Gideon, a Nona

Gideon, a Nona Tamsyn Muir

Resenhas - Gideão, o nono

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Roberta950 28/05/2024

Nunca li nada como esse livro
Eu tava recuperando da leitura antes de escrever a resenha e agora eu posso dizer com toda a verdade no mundo que eu nunca li nada como esse livro na minha vida. A melhor coisa desse livro foi isso, essa escrita e narrativa unica que deixou tudo tao real e vivido. A construção de mundo é impecavel, a construção dos personagens é impecavel, a construção da narrativa é impecavel.

O livro começa como quem começa a contar uma historia que ja começou e nos nao faziamos parte antes mas fazemos agora, nao tem nenhuma preocupação em explicar qualquer coisa do universo ou da historia, o que deixa um pouco dificil de entender tudo, mas é o que da essa sensação de tudo ja estar acontecendo e que o leitor cai de paraquedas como espectador, se ele nao estivesse ali a historia ia correr igual. De acordo que vamos lendo vamos seguindo o ponto de vista da gideon, mas nao é ela quem narra a historia e essa foi uma das partes que eu mais gostei. A autora conseguiu de uma forma incrivel mostrar a gideon como a personagem mais humana que alguem poderia ter criado, de certa forma parece como um narrador nao confiavel, mas nao pq a gideon quer enganar o leitor, mas sim pq ela ta vivendo aquilo como qualquer pessoa viveria. Ninguém tem controle absoluto sobre sua percepção sobre si, sobre seus pensamentos, sobre sua percepção sobre os outros, sobre o que ta acontecendo em tempo real. É o ponto de vista dela mas em nenhum momento ela ta contando a historia, e tudo que acontece fica mil vezes mais intenso com isso e me deu uma sensação lendo que eu NUNCA tinha sentido antes

infelizmente o ponto alto desse livro tbm é a unica coisa que teve de ruim, que foi a escrita. A autora parece que tem esse super poder de nos colocar na pele da gideon mas eu tive muita dificuldade de entender as descrições dos lugares, dos monstros e das pessoas, eu acaba perdendo muito o foco do livro pq tinha que ler a mesma frase mil vezes. Aparte disso, a escrita dela é muito complexa e bem construída dentro na narrativa e de forma alguma esse é um livro simples de ler, é tao incrivel que alguem teve a capacidade de criar um universo tao bem estruturado que eu ate agora fico desacreditada.

Mais sobre a narrativa, esse livro é muito multifacetado quanto a isso, adorei a parte do misterio no meio que me deu medinho durante a noite, que eu nao tava esperando. A história toda é cativante e eu nao tava esperando de forma alguma aquele final, sinto que passei por um luto, mas a real é que nao poderia ter tido final melhor, era exatamente o que fazia sentido pra história e o que deu tanto peso a personagem da gideon. Ela nao é a protagonista, e por isso é tao bom, ela é uma pessoa tao humana e o que vemos e nao vemos dela é tao real que tudo faz sentido da forma que é. Perto do final eu so pensava o quanto eu queria conhecer mais da gideon e da relaçao dela com a harrow mas nao tinha nada pra conhecer, pq a historia nao era sobre ela e em momento nenhum o expectador era alguem importante dentro daquilo.

MarcelineVotica 22/04/2024

Gideon a nona
Por mais que seja um livro grandinho, ele tem um universo incrível, com personagens incríveis e cativantes, ao nivel de que você se perde lendo.

Tive a proposta de ler 1 capitulo por dia, mas quem disse que consegui ler somente 1 por dia?
Acabei lendo uns 4 por dia, pela historia lhe prender tão bem, que você nem ao menos consegue parar.

Sim, Gideon a Nona, é uma recomendação muito forte, que por mais que o livro em si seja uma obra, a Gideon ela torna tudo muito melhor, principalmente por ser um romance um tanto sutil quanto escancarado, você nem ao menos vai perceber quando estiver cativada pela ruiva de óculos de sol.

Ps: o que prometem sobre lésbicas necromantes, eles cumprem e dão mais do que cumprem.

