A Máquina do Tempo

Resenhas - A Máquina do Tempo: First Edition

1 | 2 | 3 | 4

Ana Carolina 10/05/2023

A frente do tempo
Um livro excepcional para a época em que foi escrito, recomendo a leitura por ser algo singular e gostoso de ler, no início fiquei com um ponto de interrogação na cabeça, mas insisti e a história me prendeu, eu só queria saber o que ia acontecer no próximo capítulo haha, porém, me incomodou o fato de ter um começo extremamente científico, com uma riqueza exuberante de detalhes, e ao decorrer da leitura algumas cenas foram se tornando vagas, poderia ter mais descrições, fora isso é uma leitura muito boa.

Mari M. 08/05/2023

Civilizados?
É interessante pensar quanto os autores contemporâneos do Wells se interessavam em pensar no que faz o ser humano um ser em si. Legal também é o pioneirismo na ficção científica ao pensar uma sociedade futura, porém tão ou mais primitiva. Me deixou pensando o quanto estamos caminhando para um progresso e será que é um progresso mesmo? Só o tempo dirá.
Dei 3 estrelas porque fiquei com tédio nas descrições muito longas.

Enrique.Luis 15/04/2023

O livro é muito bom. A história terminou sendo diferente do que eu pensava que seria antes de começar a ler, e mesmo assim foi fabulosa.
Essa edição da darkside traz algumas histórias extras, H.G.W Agencia de viagens foi a minha favorita!

Jorge.Raitz 09/04/2023

Razoável
Eu esperava mais do livro, é bem bom, um tema legal, porém fui com mais expectativas e no final não era o que eu esperava!

William.Moura 01/02/2023

Sorry, not sorry
Peguei esse livro por dois motivos: a curiosidade pela obra depois de assistir à última temporada de Better Caul Saul e porque essa edição é linda. Como todo mundo já deve saber, essa é a primeira obra de ficção de que se tem notícia que apresenta a ideia de viagem do tempo por meio de uma máquina, esse valor histórico também foi um incentivo para a leitura.
Quanto ao livro em si, a história é bem simples e promove várias reflexões humanas, vale a leitura. Mas o que realmente faz valer a pena vc TER essa edição da Darkside, falo sem medo de errar, é o conto da Aline Valek presente ao final do livro. Ok, lógico que essa é uma visão super pessoal e que eu coloquei de uma forma que quase diminui a obra do Wells. Mas não vou me desculpar, esse é o nível de encantamento que essa preciosidade de conto da Aline Valek me proporcionou. Se Wells tivesse uma máquina do tempo, certeza que plagiaria esse conto.
Bheatriz.Lessa 12/02/2023minha estante
Li um livro dele e achei péssimo, uma amiga leu outro e achou pessimo tambem. Tenho essa edição e agora quero pegar só pra ler esse conto. Tô com ranço do autor

William.Moura 13/02/2023minha estante
Hahaha, ficção científica não é meu gênero favorito, então eu nem me sinto à vontade pra dizer o que é bom, já que eu não gosto de nada.

Raquel.Furchinetti 19/12/2023minha estante
Concordo totalmente.

Maisa 26/01/2023

Amei
Eu devorei esse livro!

A história é bem rápida e muito interessante, eu ficava querendo saber tudo que o viajante tinha para contar!

Recomendo muito! É genial!

bibis 19/01/2023

Um futuro primitivo?
A história é muito interessante, acompanhamos os relatos do Viajante do Tempo em sua aventura no futuro. Durante a trama, são apresentadas várias reflexões e hipóteses de como a sociedade humana se transformou até chegar a configuração vigente dos anos 802.701.

No livro, há a sugestão de que tal sociedade foi definida pela segregação entre as classes trabalhadora e elite, processo que teria contribuído para a divisão da espécie e criação de uma nova ordem social. Todavia, essas não são amigáveis entre si, preservando assim um importante sentimento para a sobrevivência: o medo.

O final é indagador, mas perfeito no contexto da obra. A memória mais forte para mim são as flores de Weena, um símbolo de que a bondade humana persiste em seus descendentes, mesmo com o passar dos milênios.

udupn 10/01/2023

"que viaje é essa boy?"
muito bom, darkside mais uma vez com uma edição impecável
adorei "a máquina do tempo" em si, uma história muito boa, uma narrativa boa de acompanhar e um final interessante
mostra a terra tomando um destino não muito visto nas histórias, algo alguém daquele básico de um apocalipse causado pelos próprios humanos e falta de recursos e afins, vai por um lado novo pra mim, adorei. e o final, oh tristeza, mas ok
não gostei muito da introdução, por dar spoilers das histórias kkkkkk, podia ter ficado no final como um comentário
adorei os contos, os dois primeiros eu amei muito, o terceiro achei legal e o último nem entendi mas tudo bem, amei

Leila 26/12/2022

Acho que ler A máquina do tempo hoje, depois de ler inúmeros outros livros sobre viagens no tempo não tem lá a sua graça, porque é um livro bem simples e fácil de ler (já vimos livros mais elaborados por aí), mas situando ele em sua época de publicação acredito que deve ter sido algo bem legal para os leitores da época. É o segundo livro do autor que leio e esse é considerado o livro "pai" dos livros do tema. O outro foi A guerra dos mundos e foi um cadinho mais bem desenvolvido do que o autor fez aqui. Enfim, leiturinha rápida e assim assim, só pra cumprir tabela de "ter lido" mesmo, porque não acrescenta muita coisa não

Manuela 04/12/2022

As Máquinas do Tempo
Quando comecei a ler, parecia àqueles livros que só termino porque comecei? Mas me enganei. A história no começo é muito lenta, mas depois da reviravolta, ela começa a ter um ritmo mais rápido.
Gostei também de nesta edição haver 4 contos de viagem no tempo de autoras e autores brasileiras/os. Em cada história há diferentes propostas de como é a viagem no tempo, e as que mais me chamaram a atenção foram Irmãs Aranhas, da Aline Valek e O Manuscrito Gaélico, do Braulio Tavares (é incrivelmente diferente a sua proposta de máquina do tempo)!

