O Primeiro Beijo de Romeu Felipe Cabral

Resenhas - O Primeiro Beijo de Romeu

Samíli 24/01/2024

Fofo
Muito fofo e romântico, amei cada página deste livro, me surpreendeu bastante, não imaginei em nenhum momento o que aconteceria.

Ketlin.Romansin 19/01/2024

O primeiro beijo de Romeu
É bem legal o livro ser narrado intercalando o ponto de vista entre pai e filho. Ver Tim e Samuca tentando proteger o filho das coisas que eles já passaram. Além da parte da Bienal do livro ser inspirada em um evento real.

fallen1913 09/01/2024

Minha primeira experiência com bibliotecas virtuais.
Um livro que recomendo muito. Além de ser nacional, usa temas atuais como a bienal do livro e prefeitos sem noção para desenvolver o ramo da história. Outra que mostra a importância do apoio dos pais quando você está se descobrindo LGBT e desenvolve muito bem a história não só do Valentim como a do Romeu.

Oceano 03/01/2024

A recapitulação de eventos que aconteceram, junto a eventos que não aconteceram mas podem ter acontecido.

O Primeiro Beijo de Romeu fala sobre a Bienal do Livro do Rio de Janeiro do ano de 2021. Nela, a história em quadrinhos Cruzada das Crianças, da Marvel, sofreu uma tentativa de censura de base homofóbica, pelo então prefeito, Marcelo Crivella. Após intensos protestos de autores, editores, e leitores, esse ato foi impedido pelo STF. Isso foi um fato.

E também fala sobre Romeu, um adolescente de quinze anos que estava prestes a dar um beijo no seu melhor amigo, Aquiles, quando foi interrompido pelo filho homofóbico do prefeito evangélico do Rio de Janeiro. Qualquer semelhança com a realidade talvez não seja mera coincidência. Só que Romeu é uma ficção. Ou não é? Quantos jovens como Romeu estão por aí, dando um milhão de primeiros beijos. Esse livro é pra eles também.

Helo.Negoseki 02/01/2024

Melhor primeira leitura do ano de todas!!!
Eu tô simplesmente APAIXONADÍSSIMA por este livro.
Romeu é um dos personagens mais potentes que eu já li. Amei demais.
Eu não sabia nada sobre o livro antes de começar a leitura, achava que era sobre o relacionamento de dois meninos (não leio sinopse), mas me surpreendi demais com a história e o Felipe foi muito inteligente em abordar a censura que aconteceu na bienal do Rio em 2019.
Adorei todas as referências de livros LGBTQIA+ (reconheci alguns e já quero ler todos).
Os personagens: um melhor do que o outro. Romeu maravilhoso, mas eu achei maravilhoso ter narração do Valentim também (me deixou ainda mais apaixonada e conectada com a história). Kita e Julinha MELHORES PERSONAGENS SECUNDÁRIAS DO UNIVERSO (virei uma Kitalover)!!!!! Amei os shipps, amei todos os personagens, amei todos os temas abordados e já quero começar o segundo volume.
Chorei demais com esse livro, porque realmente senti as dores dos personagens, e o Felipe Cabral é um ótimo narrador (escutei o audiobook), e já quero ler todas as histórias dele, porque ele é um excelente autor.
Eu não poderia ter escolhido melhor a primeira leitura do ano de 2024 ??????????

Ash! 22/12/2023

Q leitura mais linda!! N sei nem por onde começar de tanto q eu me emocionei lendo. A história é tão linda me ensinou tanta coisa, e principalmente q devemos ter orgulho de qm somos tds os dias!
O livro fala mt sobre racismo e lgbtfobia, a escrita é mt boa me prendeu dms no livro, e pensar q td o absurdo foi inspirado em fatos reais é loucura! É um livro lindo q fala mt sobre as descobertas lgbts e aceitação, tds os personagens são uns amores eu amei mt.

carol cadelinha da jude 21/12/2023

MUITO BOM!!
Esse livro é basicamente sobre um fato real adaptado, quando em 2019 na Bienal do Livro do Rio, teve uma censura de um beijo gay de um livro. Esse livro é muito bom (eu não sabia que isso tinha acontecido só descobri no final, quando o autor colocou que isso realmente aconteceu), acho que vale super a pena todos lerem, é sobre um menino que tem o seu primeiro beijo interrompido e juro, só leiam, é muito bom.

