O Primeiro Beijo de Romeu

O Primeiro Beijo de Romeu Felipe Cabral

Resenhas - O Primeiro Beijo de Romeu

kaarine 15/05/2024

RESPIRA, ROMEU
Meu deus esse livro é a coisa mais linda do mundo, e sim, eu sei que já falei isso algumas vezes no decorrer dos comentários sobre, mas eu não me canso de dizer, é um dos livros mais lindos que eu já li, e é tão leve, tão cheio de representatividade, de menções de livros também com representatividade, é tão colorido, tão cheio de referências de pessoas que lutaram e continuam lutando pela comunidade lgbtqia+ todos os dias, que é maravilhoso de ler.

além disso, de tratar de uma problemática, não deixa de ser leve, a Julinha traz toda a quebra de clima pesado que aparece no livro, ela é uma personagem cheia de personalidade e muito engraçada, amiga para todas as horas, eu gostei de todos os personagens descritos no livro, mas a Julinha ela foi essencial pra mim, linda linda.

o livro todo se trata do primeiro não beijo do Romeu, e tudo que acontece após ele ser pego quase beijando seu melhor amigo na biblioteca da escola e daí é muitas aventuras meu amigo, muitas lutas e muito chororo.

me emocionei em determinadas partes pq como eu disse, o livro é cheio de referências e de trechos muito importantes, eu não esperava por isso, amei demais e achei que acabei super rápido pela leitura ser rápida e envolvente. eu super recomendo! (ainda é inspirado em acontecimentos reais) LEIA COM ORGULHO
kaarine 15/05/2024minha estante
acabei de ver que o autor espalhou+180 títulos de livros hahaha eu identifiquei alguns, mas esse número me assustou kkkkk

leobalarin 29/04/2024

O PRIMEIRO BEIJO DE ROMEU
Aquele livro que eu não sabia que precisava ler até chegar e de fato ler ele.
Romeu é um garoto que está na escola e todas as descobertas estão a sua volta e junto com seu melhor amigo, Aquiles, está prestes a dar seu primeiro beijo, escondidos na biblioteca da escola e achando que nada e ninguém pudesse atrapalhar esse momento, são surpreendidos pelo destino que tem nome, Guga, um garoto da escola que aparece que anuncia para a escola toda que Romeu estava beijando Aquiles (mesmo eles não tendo beijado). Romeu escuta uma ofensa homofóbica de Guga e com a raiva dominando ele dá um soco no valentão do colégio, e a partir daí a vida deles jamais serão as mesmas.
Romeu foi adotado por um casal gay, Valentim e Samuel, onde Valentim é um escritor e está às as vésperas de lançar mais um livro e esse em especial será lançado na Bienal do Livro no Rio de Janeiro, o livro tem a representatividade de trazer personagens gays.
A ficção se mistura com a realidade e o autor trás basicamente o fato que aconteceu e, 2019 quanto teve na Bienal a proibição da circulação/venda de um HQ que mostrava um beijo homoafetivo, isso é retratado na história pois Guga é filho do perfeito do Rio de Janeiro e trás toda a caraterística dos governantes “conservadores” “a favor da família e das leis de Deus”. Esse prefeito tenta impedir que Valentim tenha seu livro lançado assim como outras histórias LGBTQIAPN+ com a justificativa de que as histórias podem induzir as crianças a serem pessoas LGBTQIAPN+.
Muitas reviravoltas, muita emoção, personagens bissexuais, lésbicas, uma YouTube travesti e toda luta de fazerem esse livro conseguir ser lançado dá todo gás e emoção para a história. E é claro, o beijo.
Recomendo demais.

Missy 20/04/2024

Que narração boa !!
Ouvi esse por audiobook acompanhando a leitura, e a narração é ótima, e tem uma ótima interpretação do livro, até porque acho que é o próprio autor que narra, então ficou muito bom, porque ele consegue transmitir a mensagem que ele queria.

Amei a ambientação e a história do livro.Apesar de ser um livro mais adolescente, eu gostei bastante, me envolvi com a história e achei a narrativa pertinente com as situações.
Muito legal o autor ter colocado filho e pai como protagonistas da história, alternando capítulos, até porque os dois estão passando por crimes de ódio.
Eu fico feliz que o autor tenha resolvido trabalhar esse assunto, porque é inacreditavel que gente ainda veja esse tipo de coisa acontecendo nos ultimos anos, e infelizmente saber que não vai parar tao cedo, porque tem muita gente que apoia essas ações ridiculas, achando que tao protegendo as crianças, mas só estão reproduzindo o preconceito para elas.
Também gostei do autor ter trabalhado a descoberta do amor e da homossexualidade do Romeu, e a trajetória dele recuperar a propria voz e lutar pelo que acredita, porque o que era pra ser um momeno especial, foi transformado em um pesadelo porque outras não suportam a felicidade alheia.

