Porco de Raça

Porco de Raça Bruno Ribeiro

Resenhas - Porco de Raça

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Maluzo 04/01/2023

Quando ouvi falar sobre este livro, quando eu estava lendo a sinopse e parei na metade... Eu simplesmente já percebi que esse iria ser um dos meus favoritos com certeza, e é.

Gabi 22/07/2023

Loucura²
Comecei esse livro esperando uma distopia visceral e ganhei um quebra cabeça que precisa racionar demais para conseguir resolver. O autor começa nos apresentando um cara que tá ferrado na vida, sem dinheiro, sem motivação, numa depressão profunda e atolado em dívidas, a partir daí tentamos entender como esse personagem funciona, suas motivações e porquê está nesta condição deplorável. Aí a história toma um rumo totalmente diferente quando é o protagonista é sequestado, vendo-se numa situação difícil: lutar para viver.
A partir daí começa uma volta no tempo e a história corta para a infância, mostrando o crescimento, algumas situações, como ele chegou a fase adulta e alguns acontecimentos estranho. Entre essas descrições, possível culpa da poesia do Cruz e Sousa, tem o traço da insanidade. O leitor não sabe se o protagonista tá enlouquecendo ou definitivamente num estado de infelicidade tão grande que começa a alucinar sobre seu passado e imaginar situações que nunca existiram. É definitivamente complexo e tudo com um pitada de humor ácido para dar aquela ironizada na prosa.
No meio de tudo isso temos críticas ao governo brasileiro, ao sistema de governo, da situação das pessoas no Brasil de 2014, mas principalmente a condição da população afrodescendente no país. Criticando a situação que se encontravam, a coisas que se deixavam aceitar, sua falta de opções e direitos. Tem coisas que doem ler, mas são verdades e as vezes é interessante ver outro ponto de vista sobre a situação.
Uma leitura para fortes.

Marcos 18/07/2023

Vísceras Suínas
Não tem como descrever esse livro sem usar o termo "visceral". Leitura fluida e envolvente, com uma distopia mais atual do que deveria. As questões raciais e carcerárias aqui presentes de forma chocante não estão nada distantes, Bruno vai no cerne da desumanização e espetacularização de quem está na base, financiadas por quem está no topo. Recomendo a todos.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6