LeuCanabarra 17/12/2023

O livro é muito legal e político, nele conseguimos ter uma visão melhor da quantidade de pessoas que lutam s já lutarão pelos direitos da comunidade LGBTQIA+ no nosso país tudo isso de forma leve

Gica Brombini 13/12/2023

O PRIMEIRO BEIJO DE ROMEU: política social, litertaura & família
Devo começar esta resenha com um adendo: se você está entrando nessa história esperando um romance, talvez você se fruste por não termos tanto esse elemento na história. Porém, ao mesmo tempo, eu posso te garantir que esta narrativa se recheia dos diferentes significados que a palavra amor pode ter.
"O primeiro beijo de Romeu", que inicialmente pode vir a parecer focada apenas no romance, ultrapassa as barreiras de uma narrativa convencional, trazendo protagonistas cheios de personalidade e representatividade. Eu simplesmente adorei ver como os pontos de vista se alteravam entre o Romeu e seu pai, Valetim.
Este livro é completamente cheio de coisas importantes: pautas sociais como homofobia e racismo, o poder da literatura e o que a censura de uma obra pode significar, como (infelizmente) existem pessoas que buscar justificar seu ódio e buscar apoio político através da religião e da fé. Porém, ainda que esses temas possam ser densos, ao longo do livro tudo se encaixa. Ainda que em alguns momentos pareça massante, na maior parte do tempo, a narrativa não nos dá uma sensação de "palestra", e sim de aprendizagem a partir das diferentes vivências dos personagens apresentados.
Eu amei participar da família do Romeu, conviver de perto com seu dois pais, sua melhor amiga e seu futuro amor. Tive a oportunidade de acompanhar a leitura do e-book juntamento com o audiolivro - no qual o próprio autor narra, o que deixou tudo mais incrível. Felipe Cabral fez um trabalho minucioso, cheio de entonações e espontaneidade, e merece todo o reconhecimento por isso. Recomendo demais essa leitura!

Dani 13/12/2023

Um livro nacional LGBTQIAP+ com muitas lutas por direitos e referências.
Eu peguei este livro para ler super por acaso e adorei.
Tem personagens incríveis e cria uma história ficcional com base no que aconteceu na bienal do Rio de 2019.

rossi18 28/11/2023

O Primeiro Beijo de Romeu
O livro, capa e marcador de páginas são muito lindos mesmo, me apaixonei pela arte dele assim como pela mensagem que ele carrega. Com relação ao conteúdo, achei legal mas não leria dnv, pq pra mim a história se torna um pouco cansativa.

Wanderson 25/11/2023

Achei um começo muito promissor, fiquei empolgado. Achei a proposta boa mas logo comecei a achar meio aborrecida a escrita, meio exagerada talvez. Muito pensada pra "quebrar o tabu" apesar do tema ser de fato muito importante e precisar ser discutido.

Books da Nay 14/11/2023

O Primeiro Beijo de Romeu
O Primeiro Beijo de Romeu é a estreia de Felipe Cabral na literatura jovem adulta, trazendo leveza e profundidade ao celebrar relacionamentos LGBTQIA+, oferecendo uma narrativa politicamente relevante.
Achei que o livro tem sua relevância, mas os personagens não me cativaram ??

Du Boffo 01/11/2023

O primeiro beijo (e a primeira Bienal) a gente nunca esquece
QUE GRATA SURPRESA! ?
Eu fiquei envolvido do começo ao fim!

Achei a escrita incrível, os personagens cativantes e a ambientação - ainda mais por ser baseada em fatos reais - totalmente certeira. Sem levar em conta toda a importância que esse livro traz. Foi simplesmente 10 de 10! ??
E vamos dizer NÃO À CENSURA sempre!!

Já quero voltar para a minha próxima Bienal.
Só quem vive a Bienal (e respira livros) sabe como é surreal. Você entra no portal dos livros e um mundo mágico te espera ?
E, aqui, Felipe Cabral foi mestre em nos apresentar em palavras esse mundo inexplicável.
Um ótimo início na sua carreira literária ?

Romeu e Aquiles merecem o mundo, e não só o primeiro beijo!
Assim como Valentim e Samuca? Que ótimos pais. Que cuidado e que amor para as recentes descobertas de seu filho. ? O mundo precisa de mais educadores e pais amigos assim.

O berro que eu dei com o Felipe Neto sendo representado pela YouTuber Kita Star ??????

AMEEEEEI TUDINHO! ?
Felipe Cabral 03/11/2023minha estante