Fortes e fracos

Fortes e fracos Ana Staut




Resenhas - Fortes e fracos


54 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4


sofia.vicctoria 21/08/2024

Toda dor é por enquanto
Por ironia do destino ou não, esse livro estava parado na minha estante há um ano e pasmem - embalado, coisa que nunca acontece. ficou guardado até o momento em que precisei ler.

Há uma profunda tentativa de discernir as fronteiras entre fé e transtornos mentais, estabelecer onde termina psiquê e começa o espírito. Mas o que dizer da vida de um cristão verdadeiro, que carrega em si o peso da ansiedade e da depressão? Se o amor de Deus nos cerca, por que atravessamos desertos de dor? Como se sustenta a fé diante de tais tormentas?

Neste mundo caído, o sofrimento é uma forma do Senhor nos esculpir à imagem de Cristo. Porém, quando a noite escura da alma chega, quando a angústia se enraiza nosso ser, o coração vacila e a mente questiona: onde está a Providência? Onde se esconde a Graça divina?

Existe um salto que todo crente enfrenta entre a ortodoxia e a ortopraxia. Mas é inegável que transtornos psicológicos como ansiedade e depressão dificultam ainda mais a distância entre o que se acredita e o que se vive.

Assim, a questão mais urgente não é distinguir com precisão o que é psicológico e o que é espiritual. Mas enxergar a visão integral do ser humano: corpo, alma e espírito - como um só, lutando por equilíbrio.

Inevitavelmente o sofrimento e a angústia vão nos atingir, e como crentes, temos duas escolhas: sucumbir ao desespero ou entregar nossas dores a Cristo, ainda que com uma fé trêmula e vacilante.

@ana.staut traz nesse livro um relato pessoal tocante de uma cristã que enfrenta ansiedade e depressão. Se valendo de recursos naturais - bons psicólogos e psiquiatras -, que também são graça de Deus. Mas sobretudo, prega a si mesma, como fazia o salmista em sua angústia e desorientação, relembrando a sua alma da Esperança Viva, do Cristo que promete a redenção final, do dia em que toda dor será dissipada.

É por isso que a nossa alma anseia. E é isso, acima de tudo, que faz um cristão tomado pela dor, continuar caminhando. Pois, se Cristo vive, há sempre esperança. E onde há esperança, há um motivo para enfrentar o sofrimento.

Glória a Deus por tantos cristãos que, com coração e mente, se dedicam a compreender as nuances entre fé e saúde mental, e que encontram, na dor, um reflexo da Graça divina.
comentários(0)comente



Carina 12/08/2024

Atual
Ansiedade, depressão são temas atuais que têm crescido na sociedade. Esse livro fala sobre eles de forma espontânea e sincera. E busca mais compreensão. Para com passa por essas dores da alma e que precisam de ouvidos, amor e uma ajuda especializada a qual Deus ajudará e guiará a plena cura.
comentários(0)comente



slkimberlykelly 31/07/2024

Gostei
Com relatos pessoais, de outras pessoas e passagens bíblicas, Ana nos faz enxergar a saúde mental de uma forma mais humana e também celestial.
Diferente do que muitos cristãos falam, acreditam e até demonizam, as doenças mentais como depressão e ansiedade não são falta de Deus, e sim, precisamos nos apegar a nossa fé em momentos assim, mas devemos procurar ajuda profissional e fazer os tratamentos de maneira correta para que consigamos viver em paz ou pelo menos tentar encontrar a paz em meio ao caos dos nossos sentimentos.
Ana mostra na bíblia como podemos pedir ajuda, mas também mostra relatos bíblicos de pessoas depressivas, ansiosas, doentes, que confiaram em Deus e buscaram a ajuda necessária para passar por esse período que pode durar de dias até uma vida inteira.
comentários(0)comente



Vy Gllenda 11/07/2024

Sensível, verdadeiro e real.
Falar sobre saúde mental no meio cristão, para alguns pode ser delicado. Admitir e reconhecer esse sofrimento exige sensibilidade e humildade.
E de maneira brilhante, a autora conseguiu exprimir tais sentimentos, ao abordar de maneira real os conflitos presentes na ansiedade e depressão, na mesma medida que utiliza-se do conhecimento bíblico para trazer consolo e alento.
É uma leitura reconfortante para quem vivência a realidade dos transtornos mentais, mas também fortalecedora ao nos lembrar das promessas e do amor de Cristo.

