O Primeiro Beijo de Romeu

O Primeiro Beijo de Romeu Felipe Cabral

Resenhas - O Primeiro Beijo de Romeu

Gigio 18/08/2023

Um livro para jovens leitores que traz os desafios das descobertas de dois adolescentes gays em meio as dificuldades de autoaceitação e imersos em um ambiente altamente preconceituoso. O autor inseriu a trama em um acontecimento real ocorrido na Bienal do Livro de 2019: a tentativa de censura de livros LGBTQIA+. Os personagens são carismáticos e divertidos e, apesar de toda a problemática envolvida, a leitura não é pesada.
É o tipo de livro que gostaria de ter tido acesso durante minha adolescencia. O livro, longe de ser ruim, não me cativou pela sua linguagem. Sabia de antemão e decidi ler mesmo assim.

Andrea141 15/08/2023

Acho que esse aqui não era para mim
Acho que esse livro não é para mim. Mais precisamente, não é mais para minha idade. A leitura é bastante fluída e a história é interessante, mas os diálogos são "juvenis" demais para mim. Gostei bastante dos temas abordados (muito embora, eu tive a impressão, em alguns momentos, que ele quis abranger muitos assuntos ao mesmo tempo) e do humor dos pais, mas chegou uma hora que achei tudo meio cansativo demais. Enfim.. bom livro, só não sou o público alvo dele.

Larissa 06/08/2023

?No primeiro beijo de Romeu e Aquiles.?
Esse livro é absolutamente perfeito e na minha opinião todo mundo deveria ler. Ele vai muito além de um simples romance adolescente, um primeiro amor e um primeiro beijo, o maior foco do livro é a resistência, a luta por ser quem é, a aceitação. O livro faz uma crítica à censura que aconteceu na bienal de 2019 onde censuram um beijo gays em uma revista da Marvel, puramente por ser gay. É uma obra extremamente necessária que aborda diversas minorias e suas batalhas diárias.

ps.: ao longo do livro tem MUITAS referências a outras obras com protagonismo lgbtqia+ e no fim do livro tem uma lista de todos eles.

LEIAM ESSA PERFEIÇÃO!!!!

Borboleta Literária 31/07/2023

O tipo de obra que fez falta na minha adolescência
? Eu escolhi essa obra para ler por ser justamente o tipo de livro que eu gostaria de ter lido na minha pré-adolescência. E foi uma leitura que fico feliz em colocar no hall dos meus favoritos.

? Parte da história é narrada em primeira pessoa por Romeu, um pré-adolescente preto e carioca que se descobre apaixonado pelo seu melhor amigo do colégio: Aquiles. Entretanto, quando Aquiles corresponde ao seu sentimento e os dois estão prestes a dar seus primeiros beijos o pior acontece e eles são flagrados pelo valentão do colégio.

? Na outra parte da história acompanhamos Valentim, um dos pais de Romeu e com quem os capítulos do filho são intercalados. Tim tinha planos de lançar seu livro na bienal, mas de última hora seus planos foram por água abaixo quando sua obra foi censurada pelo prefeito da cidade por abordar o primeiro amor entre dois meninos.

? Romeu é um personagem muito fácil de amar e meu maior desejo entre as páginas foi apenas o proteger de todo o mal do mundo. Seus capítulos acabaram sendo os meus favoritos tanto por seu jeitinho engraçado de narrar que me garantiu muitas risadas, quanto por eu ter sido capaz de me ver nele em muitas situações. Tornando seus medos e indagações mais reais para mim.

? Com maestria Felipe Cabral recriou o evento de censura ocorrido na Bienal do ano de 2019. Equilibrando questionamentos e reflexões importantes com muito bom humor e personagens carismáticos que acabaram por não deixar a obra pesada apesar dos temas tratados.

? Com uma mensagem profunda e a escrita fluída de Felipe que te permite flutuar entre as páginas, essa leitura me proporcionou uma montanha russa de emoções boas e ruins conforme as situações em que os personagens se encontravam. Mas no fim terminei a obra com o coração quentinho

Pedro1847 30/07/2023

Simplesmente maravilhoso o trabalho feito pelo Felipe!! Fiquei sem palavras com toda a organização das referências que ele colocou no final, um trabalho muito lindo e importante, para que todas as histórias possam ser reconhecidas. Apesar de uma narrativa incrível, algumas partes me entediaram, mas nada que não impossibilite o incentivo a esse livro. Como foi citado, "leiam com orgulho" e aprecie essa história!

jjkkslj 27/07/2023

Não sei fazer resenha
Esse livro é o primeiro livro físico que tem essa temática e me trouxe várias emoções diferentes. É uma escrita maravilhosa e que prende muito na leitura

Triz_rz 27/07/2023

Respira Romeu
Esse livro me trouxe diversas emoções, me fez questionar muitas coisas da atualidade, me fez sentir medo e orgulho.
Parar para pensar e todos os problemas que uma pessoa sofre por não ser igual as outras e de embrulhar o estômago, mas esse livro mesmo tendo um pequeno final clichê (o que eu sinceramente precisava) é perfeito em vários sentidos.

Juliana Rodrigu 25/07/2023

LGBT+
Primeiro livro com essa temática que leio, na verdade já li o Beijo do Rio mas ele não aprofunda muito! Na verdade ele deixa muita coisa no ar!
Mas falando do O primeiro Beijo de Romeu traz esse contexto mais leve e divertido, achei o livro ?longo ? li por ser professora de adolescente e perceber como tenho alunos no ?armário? acho que pela escrita leve pode ser para uns 10 anos e eles gostem de mais detalhes, por mim poderia ter sido mais breve e teria passado a lição: o que importa é o amor!!!

