O Primeiro Beijo de Romeu

O Primeiro Beijo de Romeu Felipe Cabral

Resenhas - O Primeiro Beijo de Romeu

Kleverson 10/03/2023

Maravilhoso.
Que livro incrível, para quem ficou curioso para saber como foi a sensação dos escritores na tentativa de censura na bienal de 2019, essa e uma excelente leitura.
Além da sensação de está ali, a nostalgia de querer estar novamente na Bienal.
Além dos personagens incríveis que o @felipecabralrj escreveu, quero uma Julinha em minha vida agora.
Com personagens, temáticas MUITO IMPORTANTES, o autor conseguiu transmiti os sentimentos da quelé dia que não deve ter sido nem um pouco fácil.

Mariana 03/03/2023

QUE FOFINHO, VONTADE DE APERTAR.
Juro que o que eu mais gostei foi a parte das referências, eu tinha idenficado algumas, mas 182 títulos me pegou desprevenida.

No geral é um livro incrível, e conforme as descrições eu me lembrava do que rolou naquela Bienal (eu não estava presente, mas né todo mundo viu). Saber que tinha uma luz no fim do túnel, alimentou em mim uma esperança pro Romeuzinho.

Só acho que ele poderia ter sido mais enxuto, tem situações que são repetidas em dois, três parágrafos, fiquei, tipo: de novo isso aqui.

Agora, QUE PRIMEIRO BEIJO DIGNO (brega, mas digno. Tinha de tirar o Aquiles do chão??).

PS. Chorei horrores na dedicatória. Coisa mar linda.

Felipe.Raul 28/02/2023

Me representa.
Eu li esse livro por indicação de uma amiga e nossa, como esse livro me representa. Cada capítulo, cada vivência ali descrita eu vi como ainda tem coisas que preciso aprender, estudar, amadurecer, desconstruir. O livro e lindo, os personagens são maravilhosos. Pena que é inspirado em um fato real e triste, mas com muitas vitórias e que sigamos lutando. Super indico esse livro, mil estrelas.

Andressa 25/02/2023

Iria amar ler na adolescência
O livro me surpreendeu mostrando não só a visão do Romeu, quanto do pai dele também.
O livro é frenético contando a história que ocorre em apenas dois dias. A trama principal é maravilhoso, mas acho que poderia ter aproveitado mais, contando de uma forma mais natural. Sim, é maravilhoso pois é cheio de representatividade. Mas o livro é muito didático, e forma umas palestras no decorrer da história que tira essa naturalidade do livro. O livro não precisaria disso, o leitor iria perceber com a narrativa.
Porém, lembrei que não sou mais uma adolescente. E iria amar e abrir os olhos com a oportunidade de ler esse livro anos atrás.
Depois do 70% me empolguei ainda mais com o livro. Achei lindo que não é apenas sobre um primeiro amor, ou beijo. Mas também de amores de família, amizades e de encaixar no mundo.

Evellyn 25/02/2023

MEMORÁVEL!!
Acho que esse livro realmente tem muito significado para mim depois de eu ter terminado.
Mostra como devemos ter orgulho de quem somos e acredite eu ainda tô nesse processo, não recebi nenhum ódio vindo dos meus pais , pelo contrário recebi acolhimento, mas eu tenho a plena convivência que não é todos que teem essa sorte, e esse livro mostra muito bem isso.
Em muitas páginas eu me emocionei pq não havia como não se emocionar.
O primeiro beijo de romeu aquece o coração de todas as maneiras possíveis , vale muito a pena !!
P.s: eu concerteza adoraria acabar com o Guga e o idiota do pai dele!!

arckivw 15/02/2023

Romeu, a comunidade e a censura
Durante toda a leitura desse livro eu senti muitas coisas de uma vez, muitos sentimentos vieram em uma intensidade muito forte como o ódio que eu senti do prefeito e do seu filho e a ansiedade e agonia que eu senti pra saber o que os personagens iriam fazer e como eles iriam lidar com todo o caos que estava acontecendo ao redor deles.

