1822

1822 Laurentino Gomes

Resenhas - 1822

*Day* 17/12/2021

INDIGNAÇÃO É POUCO

“...7 de setembro de 1822, o príncipe regente, futuro imperador do Brasil e rei de Portugal, estava com dor de barriga”. p.29 (Será que eu ri? MUITOOO)

“Em tupi-guarani, Ipiranga significa ‘rio vermelho’. Naquela época, apesar da tonalidade escura e barrenta de suas águas (daí a denominação), era um arroio selvagem e sem poluição, cujo leito serpenteava por entre roças e pastagens [...]. Hoje, é um canal de esgotos encaixotados sob o asfalto e o concreto de uma das maiores metrópoles do planeta”. p.32 e 33

“Senhor, o pomo está maduro, colhe-o já!” p.36

“Se até os ossos dos reis podiam ser atirados numa vala comum, que limite haveria para a fúria das ideias revolucionárias que assolavam o mundo naquele período?” p.44

“Mulher certa casada com o homem errado...” p.127 U_U

“José Bonifácio certamente foi um homem interessante...” desempenhou papel equivalente ao de Thomas Jefferson na Independência dos Estados Unidos. Com três diferenças, todas a favor do brasileiro”. p.150

“Os negros são homens como nós”, afirmava. p.153 ^_^

“A Bahia decidiu o futuro do Brasil na sua forma atual...” p.206

De cada três brasileiros, dois eram escravos, negros forros, mulatos, índios ou mestiços. Entender o passado em toda a sua complexidade é uma forma de adquirir sabedoria, humildade e um senso trágico a respeito da vida.
Infelizmente nem todos os homens e mulheres nascem iguais, nunca nasceram e muito provavelmente irão de nascer é um fato, nada mais que a realidade.
Fiquei tão indignada em algumas partes que eu até pisaria na sepultura de alguns de nossos “heróis nacionais”... afff
O livro para mim foi estranho de um jeito que chega a ser amargo perceber o quanto de nossa história se perdeu. O quanto não sabemos do que de fato aconteceu...
Pelo menos por essa obra e por meio da extensa bibliografia pesquisada pelo autor, podemos ter um vislumbre mais do que satisfatório do passado. Embora, não saiba o que de fato é real ou fictício. É por isso que devemos sempre estudar e aprender por si mesmo e sempre nos questionar.

RECOMENDO!

pimelloso 13/12/2021

Um imperador cafajeste é inconsequente, mas batalhador
#prayingforleopoldina forever! Coitada da lenda! Representando o brasileiro, gastou tempo e dinheiro pra ajudar o seu amado mas acabou sendo deixada de lado. Enfim, o livro nos mostra tbm uma guerra da independência que nunca ouvi falar. Adorei um beijo

Thais.Carvalho 06/11/2021

Conta a história do Brasil no período em que Don Pedro I governou. Traz fatos importantes e inusitados sobre a nossa história.

ToniBooks 31/10/2021

Um livro essencial.
Ainda que seja clichê afirmar que tal livro é essencial, corro esse risco e isso reafirmo. Mais um excelente registro de Laurentino Gomes, que escreve com a letra do repórter e narra com a visão do historiador.

@renatavarelaescreve 25/10/2021

Muito bom para conhecer o cenário confuso e cheio de reviravoltas da história do nosso país. Recomendo.

Letícia Vincenzi 30/09/2021

Independência desmistificada
Assim como o primeiro livro do autor, esta obra traz um ponto de vista que desromantiza a história brasileira, especificamente a história da nossa independência, que, por acaso, me calhou de ler no mês de setembro deste ano.
O foco neste livro é Dom Pedro I, que diferente do seu pai Dom João VI, era um ser ávido, espirituoso, inquieto, malandro, defensor de uma monarquia liberal. Narra a sua trajetória no meio de inúmeras adversidades, retratando um brasil ignorante, dependente de uma economia escravocrata, endividado e aniquilador de revoluções internas.
Vale muito a pena a leitura para conhecer as nuances da história que nos levou até o ponto em que estamos hoje.

