A Máquina do Tempo

Resenhas - A Máquina do Tempo: First Edition

1 | 2 | 3 | 4

William.Moura 01/02/2023

Sorry, not sorry
Peguei esse livro por dois motivos: a curiosidade pela obra depois de assistir à última temporada de Better Caul Saul e porque essa edição é linda. Como todo mundo já deve saber, essa é a primeira obra de ficção de que se tem notícia que apresenta a ideia de viagem do tempo por meio de uma máquina, esse valor histórico também foi um incentivo para a leitura.
Quanto ao livro em si, a história é bem simples e promove várias reflexões humanas, vale a leitura. Mas o que realmente faz valer a pena vc TER essa edição da Darkside, falo sem medo de errar, é o conto da Aline Valek presente ao final do livro. Ok, lógico que essa é uma visão super pessoal e que eu coloquei de uma forma que quase diminui a obra do Wells. Mas não vou me desculpar, esse é o nível de encantamento que essa preciosidade de conto da Aline Valek me proporcionou. Se Wells tivesse uma máquina do tempo, certeza que plagiaria esse conto.
Bheatriz.Lessa 12/02/2023minha estante
Li um livro dele e achei péssimo, uma amiga leu outro e achou pessimo tambem. Tenho essa edição e agora quero pegar só pra ler esse conto. Tô com ranço do autor

William.Moura 13/02/2023minha estante
Hahaha, ficção científica não é meu gênero favorito, então eu nem me sinto à vontade pra dizer o que é bom, já que eu não gosto de nada.

Raquel.Furchinetti 19/12/2023minha estante
Concordo totalmente.

Evy 04/12/2021

Primeiro de H. G. Wells
A Máquina do Tempo foi a primeira obra de ficção científica a retratar a viagem do tempo na ficção e eu me sentia com vergonha literária de ainda não conhecer livro e autor já que sou fã desse gênero. Pois bem, não tenho mais vergonha, li essa obra incrível e vou tentar colocar em palavras o que ela representa.

Com uma imaginação singular, Wells nos apresenta um cientista, o Viajante do Tempo ("pois esta é a forma conveniente de chamá-lo") que em sua máquina parte do século XIX para um futuro distante, o ano de 802701. Neste futuro ele descobre que todos os sofrimentos da humanidade foram transformados em paz e beleza. A Terra é habitada por uma sociedade de dóceis criaturas chamadas Eloi, descendente dos humanos e que já estabeleceram uma sociedade pacífica.

Porém nem só de beleza e paz é constituída essa nova realidade. Aparentemente os Eloi morrem de medo do escuro e o motivo é que nas profundezas da Terra, em túneis subterrâneos vivem os Morloques, criaturas da escuridão que são seus piores inimigos. Durante sua expedição nessa nova realidade, o cientista acaba deixando sua Máquina do Tempo e ela some nessa escuridão, obrigando-o a descer nas profundezas para recuperá-la.

Além do avanço inominável no campo da ciência e tecnologia capaz de fazer nosso protagonista viajar por tantos anos a frente no futuro, é importante ressaltar a reflexão sobre a vida humana e o futuro da sociedade que o autor nos traz nesta história aparentemente de trama simples. Ao observar a civilização desse futuro tão distante da Terra, o Viajante no Tempo não tem uma visão otimista, pelo contrário, sente que regredimos em demasia em diversos campos.

Uma obra cheia de reviravoltas, citações maravilhosas que nos fazem refletir e uma narrativa envolvente, é daqueles livros que você não consegue parar antes do fim. O que me surpreende é que foi o primeiro romance publicado pelo autor em 1895. Um gênio realmente, que abriu caminho há tantos outros, inovando a literatura da época e se mantendo até hoje como uma das obras mais importantes da ficção científica.

Super recomendo a leitura!!
Michel.sts 04/12/2021minha estante
Parabéns pela resenha! Deu até vontade de lê-lo.

Evy 04/12/2021minha estante
Obrigada Michel!!! Fico muito feliz e super indico a leitura...

