Os Dois Morrem No Final

Os Dois Morrem No Final Adam Silvera

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4

Bia 22/03/2022

Eu estou completamente destruída, eu me apeguei muito e rápido nos dois principais e esperava muito que o nome do livro fosse à toa, nunca vou superar, 5 estrelas e favoritado.

Lorrana 13/04/2022

Gente que livro perfeito, apesar da história acontecer em apenas um dia eu sinto que consegui me conectar com o Rufus e o Mateo, os dois são incríveis, lindos e fofos.
E pode crer que o título do livro não interfere na trama, pq oq acontece durante é muito mais importante do que final em que nós já sabemos oq vai acontecer.
Leticia 13/04/2022minha estante
Acabei de adicionar ele na lista, espero n me decepcionar kkkkkkk

Lorrana 13/04/2022minha estante
Eu espero que não também pq pra mim ele foi muito bom. Quando terminar me conta oq achou!!!

Leticia 13/04/2022minha estante
Conto sim!!

Letícia:) 04/10/2022

Os dois morrem no final
Bom.. eu diria que é bem poético. O nome já diz, o livro é sobre dois meninos que recebem a ligação da central da morte (A central da morte liga para as pessoas pra avisar que ela vai morrer, eles avisam 24h antes) então tem toda aquela tristeza, óbvio, e quando eles já se conformam, eles instalam um app que se chama ?último amigo?( esse app é literalmente pra você encontrar seu último amigo, seu amigo pode ser um terminante, são os que vão morrer, e pode ser pessoas que não vão morrer no momento) assim, eles se conhecem., Eles aproveitam o dia juntos até morrerem. A morte deles foi como um tapa na cara, e é nadaa. Muito triste. Recomendo.

Junior Lima 13/09/2022

Uma linda história de amor e reflexão
Esse livro já começou hypado pelo público por ser uma história emocionante; então a expectativa já estava lá em cima. E fiquei feliz por atender essas expectativas. A narrativa é cheia de reflexão sobre a vida, sobre como deixamos para o amanhã o que pode ser feito hoje, sobre como devemos falar o que nós sentimos para pessoas próximas de nós, sobre como devemos valorizar a vida que temos.

A leitura é dividida pelos dois protagonistas do livro: Mateo, um jovem bem antissocial, com medo de sair de sua própria bolha e que no seu último dia quer ter o direito de viver intensamente, mesmo contra sua própria vontade. A outra parte é pelo ponto de vista de Rufus, um garoto atlético que fala o que pensa e que não tem medo das consequências, até receber a ligação sobre a sua morte.

A amizade que eles constroem durante todo o livro é lindo de se ver; não é nada forçado, a cada capítulo um detalhe vai ligando o elo que eles estão formando. Além disso alguns personagens também ganham capítulo próprio; mesmo que pequeno, para mostrar as repercussões da futura morte dos protagonistas.

O livro só não é perfeito por dois fatores, embora sejam mínimos: a presença de alguns personagens, que ganham capítulos próprios mas que não influenciam em nada na jornada dos dois protagonistas. E também a demora para a conclusão. O autor focou tanto na reflexão sobre a vida que em algumas páginas; principalmente no final, a história não andava. E isso me deu uma certa agonia.

Mesmo assim, o livro está na beirada de ser perfeito, necessário para o público; principalmente os jovens, para mostrar o quanto a vida é bela e que não precisamos esperar algo grandioso como a morte para que possamos viver intensamente.

D/\RK 12/07/2023

Se esse sistema existisse, o caos da vida seria ainda pior.
Gostei.
Apesar do título não chamar minha atenção, pois já entrega muuuita coisa, é uma leitura que vale a pena. É como dizem: não é o destino que importa e sim a jornada.
Uma ideia muito bem bolada.
Fiquei bad pela forma como aconteceu, mas ao se aproximar do inevitável, você já está preparado e não é um choque.

Minhas citações favoritas:

"Uma pena que a vida não nos permite girar suas engrenagens como um relógio, quando precisamos de mais tempo." (Pág. 121)

"Existem perguntas que não posso responder. Não posso dizer como você vai sobreviver sem mim. Não posso dizer como você deve lamentar minha morte. Não posso convencer você a não se sentir culpada se esquecer o aniversário da minha morte, ou se perceber que passou semanas ou meses sem pensar em mim.

