31/05/2024

Esse livro foi meu primeiro contato com o autor e definitivamente me deu vontade de ler mais. Adorei a escrita, que é divertida e reflexiva ao mesmo tempo.

Ana 29/05/2024

Só amor
Nossa, como eu amei! Livros nacionais trazem um conforto e uma sensação de pertencimento que pra mim, nenhuma história gringa vai conseguir chegar. Primeiro livro do Vitor que leio e amei a escrita leve e extrovertida.

O ponto de vista ser da casa me surpreendeu muito positivamente pois ao mesmo tempo que tínhamos nos mínimos detalhes tudo o que acontecia ali dentro, não fazíamos a menor ideia do que acontecia além dos perímetros dela. Era um misto de aprofundamento e curiosidade. E a casa como narradora observadora brilhou demais, as piadinhas bestas, os comentários sagazes me pegaram muito, me diverti pra caramba.

Os personagens são muito interessantes. Eu como uma pessoa nascida no ano 2000 me identifiquei com diversas coisas. Eu simplesmente amo quando a ambientação da história é nos anos 90/00, pq eu consigo me ver muito ali naquele universo e é uma nostalgia deliciosa, me transportei de verdade.

Acho que a história que eu mais gostei foi a da minha xará Ana. Me identifiquei com suas inseguranças e torci muito pelo seu final feliz. A do Greg também não ficou pra trás. Eu simplesmente amava locadoras e quando o hype da época passou, fiquei arrasada. Amei todas as conquistas do Greg, sua relação com a tia, com o Tiago, foi uma história muito gostosa de ler. A que eu menos gostei foi a de Beto pq não sentia que acontecia muito coisa, mas parando pra pensar melhor faz muito sentido pq na pandemia simplesmente acontecia tudo e ao mesmo tempo não acontecia nada. Quem não teve complicações ou família/amigos que tiveram suas vidas comprometidas pelo vírus, viveu numa monotonia sem fim. Então se não foi a intenção do autor retratar isso, foi assim que eu interpretei e aceitei.

Mas apesar de não ter amado a história de Beto, deu um belo gancho para o final e conseguirmos principalmente entender o que aconteceu com todos eles. Eu amo livro de contos que se entrelaçam e foi chegando no final também comecei a ficar preocupada de não ter um fechamento pra história. Apesar de não me importar tanto com finais abertos é muito melhor ter a oportunidade de fechar aquele história redondinha pela visão do próprio autor sem ter que criar mil teorias. Ainda mais pela visão do Keanu, o cachorro, o que tornou tudo isso muito melhor ?

Enfim, foi uma delícia de verdade esse livro. Fala de amor, de descobertas, de se permitir, entre tantas outras coisas. Acho que se eu lesse na época da pandemia eu com certeza ia favoritar, pq foi quase.

Luana 26/05/2024

"Nossa casa é a gente"
Se a casa 8 falasse não foi uma leitura que "Uau! Mudou minha perspectiva de vida", até porque é mais uma história, como o próprio Vitor Martins descreve, "pessoas só vão conversar. Não vai acontecer nada", e eu não curto livros assim. Apesar disso, Vitor arrasou na escrita, mais uma vez, e conseguiu me prender da primeira à última página, e ainda me fez amar cada personagem e não achar chato quando o foco de cada história mudar.

Ps.: Greg, Catarina e Keanu Reeves, voces são divos, amo vocês!

Fraan Fontes' 25/05/2024

Como tudo se encaixa bem
Eu estava a ponto de dar 4 estrelas e dizer que estava triste de não ter finais felizes, mas o último capítulo tirou gostosas gargalhadas e o gosto de "o que aconteceu?"

A história narra a vida de 3 adolescentes que viveram em momentos diferentes na mesma casa 8 na rua Girassol em Lagoa Pequena.

Ana (2000) foi a que mais me fez chorar, me cativou desde o começo com o seu relacionamento lindo com o pai e sua forma adolescente de ser dramática e achar que o mundo vai acabar se não seguir seus planos

Greg (2010) me encantou desde o início, acho que a ligação que ele desenvolveu com a tia me pegou em cheio e me acertou de uma forma linda. O descobrimento e a vontade constante de se provar adulto tão presente na adolescência

Beto (2020) admito que me deu mais nos nervos. Mas acho que a forma que ele transmite o início da quarentena, os sentimentos que tivemos, a angústia de não saber quando e se ia acabar é que contribuíram mais

Os três abordam mais do que a casa como tema em comum, e a forma que se mostra a diferente mentalidade das pessoas ao decorrer das décadas é algo que eu gosto muito

Eu DEVOREI esse livro em praticamente 1 dia porque é impossível parar de ler, recomendo demais!!!

Giovana 24/05/2024

Piadas de casa são meu novo tipo de humor
Sim, estou vindo aqui mais uma vez elogiar o trabalho do Vitor, porque eu amo tudo o que ele escreve. Esse livro me ganhou nas duas primeiras páginas. Além de eu amar o conceito, a própria personagem da casa é simplesmente o maior acontecimento desse livro e a minha coisa favorita.

Gosto que é um livro leve e cotidiano, e de como as três linhas do tempo foram trabalhadas. Eu consigo me relacionar com essas três décadas, existem elementos que me trazem memórias e um quentinho no coração. Adorei o pequeno detalhe de que quando os personagens saem de perto da casa nós também não sabemos o que acontece.

