Homenzinhos & Os Rapazes da Jo

Homenzinhos & Os Rapazes da Jo Louisa May Alcott

Resenhas - Homenzinhos & Os Rapazes da Jo

Mari 11/01/2024

A despedida à família March
Louisa May Alcott encerra a saga dessa família querida que marcou várias gerações até hoje. Imagino como deve ter sido complexo finalizar a trajetória de tantos personagens envolventes.

A partir do terceiro livro, ?Homenzinhos?, não conheço nenhuma adaptação que envolva seus acontecimentos. Ressalto que esse volume me deu a sensação de ser menos inspirado que os anteriores. A linguagem parece se voltar mais para um público infantil. Aqui somos apresentados a vários personagens novos, incluindo os filhos das irmãs Jo, Amy e Meg. Amei o fato de que Jo homenageou o amigo Laurie no nome de um de seus filhos, o Ted (outro apelido do Laurie). Também a Bess, filha da Amy, parece ser homenagem à Beth, e a Josie, filha da Meg, uma homenagem à Jo.

Na passagem de tempo desse para o último livro, ?Os Rapazes da Jo?, nos despedimos de alguns personagens queridos, o que aperta o coração de quem se apegou a eles. A autora traz alguns acontecimentos muito interessantes nesse último volume. Considero que ela recuperou a graciosidade e o carisma do início, nos entregando momentos comoventes e que me fizeram desejar ver isso nas telas. Greta Gerwig, ainda dá tempo! Hahah. Ao terminar a leitura, senti que o final foi um pouco apressado, mas ainda me comovi com o impacto de ter acompanhado as vidas inspiradoras e me despedido de pessoas tão adoráveis.

Lohan Pedro 23/08/2023

E o final...
? Homenzinhos e Os Rapazes da Jo, de Louisa May Alcott ?

Inicialmente agradeço @pedrazuleditora pela reimpressão dessa obra, afinal sei que não estavam nos planos de vocês. Mas fico contente por ouvirem seus leitores ???

Bom, este livro é uma continuação de Mulherzinhas e Boas Esposas. O livro é datado de 1871, mas apresenta questões que são presentes ainda no nosso cotidiano como relações de gênero, marginalização de pessoas em situação de rua, estigma de classe social e outros. O livro nos traz diversas reflexões e a autora potencializa isso em seus personagens, principalmente os femininos que mostram a relação de vida de mulheres de um ponto de vista mais conservador (aquela que cuida de casa e tals) e de um ponto de vista mais liberal (a que estuda, quer uma profissão e sua autonomia). Achei isso interessante, pois a autora quer mostrar que não importa o que a mulher deseja, ela pode seguir o que quiser.

Em homenzinhos podemos perceber a desenvoltura da escritora em manter o ritmo das demais obras. Em os rapazes da Jô, fica nítido que a escritora já estava escrevendo por obrigação, se perde em personagens e traz alguns finais dignos e outros extremamente desanimadores e nesse ponto eu cito Dan e Nan como personagens que me deixaram frustrado. Eram meus preferidos, tinham uma construção incrível e no final... Foi triste. Isso me faz querer ler uma biografia da autora, pois talvez eu consiga linkar algo em relação ao que pode ter acontecido nesse livro.

É inegável que preciso ler David Copperfield do Dickens. O livro traz milhares de referências, mas esse livro aparece diversas vezes. Então quem estiver lendo Homenzinhos e Os Rapazes da Jo, saiba que haverão muitas referências a esta obra de Dickens, inclusive de outras.

? O que você vai encontrar neste livro? ?
? Muita aventura;
? Uma diversidade de personagens e histórias;
? Risadas, preocupações e tristezas.

Apesar de eu ter ficado decepcionado com o final de meus personagens favoritos, não estraga o livro. Eu fiquei decepcionado, mas não surpreso né, afinal é de um livro de 1871.

#homenzinhos #louisamayalcott #osrapazesdajo #books

Daniela 13/08/2023

Lento, mas maravilhoso
É complicado avaliar a obra, porque também é complicado avaliar os meus sentimentos em relação a ela. Demorei quase 1 mês a ler, porque não tinha vontade de lhe pegar, mas agora sinto uma certa nostalgia por ter terminado.
É recheado de acontecimentos, com todas as peripécias daquelas crianças endiabradas, mas com bom coração e com tanta vontade de serem moldadas.
Foi também bastante lento, parecia que não conseguia avançar as páginas, por mais que lesse. No entanto, é lindo e poético ao mesmo tempo. Só queria pegar na carruagem e ir tomar chá com a Margarida e o Nat, o Dan e o Tommy, o Teddy e o Rob.
É uma história lenta e arrastada, mas ao chegar ao fim só queria continuar a acompanhar a vida em Plumfield.

"Meu caro! Se homens e mulheres apenas confiassem, entendessem e ajudassem uns aos outros como as minhas crianças o fazem, que lugar maravilhoso o mundo seria! - disse Mrs Jo, cujos olhos pareciam estar ausentes, como se estivesse diante de uma sociedade nova e encantadora, na qual as pessoas viviam tão felizes e inocentemente quanto o seu pequeno grupo em Plumfield."

Souza.Barbosa 05/07/2023

A educação aplicada.
Livro envolvente no início e bem juvenil, mas gostoso de ler e vê o desenvolvimento das crianças, tarefa difícil pois vinda de diferentes lugares com experiência alegres e tristes mas quando se confia no amor ao próximo e valores também como forma de educar tudo se torna mais fácil, apesar de sim ocorrer grandes dificuldades.