Pamella 19/10/2022

Me tirou da ressaca literária
Tinha parado de ler faz alguns meses e decidi voltar lendo esse livro. Foi muito bom, apesar de que eu - juntamente com o personagem principal - me decepcionei com a civilização do futuro, acho que eu esperava outra coisa assim como ele. mas, mesmo esperando outra coisa, essa leitura foi extremamente interessante e me fez repensar muita coisa em relação a corrida imparavel da humanidade por um progresso que a gente não sabe nem onde vai levar. Muito bom, recomendo muito.
É uma boa alegoria para as divisões sociais que o capitalismo forma numa sociedade, muito interessante ver como o autor pensou nas possibilidades futuras da sociedade humana se houvesse a extremização dessas diferenças e como a própria biologia do ser humano responderia a isso.

"Não há inteligência onde não há mudança ou
necessidade de mudança. Os únicos animais que
demonstram inteligência são os que se deparam
com uma ampla variedade de dificuldade e
perigos"

EduardoCDias 12/10/2022

Clássico da viagem no tempo
Clássico sobre viagem no tempo. História simples, mas que poderia ser bem mais elaborada, com viagens em várias eras. Considerando-se a época em que foi escrito, é surpreendente.

AmandaClaris 30/08/2022

Um clássico
Sempre ouvi falar desse livro e como ele é um clássico. As questões que são discutidas nele são importante e tem bons paralelos com a sociedade. Porém ele possui uma narrativa que pessoalmente eu não gosto(Um personagem inteletual narrando toda a historia), por isso não gostei pessoalmente dele.

Arthur.Segatto 24/08/2022

O início da viagem no tempo
A ficção de H.G.Wells foi a primeira de muitas obras que se sucederam sobre VIAGEM NO TEMPO, um tema que hoje pertence à cultura pop. O autor pela primeira vez apresenta o conceito de Máquina do Tempo e a possibilidade de explorar o futuro.

O Viajante no Tempo explica de forma didática para outros personagens e para o leitor os conceitos da Viagem no Tempo para H.G.Wells: uma máquina do tempo estilo veículo que te leva unidirecionalmente e infinitamente para o futuro e te traz de volta para o momento em que partiu.

O Viajante viaja de 1895 (ano de publicação da obra) para o ano 802.701 e encontra um mundo harmônico e iluminado povoado por uma espécie que evoluiu dos humanos. Os Eloi vivem em uma sociedade organizada, quase socialista, utópica, em muita harmonia. Mas nem tudo é o que parece?

Entre pensamentos filosóficos que abordam a evolução e o caminho que toma a humanidade até a explicação de conceitos da ficção científica, ler essa primeira obra sobre o tema é interessantíssimo para quem aprecia viagem no tempo.

Na edição publicada pela Darkside, destaco os dois primeiros contos ?Irmãs Aranhas? e ?HGW Agência de viagens?, de autores brasileiros contemporâneos que se inspiram e usam com maestria o tema do Tempo para também mostrar o poder da quarta dimensão.

Nota 4/5

A.Maia 03/08/2022

A Máquina do Tempo
Um livro surpreendente que viajou pelo tempo, escrito 100 anos antes de eu nascer, com uma leitura fácil, dinâmica e conteúdo incrível. O enredo me pareceu extremamente convincente com argumentações prováveis. Contudo, também parece que o personagem sonhou toda a aventura. A narrativa é contada através dos olhos de um telespectador, escutando a história do viajante após a aventura; espécie de monólogo.

As percepções do protagonista, ao chegar no futuro, carregam várias reflexões, destacando a dificuldade de comunicação e de entendimento com seres totalmente diferentes da atualidade. Detalhes intrigantes sobre o dia a dia da nova população, alimentação e modo de viver como um todo. Segundo as conclusões do personagem, que viajou no tempo, há duas espécies derivadas dos humanos no futuro: Elóis e Morlocks.

Ainda, no fim do livro, há quatro contos com a temática "viagem no tempo": Irmãs Aranhas (Aline Valek); H.G.W Agência de Viagens (Felipe Castilho); Mergulho no Azul Cintilante (Ana Rüsche); O Manuscrito Gaélico (Braulio Tavares). Alguns dos contos são de fácil entendimento e gostosos de ler, outros são mais profundos e é necessário ter atenção redobrada para entender o contexto.

Há dois filmes inspirados na trama, também intitulados “A Máquina do Tempo”. O filme de 2002 envolve um romance com trajetória e mensagens diferentes do livro. O de 1960 eu não assisti, mas em minhas pesquisas suas imagens me pareceram mais similares à história clássica.

@oparaisodaleitura

site: https://oparaisodaleitura.com/