Ju jorqs 30/03/2024

Não entendi nada but gay people
Eu fiquei muito confusa com esse livro, mesmo

eu simplesmente amei as personagens, a gideon é hilária e a harrow é jma andrew minyard menina menos atordoada da cabeça

so que a escrita, principalmente no inicio estava exatamente confusa. como que um livro que a principal faz 4 piadas de pau por capítulo usa palavras tão difíceis.

eu larguei a versão em inglês e voltei pra português e ai percebi que meu problema não era a linguagem e sim minha burrice generalizada ?

eu estou in pro slow burn que vai demorar 800 anos e sei que vou me arrepender disso.

bom, no fim das contas eu ainda chorei e por isso + saficas queridas estarei dando 3,5 estrelas e vou ler a continuação

amo sofrer

Leitor H 26/03/2024

Interessante mas fraco
O livro tem premissas e ideias interessantes, mas a escrita é fraca. Apesar da autora tentar fazer os personagens principais o mais "cool" possíveis, protagonista é passiva diante dos eventos que ocorrem e a sua parceira Harrowhark não é nada apelativa. A narrativa fica solta, sem parecer ir a lugar nenhum, numa tentativa de criar um murder-mistery de ficção científica e fantasia que não é forte em nenhum dos gêneros.

Isabela.Nedeff 26/03/2024

Fiz uma resenha ruim umas semanas atrás mas fui mudando de ideia com o tempo. É uma leitura confusa, com certeza, e não deve ser abordada como um romance lésbico. É um livro de fantasia que tem ships saficos.
Mas, acima de tudo, é um livro muito original, em todos os jeitos. O universo, os personagens, a premissa. É tudo muito legal e diferente.
E a personagem principal é butch pra caramba, sem discussão, o que eu nunca tinha visto ainda representado em um livro popular.
Virou meu livro lgbt preferido.

maria 24/03/2024

Li esse livro que nem uma maluca efetivamente ele nn eh tão bom assim mas ele eh tão viciante. eu não me sinto assim desde os 15 anos de tipo ficar horas no meu quarto só lendo meu livro

.Pietra18 01/03/2024

De forma geral: o livro é interessante, mas extremamente confuso.

Encontrei esse livro porque ele é safico e eu não sabia de nada mais. Essa parte do livro na vdd é so um cheiro kk nao tem muita interacao lesbica de fato ok. Foi uma surpresa boa, o livro me pegou do início ao fim, mas ele é muito confuso.

Tive que recorrer ao reddit pra achar umas fã art pq eu não tava conseguindo visualizar o ambiente e os monstros. Funcionou pra mim, deu uma ajuda boa.

Eu não sei se é de fato, mas eu acho a tradução muito literal, algumas expressões em inglês foram traduzidas ao pé da letra e eu fiquei me perguntando até onde isso pode ter influenciado o entendimento do livro.

Sobre os personagens: todos muitíssimos interessantes, pelo que entendi casa casa é um planeta do nosso sistema solar e cada um possui uma especialidade diferente e é super legal ir descobrindo suas especificidades.

Griddle te amo para todo o sempre, vc é uma excelente personagem. Harrow, eu sabia que tinha algo por trás de tanta rispidez.

O final: não não não não não não aceito!

Não é um livro que recomendo pra todo mundo, mas eu tô doida pra ler a continuação.

Tecs 29/02/2024

Gideon
Livro incrível, com um final que eu simplesmente não esperava, preciso da continuação na minha mesa agora

fefesales 13/02/2024

Uma só carne, um só fim
Ok, depois de um mês consigo vir aqui resenhar esta obra prima.
Gideon a nona é uma mistura de fantasia sombria e ficção cientifica perfeita, em doses minuciosas. Confesso que meu maior interesse na história inicialmente foi pelo fato da personagem principal ser safica, mas no final eu ganhei na loteria sem nem mesmo jogar.
O universo muita das vezes me deixou confusa, mas aqui vai uma dica que eu só descobri quando TERMINEI DE LER. No final do livro tem um glossário que EXPLICA TUDO SOBRE O UNIVERSO, então se sentir perdido, vale a pena dar uma olhadinha lá atrás.
Agora vamos aos personagens, eu amo a Gideon. Sabe o Geralt? É a Gideon com um humor menos ácido e mais divertido. Isso é algo que vem muitas pessoas reclamando, mas sinceramente, ela é igual a muitos personagens principais masculinos, a única diferença é que é uma mulher, por isso reclamam. Além disso, achei ela muita facetada, nem só de gracinhas vive essa ruivinha, gostei muito da forma que a Tamsyn explorou os sentimentos de todos os personagens no livro. A sexualidade da Gideon também é uma pauta negativa sobre o livro do ponto de vista de alguns leitores, mas sinceramente, é algo totalmente irrelevante para a história, o fato de Gideon ser lésbica só incomoda a quem se deixa incomodar pois não é o foco da história.
E falando um pouco da outra personagem principal, me identifiquei muito com Harrow, acho o arco de desenvolvimento dela excelente, de inicio ela é detestável, mas no decorrer da história podemos vê-lá de verdade e isso é lindo. Quando aos outros personagens, achei que a autora soube desenvolver todos, o que geralmente é bem difícil de se ver em histórias com tantos personagens em foco.
Gostei muito da construção de mundo, apesar de confuso é tudo muito bem distribuído. Quero muito ler as continuações para desbravar mais ainda a necromancia da história. Gostei da dinâmica do livro, foi algo constante do inicio ao fim, nada arrastado. E por fim, os polis! Juro que a cada instante é um maior e mais chocante que o outro, e o final eu queria poder dizer que foi algo surpreendente (na hora é sim, chocante) mas ai a gente lê novamente e essa, QUE DROGA ISSO É A CARA DA CRETINA DA GIDEON.