Uma leitura memorável e muito válida.
comentários(0)comente



Ray 04/06/2024

Somos chamados para ser fortes e fracos
Posso ser fraca, pois em minha fraqueza Deus demonstrará sua graça e seu poder. Mas também posso ser forte em meu Senhor. Esse foi o principal aprendizado com a leitura do livro " Fortes e fracos", de Ana Staut.

A leitura é muito válida, tanto para compreender os sentimentos de um cristão enfrentando um transtorno mental, quanto para quem talvez se identifique com os sintomas descritos. Porém, o livro é superficial, até porque, pelo que entendi, seu objetivo é ser um relato mesmo.

Minha experiência pessoal foi ótima, sinto que li muitas coisas que realmente precisava ler. A leitura foi muito fluída. Porém, o que me atrapalhou um pouco foi o fato de ser um livro raso sobre um tema profundo.
comentários(0)comente



sarah 19/05/2024

Um livro que abraça.
?aprendi a fracassar bem, segurando a mão de Jesus com força; e ver Jesus fazer as coisas que eu não podia fazer.?


3/2024
comentários(0)comente



Carolina.Dias 17/05/2024

Necessário demais!!!
Esse livro traduz perfeitamente as dores, dificuldades e anseios de alguém passando por depressão e ansiedade. Se você for um cristão passando por algum desses problemas, essa é uma leitura obrigatória. Já li outras obras cristãs com essa temática e nenhuma foi tão certa no que disse e nem trouxe tanta paz ao meu coração! Perfeito!
comentários(0)comente



Raquelegipto 05/05/2024

Que livro amoroso
?Somos chamados a ser fortes e fracos, e isso é bom. Chore, lamente, confesse suas dores mas volte-se para o alto, e como o anjo disse a Elias: levante-se e coma pois a sua viagem será muito longa?.
Confesso que achava que esse livro tratava sobre outro assunto mas acabou sendo exatamente o que eu precisava. A autora fala sobre temas como ansiedade, depressão, como lidarmos com elas como cristãos e ajudarmos outros que passam pelo mesmo, e tudo isso de uma forma tão doce e amorosa, expondo parte das suas próprias dores. Gostei demais.
comentários(0)comente



Livia 03/04/2024

Alento para a alma
Senti que esse livro me abraçou de uma forma que eu nem sabia que estava precisando ser abraçada. A Ana transborda empatia e sabedoria, trazendo uma perspectiva bíblica sobre o sentido do sofrimento e sobre a experiência de ser cristão e conviver com a doença mental. Escutei o audiolivro e pretendo escutar tudo novamente assim que possível. Quero mastigar bem e refletir em cada tema abordado. Os capítulos sobre relacionamentos e sobre a espera me tocaram de forma bastante pessoal. É impossível não se identificar. Livro absolutamente necessário!
comentários(0)comente



Carol 28/03/2024

Amei
Eu amei a leitura, por sermos cristãos as pessoas acham que não podemos passar por certas situações, mas estamos nesse mundo e sujeito a tudo, não é falta de Deus, é uma enfermidade também... E Deus pode nos curar...
comentários(0)comente



Debycouty 24/03/2024

Quando escolhi esse livro não tinha a dimensão de quão necessário ele é, após a leitura tive o prazer de relembrar a fragilidade do ser humano e reconher o nosso pertencer a Cristo.
comentários(0)comente



Wynny0 07/03/2024

Precisamos falar sobre saúde mental no meio cristão!
Fortes e Fracos é um livro sobre ser cristão e sofrer com doenças psíquicas, um livro que desmistifica falas a respeito da saúde mental e que levanta informações teológicas importantes sobre o assunto.

iniciei esse livro com expectativa, pois já acompanho a Ana nas redes sociais e consigo ver o quanto ela aborda o assunto saúde mental&cristianismo com responsabilidade e empatia. ela faz diversos relatos sobre seu sofrimento na luta contra a depressão e ansiedade, e nos encara a ver esperança no Alto.

o livro trata sobre corações sofridos e cansaços, por lutas constantes contra pensamentos e sentimentos negativos que corroem, sobre entender que Jesus já nos libertou e que o Pai usa meios da ciência para nos ajudar.

