Histoire de l

Histoire de l'alchimie Bernard Joly

Resenhas - Histoire de l'alchimie

brunossgodinho 31/01/2022

Publicado em 2013, Histoire de l'alchimie é parte de uma série de manuais editados pelas casas editoriais francesas Vuibert e Adapt. Bernard Joly é um dos principais especialistas franceses na história da alquimia, tendo dedicado sua carreira aos estudos de figuras medievais e modernas.

Assim como seu contemporâneo The secrets of alchemy, de Lawrence M. Principe (historiador estadunidense da alquimia), publicado pela University of Chicago Press, o livro de Joly fornece uma introdução panorâmica à história da alquimia através das lentes da história da ciência.

A história da ciência se constituiu como principal forma de compreensão histórica da alquimia. Desde o início da década de 1990, com as pesquisas de historiadores estadunidenses como William R. Newman e o já citado Larry Principe, uma abordagem "materialista" se tornou central: trata-se de ler criticamente os textos alquímicos de acordo com sua inserção em um sistema de pensamento alheio ao nosso, ao mesmo tempo que admitindo a possibilidade de que as substâncias descritas nos textos possam ser identificadas com aquelas que hoje encontramos na tabela periódica bem como os procedimentos descritos possam ser replicados com aparelhos modernos (ou, até mesmo, possam ser reconstruídos hoje).

Joly compartilha dessa abordagem, embora se atenha sobretudo à leitura crítica e à identificação das substâncias químicas descritas. Apoiado na historiografia mais recente, empreende uma visão de conjunto demonstrando como a alquimia sempre foi uma disciplina duplamente caracterizada pela prática de manipulação de substâncias e pela teorização a respeito da natureza da matéria e das causas de transformação dessa matéria.

A apresentação de Joly compartilha, também, a ausência fundamental que se verifica nas narrativas historiográficas construídas segundo a história da ciência: um olhar para a história social e cultural dos períodos estudados. Essas análises só agora estão sendo realizadas por uma geração mais recente de pesquisadores e ainda estão por vir os principais estudos sob essa ótica.

No todo, é um bom livro que mereceria tradução à língua portuguesa.