O Homem do Terno Marrom (The Man in the Brown Suit)

O Homem do Terno Marrom (The Man in the Brown Suit) Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - O Homem do Terno Marrom

resenhasdajulia 23/05/2023

Anne Beddingfield está cansada de sua vida monótona e quer muito viver uma aventura. E essa oportunidade surge depois que ela presencia uma morte na estação de metrô.

Um homem cai nos trilhos e morre eletrocutado, então, um homem com um terno marrom aparece, dizendo ser médico, examina o corpo de um jeito muito suspeito, e vai embora correndo.

Determinada a descobrir o que de fato aconteceu, e como isso tem ligação com o assassinato de uma mulher, cujo corpo foi encontrado em uma casa para alugar, Anne, ao juntar algumas pistas, decide que tem que ir à África do Sul, para desvendar o mistério.

Foi um dos meus livros favoritos da Agatha? Não. Mas confesso que pelas resenhas que li, pensei que fosse dar 1 ??, de tanto que vi falarem mal dessa história.

Mas eu me diverti muito lendo, gostei dos personagens e não achei a leitura cansativa, pelo contrário, me prendeu do início ao fim.

Fran ;) 21/05/2023

Difícil
Eu simplesmente amo Ágatha Christie e é por isso que me dói dizer o quão ruim é esse livro. Simplesmente não faz sentido algum, as narrativas não se entrosam, as coisas demoram demais a acontecer e quando acontecem são atropeladas e mal explicadas. Foi colocado um romance que simplesmente só foi jogado na história sem desenvolvimento nenhum, sem mencionar os problemas do relacionamento em si. A protagonista não tem carisma e toda a trama parece se perder.

Arthur.Timotheo 14/05/2023

Legalzinho....
Quis ler por causa de Os Quatro Grandes, pois achei muito divertido, mas esse não é tão legal quanto eu esperava.
O livro começa bem, mas tem um momento importante que eu não entendi, pois não devo ter prestado atenção em algo que era necessário para entender isso. Aí fiquei com má vontade pelo resto do livro até explicar isso, mas sigo não tendo entendido alguns detalhes. Por isso, não gostei muito, mas a culpa é minha.

jackzxxx 01/05/2023

N foi o mlhr livro q me fez sair de uma ressaca literária, mas eu amei a história. Confesso q a leitura me foi maçante, uma pequena parcela foi por causa da linguagem.
Mas a vdd msm é q tô passando por uma fase n mto legal para minha saúde mental, ent n tô mt bem. E a leitura foi forçada em mtos momentos para q eu pudesse pensar em outra coisa. Ent confesso q n prestei a atenção q esse livro incrível requer.
Prometo q daq a uns meses irei relê-lo para avaliar mlhr!

Lidiany.Mendes 25/04/2023

Uma aventura cômica
Um livro diferente, sem nenhum dos famosos detetives da Rainha do Crime, mas que traz uma história muito gostosa de ser lida.
A personagem principal é desconectada com a realidade das mulheres do seu tempo e exatamente por isso traz para a história uma leveza cômica.
Uma leitura rápida. É impossível parar enquanto não há plena certeza de quem é o vilão.

Aline MSS 23/04/2023

4°Livro da autora e com um estilo diferente!
[4°LIVRO] Agatha Christie inova bastante com a historia desse livro e sai daquele formato esperado dos casos anteriores.

O livro traz a história de Anne Beddingfield, uma jovem bem astuta, q após o falecimento do pai tem q mudar os rumos de sua vida. Ela acaba presenciando a morte de um homem q cai nos trilhos do metrô e corajosamente se joga numa busca para "solucionar" o caso rumo à África do Sul.

Particularmente achei o caso bem confuso e por mais q a Anne seja uma personagem carismática e corajosa, ainda prefiro o Poirot e até msm a Tuppence (personagens dos livros anteriores).

No começo da leitura cheguei a cogitar ter baixado o e-book com defeito, pq o livro nem parecia ter sido escrito pela Agatha. Os traços investigativos foram confusos e a parte do romance ficou muito carregada. Não curti tanto, infelizmente!

Oq tem no livro:
- Personagem forte, corajosa e bem sortuda;
- O plot twist é mto previsível e isso me fez não curtir tanto a leitura, já q espero ser feita de trouxa nos livros da autora;
- Romance mto presente;
- Espionagem com descaracterização de personagem;
- Poucos personagens, mas q dá pra te deixar confuso;
- Tem mais descrições q os 3 livros anteriores;
- Racismo e machismo.

Li por e-book e recomendo o formato, já q não é um livro mto bom e não vai dar vontade de reler.
Fabio 24/04/2023minha estante
Belíssima resenha

Aline MSS 25/04/2023minha estante
Obrigada, Fábio. Tento ser sincera, msm q não goste mto do livro. ??

Fabio 25/04/2023minha estante
Mas aí que está seu segredo Aline!
A sinceridade embeleza tudo!

Aline MSS 26/04/2023minha estante
Voto com o relator.?

Luna 16/04/2023

Eu não gosto mesmo de dar essa avaliação, mas terminar de ler esse livro foi uma tormenta. Eu passei a história toda não entendendo, sem ser envolvida. Achei a protagonista bastante confusa, bem diferente do nosso tão amado Poirot. Infelizmente, não tem como passar um pano, Agatha.