Enfim, escrita nota 10000, história favoritada e continuação muito aguardada.
ALTA NOVEL POR FAVOOOOOORRR, TRAS HARROW A NONA PRO BRASSIIILLLLLL

matty0 08/02/2024

Mal executado
Há muito tempo eu queria ler esse livro, tudo nele me instigava ; a capa, a protagonista, o nome dela! Gideon, forte e quase mórbido. Nas primeiras páginas minhas expectativas foram atendidas, apresentando uma personagem irreverente, engraçada, sarcástica, corajosa e louca, tudo o que eu imaginei que ela seria! A trama, em si, também pareceu promissora, uma espécie de competição que forçaria duas garotas inimigas a se juntarem numa batalha necromantica no espaço? put4merda!

mas o impasse veio logo cedo, uma narrativa confusa, com nomes extensos, parecidos, um universo contraditório e termos inviáveis. Eu tava muito no começo e achei que as coisas pudessem melhorar, já que li em muitas resenhas que essa confusão acontecia mesmo, por ser um universo, teoricamente, complexo. Mas eu acho que isso e os demais problemas se dão por escolhas ruins da autora. Ela tem um pano de fundo interessante e duas protagonistas carismáticas, mas as leva por uma trilha de decisões ruins. Gideon, como já citada, tinha um potencial avassalador, mas a autora optou por deixa-la muda (sim) por mais da metade do livro, justamente uma personagem que tem tanto a dizer! Ela faz o livro acontecer, é ela quem a gente quer ouvir falar, e, quando finalmente o "pacto de silêncio" acabou, eu já tinha me cansado da história. Além disso, Gideon fica de lado o livro inteiro, um objeto à parte nas cenas, onde a atenção é voltada para 7, 8, 9 personagens secundários falando coisas desinteressantes. Claro, eu sei que é importante que todos os personagens tenham uma carga, uma trama e um desenvolvimento adequado, e houve uma tentativa de destinar isso à todos, mas em Gideon, não funcionou. Quando ela falava, era só pra soltar uma piadinha chula, que, embora eu ame e ache muito divertido esse traço dela, as vezes realmente não é o momento certo, por destoar completamente da trama e ficar incoerente em comparação ao perigo que estava acontecendo no momento, ficou quase artificial

há alguns erros na escrita, e algumas repetições de palavras. Não é nada que atrapalhe muito a leitura, e não sei se é um problema da tradução, mas há, e gostaria de cita-los. A história em si...não funcionou pra mim, porque ela simplesmente não veio! Me senti lendo um imenso prólogo, um preparo para algo maior, uma expectativa criada em cima das chaves e das portas de uma forma TÃO confusa e arrastada que, quando o grande ápice chegou, a luta final, eu realmente não me importava com NADA. As mortes foram totalmente irrelevantes, e passei o livro inteiro sem saber que personagem era quem. Esperei Gideon brilhar e isso não veio, tudo foi destinado aos outros personagens, no qual eu não tinha nenhum interesse, nenhum me cativou. Os vilões não convenciam, os construtos não assustavam, os secundários não tinham carisma. Os acontecimentos pareciam irregulares, como se nada encaixasse, como se tudo fosse uma grande colagem de um rascunho grudado um no outro. Tenho certeza que deixei passar vários pontos da história, e o pior é que eu não me importo, pq eu não me importo com a história! Chegou em um ponto, que eu estava lendo muito rápido, só pra terminar logo

Diferente da maioria dos livros que eu dou notas muitos baixas, esse, eu não odeio. Pq...eu gosto da Gideon, gosto da Harrow. A escrita é boa, e a autora sustenta sua ideia (apesar de não ter funcionado pra mim kkkk) e vejo um potencial que talvez funcionasse melhor em um projeto áudio-visual ou algo assim, mas analisando, passei exatos 20 dias para fazer uma leitura exaustiva, confusa, entediante e excessivamente maçante. Termina-la foi um alívio. Então, não vejo como poderia ter uma nota melhor pra isso, infelizmente

