Morte Agalopada

Morte Agalopada Ton Borges

Resenhas - Morte Agalopada

Monalisa 21/11/2022

esse daqui foi um dos melhores que eu li nos últimos tempos, como o folclore brasileiro é maravilhoso e como eu queria ver mais desse universo/dessa história. a escrita é muito boa e os personagens encantam. da pra rir e chorar facilmente

Yaya 06/06/2022

Surpreendente e Representativa
Essa história mistura folclore, representatividade e um mundo mágico que simplesmente ENCAIXAM-SE PERFEITAMENTE!
O protagonismo ace e não binário é com certeza incrível, mas o ponto forte é a apresentação da identidade brasileira presente no folclore e a mistura com o folclore de outros países, tudo isso acontecendo numa cidadezinha pequena do interior (mais brasileiro que isso impossivel).
A delicadeza como é discutida a identidade e de que forma a protagonista se vê no mundo é incomparável, tão importante quanto o ar de mistério e investigação que o livro todo desenvolve.
"Tudo o que tem nome existe" e nesse caso, grata a esse livro por existir.

Joyce231 15/04/2022

Identidade
Sendo uma novela sobre o folclore brasileiro, “Morte Agalopada” abrange nossa cultura e crença como um todo. Nessa história, entidades folclóricas são reais e a protagonista, Jasmim, faz parte de um departamento que “controla” esses seres e toma providências para deixá-los fora do radar da sociedade. Ao longo da história, acompanhamos Jasmim em uma missão e, junto com ela, descobrimos de forma gradativa sobre o folclore e a identidade da própria Jasmim.
Jasmim é uma mulher negra albina que precisa lidar com o departamento e que não entende seus próprios poderes, ela é forte e inteligente, mas passa muito tempo em dúvida sobre quem realmente é. Ela conhece Morgana em sua missão, e é Morgana quem a ajuda a compreender a assexualidade e seus espectros.
Morte Agalopada é uma história incrível de investigação e identidade, cheia de referências ao folclore e não só o brasileiro, mas ao europeu também. A sensação de ler uma história regada à nossa cultura é extraordinária. A novela cita assuntos importantes e não suaviza nossa história, pois apesar de incrível, ela foi construída com sangue e dor. E no final o apagamento da cultura negra acaba sendo um assunto muito importante.

Elô 03/04/2022

AMEI!!!
Esse livro é perfeito, eu amei o universo, a investigação e a protagonista também (te adoro Jasmin), eu facilmente leria uma saga inteira de outros livros nesse universo, a construção do folclore brasileiro dentro do livro foi ótima e os personagens são super interessantes, LEIAM!!!

bawbara 25/01/2022

o livro fica bom no final, mas até chegar no final...
primeiro de tudo: esse livro precisa de uma revisão URGENTE. tem inúmeros problemas que poderiam ser resolvidos com uma revisão: erros de digitação, palavras com sílabas faltando, às vezes a frase estava escrita que maneira errada, como se no começo o autor quisesse escrever de uma forma, mas depois mudou de ideia e ficou confusa a frase.

agora falando da história, eu amei a jornada da Jasmim se descobrindo tanto nesse mundo do folclore quanto com relação a sexualidade dela; realmente, é bastante inclusivo (eu nunca tinha lido um livro que usasse tanto a linguagem inclusiva de gênero neutro e desse tanto protagonismo para um personagem não-binárie).

eu senti falta, no começo, de uma ambientação melhor. eu fiquei muito, MUITO perdida porque eu não sei direito a história da mula-sem-cabeça, eu não sei o que é um corpo-seco (eu nunca tinha ouvido falar esse termo); então eu queria que o autor explicasse um pouco mais sobre o folclore. De fato, ele explicou um pouco da história da mula sem cabeça e do lobisomem, só que pra isso o leitor tem que chegar na página 70!

e sobre o final (as últimas 15 páginas): é eita atrás de vixe. sério. me surpreendeu muito (positivamente) o desfecho da história.

mabrap 22/01/2022

Confesso que até a metade da história demorei para me empolgar, mas depois disso e com toda a construção com o folclore brasileiro (e de outros lugares também, alô, Rê e Ysen!) me deixaram curiosa na montagem do quebra-cabeça. E a forma que tudo se encaixou no final? Muito bom!
bawbara 25/01/2022minha estante
concordo com tudo que vc falou

Cicin 24/10/2021

Amei ler essa novela, conhecer a história da Jasmim foi incrível, amei como o folclore e a magia foi utilizado na história!

Lethycia Dias 09/09/2021

A importância da identidade
Foi com muita curiosidade que eu vi a publicação da quinta história que integra a coletânea dos "Espectros de Roxo e Cinza", e com mais curiosidade ainda que eu encarei a proposta desta novela de aliar realismo mágico, folclore e uma ambientação na região Centro-Oeste para discutir identidade. E deu MUITO certo!
Em "Morte Agalopada", acompanhamos Jasmim na investigação de estranhas mortes numa cidade do interior do Mato Grosso do Sul que só podem ser explicadas como fenômenos folclóricos. Ao lado de seu parceiro e mentor Fernando, Jasmim irá conhecer pessoas que parecem ora inimigos, ora aliados, numa trama com várias reviravoltas entre um hotel-fazenda e as ruas de uma pequena cidade durante o feriado de Páscoa e os dias que o antecedem.
A história alterna capítulos longos de acontecimentos presentes com capítulos mais curtos em que conhecemos o passado de Jasmim e compreendemos como ela se tornou tutelada de um órgão governamental tão cheio de burocracia como qualquer outro. Os elementos fantásticos que fazem parte dessa história são inseridos de forma tão natural nos acontecimentos e nas reflexões da protagonista que é quase possível acreditar que criaturas folclóricas e seu Departamento de proteção estão entre nós.
Mas o que mais me encantou na novela de Ton Borges foi a forma como ele discute identidade, partindo das questões individuais da protagonista (como ser nascida no Centro-Oeste e não saber bem o que isso significa; não saber que tipo de criatura folclórica ela mesma é; ou ainda não compreender a própria sexualidade) para tratar, em nível coletivo, da importância de nos conhecermos e reconhecermos diante do mundo e da vida. Uma personagem fundamental para isso é Morgana, com quem Jasmim tem conversas maravilhosas que me fizeram refletir, sorrir e vibrar com os significados múltiplos que carregam.
A trama investigativa foi para mim tão empolgante como esse assunto, e não senti que foi dada prioridade a nenhuma das duas coisas, porque ambas foram tratadas de forma igual. árias reviravoltas acontecem ao longo da história, nos fazendo suspeitar ora de uma pessoa, ora de outra, além de formular novas teorias. Mas nada poderia ter me preparado para o mistério desvendado, que me surpreendeu bastante!
Embora eu não seja uma entendedora de folclore para além do senso comum, também gostei muito da forma que o folclore é visto na história, como elemento vivo da história do cotidiano de um povo, estando presente onde a gente menos imagina.
"Morte Agalopada" foi uma grande surpresa para mim e é com certeza uma das histórias mais surpreendentes que encontrei até agora na coletânea da qual faz parte.

site: https://amzn.to/3hiiri3