Meu personagem favorito Dan no início eu o detestei, mas o que esperar de alguém sem família e....
Jo eu a amo, por mais mulheres e mães que insiram princípios e valores para o mundo e seus filhos.
Pois muito se fala em dinheiro e pouco em amor e família.
Estou emocionada ainda ??

Gabi! 19/06/2023

Terminei Mulherzinhas e vi que tínhamos uma continuação, então fui ver o que a Jo fez da vida dela.
A primeira parte do livro, confesso, me deu tédio, mas depois melhora. A segunda parte li rápido, foi mais interessante. Gostei do capítulo que conta sobre a fama da Jo com seus livros, e tenho certeza que ali teve um desabafo da autora hahahahaha
Personagens que me mantiveram interessadas foram, Dan e Nan, me perguntei como foi o resto da vida deles, mas aí a autora, acredito eu, sem querer escrever mais nenhuma continuação, contou a trajetória da vida de todo mundo pra não ser mais incomodada hahahahahaha
Mas tá ótimo, chega de continuação pra essa história.

Sabriss 02/02/2023

Tão bom quanto o primeiro,acompanhar o rumo que cada um tomou é tao aconchegante e saber que cada rapaz teve seu espaço torna esse livro ainda melhor.

Sabriss 19/01/2023

Melhor do que eu esperava
Me cativou tanto acompanhar essas crianças,cada detalhe que te prende em uma história tão gostosa de ler.

Maria5697 18/01/2023

Não uma resenha, mas um comentário ao livro.
Adorei o final, foi satisfatório e parcialmente feliz (digo assim pois houveram algumas mortes tristes e sonhos que nunca se tornaram realidade). Em suma, o livro foi muitíssimo bom. Gostei das histórias e dos personagens, ambos muito interessantes, faz-nos ficar presos nos acontecimentos de suas vidas. Não tem o que reclamar da autora, como sempre, fantástica.

Ralibô 24/10/2022

Basicamente um Continuação de Homenzinhos
Como em homenzinhos a autora vai narrando algumas aventuras dos seus queridos rapazes de forma um tanto superfical, alguns pontos bonitos e reflexões para a vida, mas a pesar de já conhecer os personagens e torcer por eles, tudo fica meio longe para se envolver o suficiente, agora mais do que nunca quero ler Mulherzinha pois acredito que vai ser diferente.

Ralibô 23/10/2022

Não li mulherzinhas
Só assisti ao filme e amei, o filme que passava na sessão da tarde, não o novo. E fui apaxonada por ele por muitos anos, ainda esta nos meus planos essa leitura. Então, quando vi essa versão de luxo da mesma autora, uma continuação de Mulherzinhas tive que ter. É uma leitura com aquele gostinho de infância inocente, cheia de imaginação e planos mirabulantes que habitam uma mente infantil.

Nado 04/09/2022

Não considero uma continuação necessária de Mulherzinhas, piis esse livro já se sustentava suficientemente sozinho. Mas já que a autora escreveu, há uma edição linda disponível e gostei muito a obra original... vamos ler né rs
O livro tem muitas falas "bobas" e que não levam a nada. Alguns acontecimentos são bem maçantes e pouco empolgam. As 4 estrelas que dei é pela afeição que pegamos em personagens mais complexos e bem construídos. Recomendo a leitura, mas se tiver outras em mente, vá deixando essa sem pressa para depois.

Pâm Possani 28/06/2022

Homenzinhos se passa um tempinho depois de Mulherzinhas. Assim como em Mulherzinhas, a Louisa traz muitas lições a fim de ensinar o bom comportamento e os bons modos através de coisas simples, o respeito ao próximo e a convivência com o outro, de forma muito sutil e muito doce. Os homenzinhos vão tendo maior noção sobre o impacto de suas atitudes ao longo da narrativa, através de lições muito singelas e doces.

Jenni.Castro 14/06/2022

Maravilhoso!
Que livro lindo! com uma história feliz, cheia de amor, travessuras e muito mais que a autora nos proporciona.
Uma história leve, cheia de emoções. Chorei de alegria por esses personagens maravilhosas.
É uma história muito bem construída, todos os personagens têm suas chances de crescer e se desenvolver.
EU INDICO ESSA LEITURA PARA TODOS!
É uma lição de vida!

Ler para Evoluir 28/05/2022

Homenzinhos ?
Nesta sequência a Jô de mulherzinhas abre uma escola na casa que herdou da tia. Uma escola totalmente diferente onde não se ensina somente as matérias comuns, mas também transmitem valores e ensinamentos que farão desses Homenzinhos homens memoráveis.

Em Mulherzinhas a Jô lutava para controlar seu temperamento difícil em Homenzinhos ela ensinará o autocontrole aprendido com a sua mãe para seus alunos.

Uns alunos darão mais trabalho que outros e muitas aventuras e travessuras vão acontecer até que eles cheguem a vida adulta. Jô terá muito trabalho e algumas decepções.
Eu amo a escrita da Louisa May Alcott então sou suspeita para falar. Amei o livro. E os personagens ainda estão quentinhos no meu coração

Está edição ainda está disponível no site da editora, porém como foi do projeto Catarse não ficará disponível por muito tempo. Tem estoque limitado.

Agora temos cupom de desconto Cupom: Ler.paraevoluir 10% de desconto

Você já leu Homenzinhos?

Ana_Elisa_Toledo 06/05/2022

Um livro leve, cheio de pequenas lições, os personagens são marcantes.

Gostaria muito de ter a lucidez de Jô para as decisões que teve que tomar, principalmente em relação a Dan.

Leia antes Mulherzinhas ...