É um livro que trás muitas reflexões sobre o movimento lgbtqiap+, sobre a comunidade preta dentro da comunidade lgbt e sobre a religião dentro da política e como isso afeta a população no geral.

Eu amei o desenvolvimento dos personagens, principalmente do Romeu, amei as descobertas que fiz através desse livro e amei mais ainda todas as histórias e todos os nomes inspiradores que aparecem nesse livro.

É um livro incrível e recomendo muito a leitura

GabsLee 11/02/2023

"E FLUTUAR..."
Na música Flutuar de Johnny Hooker, há um verso que diz: "ninguém vai poder querer nos dizer como amar", e nosso querido Romeu nos ensina isso em sua história. Na luta contra a homofobia e racismo, Romeu nos ensina que a RESISTÊNCIA é essencial e bela em si, que não devemos ter medo de ser verdadeiramente quem somos.
Todos que são LGBTQIA+, entendem e sabem tudo que se passou na cabeça de Romeu ao longo do enredo e se identifica com ele. Particularmente, me sinto representado duas vezes, pois sou negro e gay igual a Romeu e, confesso que é o primeiro livro que leio e me vejo totalmente representado dentro dele. Obrigado, Cabral!
Que tenhamos mais histórias como essas circulando por aí e marcando presença nas bibliotecas escolares, pois elas inspiram, representam e com certeza haveria mais armários vazios por aí, como disse Stefano Volp. ????

Camila 09/02/2023

QUE LIVRO GENIAL MDS
Que. Livro. In. CRÍVEL! Eu gritava, eu chorava, ficava feliz, uma mistura de emoções. Fiquei presa no livro e não queria parar de ler nem por um segundo. Me senti em um filme de aventura na bienal. Meu favorito com certeza!

Digo 09/02/2023

Leitura leve e gostosa!
Felipe Cabral arrasou na escrita deste livro. Um livro com representatividade LGBT que eterniza o dia da bienal onde a censura falou mais alto que o amor por um momento. Acompanhar o Romeu nessa história faz você ir do riso ao choro, criando expectativas e se deixando levar numa montanha russa de emoções.

Manu 08/02/2023

Um clichê de aquecer o coração
O primeiro beijo de Romeu se tornou um dos meus livros favoritos. Além de ser nacional, tem uma escrita tão perfeita que te faz sentir exatamente o que o personagem passa, principalmente nos momentos de homofobia. Felipe Cabral tem muito talento e esse livro é realmente uma preciosidade ?

leitora ð 08/02/2023

Ameiiii esse livro
?? eu agradeço muito Felipe por ter dado essa oportunidade de eu ler o livro incrível . Amei os personagens super shippo Romiles. Dei muitas risadas com as falas da Julinha . Os pais do Romeu são legais perfeitoooos,e a capa lindaa???. Já tô ansiosa para ler o diário do Aquiles .

deardebs180 02/02/2023

amei
Amei o livro, simplesmente incrível mas acho que o autor podia ter maneirado um pouco nas referências, teve um momento que ficou um pouco exagerado demais e atrapalhou um pouco a leitura.

Bcvc 31/01/2023

Fofíssimo
Não leia esse livro achando que o romance vai ser a parte principal da história! A luta lgbtqia+ ocupa um espaço muito maior.

Ely 28/01/2023

PORQUE EU NÃO LI ISSO ANTES ?!
SE EU PUDESSE DAR MIL ESTRELAS EU DARIA , o livro e os personagens são cativantes, a escrita perfeita , a capa linda , mostra uma história de superação, desafios mais principalmente coragem , essa é a palavra coragem e fé, fé em si mesmo e noque você acredita melhor leitura do ano, sem dúvida, Felipe Cabral você é perfeito. Samuca e Tim vcs são lindos , Romeu você é incrível e todos os outros também.