A Máquina do Tempo

Resenhas - A Máquina do Tempo: First Edition

1 | 2 | 3 | 4

Natalya2 21/03/2024

Livro bom
é um ótimo livro para passar o tempo, achei a narrativa instigante, só achei chato pois ele não procurou por outras aventuras apenas a que é narrada em 90% do livro e analisou apenas uma espécie do futuro, o livro não é ruim por isso, pelo contrário, é uma ótima narração de uma ficção científica pensada no futuro. a leitura é bem fluída e prende bastante, e a edição é muito linda também

lau.s 27/01/2024

Decepcionante?
Bom, devo começar dizendo que a edição gráfica deste livro é linda, as ilustrações, a diagramação é boa e etc. A proposta do livro é muito interessante, apresenta uma quarta dimensão, o tempo, onde é possível viajar em épicas passadas e futuras, é muito interessante como o autor constrói a forma como o viajante do tempo consegue viajar e como é o local da viagem. A narração do livro é bem interessante, pois é narrada por um dos colegas do personagem principal, que presencia suas experiências e histórias. O texto escrito por H. G. Wells é muito bom, quebra expectativas, tem críticas sociais e te prende atenção, apesar de que para mim, a narrativa é bem arrastada no momento em que o viajante conta como foi sua viagem ao tempo. Porém, tenho uma crítica, achei a escolha de colocar contos extras, inútil, pois a mim, pareceu ser feito só para encher linguiça e aumentar o número de páginas do livro, mas principalmente porque não gostei da maioria dos contos, acredito que o primeiro é divertido e coerente, o segundo é ok, mas os últimos dois são MUITO confusos, chatos e sem sentido, não terminei de ler os dois últimos contos e nem o farei. Em minha opnião não agregam a obra e me fizeram abaixar a minha nota ao livro (com todo o respeito e sem querer atacar nenhum dos autores que participaram da composição do livro, só acho que não foi de bom tom). E aí finalizo com uma pergunta, será que eu teria gostado mais do livro é da adaptação se tivesse comprado o livro de outra editora?

Julião 12/01/2024

Que livro incrível!
Eu me recordo que durante a infância, onde frequentemente adormecia durante a exibição do filme da "Máquina do Tempo" na Tela de Sucessos do SBT, mas o filme me chamava bastante atenção pelo conceito, e agora, decidi dar uma chance ao livro quando ele foi sugerido pela Amazon. Inicialmente, buscava uma conexão nostálgica com a história do filme, mas a obra de H.G. Wells me surpreendeu de maneira inesperada!

Embora o tema das viagens temporais seja hoje explorado exaustivamente hoje em dia (inclusive, nos últimos anos ainda mais), é fascinante imaginar a originalidade desse conceito na época que foi escrita.

Durante boa parte do livro, eu fiquei entretido com a biologia das duas raças que ele apresenta. Só nos últimos capítulos pude perceber a genial analogia que o livro estava fazendo: A divisão das classes sociais geraria modificações biológicas nos seres humanos e isso faz muito sentido se pensarmos que o autor é inglês, berço da Revolução Industrial, momento histórico que havia ?acabado de acontecer?.

A real é que o livro ?A Máquina do Tempo" transcendeu minhas expectativas, e certamente o recomendarei. CLÁSSICO!

Raquel.Furchinetti 19/12/2023

Diferente do que eu esperava
Achei interessante por ser o livro que inaugurou a ideia de viagem no tempo, um tema que eu gosto muito. Mas depois do livro já foram criadas várias outras estórias mais interessantes ou com vários desdobramentos e implicações não pensadas. Mas se fosse apenas uma estória simples, ok, mas tem toda uma viagem ideológica que já vemos hoje em dia e isso é bem triste e chato. Mas valeu para conhecer o clássico.

Valerya insta @leslivres_ 15/11/2021

E se o homem estagnasse?
"Há, porém, uma lei da natureza que ignoramos: a versatilidade intelectual é uma compensação à exposição à mudança, ao perigo e à dificuldade. Um animal em perfeita harmonia com o ambiente é um mecanismo perfeito. A natureza nunca apela à inteligência até que o hábito e o instinto sejam inúteis. Não há inteligência onde não há mudança ou necessidade de mudança. Os únicos animais que demonstram inteligência são os se deparam com uma ampla variedade de dificuldades e perigo."

Aurea25 30/12/2021

Muito legal
O início é meio chato, mas depois que a história tem o primeiro evento importante, dá pra ler num fôlego só. Com razão este se tornou um clássico.

Duda ^^ 25/07/2023

Ótima leitura, não esperava menos
Amei o livro por mais que concorde que ele deixa bastante coisa em aberto e sem explicação, como por exemplo como funciona a máquina do tempo e acho interessantíssimo o diálogo deles inicial sobre a 4° dimensão, tempo/duração. Somente 1 personagem tem nome e por isso acho que me apeguei bem rápido a ela. No geral foi uma ótima leitura.

Julia3814 11/07/2023

Gostei do livro, no final tem alguns contos também, é muito interessante as conclusões que o viajante vai tendo conforme passa o tempo no futuro

Guilherme2389 11/06/2023

A máquina do tempo
Bom tema e uma boa introdução, mas não se desenvolveu de forma satisfatória (em minha opinião), não me senti preso ou interessado em saber mais sobre as ideias propostas. Essa edição da Darkside acompanha 4 contos brasileiros com a mesma temática, inclusive dois deles me deixaram mais interessado que a história principal.

