Meditações do Imperador Marco Aurélio

Meditações do Imperador Marco Aurélio Marco Aurélio

Resenhas - Meditações do Imperador Marco Aurélio

Henrique 04/01/2024

A vida de um estoico
Tive contato com o assunto estoicismo pelas redes sociais, como quase qualquer pessoa tem quando se depara com alguma espécie de coach falando sobre o assunto. Depois de assistir uma breve entrevista de uma pessoa que conhecia de forma profunda o assunto (digo em termos acadêmicos), busquei o Meditações para ler e tirar minhas próprias conclusões sobre essa filosofia de vida que parece estar ressurgindo na moda.

O livro traz trechos de anotações que o Marco Aurélio fez ao longo de sua vida contemplativa. Ele tinha o hábito de escrever alguns de seus pensamentos e ali refletir sobre eles. É escrito em pequenos parágrafos soltos, que em geral não tem conexão ou uma linha temporal de raciocínio. Não espere uma prosa ou coisa do tipo.

As ideias que o Marco Aurélio traz são intrigantes ao meu ver. Ele diz que "um animal racional é, por consequência, político". Quantas vezes ouvimos pessoas dizendo que não têm interesse na política, que aquilo é um grande mistério, que todos os envolvidos são corruptos em diferentes graus e é um caso perdido, e que por isso preferem se abster dos debates? O ser humano é naturalmente político, há várias trocas de relações no âmbito da política importantes para a boa convivência em sociedade. Este e outros pontos sobre política são debatidos ao longo do livro.

Outro ponto é a religiosidade. O autor acredita que é de interesse do homem que busca se desenvolver o exercício de sua espiritualidade. Ele afirma em determinado trecho que nada no mundo merece a atenção como se dedicar a deus e a razão.

Além deste tópico, o autor vai levantando várias questões morais e éticas.

Recomendo a leitura para quem se interessa pelo estoicismo, por filosofia e moral e ética. Não recomendo se você quer apenas passar um tempo lendo, melhor procurar um romance.

Nota: 4,5 ????.

Recomendo

Talita 19/12/2023

Foi um pouco difícil de acompanhar no começo pois não é uma história corrida como estou costumada, são conselhos e pensamentos soltos do Marco. Comecei a ler por ser um dos livros sobre estoicismo (que é algo que tenho me identificado muito) e vou tomar alguns dos conselhos para mim. Um dos pontos mais focado dele é a ideia de que a morte vai chegar um dia então viva (e realmente né). No mais é reconfortante ler essas Meditações, nem todo mundo recebe conselhos de um dos melhores imperadores de Roma kkk, enfim, ele me ajudou com questões, como vê a realidade que vivo e me preocupar com o presente.

Rariel 24/09/2023

Viva da melhor maneira que conseguir!!!
Um livro com muitos bons ensinamentos. Marco Aurélio trouxe aqui diversas dicas e reflexões acerca do entendimento do mundo. Um excelente livro para se conhecer mais.

deargoth 27/01/2023

Ensinamentos sobre a vida
Um ótimo livro para quem procura se aprofundar no estoicismo, contém ideias incríveis, porém que, por ser um livro das meditações e pensamentos de Marco, são bastante repetidas ao longo do texto. Da mesma maneira, tais recorrências nos ajudam a fixar as ideias que as meditações do Marco Aurélio passam, e o livro acaba que se torna incrivelmente útil ao nosso dia a dia se lido e relido da maneira correta

João 27/12/2022

Esse me decepcionou
Eu tinha mais expectativas sobre esse livro, é bom o conteúdo é meio denso mas tranquilo de entender o problema é que depois da metade do livro trás uma sensação de repetição mesmo que com algumas coisas novas parece que a maioria são apenas repetições do conteúdo anterior, esperava mais dele

Raphael 17/12/2022

Muito bom livro capaz de nos trazer reflexões sobre a vida
Eu estava com uma enorme expectativa para este livro e de fato a obra me agradou.
Cabe ressaltar que conforme pelos exposto pelos tradutores desta versão, que este livro é uma espécie de compilação de diversos textos soltos escritos pelo nobre imperador filósofo Marco Aurélio.
Diante disso, não é um livro "comum" que possui uma leitura progressiva e cronológica, ele é na verdade um apanhado de reflexões acerca da vida trazidas pelo filósofo em questão.
Em resumo, é um ótimo livro com grandes ensinamentos filosóficos e sem dúvidas recomendo a leitura, porém, adianto a necessidade de certa paciência para uma leitura progressiva.

Japa 12/09/2022

Meditações de Marco Aurélio demonstra com propriedade todos nossos problemas atuais e a importância da filosofia.
Excelente livro!

Leandro. 27/03/2022

Fim - Jornada encerrada neste aplicativo.
Livro XI

"Estas são propriedades da alma racional: auto- observação, autoanálise e autonomia."

Fim.