Aprender a falar com as plantas

Marta Orriols

Resenhas - Aprender a Falar com as Plantas

GiArgia.Gschwendtner 16/07/2023

Extraordinário e Profundo
A morte açoita a todos os seres do planeta e sua inusitada maneira de se mostrar causa solavancos existenciais.

De forma profunda e extraordinária, Marta consegue nos fazer refletir sobre como reconstruir a vida ao redor das dores.

Se tornou um dos meus livros favoritos por suas tocante combinação de surpresa e sensibilidade que convida a avançar mais e mais até chegar a uma conclusão que abraça e conforta.

Absolutamente nada está sobre controle e tudo pode se transformar.
Rosina.Forteski 17/07/2023minha estante

Bárbara 29/06/2023

Aprender a falar com as plantas
Começou não me pegando, quando eu vi tava chorando
Além de luto é principalmente de abraçar seus sentimentos, e não o que os outros te mandam sentir.
Sobre entender que todo luto deve ser abraçado, inclusive aqueles que a gente se nega.
Mas não é só triste fala da força da vida e de perspectivas diferentes.
Achei bem bonito

Heloiza 20/06/2023

Ah, como eu quis gostar desse livro... uma pena que a leitura não fluiu como eu esperava.

Acho totalmente compreensível o luto da Paula, não dava para imaginar algo diferente sobre o processo de lidar com a morte.

Mas, apesar dessa consciência, fiquei desejando na leitura o momento em que ela começaria a viver, se permitir, contar ao marceneiro sobre seus processos, sei lá...

ju.aguiar 18/06/2023

Intenso, sarcástico e real.
Lidar com um luto é muito pessoal. Acompanhar a Paula neste processo só dela foi uma experiência enriquecedora. Seu mundo desmorona ao descobrir que suas certezas escapavam pelas mãos. Descortinamos sua infância, seu casamento, seus lutos e suas faltas.
Eu gostei da intensidade nas descrições dos seus sentimentos e pensamentos. A autora, Marta Orriols, consegue fazer o leitor sentir como Paula. Não é necessário ser empático para compreender o carrossel de emoções que Paula vive. Seus pensamentos sarcásticos e afiados foram usados como recurso para se auto-preservar.
O pano de fundo desta trajetória não me cativou tanto mas, quem sabe, a intenção da autora fosse exatamente essa. O importante era sentir como Paula e nisso, sem sombra de dúvidas, o livro nos contempla.

Carol :D 13/06/2023

Aprender a falar com as flores
Me decepcionei um pouco porque acho que esperava mais depois de ler a sinopse. Ainda assim, é um bom livro!

Nana 29/05/2023

Livro nr 10 do projeto "A volta ao mundo através dos livros"
País sorteado : "Espanha"

Amei esse livro! Achei lindo em todos os sentidos, tanto no emocional, quanto na aparência externa.
Super bem escrito, toca fundo no coração de quem consegue ler se colocando no lugar da personagem Paula. É uma história pesada sobre luto e traição, que dói em quem se envolve.
Quanto a encadernação, a Tag está de parabéns, achei muito lindo todos os detalhes!

KelenDZ 21/05/2023

O livro é bom, mas um pouco cansativo, já que divaga bastante sobre o luto de Paula, ela tentando processar isso e dar um novo rumo na sua vida.
Não gostei muito da protagonista, achei ela meio chata.

Luan 20/05/2023

Sinceramente acho que nao entendi esse livro! Achei cansativo, chato, rendoso, a Paula é um pé no saco, mas acredito que tudo isso seja o significado de luto, que a autora quis passar. Enfim, um dos livros mais chatos que já li e o pior livro lido no ano, até agora.

Cindy.Ferrari 18/05/2023

Livro envolvente? O luto na alma, na pele, na ferida que permanece enquanto a vida segue, não sendo a mesma, mas imperfeitamente segue. O luto colocado em palavras como nunca havia lido. Lindo, profundo, sensato, verdadeiro, sem filtros, universal e ao mesmo tempo único.

Degugelmin 17/05/2023

Antes de ler achei que iria falar mais sobre a relação com as plantas, mas na verdade a autora faz uma reflexão profunda a respeito do luto, usando de elementos do cotidiano, da lembrança de detalhes, de fatos bons e ruins, e essa busca pela superação é narrada de uma forma tão poética e acessível que a gente acaba se identificando com a personagem. Recomendo pra quem está procurando uma leitura cheia de afeto.

Marcello Ramalho 15/05/2023

Temática feminina. A história de uma mulher que perde seu marido e precisa ressignificar sua vida. Bem escrito, com profundidade. Leitura fácil e fluida. Vale a pena

Perdida_nas_Estrelas 02/05/2023

Naturalidade...
Confesso que não consegui me identificar tanto com a protagonista a ponto de gostar, de fato, dela. Paula é uma personagem a qual vamos acompanhando seus altos e baixos por mais de um ano, e o processo pelo qual ela está passando não é apenas o luto, mas também uma rejeição. Seu companheiro antes de sofrer um acidente e morrer diz a ela que vai deixá-la por outra mulher. Foi um relacionamento de 15 anos com muito crescimento em conjunto do casal e é factível que a pessoa a ser deixada fique com os pensamentos confusos como Paula apresenta. Os acontecimentos são naturais e os pensamentos sinceros da protagonista são muito recorrentes, e foi com isso que pude me identificar, porém, em alguns momentos achei que foram exagerados e isso me fez achá-la uma babaca. Nada impede que sejam realistas.
Por fim, eu adorei a leitura pois para mim fluiu muuuito, acabei lendo rapidamente, entretanto, me pareceu faltar algo que não sei dizer o que foi. E também como já me aconteceu com outras obras, eu não posso definir se essa lacuna foi proposital pela autora ou não. Então, no fim das contas, a leitura foi média: escrita gostosa e fluida, e enredo por vezes chocho.

vale refeição 11/04/2023

Trata bem as questões do luto, a personagem antes de perder o marido para a morte, perde para outra mulher. É inevitável sentir empatia. O final é de certa forma lamentável, termina de forma aberta e desanimadora.
O enredo é interessante e poderia ter sido trabalhado de uma forma mais emocionante.

Marina 10/03/2023

Delicado e emocionante
Uma leitura curta, escrita com delicadeza e carinho sobre um assunto que, por vezes, é pesado demais: o luto.

Erica 01/03/2023

Luto
Gostei. A escrita não é monótona, mas não achei nada espetacular.
Uma mulher que aprende a viver o luto e com questões que não terão respostas.
Os sentimentos conflitantes, o isolamento, os questionamentos e o mergulho no trabalho pra esquecer a realidade.
Bom livro.