Catarinozi 25/07/2023

Que livro incrível, com ctz o mlhr q li esse ano
Cara, n tenho nem como dizer o quanto eu amei esse livro, juro.

a escrita dele é maravilhosa, e me prendeu mt (eu tava de ressaca literária ent ajudou), vc se apega aos personagens e entende como cada um deles é, foi lindo!!

eu passei mt raiva durante o livro (por conta dos problemas, e não do livro em si), senti as dores dos personagens, principalmente do Romeu e do Samuca, chorei durante o livro (primeira vez q eu choro no meio do livro desse jeito) tanto de felicidade quanto de tristeza, pq a vida de uma pessoa LGBTQIAPN+ não é fácil.

o livro é lindo e puro, e também só traz verdades sobre a nossa sociedade.

não tem mt oq dizer, se não vou falar dms e acabar dando spoiler. Mas se vc puder, leia isso, eu prometo que vale a pena!!!

LEIAM!!!!!

[se alguém quiser PDF desse livro pode me pedir que eu mando por email!!]

Beca 25/07/2023

Leia com orgulho!
*spoilers*
Apesar de ter gostado muito do livro e ter achado uma leitura fluida, mesmo abordando tantos temas importantes como a homofobia e racismo. O fato do Romeu ser tão inseguro e não ter lutado no começo pelos seus "direitos" me incomodou muito, pois até mesmo quando seus segredos já tinha sidos revelados ele ainda não queria "se expor mais" sendo que ele já estava completamente exposto.
Eu até tento entender o lado dele pois sei que não é fácil o que ele teve que enfrentar, mas mesmo assim não consegui amar o personagem.
Já a Julinha amei ela, pois ela tem uma força incrível.

Foi a primeira vez que li um livro que se passa em um único dia e amei esse formato, espero ler mais livros desse jeito.

ByConclusive 21/07/2023

Parece um déjà-vu!
Logo de cara me apeguei aos personagens e a história.

Perdi a conta de quantas vezes eu ri/chorei com a turbulência de emoções sentidas/vividas ao passar das páginas.

Se tem uma única coisa que eu criticaria nesse livro é que em alguns diálogos fica parecendo que o personagem em destaque na cena está militando de forma desnecessária, não sei se essa impressão é só minha, porém não prejudica em nada a leitura.

5 ? e Favoritado ??

ArabelaJ 06/07/2023

Recheado de emoção e leveza
" O primeiro beijo de Romeu" é um livro divertido e emocionante, uma leitura gostosa e que vale muito a pena.

Esse foi um livro doce, apaixonante, divertido, e ao mesmo tempo tão angustiante e sério com seus acontecimentos. O autor consegue te deixar completamente envolvido com cada emoção vivida ali e é admirável.
Thalita Rebouças o definiu perfeitamente quando disse: "Leve e profundo ao mesmo tempo, tão bem-humorado quanto sério [...]"
Ter esse livro pra chamar de seu romance de estréia é uma honra, mas, o que mais esperar de uma figura como Felipe Cabral, não é mesmo?
Retomar essa leitura foi uma das melhores decisões que fiz em minhas escolhas literárias. Espero ver mais do trabalho de Felipe.

taylaneres 06/07/2023

Perfeito do início ao fim!
Romeu é só um adolescente que está se descobrindo e, em um dia normal na biblioteca da escola, ele e seu melhor amigo resolvem dar um beijo, o seu primeiro beijo. Eles só não contavam que estavam sendo espiados pelo "valentão" da escola que os expõe para toda a escola e, como sempre, os gayzinhos saem como culpados da história (QUE ÓDIO). Valentim, o pai de Romeu e o outro narrador da história, está prestes a lançar seu livro livro, um livro infantil e inocente que conta a história de como um menino se apaixona por outro, uma historinha para crianças queers se entenderem melhor e se aceitarem desde cedo e verem que não há nada de errado em serem quem são, mas o autor é impedido pelo maldito prefeito da cidade (um velho caquético que parece uma múmia, imagino que vocês saibam de quem eu to falando) e aí começa todo o enredo do livro.

Com personagens cativantes, representatividade aos montes e referências bem colocadas e bem explicadas, o livro do autor carioca nos causa diversas emoções, desde alegria, passando pelo nervosismo, raiva e novamente alegria. Com a presença de nomes de personalidades importantes negras que a obra carrega o peso de ser a maior de todos os tempos. E durante toda a leitura você vai encontrando nome conhecidos de outras obras (que mecanismo ein, Felipe?).

Enfim, eu só posso dizer que eu amei e que foi uma das melhores experiências que eu tive com a leitura até hoje.

Herbert Beauchamp 04/07/2023

VAMOS INCENTIVAR NOSSOS ESCRITORES NACIONAIS!!
Bom, eu achei que esse livro seguiria um caminho diferente, mas foi melhor do que eu imaginava, não é um romance clichê, é um livro extremamente inteligente, com muitas referências nacionais, internacionais importantes. É um livro que tem muito a ensinar e com certeza merece uma adaptação. Ele nos mostra o quão pouco conhecemos a vida e o quão é importante aproveita-la. Amo livros que falam de livros. É uma história que fala mais do que apenas o primeiro beijo do Romeu. É uma história de aceitação, de amor ao próximo. VAMOS INCENTIVAR A LEITURA DE LIVROS NACIONAIS SIM!!! AUTORES BRASILEIROS MERECEM O NOSSO APOIO.