Lulileela 03/01/2024

"Seu desejo é uma ordem minha rainha lamentável"
"Uma só carne, um só fim."
(olha eu não vou marcar que tem spoilers porque eu quero que minha resenha apareça mas tem um pouquinho de spoilers nessa resenha mas nada que vá estragar sua leitura eu acho, de qualquer forma se vira decide aí se quer ler ou não eu só preciso falar desse livro ASAP)
Eu não estou brincando quando eu digo que um livro me destruiu completamente levou consigo toda a minha noção de amor e devoção. Antes de mais nada devo avisar que essa é uma leitura difícil, pra quem gosta de alta fantasia, onde você tem uma criação gigantesca de universo, esse livro vai atender muito às suas expectativas, mas ele foi - pra mim - muito confuso de entender no início, tanto que eu li diversas vezes os primeiros capítulos pra ver se estava compreendendo bem a construção de mundo, e é claro que isso vai se tornar mais concreto nos próximos livros da saga mas já de cara você tem um mundo MUITO bem construido e complexo, cheio de detalhes que vão aparecendo a cada canto. Outra coisa são os personagens, TODOS OS PERSONAGENS são extremamente bem desenvolvidos e com suas características marcantes e até mesmo os "malvados" são extremamente cativantes, Tamsyn Muit cozinhou legal aqui esse livro e saiu uma obra prima em todos os sentidos. A história é cheia de ação, aventura, momentos engraçados, momentos tristes, revoltantes... Enfim, é tudo, esse livro é tudo. E então vamos pras personagens principais, não minto quando digo que esse enemies to lovers É O ENEMIES TO LOVERS porque essas duas elas não se suportam e elas são obrigadas a se suportar e tudo fica muito tênue, tudo à flor da pele, e você sabe - e elas sabem - que tem algo mais profundo, que tem um segredo, mas ele é tão bem guardado até o momento que se revela que quando você fica sabendo é literalmente uma explosão na sua cabeça e tudo começa a fazer sentido e elas começam a ir do enemies pro lovers e tudo fica tão aquecido dentro de você e ai TUDO ACABA VEM UMA DESGRAÇA DESGRACEIRA E VOCÊ É DEIXADO PRA CHORAR E MORRER SOZINHO PORQUE ESSE LIVRO PEGA O SEU CORAÇÃO ASSIM E ESMAGA E PISA E CHUTA IGUAL UM SACO DE LIXO NO MEIO DA RUA. Eu amei demais, chorei muito, passei a virada de 2022 lendo isso e digo que foi a melhor virada de ano que já passei porque eu nunca chorei tanto por um casal de lésbicas na minha vida. Minha única indignação e reclamação é que já faz uns 4 anos que lançou essa saga e até agora só tem o primeiro traduzido e eu faço um apelo à Alta Novel PELO AMOR DE DEUS TRAZ OS OUTROS LIVROS PORQUE EU NÃO AGUENTO MAIS ESPERAR!!!!!!!

lalay 26/12/2023

Te vejo do outro lado, gata
Quando eu ouvi sobre esse livro achei que seria uma farofa terrível, necromancia no espaço??? que tipo de Drácula 3000 é esse que querem que eu leia????

SÓ QUE a Nona Casa tem uma vibe TÃO boa. ele me ganhou nos esqueletos colhendo alho-poró e nas irmãs Aisamorta e Lachrimorta. nao é muito difícil me agradar quando a estética é essa.

a história tem uns problemas de ritmo, começa boa, desacelera até quase parar e vai aos trancos e barrancos por um ato inteiro até que TUDO começa a acontecer, mas como o tudo é absolutamente a melhor sucessão de desgraça que eu li esse ano, vou permitir e aplaudir.

tiveram também uns 20 plot twists e uns negócio com explicação duvidosa. muito termo, muita loucura, exatamente como eu me preocupei q seria a mistura de alta fantasia com sci-fi, mas também deu pra aproveitar bastante. leituras dinâmicas foram feitas, mas não acho q foi uma experiência confusa ou ruim.

gideon nav é uma protagonista exatamente como eu gosto, coração de ouro, faria tudo por quem ela ama, dever antes de tudo. harrowhark me conquistou aos poucos e agora eu facilmente morreria por ela. o resto do elenco não tem um mísero defeito, estou encantada com meus necrossantos (que palavra linda e deliciosa)

e é CLARO o fator lésbicas protagonistas, que me obrigou a dar uma chance pra esse livro não é propaganda enganosa e na verdade eu tive vontade de chorar algumas vezes por elas. 11/10 comeria raspa de cimento depois de terminar

se você conseguir passar por umas descrições lentas - MUITO lentas, MUITO confusas, se não conseguir ninguém vai te culpar - vai encontrar uma história ótima que vale 100% a pena.

1 | 2 | 3 | 4 | 5