A Máquina do Tempo

Resenhas - A Máquina do Tempo: First Edition

1 | 2 | 3 | 4

Manuela 04/12/2022

As Máquinas do Tempo
Quando comecei a ler, parecia àqueles livros que só termino porque comecei? Mas me enganei. A história no começo é muito lenta, mas depois da reviravolta, ela começa a ter um ritmo mais rápido.
Gostei também de nesta edição haver 4 contos de viagem no tempo de autoras e autores brasileiras/os. Em cada história há diferentes propostas de como é a viagem no tempo, e as que mais me chamaram a atenção foram Irmãs Aranhas, da Aline Valek e O Manuscrito Gaélico, do Braulio Tavares (é incrivelmente diferente a sua proposta de máquina do tempo)!

Manuel 11/06/2024

Ponto para a Dark
Darkside sempre acertando, essa edição que comprei acreditando que se tratava do título que já conhecia (A máquina do tempo) traz também contos brasileiros sobre viagens no tempo.
Com sagacidade, trabalha o humor, a crítica iminente, a temporalidade de uma forma incrível e magistral.
Recomendo!

Gustavo Kamenach 10/11/2021

Bisavô do DeLorean
Foi minha primeira experiência com um romance do H. G. Wells (só havia lido contos dele). Achei muito interessante, porém por se tratar de uma novela, senti falta de um maior desenvolvimento da história que se passou no ano de 802.701. Mas é inegável o quanto a história te envolve, te faz temer pela segurança do viajante do tempo e ainda assim provoca questionamentos de origem social da época (2ª revolução industrial, desigualdade social). Explora também a curiosidade humana em relação ao futuro do planeta e da nossa sociedade, o avanço científico e suas consequências boas ou más. Além disso a importância dessa obra por ser a pioneira na temática viagem no tempo, o que influenciou e influencia até hoje todo tipo de obra artística, seja na literatura ou cinema.

AmandaClaris 30/08/2022

Um clássico
Sempre ouvi falar desse livro e como ele é um clássico. As questões que são discutidas nele são importante e tem bons paralelos com a sociedade. Porém ele possui uma narrativa que pessoalmente eu não gosto(Um personagem inteletual narrando toda a historia), por isso não gostei pessoalmente dele.

Arthur.Segatto 24/08/2022

O início da viagem no tempo
A ficção de H.G.Wells foi a primeira de muitas obras que se sucederam sobre VIAGEM NO TEMPO, um tema que hoje pertence à cultura pop. O autor pela primeira vez apresenta o conceito de Máquina do Tempo e a possibilidade de explorar o futuro.

O Viajante no Tempo explica de forma didática para outros personagens e para o leitor os conceitos da Viagem no Tempo para H.G.Wells: uma máquina do tempo estilo veículo que te leva unidirecionalmente e infinitamente para o futuro e te traz de volta para o momento em que partiu.

O Viajante viaja de 1895 (ano de publicação da obra) para o ano 802.701 e encontra um mundo harmônico e iluminado povoado por uma espécie que evoluiu dos humanos. Os Eloi vivem em uma sociedade organizada, quase socialista, utópica, em muita harmonia. Mas nem tudo é o que parece?

Entre pensamentos filosóficos que abordam a evolução e o caminho que toma a humanidade até a explicação de conceitos da ficção científica, ler essa primeira obra sobre o tema é interessantíssimo para quem aprecia viagem no tempo.

Na edição publicada pela Darkside, destaco os dois primeiros contos ?Irmãs Aranhas? e ?HGW Agência de viagens?, de autores brasileiros contemporâneos que se inspiram e usam com maestria o tema do Tempo para também mostrar o poder da quarta dimensão.

Nota 4/5

A.Maia 03/08/2022

A Máquina do Tempo
Um livro surpreendente que viajou pelo tempo, escrito 100 anos antes de eu nascer, com uma leitura fácil, dinâmica e conteúdo incrível. O enredo me pareceu extremamente convincente com argumentações prováveis. Contudo, também parece que o personagem sonhou toda a aventura. A narrativa é contada através dos olhos de um telespectador, escutando a história do viajante após a aventura; espécie de monólogo.

As percepções do protagonista, ao chegar no futuro, carregam várias reflexões, destacando a dificuldade de comunicação e de entendimento com seres totalmente diferentes da atualidade. Detalhes intrigantes sobre o dia a dia da nova população, alimentação e modo de viver como um todo. Segundo as conclusões do personagem, que viajou no tempo, há duas espécies derivadas dos humanos no futuro: Elóis e Morlocks.

Ainda, no fim do livro, há quatro contos com a temática "viagem no tempo": Irmãs Aranhas (Aline Valek); H.G.W Agência de Viagens (Felipe Castilho); Mergulho no Azul Cintilante (Ana Rüsche); O Manuscrito Gaélico (Braulio Tavares). Alguns dos contos são de fácil entendimento e gostosos de ler, outros são mais profundos e é necessário ter atenção redobrada para entender o contexto.