é um livro de fato para entender que não podemos mais negligenciar a saúde mental, especialmente dentro das igrejas. é para sabermos acolher o outro e desconstruirmos mitos acerca do assunto. não dá mais para individualizar uma questão que é coletiva, e quando se trata de nós ? igreja ?, que somos o Corpo de Cristo, se torna indispensável entendermos que o sofrimento do outro faz parte de nós e que devemos servir de apoio.

Ana escreve em um dos capítulos sobre frases que nunca devemos falar para àqueles que sofrem, e também traz pequenas ações/falas que podem fazer estas pessoas serem mais acolhidas e buscarem ajuda psicológica e pastoral.

gostei bastante do livro, é um livro que indico para quem quer começar a estudar e entender sobre a influência dos aspectos psíquicos dentro do meio cristão. confesso que esperei mais por relatos pessoais da autora, sinto que faltou um "quê" disso, e por alguns momentos senti a escrita um tanto redundante, por isso não indicaria para quem já tem conhecimentos acerca de psicologia e teologia.

por fim, que a nossa esperança e descanso siga em Cristo Jesus até a eternidade.

"Para crescermos em Cristo, é preciso reconhecer nos imperfeições diante Dele, é diante daqueles que amamos e vemos como o próximo. Dizer que nos sentimos fracos, que estamos tristes e angustiados há muito tempo não é vergonhoso. Ter transtornos ou problemas não é vergonhoso. Somos mais. Imperfeitos, sim, mas muito mais do que isso. Somos filhos amados, mesmo com nossas disfunções. Não precisamos ser fortes, porque Ele é." p. 34

"Uma condição de saúde mental deve ser cuidada assim como uma condição de saúde física. Nosso cérebro pode adoecer, como qualquer outro órgão, e merece nossa atenção." p. 128
comentários(0)comente



Maria Rolim 29/02/2024

Acolhimento
Ana tem uma escrita linda, com palavras simples e afetuosas Ana consegue descrever o que só alguém que passa/passou pela jornada de sofrimento psíquico pode relatar; o livro traz sua cosmovisão cristã mas principalmente acolhe aqueles que sofrem! Não traz soluções rápidas ou mirabolantes mas relembra o poder do cuidado, do amor e da ajuda profissional ! Traz esperança sem se contaminar com jargões ou ?falsas? ajudas ! Recomendo à leitura principalmente para cristãos que possuem dificuldade de tocar no tema da saúde mental !
comentários(0)comente



Franciéle 23/02/2024

Que livro, terminei e fiquei um tempo pensando em tudo, em como ele foi consolo, ensinamento e aconchego. Até o final não sabia que a escritora era brasileira e ver isso, me deixou extremamente feliz... Todos deveriam ler esse livro, cristãos, para entender certos pontos, principalmente que doenças psicológicas, não são falta de fé, não cristãos, para verem que em todo o momento, sempre teve alguém muito maior presente. Oro para que esse livro seja instrumento de evangelização.

Não tenho palavras pra uma resenha ou um elogio ao livro, só sei dizer que ele me deixou sem ar, estagnada até, e tudo isso de uma forma boa, humana e com a certeza de que independente de qualquer coisa, Deus sempre esteve aqui, ele sempre viu tudo e por mais que eu tenha sofrido, no momento certo Ele veio ao meu encontro.

"Eu me pergunto se uma das razões pelas quais não vemos a cura psicológica com mais frequência em nossas igrejas não seria porque não queremos ver as doenças."

"Deus supre. Deus cuida. Deus consola."

"Não tema a noite, nós amanheceremos."

"Não há lugar terrível ou escuro o suficiente ao qual Deus não possa iluminar."

"Eu entendo a sua dor. Eu vejo a sua dor. E Deus nos vê."

"Somos chamados para ser fortes e fracos, e isso é bom. Chore, lamente, confesse duas dores, mas volte-se para o alto e, como o anjo disse a Elias, "levante-se e coma, pois a sua viagem será muito longa."
comentários(0)comente



ThainA251 23/01/2024

Esperança!
Iniciar o ano com essa leitura foi simplesmente maravilhoso. Li pela primeira vez em 2022, e novamente esse ano para conseguir ajudar uma irmã em Cristo que está enfrentando a ansiedade. A forma que a Ana retrata a esperança é linda e admirável.
Indico para todos que estão passando ou que desejam ajudar alguém com doenças mentais.

"NÃO PRECISAMOS SER FORTES, PORQUE ELE É."
comentários(0)comente



54 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR