Os Noivos do Inverno

Os Noivos do Inverno Christelle Dabos

Resenhas - Os Noivos do Inverno

Jaguatirica 26/05/2024

Ophelie ?
Cara, esse livro é muito bom e o único pecado (falando de um modo bem geral) foi a falta de carisma dos personagens do Polo. Porém, faz sentido que estes sejam insossos e falsos, pois combina com o ambiente gélido e de ilusionismo, tal como Gaele e Archibald mostraram. Já os animistas, com Ophelie e toda a sua família, a niilista Gaele e o Raposa, ah! eles foram os três elementos que seguraram o livro nas costas com o carisma! O desenvolvimento de Ophelie foi maravilhoso e me identifiquei muito com a personalidade dela, inclusive acho que ela seria uma historiadora incrível! Eu, como estudante de História, percebo nela essa paixão pelo conhecimento, pelas verdades ocultas, um senso crítico e o desejo de expor a verdade e andar no caminho da autenticidade e autoexpressão. Foi lindo de ver sua trajetória e, sobretudo, como Christelle Dabos foi construindo aos poucos o universo das Arcas. A gente percebe uma influência fortíssima do Studio Ghibli! ?

Bom, como é um livro introdutório, é natural que a construção do universo seja gradativa. Não achei nada lento, amei o ritmo. Não sou uma leitora de fantasias mas lerei os próximos livros e estou bem animada pra ver Ophelie brilhar muitoooo!

Maria19025 14/01/2024

Gato por lebre
Primeiramente gosto de deixar claro que eu gostei do livro. Porém, me foi vendido como um romance o que neste primeiro capítulo da coleção não tem. Talvez por isso demorei tanto para terminar de ler. De qualquer forma, é uma fantasia bem construída, mas um pouco confusa. Demorei para entender como e de ontem vinham os poderes de cada um e de cada objeto. Mas recomendo fortemente para amantes de fantasia.

Clara 28/01/2023

Impressionante
Noivos do Inverno
Primeiro livro de "A Passa-Espelhos"

Simplesmente incrível. Adorei o enredo, a história. A protagonista é incrível.
Ansiosa pro próximo. Recomendo muito!

Barbr 24/09/2021

Introdutório, mas essencial
(Releitura)
Escrito de maneira super cativante, não tem como deixar de ler, mesmo que não tenha uma grande trama neste primeiro livro. O que temos é a introdução desse mundo fantástico, em poucas doses sobre como ele funciona como um todo, concentrando-se na caracterização da Arca Polo. E que maneira mais genial de explicar uma sociedade do que começando como são tratados as classes populares ?! Assim, podemos ver a realidade que se esconde atrás de bonitos cenários e ilusões. E por isso se torna uma introdução necessária, porque ela faz críticas explícitas a nossa sociedade: trabalho análogo a escravidão, violência, abuso de autoridade, desigualdade social e tantos outras. E achei tão importante ela começar dessa forma, porque pela própria situação da personagem principal sabemos que ela será emergida na classe alta e pouca atenção será dada para as classes populares, até mesmo pelos próprios perigos que cercam ela.
Sobre ela, Ophélie, é prazeroso de ver a evolução da personagem, que é construída de maneira progressiva que no fim ficamos feliz por esse processo, porque ele não é feito de maneira abrupta e nem decorre devido a terceiro, ele acontece como um autoconhecimento. Uma percepção de si incrível. Assim, de uma personagem que você sente raiva e indignação por ela não reagir a determinadas situações, temos uma mulher confiante, senão determinada a impor limites ao que pode suportar.
É muito bacana que este mudança de perspectiva em relação a Ophélie, não é somente dela sobre ela, mas dos personagem que a cercam, a tia, Berenilde e Thorn.
A primeira a perceber é a tia, a quem também vemos os sentimentos sinceros pela sobrinha. Enquanto que Berenilde e Thorn, podem ser inicialmente considerados os personagens mais enigmáticos e até contraditórios, entretanto essa perspectiva muda. Nesse primeiro livro, principalmente em relação a Berenilde, a quem compreendemos seus motivos e atitudes, mas nada que não faça esquecer sua postura cruel. Da mesma forma com Thorn, apesar de pouco sabermos sobre ele de fato, e seus reais propósitos, temos apenas um vislumbre de como foi e como é sua vida, o que nos fazer entender minimamente, mas nada que justifique suas ações, no mínimo, mau educadas, para não dizer outras palavras.
Enfim, juntamente com outros personagens carismáticos, e uma ambientação cativante, este é um ótimo começo para uma série incrível.