Icaro Sena 20/09/2021

Para quem ler como continuação de 1808 o início fica chato e repetitivo. Da metade para o final fica mais interessante. No geral, mantém o nível de 1808, mostra vários relatos de fatos que não são conhecidos pela maioria dos brasileiros. 1822 mostra detalhes da nossa pátria, e o que fez ela aguentar o início turbulento repleto de revoltas separatistas.

marianamafra 15/09/2021

relativamente bom
Eu gosto muito de história, então já queria ler esse livro faz um tempo. Porém, as vezes achei a narrativa um pouco arrastada e repetitiva.
O livro tem umas imagens LINDAS mas fiquei com agonia demais das páginas brancas (ódio)
Tirando isso, gostei muito da história e descobri umas coisas que não fazia ideia.

Mossolim 10/09/2021

Obrigação em ler
Segundo livro da trilogia da história brasileira escrito pelo jornalista Laurentino Gomes, ?1822?, uma edição que narra a história de um país completamente bagunçado e falido, deixado por D. João VI, que conseguiu aos trancos e barrancos conquistar a sua independência sem qualquer fragmentação territorial, e um povo q ainda estava montando sua identidade cultural.

Praticamente o livro relata as aventuras sexuais, pessoais e políticas de D. Pedro, mentor da independência do Brasil e considerado herói português.

Cada capítulo do livro D. Pedro é retratado de diferentes status: o imperador obstinado, o traidor, o herói português, o mercenário, o marido infiel, o mulherengo e o pai zeloso. Na pesquisa de Laurentino apesar dos defeitos e decisão equívocas do primeiro imperador brasileiro de modo geral foi um homem q lutou pelo Brasil.

Apesar da capa ter um subtítulo parecer complexo ao leitor, ?como um homem sábio, uma princesa triste e um escocês louco por dinheiro ajudaram dom Pedro a criar o Brasil - um país que tinha tudo para dar errado?, o livro por inteiro esclarece toda a indagação da capa. Uma leitura leve, com termos de fácil compreensão e uma contextualização clara dos fatos históricos. Leitor não precisa ter grandes conhecimentos da história brasileira, Laurentino facilita o entendimento!

O livro é maravilhoso é rico em detalhes, como trechos de cartas e pesquisas de historiadores de renome mundial, assim como no primeiro, ?1808?. Não entenda o livro como um linha do tempo certa, algumas vezes o autor volta no tempo para relatar fatos e mostrar as consequências.

Portanto quer conhecer e desmitificar a história imperial do Brasil recomendasse esse livro.

Estefania 01/09/2021

O livro me deu uma outra perspectiva a respeito de Dom Pedro l. Apesar de mulherengo e de ter tomado algumas decisões erradas, num modo geral foi um homem que lutou pelo Brasil.

Patrini.Veiga 31/08/2021

Parabéns, Laurentino. Desde 1808 suas viagens históricas estão sendo muito satisfatórias! Como já tive tempo de colocar aqui meus históricos de leitura do mês, apenas lhe felicito por seu dinamismo e compromisso ao contar nossa história.???

Osório 27/08/2021

Resenha
Livro levinho, leitura suuuuuper fluida, amei as informações e o contexto. Detalhes sobre como ocorreu a independência, o que desencadeou, até a partida de D. Pedro I para Portugal.

Daniel Lucca 26/08/2021

Independência ou morte
Essa obra prima retira muito do mito que foi D. Pedro I e trás o homem com seus defeitos e suas virtudes, uma verdadeira obra prima que nos liga eternamente ao nosso colonizador e libertador.

"...o sonho do Reino Unido alimentado por inúmeros brasileiros e portugueses até 1822 ... é menos formal... porém mais sólido e duradouro porque tem suas raízes plantadas na língua e na cultura..."

Felipe 01/08/2021

1822
Nessa “sequência" de 1808, continuamos a ver como o Brasil conseguiu a sua independência e também como Dom Pedro permaneceu no poder.

Lauretino Gomes é um jornalista e se utiliza de vários historiadores e outras fontes para escrever esse livro. Toda a História do Brasil é narrada de forma simples e com uma leitura super tranquila. Super recomendo toda a leitura para quem gosta de conhecer o nosso passado.

Termino dizendo que é importante conhecermos nosso passado para não cometermos os mesmos erros no futuro.