Há dois filmes inspirados na trama, também intitulados “A Máquina do Tempo”. O filme de 2002 envolve um romance com trajetória e mensagens diferentes do livro. O de 1960 eu não assisti, mas em minhas pesquisas suas imagens me pareceram mais similares à história clássica.

@oparaisodaleitura

site: https://oparaisodaleitura.com/

Karina.Maman 27/05/2022

Um clássico atemporal
Muito interessante a leitura desse clássico!
Parecia que o "Viajante do Tempo" estava falando diretamente comigo, tanto é que precisei dar uma pausa na leitura, digerir a mensagem que ele estava me passando para depois retomar... E foi muito especial!
As reflexões foram extremamente profundas e a experiência dele é muito vívida!
Sem contar que essa edição da Darkside é um primor, com ilustrações muito lindas, papel de ótima qualidade e diagramação muito confortável!
Gostei muito e recomendo demais a leitura!

Vitor Barbarulo 17/03/2022

Fantástico
Uma ficção incrível, que aborda a viajem no tempo de uma forma que eu nunca vi, e que te deixa cada vez curioso e impressionado com a imaginação do H. G. Wells. Eu só queria uma continuação para essa obra de arte.

Jussara 17/03/2022

"Não há inteligência onde não há mudança ou necessidade de mudança. Os únicos animais que demonstram inteligência são os que se deparam com uma ampla variedade de dificuldade e perigos"

Rodrigo Fernandes 09/03/2022

Subam a bordo para esta viagem, sem medo!
Pegamos carona com o viajante no tempo. Encontramos um cenário e uma realidade diferente. Boa narrativa. Leitura flui com facilidade. Me vi curioso, preso e interessado nos acontecimentos. Livro curto, mas não tira em nada o brilho da obra. Do meio pro final pareceu ter sido escrito um pouco mais com pressa, mas tudo bem. Os contos acrescentados nesta edição enriquecem a obra. Gostei! Recomendo!

feehbmb 21/01/2022

"E, afinal de contas, aquele era um mundo belo e curioso.?
Amante de fantasia e ficção científica, não pude deixar de ler esse clássico da literatura.
Primeiro livro que leio de H. G. Wells, não conhecia a escrita do autor. Gostei e indico demais.
Sempre gostei muito de livros que falam sobre viajens no tempo (para o passado e futuro), ou aqueles em que os personagens viajam através das estrelas, galáxias e planetas (como star wars por exemplo).
Em breve lerei a trilogia "Chronos", que também traz esse tema.
É graças à fantástica imaginação de Wells, que hoje nos fascinamos com tantas obras. Filmes como De Volta Para o Futuro, Donnie Darko, séries de tv como Jornada nas Estrelas, Doctor Who, 12 Macacos e Dark, histórias em quadrinhos como X-Men, Paper Girls e Castelo de Areia, romances como a trilogia Chronos que mencionei a vocês, Uma Dobra no Tempo, e animações como Rick and Morty, foi através de "A Máquina do Tempo" que essas e outras viagens temporais dispararam.
Nota 5 é claro, se pudesse daria mais?

Ana Rubia 03/01/2022

Ótima leitura! No entanto, acredito que deveria ter começado a ler H. G. Wells por este livro.
Como comecei pelo Guerra dos Mundos, que foi uma leitura incrível, A máquina do tempo acabou sendo relegada a um status de ótima leitura, mas não muito impactante.
O que mais me deixou intrigada a continuar está história foram os conceitos físicos aplicados para esclarecer o funcionamento da máquina do tempo.

Aurea25 30/12/2021

Muito legal
O início é meio chato, mas depois que a história tem o primeiro evento importante, dá pra ler num fôlego só. Com razão este se tornou um clássico.

Emanoel 22/11/2021

Uma viagem ao ano de 802,701
Já havia lido A Guerra dos Mundos - do mesmo autor. Confesso que não me agradou tanto quanto o anterior, porém, não deixa de ser uma obra importante sobre tema de viagem temporal.

Wells nós apresenta o Viajante do Tempo. Personagem que constrói ainda no final do século 19, uma invenção que o levaria ao ano de 802.701, aonde os seres humanos estão divididos em duas novas raças: Os elóis e os morloques.

A história apresenta poucos diálogos, que se concentram mais no início da história. Depois, o livro segue a narrativa no protagonista, que ocupa a maioria das páginas. Pode ser um pouco massante, mas o protagonista sempre faz novas descobertas e a história segue um bom fluxo!

O livro conta com extras, incluindo três contos de autores Brasileiros convidados.

Essa edição também é lindíssima! Vão ficar lindo na minha estante.

1 | 2 | 3 | 4