Verão do Amor

Verão do Amor Tati Lopatiuk

Resenhas - Verão do Amor

Amanda Bento 26/07/2022

TATI É UMA DAS MAIORES AUTORAS BRASILEIRAS DO NOSSO TEMPO
e não tem como negar esse talento e essa técnica. Eu quero começar falando da técnica, pra parecer mais profissional, depois eu falo de tudo o mais que amei nesse livro.
Tati escreve muito bem. A mulher tem um jeito de narrar só o necessário, deixando o subjetivo ser construído pelo leitor, sem mais ajuda que o necessário. Os elementos são muito bons e chamam o leitor pra dentro do livro, você se sente parte da história, em vez de um observador sentado na cadeira gelada. Me senti amiga do Rafael e o Lucas, dentro do campo, tocando um piano numa mansão mal-assombrada, levantando uma taça de fim de campeonato... É essa imersão que a Tati faz muito bem e sempre sinto isso em seus livros. É tudo muito bem arquitetado, nada é por acaso, nenhuma piadinha (porque ela é piadista, ela), nenhuma piscadinha, nada ali é em vão, tudo faz parte desse grande enredo.
Dito isso, agora posso lançar a real sobre os personagens. Como eu AMEI odiar alguns. Odiei a primeira fase do Rafael, achando ele um bundão, mas depois se tornou meu personagem favorito. E justamente essa montanha russa de palpite que eu fui tendo ao longo da leitura que me fez gostar ainda mais. E Rafael, meu deus, que povo chato que você andou no começo do livro. Nem preciso falar do grande Lucas Shaks, meu xodozinho suavemente problemático que amei amar.
No fim, os livros da Tati são sobre isso, um convite pra um mundo muito parecido com o nosso, mas com muito mais romance, destino e bom humor. Ler um livro da Tati pra mim se tornou sinônimo de uma catarse que não precisa me levar muito longe, outro mundo, me deixa sonhando bem aqui, ao alcance do meus dedos, dos meus elementos.
Antes de encerrar essa resenha/declaração de amor pela escrita da Tati, quero deixar muito claro o quanto admiro o esforço dela em escrever um livro durante um período complicado de pandemia. Complicado é um eufemismo, mas deu pra entender. Esse esforço floreceu algo lindo, empolgante e emocionante, um livro de verão. Obrigada por ter escrito. AGORA QUANDO É O PROXIMO??
Recomendadíssimo pra quem quer uma leitura de verão!

Mallu 23/07/2022

Achei a história super adorável e bem feita ? especialmente considerando os fatos nos quais ela se baseou. Gostei bastante!