Alice 27/03/2024

O viajante
Viajante do tempo? avança a centenas de milhares de anos no futuro e passa a conviver com um grupo pacífico, remanescente dos humanos. Mas, apesar da vida paradisíaca, eles escondem um segredo terrível. A possibilidade da viagem no tempo sempre nos cativou, ganhou inúmeras representações na cultura pop, amplificou suas possibilidades em filmes, series, quadrinhos e animações durante várias gerações. Viagens no tempo são o ponto de partida de filmes como De Volta Para o Futuro, Donnie Darko e Primer, séries de tv como Jornada nas Estrelas, Doctor Who, 12 Macacos e Dark, histórias em quadrinhos como X-Men, Paper Girls e Castelo de Areia, romances como a trilogia Chronos e Uma Dobra no Tempo e animações como Rick and Morty, só para citar alguns exemplos. É graças à prodigiosa imaginação de Wells que hoje nos fascinamos com tais obras e foi com a sua A Máquina do Tempo que as viagens temporais dispararam em nossa cultura popular.
Jordão. 29/03/2024minha estante
Eu adorei esse livro.

Alice 02/04/2024minha estante
achei muito legal a leitura, foi o primeiro que li desse autor, tanto pela sua forma de contar a história, quanto pela edição achei muito envolvente.

Linhares 05/11/2023

O meu segundo do H.G Wells... É um romance curto (ou uma novela).

Eu já tinha assistido a adaptação cinematográfica há muitos anos, mas o livro é bem diferente.

Sem entrar em spoilers, eu imaginei que o personagem principal, ia viajar para várias épocas, mas não é bem assim...

É um livro ok, não é ruim, mas não chega a ser um livro excelente.

A edição da Darkside está impecável como sempre. A editora colocou nessa edição, alguns contos com a temática viagem no tempo de autores brasileiros, alguns funcionam, outros nem tanto.

Vale a pena conferir para quem é fã de ficção sobre viagem no tempo.
Raquel.Furchinetti 19/12/2023minha estante
Também imaginei que tivessem viagens para várias épocas diferentes.

Gustavo Kamenach 10/11/2021

Bisavô do DeLorean
Foi minha primeira experiência com um romance do H. G. Wells (só havia lido contos dele). Achei muito interessante, porém por se tratar de uma novela, senti falta de um maior desenvolvimento da história que se passou no ano de 802.701. Mas é inegável o quanto a história te envolve, te faz temer pela segurança do viajante do tempo e ainda assim provoca questionamentos de origem social da época (2ª revolução industrial, desigualdade social). Explora também a curiosidade humana em relação ao futuro do planeta e da nossa sociedade, o avanço científico e suas consequências boas ou más. Além disso a importância dessa obra por ser a pioneira na temática viagem no tempo, o que influenciou e influencia até hoje todo tipo de obra artística, seja na literatura ou cinema.

Valerya insta @leslivres_ 15/11/2021

E se o homem estagnasse?
"Há, porém, uma lei da natureza que ignoramos: a versatilidade intelectual é uma compensação à exposição à mudança, ao perigo e à dificuldade. Um animal em perfeita harmonia com o ambiente é um mecanismo perfeito. A natureza nunca apela à inteligência até que o hábito e o instinto sejam inúteis. Não há inteligência onde não há mudança ou necessidade de mudança. Os únicos animais que demonstram inteligência são os se deparam com uma ampla variedade de dificuldades e perigo."

Emanoel 22/11/2021

Uma viagem ao ano de 802,701
Já havia lido A Guerra dos Mundos - do mesmo autor. Confesso que não me agradou tanto quanto o anterior, porém, não deixa de ser uma obra importante sobre tema de viagem temporal.

Wells nós apresenta o Viajante do Tempo. Personagem que constrói ainda no final do século 19, uma invenção que o levaria ao ano de 802.701, aonde os seres humanos estão divididos em duas novas raças: Os elóis e os morloques.

A história apresenta poucos diálogos, que se concentram mais no início da história. Depois, o livro segue a narrativa no protagonista, que ocupa a maioria das páginas. Pode ser um pouco massante, mas o protagonista sempre faz novas descobertas e a história segue um bom fluxo!

O livro conta com extras, incluindo três contos de autores Brasileiros convidados.

Essa edição também é lindíssima! Vão ficar lindo na minha estante.

Aurea25 30/12/2021

Muito legal
O início é meio chato, mas depois que a história tem o primeiro evento importante, dá pra ler num fôlego só. Com razão este se tornou um clássico.

Ana Rubia 03/01/2022

Ótima leitura! No entanto, acredito que deveria ter começado a ler H. G. Wells por este livro.
Como comecei pelo Guerra dos Mundos, que foi uma leitura incrível, A máquina do tempo acabou sendo relegada a um status de ótima leitura, mas não muito impactante.
O que mais me deixou intrigada a continuar está história foram os conceitos físicos aplicados para esclarecer o funcionamento da máquina do tempo.

