A pedra da loucura

A pedra da loucura Benjamín Labatut

Resenhas - La piedra de la locura

anags 16/08/2023

Muitas vezes me fizeram a pergunta do título: ?Quando deixamos de entender o mundo??. Alguma vez compreendemos a realidade?

Guto 07/07/2023

Interessante
"mais do que qualquer outro lugar, hoje vivemos no mundo de Dick, um pesadelo plural e insano onde nunca podemos acreditar plenamente naquilo que vemos, sentimos e ouvimos, ou mesmo pensamos. o real está fora do nosso alcance."

aIfeu 26/04/2023

A Pedra da Loucura
"A pedra da loucura" é um ensaio divido em duas partes que trata sobre o horror e o delírio, inflados por teorias da conspiração e fake news, que assolam a sociedade moderna.
É um livro curioso, particularmente gostei muito das associações que o autor faz entre literatura, ciência, arte e filosofia para questionar e explorar a realidade distorcida do mundo contemporâneo.

vicareno 06/04/2023

Não me lembro da última vez que li um livro inteiro num único dia.
Nunca é minha pretensão devorar de vez um livro. Gosto de me deliciar ao longo dos dias e semanas, digerindo as palavras, sonhando com a história.
Porém esse livro pequeno de Labatut me fez compulsivo por um dia. É certo que se trata de um livro de 69 páginas, ainda assim noto esse autor tem a capacidade de me intrigar de um jeito que poucos fazem. Foi assim com "Un Verdor Terrible", por ora sua magnus opus.
As associações "livres, mas sobredeterminadas" de Labatut são o que de melhor a literatura da década que vivemos tem pra oferecer.
Eu lerei tudo que esse cara escrever.

Andressa Klemberg 21/01/2023

Ensaios
Um livro curto sobre a loucura na nossa sociedade. Usando exemplos recentes do Chile, Brasil, EUA, o autor destaca também como a loucura nos acompanha em obras antigas e o quanto de nós é loucura e lucidez.

@oikrystyan 19/12/2022

Um presente de leitura
O livro é curso, fácil de ler, mas carrega uma profundidade fascinante.
O debate sobre a loucura parece ser uma Seara sem fim, mas aqui o autor de mostra capaz de desbravar os caminhos necessários para atravessá-la.
Acho que é um livro obrigatório para todos, eu mesmo o transformarei em uma releitura obrigatória todos os anos!

Erica.Barone 23/11/2022

A compreensão deste livro está além do meu alcance. O tema abordado por Benjamin Labatut é interessante, embora pessoalmente eu não dê muita importância a ele. A leitura serviu, entretanto, para me tirar da zona de conforto, que são as obras de ficção.

@buenos_livros 15/11/2022

A Pedra da Loucura - Benjamin Labatut ??
?Às vezes, enlouquecer é uma resposta adequada à realidade, que a verdade e a loucura podem ser sintomas da mesma doença, e que o preço que pagamos pelo conhecimento é a perda da compreensão.?
. 86/2022
. A Pedra da Loucura (2021)
. Benjamin Labatut ??
. Tradução: Mariana Sanchez
. Ensaio | 69p. | Livro
. @todavialivros
. O livro é composto por dois ensaios cuja conexão está na análise da loucura contemporânea maximizada pela revolução nas comunicações e a amplificação de teorias da conspiração, fake news e efeito manada. São conversas interessantes, apesar de autorreferenciadas e em alguns momentos se apoiando em nomes e teorias em um tom pretensioso. Na minha visão, não são suficientes para formar um livro, me senti lendo dois artigos interessantes de uma revista como a Piauí, mas me acendeu a curiosidade de ler o primeiro livro publicado em português pelo autor e citado na obra: ?Quando Deixamos de Entender o Mundo?.
. ??????

AleixoItalo 27/06/2022

A loucura é o grande foco narrativo de Benjamin Labatut. Para quem teve a oportunidade de ler o excelente ‘Un verdor Terrible’, viu como a loucura paira sobre aqueles que encaram as fissuras do tecido da realidade, rasgado pelas suas próprias descobertas.
No moldes de uma postagem de Blog, seu novo livro é menos ganancioso, porém não menos interessante.

‘La Piedra de la Locura’ é um ensaio curtinho de duas partes: Na primeira, vemos um rápido panorama de como os escritores H. P. Lovecraft e Philip K. Dick flertavam com a loucura e como matemáticos como Cantor, Hilbert e Gödel, quebravam a cabeça para descobrir uma lógica definitiva subjacente na matemática, que aparentemente não existe! São com essas cartas em mãos, que Labatut fala sobre a crise das narrativas da nossa realidade, sobre ordem e caos e de como o mundo atual está casa vez mais louco, usando suas opiniões sobre as manifestações dos últimos anos do Chile, como fio para traçar suas ideias sobre a crise da atualidade.

A segunda parte do livro embora menos despretensiosa é a mais interessante: Labatut se defende de uma acusação de plágio (feita em um blog fácil de ser encontrado na net). A acusação em si é chata e fruto de uma argumentação bem rasa, mas é interessante a maneira que se desenvolve: a acusadora parte de uma suposta teoria, de que suas ideias estão sendo plagiadas por IA's e vendidas para falsos escritores. Apesar da paranóia e loucura infundadas, as ideias são sedutoras e o próprio Labatut discorre sobre como a percepção da realidade é tênue, e divaga sobre o quanto ela está correta e se não seria ele o louco da história. O resultado final é quase se como ambos fossem personagem fictícios de uma trama de Phillip K Dick, que perderam suas identidades e foram tragados para um mundo alternativo.

Arte, ciências e filosofia são onipresentes e tudo isso é argumentado sob a óptica do quadro ‘La Extracción de la pedra de la Locura' de Hyeronymus Bosch. Fica a questão: quão densa é a linha que separa a loucura da sanidade?