Eloquência da sardinha

Eloquência da sardinha Bill François

Resenhas - Eloquência da sardinha

Vanessa.Franca 19/05/2024

Histórias do mar e da terra
Livro curtinho, mas que faz a gente pensar sobre a imensidão do mar, seus milhões de espécies e suas infinitas histórias.
Cada capítulo fala sobre uma espécie, com curiosidades e detalhes históricos que dão vontade de contar pra qualquer pessoa na primeira oportunidade.
Mesmo para quem não entende nada de biologia marinha (como eu) é um livro delicioso, poético, que encanta e inspira.
Uma ótima surpresa!

Mariana.Furukawa 23/05/2023

O que o mar tem pra contar
O livro é muito bom, envolvente e você quer saber a história de todos os animais. a parte que empacou demais a minha leitura foi dele contando dos moluscos e como alguns animais são apenas comidos, mas eu gostaria de ouvir o que eles tem para contar. tirando isso o livro é incrível. gostaria de ser amiga da baleia solitária e de conhecer todos os animais marinhos. o fundo do mar tem mais histórias e aprendizados do que qualquer um. a enguia vive pra sempre no meu coração.

aline203 18/07/2022

leve e lindo como um peixe
Este livro é como sentar num bar com teu amigo oceanógrafo ou biólogo marinho e ficar ouvindo por horas coisas que jamais passaram pela sua cabeça sobre o fundo do mar de forma divertida e engraçada.
Vocês sabiam que os peixes sentem cheiro? Ou a estratégia de sobrevivência dos cardumes de atum?
Ler esse livro é um oasis de leveza e sutilezas no passar de informações. Recomendo!

Leopoldo.Cavalcante 23/04/2022

atum é um peixe
é muito bom como divulgação científica, mas me afastou um tanto, enquanto vegano, pela frequência em que ele usa o gosto e o sabor e a delícia dos frutos do mar como argumento a favor de entender os animais.

João Pedro 04/03/2022

Um leve mergulho no mar
Quem teve contato com o mar deve já ter sentido um misto de deslumbramento e medo. A imponência do oceano se fazendo presente no toque da pele com a água salgada, na vastidão do que se apresenta ao derredor e, muito mais, do que ali não se apresenta. Sentir-se partícula ínfima diante de um mundo azul de mistérios. E ao mesmo tempo sentir-se renascer a cada mergulho, como que curado de todas as agruras da vida pelo simples gesto de tocar o mar.

Bill François, físico e naturalista francês, é uma pessoa apaixonada pelo oceano desde pequenino e, neste breve ensaio, se propõe a traduzir para o público geral alguns fatos curiosos e misteriosos do universo marinho. Muito mais prosaico do que técnico, o autor conta causos como se estivesse em uma roda de amigos, fazendo uso de dados científicos somente quando necessário.

Eu achei uma leitura bem leve e que talvez agrade mais a quem se sente atraído por esse universo. Curiosidades divertidas, alertas sobre os efeitos antrópicos ao meio ambiente e uma paixão pelo oceano sentida em cada linha, eis uma obra que não surpreende, mas também não desagrada.

'Como o coral que cultiva uma comunidade de algas e bactérias, poderíamos cultivar em nós os exemplos de vida que o mar nos oferece. Poderíamos nos inspirar na perseverança da enguia, que nunca desiste do objetivo de retornar ao oceano e vive indefinidamente graças à sua esperança otimista. Ou na criatividade da ostra, que, ferida por um grão de areia dentro de sua concha, e de tanto revirar esse problema incômodo em todos os sentidos, acaba transformando-o em pérola.' (p. 123)

Sofia 08/10/2021

O quanto conhecemos sobre o fundo do mar?
O mundo inteiro aprecia (menos eu) os pratos de frutos do mar, saborosos e abundantes em todo o lugar. Mas o quanto verdadeiramente conhecemos sobre os peixes, polvos, crustáceos e corais marinhos? Como vivem? Se comunicam, se reproduzem e pensam?

É respondendo todas essas questões que conhecemos a história da Eloquência da Sardinha. O pesquisador Bill François vai dividir com o mundo o momento em que se apaixonou pelo fundo do mar, ao avistar uma sardinha, e decidiu dedicar toda sua vida a compreender todo o mundo vasto e diverso que existe embaixo das águas.

Então, se pararmos para escutar o oceano e todos os seus ensinamentos, o que ele tem para nos dizer? O autor vai nos mostrar que muitos ensinamentos, muitas lendas, muitas histórias e que é extremamente importante para a conservação dos animais e das águas, o ser humano parar para escutar tudo que o mar tem para dizer.

Assim, vamos finalmente entender o seu funcionamento, as suas características únicas e a sua tamanha inteligência, além de onde surgiu toda a vida na Terra.

Eu amei essa leitura! Sempre fui apaixonada pelos estudos dos oceanos. Quando pequena, já desejei ser bióloga marinha um dia e ficava estudando os peixes na internet enquanto a minha mãe estudava para concurso. Esse livro reacendeu minha paixão e curiosidade por tudo que está dentro da água e é tão rico e tão pouco conhecido pelos seres humanos. Recomendo demais a leitura para todo mundo, mesmo os que não se interessam por essa natureza, porque é extremamente importante ouvi-la e, com isso, aprender a preservá-la.

Paulo Henrique 27/09/2021

Almanaque resumido dos mares
Esse livro veio a partir de um clube de leitura da livraria dois pontos, que até o momento vem me surpreendendo com os livros enviados. Eu diria que dos três enviados até agora esse foi o pior deles com certeza, pois é um resumão do que o autor viu em suas viajens pelos mares.
Fala do Brasil de maneira depreciativa em termos ambientais e mostra como várias espécies estão desaparecendo, além de curiosidades.
Ponto negativo é que não traz nenhuma foto dos animais e portanto requer muitas vezes uma pesquisa no google.
Particularmente não compraria o livro se viesse por um clube de leitura e entendo que a qualidade é baixa pelo valor pago.

Eaisagui 16/09/2021

Impossível largar
Ler este livro é como conversar com a versão aquática daquele amigo que sempre sabe as novidades e conta as melhores histórias.

Cheio de humor, boas conversas e , acima de tudo, conhecimento o livro nos leva a uma viagem pelo mar. Lá conhecemos desde os tímidos moluscos que vivem fechados até as misteriosas anatifas, pássaros que já foram considerados frutos do mar.

Recebi o livro no clube da @DoisPontos e não poderia ficar mais feliz com a escolha. Um ótimo livro pra amantes do mar, dos animais e de boas histórias.
João Pedro 23/09/2021minha estante
Que grata surpresa ter recebido esse livro no clube Bússola! Ansioso para a leitura. P.S.: encantado com a capa.