Enrique.Luis 15/04/2023

O livro é muito bom. A história terminou sendo diferente do que eu pensava que seria antes de começar a ler, e mesmo assim foi fabulosa.
Essa edição da darkside traz algumas histórias extras, H.G.W Agencia de viagens foi a minha favorita!

Jussara 17/03/2022

"Não há inteligência onde não há mudança ou necessidade de mudança. Os únicos animais que demonstram inteligência são os que se deparam com uma ampla variedade de dificuldade e perigos"

Luis0501 12/09/2023

De Volta Para o Passado
Um homem, uma máquina do tempo, senso de aventura e um péssimo planejamento logístico. Acho que isso resume bem o livro.
Essa edição (Darkside) conta com a história de H. G. Wells e 4 contos de diferentes autores, todos com o tema viagem no tempo. Vou falar de cada um separadamente, começando, claro, pelo principal.
Wells colocou muito de sua visão de mundo no livro, principalmente o abismo que havia entre as classes sociais na época. A ideia era criticar a divisão de classes, mas ele não faz isso de um jeito muito inteligente. Na história a burguesia é retratada como sendo os Elois, seres belíssimos, mas que se acostumaram a receberem tudo em bandejas de prata e por isso se tornaram preguiçosos, basicamente gado para a outra raça, os Morlocks, que representam os trabalhadores forçados a trabalhar para sustentar e servir os seres "superiores". Mas durante toda a história os Morlocks são retratados como serra abomináveis, cruéis, selvagens e repulsivos. Isso dá muito a impressão de que o autor queria lutar pela igualdade, mas com a máxima de que "alguns são mais iguais que outros".
Agora sobre os contos.
"Irmãs Aranhas" fala sobre uma mulher que consegue revisitar seu passado e faz uso dessa habilidade para tentar salvar a vida de sua irmã falecida. Trata sobre luto e seguir em frente, ficando no futuro e não no passado. A mensagem é bonita, mas o conto tem um ritmo estranho.
"H. G. W. Agência de Viagens". Um rico banqueiro recebe a visita de seu eu do futuro, que tenta convencê-lo a fundar uma empresa de turismo temporal, visando um lucro enorme no futuro. Dos quatro contos esse é o melhor. A ideia tem potencial para ser uma história longa.
"Mergulho no Azul Cintilante". Um homem acorda desmemoriado depois de uma viagem no tempo e tenta descobrir quem é ele. Achei confuso e meio corrido.
"O Manuscrito Gaélico". Três homens desaparecidos. Um documento surge para dar respostas ao mistério, ou talvez apenas criar mais perguntar. Eles estão mortos? Ou em outra época? Achei interessante. Meio lento, mas gostei.

Raikov 12/05/2024

Ultima leitura de janeiro, a máquina do tempo é um primor de ficção científica muito divertido, porém um tanto quanto decepcionante.

Não me levem a mal, o livro cria uma história de aventura muito intrigante, de um nobre cientista que cria uma máquina do tempo e avança para o futuro com intuito de saber até onde a evolução humana foi e se encontra decepcionado.

Achei que o livro faltou em muito para ser considerado algo cult. H.G.Wells peca bastante em pouco explorar a sociedade dos Eloy e Morlochs. São muitas perguntas e poucas respostas, o autor até tenta dar a desculpas de que é uma sociedade simples e que ambos agem como crianças, mas as criaturas tem quase nenhuma personalidade.

Outra coisa que me irritou no livro foi a falta de senso do protagonista. Que gastou quase todos os fósforos por bobagem, desceu a lugares escuros sem uma fonte de luz e partiu para um futuro incerto sem levar suprimentos e principalmente uma arma. Sei que é um livro do fim do século XIX, o primeiro romance do autor, mas decisões sem nexo tem limite.

Apesar de ter pontos negativos, é uma história divertida. Eu equipararia como um filme de aventura que passam durante a hora do almoço, não é nada incrível, mas entretem.

A edição também trás quatro contos de autores brasileiros com a temática de viagem no tempo, alguns deles são divertidos, os dois primeiros para ser sincero e os dois últimos são bem chatos. Nota mista, como costuma ser nesse tipo de coletânea.

Nota final 6/10, é divertido, apenas. Não é uma ficção científica especulativa forte o suficiente para receber o mérito de revolucionário.

Aline Zuim 21/05/2023

Genial
Como eu já esperava, esse livro é genial! Por muito tempo queria ler e, dessa vez, abracei a oportunidade. Incrível mesmo. Amo histórias de viagem no tempo e essa, seno a primeira, não me decepcionou em nada. Amei.

Mari M. 08/05/2023

Civilizados?
É interessante pensar quanto os autores contemporâneos do Wells se interessavam em pensar no que faz o ser humano um ser em si. Legal também é o pioneirismo na ficção científica ao pensar uma sociedade futura, porém tão ou mais primitiva. Me deixou pensando o quanto estamos caminhando para um progresso e será que é um progresso mesmo? Só o tempo dirá.
Dei 3 estrelas porque fiquei com tédio nas descrições muito longas.

1 | 2 | 3 | 4