Raikov 12/05/2024

Ultima leitura de janeiro, a máquina do tempo é um primor de ficção científica muito divertido, porém um tanto quanto decepcionante.

Não me levem a mal, o livro cria uma história de aventura muito intrigante, de um nobre cientista que cria uma máquina do tempo e avança para o futuro com intuito de saber até onde a evolução humana foi e se encontra decepcionado.

Achei que o livro faltou em muito para ser considerado algo cult. H.G.Wells peca bastante em pouco explorar a sociedade dos Eloy e Morlochs. São muitas perguntas e poucas respostas, o autor até tenta dar a desculpas de que é uma sociedade simples e que ambos agem como crianças, mas as criaturas tem quase nenhuma personalidade.

Outra coisa que me irritou no livro foi a falta de senso do protagonista. Que gastou quase todos os fósforos por bobagem, desceu a lugares escuros sem uma fonte de luz e partiu para um futuro incerto sem levar suprimentos e principalmente uma arma. Sei que é um livro do fim do século XIX, o primeiro romance do autor, mas decisões sem nexo tem limite.

Apesar de ter pontos negativos, é uma história divertida. Eu equipararia como um filme de aventura que passam durante a hora do almoço, não é nada incrível, mas entretem.

A edição também trás quatro contos de autores brasileiros com a temática de viagem no tempo, alguns deles são divertidos, os dois primeiros para ser sincero e os dois últimos são bem chatos. Nota mista, como costuma ser nesse tipo de coletânea.

Nota final 6/10, é divertido, apenas. Não é uma ficção científica especulativa forte o suficiente para receber o mérito de revolucionário.

Rodrigo Fernandes 09/03/2022

Subam a bordo para esta viagem, sem medo!
Pegamos carona com o viajante no tempo. Encontramos um cenário e uma realidade diferente. Boa narrativa. Leitura flui com facilidade. Me vi curioso, preso e interessado nos acontecimentos. Livro curto, mas não tira em nada o brilho da obra. Do meio pro final pareceu ter sido escrito um pouco mais com pressa, mas tudo bem. Os contos acrescentados nesta edição enriquecem a obra. Gostei! Recomendo!

Jussara 17/03/2022

"Não há inteligência onde não há mudança ou necessidade de mudança. Os únicos animais que demonstram inteligência são os que se deparam com uma ampla variedade de dificuldade e perigos"

Karina.Maman 27/05/2022

Um clássico atemporal
Muito interessante a leitura desse clássico!
Parecia que o "Viajante do Tempo" estava falando diretamente comigo, tanto é que precisei dar uma pausa na leitura, digerir a mensagem que ele estava me passando para depois retomar... E foi muito especial!
As reflexões foram extremamente profundas e a experiência dele é muito vívida!
Sem contar que essa edição da Darkside é um primor, com ilustrações muito lindas, papel de ótima qualidade e diagramação muito confortável!
Gostei muito e recomendo demais a leitura!

A.Maia 03/08/2022

A Máquina do Tempo
Um livro surpreendente que viajou pelo tempo, escrito 100 anos antes de eu nascer, com uma leitura fácil, dinâmica e conteúdo incrível. O enredo me pareceu extremamente convincente com argumentações prováveis. Contudo, também parece que o personagem sonhou toda a aventura. A narrativa é contada através dos olhos de um telespectador, escutando a história do viajante após a aventura; espécie de monólogo.

As percepções do protagonista, ao chegar no futuro, carregam várias reflexões, destacando a dificuldade de comunicação e de entendimento com seres totalmente diferentes da atualidade. Detalhes intrigantes sobre o dia a dia da nova população, alimentação e modo de viver como um todo. Segundo as conclusões do personagem, que viajou no tempo, há duas espécies derivadas dos humanos no futuro: Elóis e Morlocks.

Ainda, no fim do livro, há quatro contos com a temática "viagem no tempo": Irmãs Aranhas (Aline Valek); H.G.W Agência de Viagens (Felipe Castilho); Mergulho no Azul Cintilante (Ana Rüsche); O Manuscrito Gaélico (Braulio Tavares). Alguns dos contos são de fácil entendimento e gostosos de ler, outros são mais profundos e é necessário ter atenção redobrada para entender o contexto.

Há dois filmes inspirados na trama, também intitulados “A Máquina do Tempo”. O filme de 2002 envolve um romance com trajetória e mensagens diferentes do livro. O de 1960 eu não assisti, mas em minhas pesquisas suas imagens me pareceram mais similares à história clássica.

@oparaisodaleitura

site: https://oparaisodaleitura.com/