A garota e a noite

A garota e a noite Guillaume Musso

Resenhas - A garota e a noite

lubeiro 20/03/2024

Eu leria esse livro várias e várias e várias e várias vezes
A escrita do autor é como um abraço! O livro é complexo, cheio de reviravoltas, emocionante e muito bem construído. Tudo se amarra no final, como se tudo se encaixasse. Amo demais esse suspense!

bia lira 10/01/2024

É um livro ok
Não esperava muito dele, e realmente, não achei nada MUITO uau, mas o livro tem uma escrita tranquila, você consegue entender o raciocínio de Thomas.

Desde o início a história de Thomas e Vinca se mostrou problemática, ele era viciado nela, e nunca aceitou q ele não foi escolhido por ela.

Apesar de tudo, Thomas nunca foi culpado por sua morte, não a de Vinca.

Depois de uma certa página, você percebe que todos são ricos e problemáticos. Apenas leiam.

@jaquepoesia 18/09/2023

"Até onde consigo lembrar, sempre me senti sozinho, vagamente alheio ao mundo, a seu barulho, a sua mediocridade, que contamina a todos como uma doença contagiosa. Em certo momento, cheguei a acreditar que os livros poderiam me curar dessa sensação de abandono e apatia, mas não se deve pedir demais dos livros. Eles contam histórias, nos fazem viver fragmentos de outras vidas por procuração, mas nunca nos pegarão no colo para nos consolar quando tivermos medo." (página 66)

"Não nos rebaixemos a frequentar a mediocridade, ela é uma doença contagiosa." (página 96)

Essa é a segunda obra de Musso que leio, a primeira foi 'A vida secreta dos escritores'(2020) já resenhada aqui no feed. Muito mais complexa que a anterior, aqui há ainda mais mistério e consequentemente surpresas.

Liceu International Saint-Exupéry na Côte d'Azur na França está completando cinquenta anos e por isso fará uma festa que reunirá os alunos formandos dos anos de 1990 a 1995. Este reencontro promete muita alegria e nostalgia, e com certeza muitas reflexões e comparações indesejadas.

Um ex-aluno em especial é Thomas Degalais ficcionista exilado em New York há mais de vinte anos, o qual será questionado por um jornalista local (também ex-aluno da Saint-Exupéry) sobre um acontecimento de 25 anos atrás, o desaparecimento de Vinca Rockwell.

Vinca era filha da atriz Pauline Lambert, era uma herdeira e possuía uma beleza inigualável, era uma jovem estudante brilhante, cujo o desaparecimento abalou na época todo grupo de estudantes, pois embora dissessem que Vinca teria fugido com o professor de Filosofia Alexis Clément com quem ela mantinha um relacionamento, ela nunca mais apareceu ou mesmo falou com qualquer um dos ex colegas e familiares. Os dois foram vistos pela última vez num hotel perto da basílica Sainte-Clotilde em 20 de dezembro de 1992.

O desenrolar dessa história oferece ao leitor paixão e muitas perguntas. Estaria Vinca ainda viva? Ou teria sido morta por Alexis?
Por qual motivo seus colegas não conseguiram deixar essas perguntas para trás?

Neidinhap 07/06/2023

Sem pontas soltas
Gostei muito desse policial, apesar de em alguns momentos ser um tanto arrastado vale super a pena...
A história é envolvente e cheia de reviravoltas, o final foi uma surpresa.
Nunca imaginei vários fatos ocorridos durante a narrativa..
Quero ler tudo desse escritor e recomendo muito...

Biblioteca Álvaro Guerra 22/05/2023

Os formandos dos anos de 1990 a 1995 são convidados para um reencontro que promete alegrias e muitas recordações. Um dos ex-alunos que torna à terrinha para a ocasião é Thomas Degalais, ficcionista autoexilado em Nova York. Há mais de vinte anos, ele passou boa parte da adolescência nesse lugar idílico, e voltar para lá depois de tanto tempo pode ser um tanto perturbador.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9786556662084

Camila 01/05/2023

Não curti
Li esse livro por indicação de alguém e não funcionou para mim. Sabe aquele livro que você lê e não vê a hora que acabe logo, então.

Melina.Grill 07/04/2023

Para quem gosta de romance policial esse é o livro certo. A trama é super envolvente e inesperada, embora eu tenha demorado um pouquinho para engrenar na leitura, mas depois devorei o livro e já estou curiosa para ler outras obras do autor.

Vivi 24/03/2023

O livro é bom, cheio de reviravoltas... Só achei a leitura um pouco arrastada, mas mesmo assim acho que vale a leitura.

Camila 16/01/2023

Eu lembro que esse foi um livro que relutei em colocar na minha lista, por algum motivo pensei que não fosse gostar dele e como eu estava errada. Esse livro me prendeu de um jeito, a narrativa sobre o sul da França ( lugar que eu sou apaixonada ) e a história em si, o mistério. No fim, quem me ganhou foi os personagens, uma pena o fim que alguns deles tiveram. Amei a paixão do Thomas por livros e o último epílogo.

