A garota e a noite

A garota e a noite Guillaume Musso

Resenhas - A garota e a noite

@leituralari 22/03/2022

Instagram @leituralari
Finalmente ele voltou a aparecer aqui no feed. Guillaume Musso, o autor queridinho do momento.

Depois de ler “Um apartamento em Paris” e “A vida secreta dos escritores”, achei que nada mais me surpreenderia. Mas Musso é assim, uma surpresa gostosa a cada nova leitura.

Em “A garota e a noite” conhecemos a história de Thomas Degalais, um escritor de sucesso que mora em Manhattan e retorna a França para a comemoração dos 50 anos de existência do Liceu Saint-Exupéry, sua antiga escola. A festa reúne os formandos dos anos de 1990 a 1995 e traz de volta um mistério que Tomas deixou para trás há 25 anos: o desaparecimento de Vinca Rockwell, a garota mais popular do Liceu.

O reencontro traz uma grande dúvida no ar. Será que Vinca realmente fugiu há mais de duas décadas com o antigo professor de filosofia ou tem algo de criminoso no seu desaparecimento?

site: https://www.instagram.com/leituralari/

Kate Dias 17/03/2022

Livro ok
O livro possui uma premissa instigante, mas não foi isso que senti no decorrer da história.
Para mim, foi uma leitura um pouco arrastada, com um personagem principal que não me cativou.

Thomas é obcecado por Vinca Rockwell, um amor do passado, e basicamente sua vida gira em torno disso.
É uma história cheia de segredos e reviravoltas, intercalando presente com passado e vários personagens que apenas aparecem, sem muita participação.

Uma coisa que me incomodou bastante foi essa questão de aprofundar em personagens que pouco aparecem na história, desviando do foco principal.

skuser02844 13/03/2022

Thomas Degalais, escritor de sucesso radicado em Manhattan, volta à cidade onde passou parte da adolescência, na Côte d'Azur, mais de duas décadas após concluir o ensino secundário. O motivo: uma festa de comemoração no Liceu Saint-Exupéry. Lá encontra, entre outros ex-colegas, os antigos amigos Fanny e Maxime. Uma ausência, porém, é notória nos festejos: a de Vinca Rockwell, a aluna mais brilhante do liceu, que, 25 anos antes, fugiu com o professor de filosofia com quem tinha um relacionamento secreto ? e nunca mais foi vista. Algo impede que Thomas, Fanny e Maxime relaxem e aproveitem a ocasião. Afinal, depois de quanto tempo o passado é considerado passado?

Luciana 13/03/2022

É o segundo livro que leio do Musso, já posso dizer que gosto muito da escrita dele.
O suspense aqui corre de forma natural, os segredos vão sendo revelados de forma bem orgânica, sem aqueles truques usados para prender o leitor.
Não conseguia largar o livro imaginando o próximo segredo a ser revelado e de que forma tudo ia se entrelaçar, o final não decepcionou.

Joseane 19/02/2022

Livrão!!
Que livro maravilhoso! Não conhecia esse autor e estou muito impressionada com sua escrita.
Personagens bem construídos, narrativa que te prende e pontas amarradinhas. Amei!!!

Virgílio César 11/02/2022

Gosto muito deste escritor e a trama deste livro é excelente, mas diferente de seus outros livros, ele escreve páginas e páginas quase sem diálogos, com detalhes desnecessários a história, tornando-a cansativa. Confesso que várias vezes pulei muitos parágrafos.

PsicoThriller 06/02/2022

Sensacional!
Thomas Degalais, escritor de sucesso, volta à cidade onde passou parte da adolescência, mais de duas décadas. O motivo: uma festa de comemoração no Liceu Saint-Exupéry. Lá encontra, entre outros ex-colegas, os antigos amigos Fanny e Maxime.

Já começo dizendo que eu simplesmente amo histórias de escritores como personagens principais. Achei a premissa muito parecida com ?A verdade sobre o caso Harry Quebert?, que é um dos meus livros favoritos, e decidi dar uma chance. E digo para vocês: foi a melhor coisa que eu poderia ter feito!

O autor vai alternando entre os fatos, que ocorreram em 1992 e 2017, e o tempo atual. No decorrer da história vamos descobrindo como esse evento está relacionado ao passado.

A ambientação da história é incrível. O autor nos transporta para Côte d'Azur e para o colégio Saint Ex de forma magistral.

Todos os personagens são complexos e bem desenvolvidos. Achei todos falhos e com defeitos, o que tornou todos mais reais para mim.

No meio do livro, acontecem várias reviravoltas e não tive como parar. A narrativa é fluida e gostosa de ler.

? No final, o autor junta todas as peças de forma magnífica e todos os crimes, do passado e do presente, são conectados de forma maestral sem deixar nada em aberto. Emocionante e intenso, com surpresas do início ao fim: A garota e a Noite é o livro perfeito para quem quer um suspense de qualidade com reviravoltas de tirar o fôlego.

Carla 16/01/2022

Um história sobre segredos
Primeiro livro que leio do autor e achei uma escrita muito boa, que flui na maioria do tempo.

Me incomodou um pouco as extensas explicações sobre as localidades, ruas, prédios, etc. Gosto de explicações do tipo quando são breves e não desviam o foco da trama principal.

A história contada pelo autor é baseada em um crime e muitos segredos. O desfecho da história não é tão emocionante, por algum motivo o plot twist perdeu força.

Mas tem muitas reflexões sobre amizade, amor, paixão de adolescência e sobre o que as pessoas são capazes de fazer para proteger uns aos outros.
Virgílio César 11/02/2022minha estante
Já li todos os livros deste escritor e apenas nesse ele exagerou nos detalhes, com vários parágrafos quase sem diálogos, com descrições em que nada contribuiram com a trama. Os outros livros dele não são assim. Recomendo O Chamado do Anjo, Volto Para Te Levar, A vida secreta dos escritores e Socorro!

Patricia 15/01/2022

Thomas é um escritor de sucesso que retorna a sua cidade e antiga escola 25 anos depois. Um conjunto de mistérios envolvem Vinca sua antiga amiga e paixão.
Com personagens bem construídos e um enredo que instiga a leitura, o autor nos entrega um ótimo suspense.
O livro é repleto de reviravoltas, bem escrito e com um final que amarra todas as pontas.

Jessica Pereira 04/01/2022

Leitura frenética
Que leitura frenética! Amei como o desenvolvimento foi feito, amei a forma que fui descobrindo os segredos de cada personagem, os quais todos têm ligação ao desaparecimento da Vinca e do professor. Gente, eu criei teorias que no final não acertei nenhuma hahahaha. É um plot twist atrás do outro do jeito que eu gosto!

Conforme as reviravoltas iam acontecendo, eu mudava de percepção. Às vezes eu pensava "ahh tem muita coisa envolvida, vai ter ponta solta". Que nada!Todas as peças do quebra cabeça foram super bem encaixadas! O final do livro é surpreendente.

andrealog 27/12/2021

Um trhiller e tanto
Segredos da adolescência sempre te levam ao lugar e a quem você foi um dia. O mistério de quem realmente foi Vinca e o que aconteceu nos prendem ao livro de tal modo que é impossível largar