Foi o primeiro livro que peguei que retratou o tempo passado durante a pandemia e isso também trouxe emoções. Gostei bastante, foi uma experiência muito agradável.

site: https://www.instagram.com/p/C7Wdl_Yu1Xr/?img_index=1

beatriz2029 23/05/2024

Um verdadeiro lar.
O que dizer desse livro? Narrado por uma casa aconchegante, engraçada e muito querida, ?se a casa 8 falasse? conta três histórias que estão muito conectadas, já que se passam no mesmo local, porém em tempos diferentes.
Ana é a primeira protagonista apresentada no livro, sua história se inicia na virada do milênio, ela é uma menina incrível, super carinhosa mas que ainda precisa lidar com muitos assuntos mal resolvidos e precisa saber como contar a sua namorada que vai se mudar. A relação de Ana com seu pai e com sua namorada Leticia se desenvolvem muito bem durante o livro, temos muitos momentos fofos e também emocionantes ao longo do livro. As conversas de Ana e Celso, seu pai, são muito interessantes e a forma como ambos vão amadurecendo é muito interessante.
Greg é um menino extremamente querido e criativo, que precisa conviver com sua tia, que ele mal conhece e é dona de uma locadora pouco frequentada (já que a história se passa em 2010 e poucos ainda alugam filmes em locadoras neste ano) localizada na garagem de sua casa no interior. Sua tia detesta companhias, exceto a de seu vira-lata Keanu Reeves, um cãozinho muito fofo. Acompanhar Gregório convivendo com sua tia e ajudando a mesma com sua locadora é maravilhoso, esse foi meu arco favorito do livro, amei todos os personagens e toda a história da locadora.
Beto, o terceiro protagonista precisa aturar a pandemia em 2020, e lidar com o fato de seu sonho de sair de Lagoa Pequena ter sido adiado. Beto é um típico adolescente que se compara muito com sua irmã e posta muito no twitter, me identifiquei muito com ele. Outro ponto interessante é a história além de se passar durante a pandemia ela foi escrita durante a pandemia, então os sentimentos são muito verdadeiros e apesar de ler triste lembrar que passamos por isso é bom pensar que esses tempos realmente chegaram ao fim.
Essa leitura foi deliciosa, extremamente fluida e levinha, amei muito!

Gabriela 23/05/2024

Se a casa 8 falasse.
Nossa, que experiência mais gosta a leitura desse livro!!!!!
No início achei que seria uma história um pouco mais parada e chata, no final até o próprio autor brinca com isso fazendo piada dentro do livro porque realmente é uma história mais parada e com poucas reviravoltas, mas de jeito nenhum fica chato.
Acompanhar a Ana, Greg e Beto vivendo histórias parecidas e ainda sim diferentes foi muito bom, porque cada um tinha uma dificuldade para lidar.
A história da Ana, foi muito boa, mas acho que a dos outros dois foram mais interessantes pra mim, pois o Greg tinha uma história mais animada e já o Beto estava passando por uma pandemia, e dentro das suas histórias consegui me reconhecer, tanto com alguns medos quanto algumas inseguranças.

Recomendo muito esse livro pra quem busca uma história leve, que vai te fazer se apaixonar, rir e trazer um quentinho no coração!!

melhores personagens:
1. Casa (Muito fofoqueira e realista, pensava sempre em umas boas verdades e respostas para os personagens kkkkk)
2. Celso (Homem maravilhoso, nota 1000)
3. Carmem (Doida, doida, doida e maravilhosa. Merece o mundo)
4. Keanu Reeves (Também odeio final em aberto meu amor)
6. Beto (Por descrever em palavras um sentimento que estou tendo em meio a crises ansiosas e que levarei para a terapia)

taylormandrake 20/05/2024

Lar nem sempre é sobre um lugar
Como começar a falar sobre esse livro? No momento em que li as primeiras 5 páginas, já tive noção de que se tornaria uma das minhas leituras favoritas do ano, porém, não tinha noção de que além de favoritado ele se tornaria uma obra de conforto pra mim. Acompanhar a história de cada um dos 3 personagens me trouxe um mix de emoções, que iam da alegria a tristeza dependendo das diversas situações, me vi muito em cada um dos 3 (mais em específico no Beto e no Greg) e isso fez com que eu criasse um carinho especial por eles, sem contar também que a escrita mais do que impecável do Vitor Martins ajuda MUITO na formação de sentimentos pelos personagens.
Enfim, "Se a casa 8 falasse" é um livro incrível, muito bom, leve e rápido de se consumir, recomendo DEMAIS, todos merecem sentir todas as sensações que ele trás.

luisajd 16/05/2024

Meu livro favorito
Se eu pudesse dar mil estrelas pra esse livro eu daria!! Amo demais a escrita do Vitor Martins, como é tranquila e fluída de acompanhar, amo como ele construiu as três histórias e o final... De verdade, pra qualquer um que queira ler esse livro eu só digo: leia! É incrível e você não vai se arrepender ?

Sophia.Muranaka 11/05/2024

Que livro maravilhoso!!!
Esse livro é lindo, terminei o livro apaixonada por cada personagem ; consegui me prender em todas as histórias, sempre com vontade de saber mais. Adorei como as histórias se ligam entre si, e não é nada forçado como elas se ligam.
A história que mais amei foi a do Beto, me fez relembrar certos momentos do ano passado ksksks (2023).