Marcio Garcia 05/01/2023

Metamorfose Ambulante
Um livro que mantem a qualidade dos anteriores de Guillaume Musso.

Tramas que começam com situações não resolvidas ou aparentemente já resolvidas, mas que se tornam totalmente abertas a partir dos acontecimentos.

E, quando vamos em determinadas direções, algo totalmente inesperado muda completamente a nossa certeza anterior.

Até o presente momento nenhuma de suas histórias me decepcionou.

@eusoudanivieira 06/07/2022

Nem tudo é o que parece...
Você ainda não sabe mas precisa ler A garota e a noite de Guilherme Musso, cuja escrita achei bem cativante.

Ele vai contar a estória de Thomas, Maxime e Fanny além do desaparecimento (ou assassinato?) de Vinca Rockewell - a persona mais desejada da época adolescente deles.

Tudo vai se desenrolar na rica região da Côte d'Azur com todo o refinamento francês por trás desse mistério.

Quando você pensar que vai juntar definitivamente as peças desse quebra-cabeça, uma nova situação se descortinará e colocará tudo em xeque, mudando todas as peças (e suspeitos) de lugar.

O 'culpado' surgirá de onde menos se espera.

#gostoassim

Mesclando os eventos ocorridos em 1992, 2017 com o tempo atual, inclusive mencionando a era Macron, você vai devorar as páginas dessa edição linda com a mesma eloquência com que esta narrativa foi criada.

Ah, e vale dizer que, pra quem gosta de um suspense policial, é uma ótima pedida.

Marcela Bomfim | @TeIndicoTodoDia 03/07/2022

A GAROTA E A NOITE - GUILLAUME MUSSO

Thomas Degalais, escritor de sucesso, volta à cidade natal, na Côte d'Azur, mais de duas décadas após concluir o ensino secundário. O motivo: uma festa de comemoração no Liceu Saint-Exupéry. Lá encontra, os antigos amigos Fanny e Maxime. Uma ausência, porém, é notória nos festejos: a de Vinca Rockwell, a aluna mais brilhante, que, 25 anos antes, fugiu com o professor de filosofia com quem tinha um relacionamento secreto – e nunca mais foi vista. Mas, será que foi isso mesmo?

O que eu achei?

Plot atrás de plot! É como definiria A Garota e a Noite.
O que falar de um livro em que o caos acontece em todos os capítulos?!
Este foi o meu primeiro contato com o autor e foi bom!

Vamos falar da narrativa, que sem dúvidas prende todos os tipos de leitores e os instiga a querer ler mais e mais em busca de descobrir o que de fato aconteceu na noite do incidente. Embora o livro pareça grande, ele possui uma diagramação muito boa e é bem confortável de ler, inclusive pode ser lido rápido.

Ele é um livro bem interessante! Os personagens são bem construídos e vamos descobrindo um pouco mais sobre eles em cada novo capítulo. A história em si não é complexa, mas preciso comentar que são muitos fatos e por vezes, o leitor pode acabar se perdendo ou ficando confuso dentro da história. Acredito que o autor poderia ter sido um pouquinho mais direto nessa parte, mas, acontece ne.

Uma coisa que eu amo em livros são as referências! E este está cheio delas! Músicas, bandas, escritores, filmes, livros… Ah! E isso com toda certeza fez um diferencial enorme na narrativa!

Se você gosta de ficção/ thriller, definitivamente não pode deixar de fazer essa leitura! Guillaume Musso ao mesmo tempo que conquista, confunde o leitor e esse livro aqui, vai te surpreender!

site: https://www.instagram.com/teindicotododia/

Bianca.Bugari 03/04/2022

Nenhum defeito!
Garota e a noite fala sobre um desaparecimento duplo que ocorreu há mais de 20 anos numa universidade da França. Nos dias de hoje, os alunos amigos desses dois desaparecidos se reúnem no colégio para um último baile no ginásio que será demolido para modernização do campus. Porém o motivo da reunião para esses alunos não é a nostalgia, e sim o crime que está prestes a ser descoberto após todos esses anos.

Não tenho muito o que falar desse livro além de elogios! A escrita é maravilhosa, no começo estranhei um pouco os nomes franceses (Lá é comum para homens nomes que aqui são femininos), mas nada que atrapalhe.

É um suspense nato, onde as coisas são reveladas a todo o segundo, nos assombrando e, ao mesmo tempo, nos deixando totalmente sem ideia de qual realmente é a verdade. Não tem nenhum recurso fraco para manter o leitor intrigado, o autor consegue fazer isso com o enredo sem nenhuma dificuldade!

O final é perfeito, com as últimas revelações sendo jogadas na nossa cara e muita ação! Mas foi só uma continuação de tudo que o autor fez ao longo do livro, que foi por completo um clímax!

Recomendo essa leitura para todos que amam um ÓTIMO Suspense!