A relação entre pais e filho é bem reconfortante, eles estão tentando dar o melhor pro Romeu, mas acabaram deixando algumas coisas passar como a escola, pois pensaram que seria o melhor pra ele. Mas a conversa que eles três tiveram a respeito disso e de tudo que estava acontecendo foi bem madura e saudável, muito legal de ver relações assim.

Os capitulos são bem grandes e isso dá uma cansada, além de ter referências da cultura pop em exagero, eu ja tava saturada. umas piadas bem sem graças. Teve horas que senti até que tava no twitter, e eu nem uso twitter.

Gostei que eles trabalharam juntos e conseguiram vencer a liminar, amei que passou durante a bienal. E espero que essas coisas nunca mais aconteçam, porque tirar a liberdade das pessoas que só querem contar suas histórias com diversidade ? Chegaram tão longe pra ter esse regresso.

Giulia282 09/03/2024

livro bem gostosinho baseado no q aconteceu na bienal do livro no rio em 2019, onde o prefeito censurou um quadrinho por ter um beijo entre dois homens.

amei que durante a leitura fui percebendo diversos nomes de livros escritos sobre e por pessoas lgbt ( o amor não é óbvio, enquanto eu não te encontro, tudo nela brilha e queima?) e saber que isso foi proposital , que foi uma meta do autor, como ele mesmo contou no final da história, só me fez amar mais ainda o livro.

a leitura é muito fluida e cheia de representatividade. a única coisa que me incomodou um pouco foi a história inteira ter se passado em menos de uma semana. mas enfim, eu amei e super recomendo o livro!!

Lali 18/02/2024

Como é maravilhoso poder se reconhecer em um livro. Demorei demais para ter acesso a literatura LGBTQIA+ e isso fez uma falta absurda na construção do meu orgulho. Mesmo assumido há quase 19 anos, há apenas dois anos comecei a desconstruir muitas barreiras que ainda me prendiam. Esse tipo de livro seria um abraço que não tive na minha adolescência. Saber que hoje os nossos adolescentes podem se deparar com obras em que eles enxerguem que não há mal em ser quem se é, aquece o meu coração. Uma felicidade ler esse livro.

najulia c 16/02/2024

O único motivo pelo qual eu não gostei foi pq eu comprei o livro procurando romance e NAO TEVE ROMANCE

Jessica.Virgens 16/02/2024

Eu simplesmente adorei esse livro!!

Aqui não há, necessariamente, um romance, mas é um livro que traz amores, luta, diversidade, uma baita aula de história e sociedade de forma fluida e simples.

Totalmente baseado em fatos reais de um acontecimento do qual o autor presenciou na bienal do Rio de Janeiro em 2019 e todos podemos acompanhar pela TV.

Na história, há cerca de 180 (se não me engano o número é esse) títulos de livros com o tema ou escrito por LGBTQIAPN+ e isso é uma sacada e tanto!! Adorei pescar a referência de alguns (não cheguei nem perto de encontrar todos).

Eu ouvi o livro através da audible e para além da história, a narração também está ótima!!

Recomendo o livro mil vezes!!

Tozo 11/02/2024

Leotura empolgante! me tirou de uma ressaca terrível. história envolvente que te prende do começo ao fim, cada instante querendo ver o que vai dar. felipe cabral arrasou demais aqui!!

sophiii_cg 31/01/2024

O primeiro beijo de Romeu
Que livro fantástico.
eu ri e chorei lendo, diversas vezes. foi uma mistura incrível de emoções.
esse livro é simplesmente muito bom e a leitura dele é muito fluída. eu lia um monte de páginas e nem via o tempo passar e quando eu vi já tinha acabado o livro.
recomendo muito que leiam esse livro.

Nardaci 29/01/2024

Lindo demais
Esse livro é lindo demais. Só de lembrar que presenciamos a censura na bienal me dava um embrulho no estômago e uma vontade de chorar.
O autor conseguiu abordar esse evento com tanta delicadeza, os personagens são incríveis.

Bruna.Kelly 25/01/2024

O primeiro beijo de Romeu é uma boa leitura no contexto geral , mas recomendo não escutar ele (opinião) . Escutei este livro e várias vezes me senti perdida, mesmo sendo o próprio autor narrando . Então se você leitor dá uma chance ao livro físico ou no Kindle .

Samíli 24/01/2024

Fofo
Muito fofo e romântico, amei cada página deste livro, me surpreendeu bastante, não imaginei em nenhum momento o que aconteceria.

Ketlin.Romansin 19/01/2024

O primeiro beijo de Romeu
É bem legal o livro ser narrado intercalando o ponto de vista entre pai e filho. Ver Tim e Samuca tentando proteger o filho das coisas que eles já passaram. Além da parte da Bienal do livro ser inspirada em um evento real.

fallen1913 09/01/2024

Minha primeira experiência com bibliotecas virtuais.
Um livro que recomendo muito. Além de ser nacional, usa temas atuais como a bienal do livro e prefeitos sem noção para desenvolver o ramo da história. Outra que mostra a importância do apoio dos pais quando você está se descobrindo LGBT e desenvolve muito bem a história não só do Valentim como a do Romeu.