Só quero que você viva." (Pág. 305)

"Você pode nascer em uma família, mas as amizades é você quem escolhe. Algumas você vai descobrir que deve abandonar. Outras valem os riscos." (Pág. 316)

Bia 20/09/2022

os dois realmente morreram no final
acho que o mais triste de tudo nesse livro é chegar no fim dele. me sinto vazia sem os personagens, pensando no pai do mateo e sobre será que ele vai acordar um dia e como vai ser viver em um mundo sem o filho que ele não teve a chance de se despedir, já sinto falta deles. meu novo livro favorito, tudo o que eu esperei sobre ele foi real. e valeu a pena. "E então eu atravesso a rua sem um braço para me puxar para trás".

oilanazu 01/12/2022

tô mal
eu não tenho muito o que falar... gostei muito do livro, me sinto vazia agora e tô triste, chorei um pouco também, mas de certa forma eu acho que esperava mais (?)

Danielle.Zische 08/05/2022

24h
O que você faria se tivesse 24h de vida? O que você faria se soubesse a data em que irá morrer? Como seriam as suas 24h? De quem se despediria? Quando faria? Onde faria?

Perguntas estas que nós fazemos cotidianamente, neste livro totalmente inovador, nos trouxe um pouco de perspectiva.

Em, os dois morrem ao final, temos 2 protagonistas, que, encontram-se em um site para acompanhantes, mas não um site qualquer de relacionamento, um dedicado aos q iriam morrer dentro de 24h.

O drama durante o livro é na medida certa, momentos de alegria, tristeza, surpresa e espanto. Tem emoção de todo o tipo e muita reflexão também.

Ao fim, me pergunto, será mesmo que eu gostaria de ter uma central da morte na minha vida?
Penso que não, uma das belezas da vida é viver, e as vezes sofrer, pela ausência de certeza do quando morrermos. Esta incerteza faz minha vida ter um contorno próprio e escolhas, com suas consequências, próprias.

Ótimo libro.

Juli.ana 26/09/2022

Se eu soubesse q ia morrer hj,queria ler outro livro. N esse
Há uma fantasia, uma "mitologia" nesse livro. E por isso ele não tomou zero. Mas há lacunas sem respostas. Há um previsível e doloroso percurso, q nem chega a ser tão doloroso. Faltou tinta. Faltou uma paixão, um sentido. Algo que dissesse: poxa que livro incrível. O final é triste, mas valeu cada segundo que gastei.
Não valeu não. Fico pensando que poderia ter lido livros bem mais incríveis. Mas é isso.

Ana 21/12/2021

A verdadeira mensagem de "viva sua vida"!
Eu não pensei que fosse chorar tanto no final por causa do título do livro, né?! Mas CARAMBA!!!

Esse livro traz uma mensagem tão forte sobre VIVER de fato a vida, e não apenas SOBREVIVER. O Mateo encarando seus medos e superando eles, Rufus deixando toda a sua bagagem amargurada para trás, é incrível a evolução dos personagens principais.
Mas também traz uma mensagem tão forte bem no final com o desfecho da história da Delilah Grey, que só conseguir sentir o arrependimento dela bem no fundo da minha alma.
Amei o livro e com certeza ele me trouxe muito o que refletir sobre minha própria vida.

Nina 26/05/2022

os dois morrem no final
esse livro se tornou, honestamente, um dos mais importantes para mim e um dos meus favoritos. acho que esse livro acabou mudando como eu vou ver a vida a partir de agora e como eu vejo tudo o que eu já vivi; além de me incentivar a viver cada dia como se fosse o último, me ensinou muito sobre amor e amizade.
a verdade é que eu, em alguns momentos, esperei um final diferente, mesmo que o título já deixasse claro que ia acontecer. porque eles mereciam viver e mereciam amar por trilhões de segundos a mais.
eu me apaixonei pela maioria dos personagens desse livro e desejei que eu pudesse mudar o destino ou a vida de alguns.
é um livro verdadeiramente transformador e lindo.

Lulis 15/03/2022

E morreram mesmo em
Achei um pouco fraco considerando o tanto de amiga que chorou e tudo mais. Gostei do jeito que o autor diversas vezes mostra que algum acidente está para acontecer e você fica tipo: ?mds será que é agora que eles vão morrer?? Ou da por um segundo a esperança de que eles vão viver até o final. A ideia dessa ?Central da Morte? também é legal e me deu um monte de nó na cabeça.
Mas acho que os personagens foram muito pouco desenvolvidos e os diálogos meio batidos. Na verdade, gostei mais de alguns personagens secundários do que do Mateo. Achei gostosinho de ler e tals mas considerando os ótimos livros que tenho lido esse ano, esse foi o menos memorável até agora.

aisha 22/04/2022

uma obra! não tenho palavras para descrever o quão bom esse livro é. o fato do autor colocar os personagem ligados um ao outro é genial. me desidratei real, e não me arrependo um segundo.

Alana 20/05/2022

perfeito, me afundou em tristeza
Fiquei arrasada, chorei, jamais vou superar, acabou comigo. Pensei: nossa pra que vou ler um livro q eu ja sei q eles morrem no final. Cara?. fui refutada em cada pagina

1 | 2 | 3 | 4