Estefany32 28/03/2023

É um livro bom, porém não muito marcante. Com certeza um dos mais fracos que já li da autora.
O suspense e a investigação não me prenderam e o romance definitivamente não me convenceu. Assim, a leitura se tornou cansativa em vários pontos.
As descobertas da Anne se devem muito mais a sorte do que a habilidades investigativas dela, o que me deixou um pouco surpresa já que isto não é comum nos livros da rainha do crime.

Vehalcantara 27/03/2023

Mas quem não erra, né? | Livro n°4
Ai ai...
Amo filmes de espionagem, mas nos livros eu sempre acho um trope meio...bleh, então não estava com muitas expectativas. A Anne é uma personagem que consegue ser sonsa e cativante quase na mesma proporção, e em muitos momentos eu me questionava: "esse livro é bom ou ruim?"
O caso em si foi legal, mas o romance foi aleatório demais pro leitor engolir. Eu não senti aquele friozinho na barriga, aquela sensação gostosa que a Agatha me faz sentir, de querer logo descobrir o culpado.
A única coisa boa foi que o Coronel Race ganhou um lugar cativo no meu coração, e sei que teremos mais aventuras com ele ?
No mais, acho que a Agatha perdeu um pouco a mão, e que o livro teve muitos elementos Deus Ex Machina, o que foi um golpe duro pra mim, mas vou me recuperar hahaha

André Hausmann 21/03/2023

Mistério com um teor maior de aventura
Esse é o quarto volume da autora escrito em 1924 logo após retornar de uma viagem pelo mundo, talvez seja por isso que essa aventura e mistério se passem em outro país.

Como em outro livro anterior (O Inimigo Secreto, que já comentei), Agatha Christie cria uma nova saga de espionagem com ação intensa, mas onde a parte política não está muito forte como antes.

Aqui conhecemos, ainda de forma tímida, o Coronel Race, agente secreto amigo de Poirot que vai aparecer em outros livros.

Mas a heroína do enredo é Ann Beddingfield, que após a morte do pai (um famoso antropólogo, mas com pouco dinheiro) resolve tentar a vida em Londres e que após presenciar a morte de homem que caiu nos trilhos do metrô, acaba se envolvendo em aventuras como desejava desde mais jovem. É nesse momento que surge o homem de terno marrom do título.

Além desse acontecimento, ainda se tem a misteriosa morte de uma mulher numa casa desabitada; e como a polícia não presta atenção a suas suspeitas, Ann resolve investigar por conta própria. O que ela não sabia é que se colocaria numa aventura muito perigosa para sua segurança.

Parte da narrativa se desenvolve na viagem de navio que a leva para a Cidade do Cabo, África do Sul; nesse trajeto é que surgem diversos personagens e vários fatos interessantes para a resolução do mistério.

Na realidade, esse livro tem mais momentos de aventura do que policial, mas o suspense presente mantém sua atenção. Ainda mais em descobrir sobre o grande gênio do crime que está fazendo tudo acontecer.

Apesar das situações meio surreais e improváveis que a protagonista se envolve, a leitura fornece um bom divertimento se desconsiderarmos as várias coincidências que ocorrem na trama.

Ana 18/03/2023

Fugindo dos detetives principais com uma boa obra!
Confesso que todo livro que não tenha a presença do Poirot e da Miss Marple, já me causa um certo preconceito antes de ler.

E dessa vez, minhas pré-opiniões foram por água abaixo.

A história é muito boa e os personagens são bem curiosos.

Apenas gostaria que a descoberta do assassino e algumas explicações, tivessem sido mais exploradas

Mária 28/02/2023

Esse livro conta sobre Anne, uma mulher que queria viver uma vida de aventuras mas acaba encontrando mais problemas do que imaginava.

Sinceramente, não gostei muito, achei o romance muito forçado, ELA LITERALMENTE VIU ELE UMA VEZ E DO NADA FICOU APAIXONADA.

O mistério em si é bom, me enganou até o final. Mas, em geral, é bem lento e essa forçação de barra no romance realmente pegou errado pra mim.

Enfim, foi uma experiência, com certeza.

Michela Wakami 28/02/2023

Socorro!
Já tinha tentado ler esse livro antes, e abandonei em 50%, mas resolvi dar uma segunda chance e és que a segunda experiência não foi melhor que a primeira, foi até pior, pois dessa vez fui até o final, para ter certeza que o livro não é bom mesmo.
Nunca demorei tanto, para ler um livro da autora.
Uma história sem pé, e sem cabeça, com um romance que não convence ninguém.
Um verdadeiro fiasco!
CPF1964 02/03/2023minha estante
Se não me engano na biografia dela é citado que este livro é considerado um dos piores livros dela. Acho que o Mistério do Trem Azul também.

Michela Wakami 04/03/2023minha estante
Quem sou eu para contradizer um biógrafo da autora ?!?????

CPF1964 04/03/2023minha estante
Exatamente. ????

Malu 26/02/2023

Divertido
O final me surpreendeu, li esse livro com a mente "desligada" e não desconfiei de ninguém. Achei divertido o jeito da Anne e a forma dela não ver maldade nas coisas e viver a vida na moda cigana assim como é dito. O melhor de tudo é o romance que me lembrou muito "O que aconteceu com a Evans". Teve algumas partes meio pedantes no meio do livro, é um livro bom, mas não tão marcante.