1822

1822 Laurentino Gomes

Resenhas - 1822

Thi Acrisio 26/02/2022

1822
Ótima escrita do Laurentino, já havia gostado muito de 1808, e esse me prendeu completamente. O foco do livro é Dom Pedro I e sua importância histórica para o Brasil e Portugal, ele retrata o nascimento, a saída da corte, o processo de independência, as guerras civis, a abdicação do Imperador, seu retorno a Portugal e sua morte. Um personagem fantástico e importantíssimo do nosso passado. Leitura maravilhosa.

Akkie 15/02/2022

1822 - Um livro que mudou minha relação com a história da Independência
Nunca me interessei pela história do Brasil, não por não achar importante, mas sim, pelo motivo de nunca ter tido a oportunidade de compreendê-la de fato. Meu repertório era o mais básico possível, na escola nunca tive um bom professor que me incentivasse a querer saber mais sobre o assunto. O compilado de datas, nomes, países, marcos históricos, todos eram coisa demais para eu assimilar. Até que conheci 1822.
Em seu livro, aparentemente o segundo de uma trilogia, Laurentino Gomes nos leva de volta ao ambiente no qual ocorreu a Independência do Brasil, porém com todos os pormenores que passam despercebido ou são evitados nas aulas história. A viagem começa desde um pouco depois da chegada da família real à colônia, e passa por vários acontecimentos da vida pessoal do então príncipe regente D. Pedro até sua morte, como Duque de Bragança, já destituído do Império. Porém, o cenário é nítido e quase palpável pois, com tantos conflitos internacionais é possível compreender a atuação do Brasil dentro de todo o ramo de ligações com os países e batalhas estrangeiras, tudo o que causou (mesmo que por acidente) a independência brasileira e quais as consequências que ela trouxe dentro e fora do território nacional.
Para mim foi uma leitura espetacular, pois poder acompanhar as decisões, conflitos internos, dificuldades e regalias da corte portuguesa/brasileira, foi o mesmo que assistir ao amadurecimento de um jovem que com pouca idade teve dois reinos em suas costas, família dividida, e experimentou a glória e a derrota. Dom Pedro I foi para muitos um herói, mas nem tanto heroico para outros. E isso é um ponto de vista individual pois apesar de uma figura ilustre, foi um ser humano, sujeito a erros e acertos e, no final, contribuiu para quem somos hoje quanto brasileiros.

Lis 08/02/2022

Que livro lindo
Acho que esse é o livro mais bonito da minha estante, sou apaixonada por ele. Pena que a editora só lançou edição comemorativa do 1822 e não dos demais livros da série.

Além da arte gráfica bastante enriquecedora nessa edição (eu já disse o quanto ela é linda?), o livro é excelente. Conta toda a história da independência do Brasil, desde anos antes até a morte de Dom Pedro. Acaba sendo um livro mais focado na figura de Dom Pedro do que na independência do Brasil, talvez, já que se estende até à sua abdicação e o retorno deste a Portugal e tudo que se sucedeu desde então. Mas não achei demérito. Pelos fatos e relatos da época, realmente Dom Pedro foi uma personagem fascinante, que colocava amor e muita energia em tudo que fazia. Muitas de suas ações eram meramente passionais e nem um pouco bem ponderadas, indo desde as lutas e guerras até as amantes, o que lhe trouxe muitas dificuldades políticas. Algumas bastante insensatas causaram a morte da Imperatriz Leopoldina, que parecia ser uma pombinha delicada e fofa e não merecia esse fim trágico. Por outro lado, foi esse ímpeto que o fez desejar voltar a Portugal para combater seu irmão Dom Miguel e mudou toda a história do reino. Enfim, uma personagem cativante! Vale a pena ler o livro para conhecê-lo melhor - e claro, compreender melhor o processo em que se deu a independência do Brasil.

Junior 01/02/2022

Uma aula de história sem ser enfadonho!
Quando comecei a leitura não esperava uma obra tão dinâmica! Laurentino consegue te ensinar sobre o Brasil de hoje pelos principais fatos históricos sem partidarismos!

Ele é imparcial ao mostrar tanto os prós e contras de cada personagem da história do Brasil colonizado por Portugal.

@Cb.victorpi. 25/01/2022

Eu já havia ficado meio com o pé atrás com o 1* livro. Ele havia prometido algo e não cumpriu. Esperei que houvesse mais sobre a Princesa e o Escocês, mas ele mal fala deles. É mais um livro sobre como Dom Pedro foi o grande herói. O livro é bem escrito, mas deixa a desejar nesses aspectos.

Stuart.bookster 23/01/2022

1822, de Laurentino Gomes
Laurentino adota mais uma vez seu estilo narrativo-informativo, algo extremamente útil para atrair as pessoas para o livro. É importante salientar que o livro trata principalmente dos motivos que levaram a nossa "independência", algo fantasiado de muitas formas ao longo dos anos, sobretudo pelo motivo de colocar no imaginário popular a necessidade de patriotismo, fato esse representado com o retrato de Pedro Américo em 1888. O poder do livro decorre de demonstrar a verdadeira forma e a nossa verdadeira independência. Destaco aqui a forma medíocre que obtivemos a nossa ruptura de Portugal,comprando no caso, mas não que esse formato seja ruim, mas fomos obrigados a fazer empréstimos para que obtivessímos isso. Roubados por Dom João VI por levar todo o ouro do Banco do Brasil resultou na nossa independência já falida. Difícil reconhecer também que grande parte de nossa indenpendência foi feita pela necessidade da retirada dos domínios portugueses do Brasil e não por ser algo ruim, mas o medo de retorno ao colonialismo depois da Revolução do Porto tornou-se massante e por isso a movimentação para a emancipação tornou-se necessária. Personagens importantes recebem o devido destaque nessa narrativa, José Bonifácio o patriarca de nossa independência, Imperatriz Leopoldina a verdadeira mãe da independência e muitos outros. Recomendo muito!

Natasha 16/01/2022

10/10
Este livro mostra todos os lados da história de D. Pedro I, pois várias são as imagens que o monarca deixou na história.

Tiago Souza 12/01/2022

Continuação de 1808
É um livro que dá continuação ao 1808, do mesmo autor .
Um livro com excelentes relatos da nossa história, com descrições incríveis e muitas vezes surpreendentes, não só pelos fatos mas também pela forma que o autor conduz a história.
Realmente uma leitura que nos prende, e sempre deixa um gostinho que querer entender mais sobre o passado de nosso país.

Natalia Fernandes 12/01/2022

Dom Pedro I
1822 retrata toda a tragetório de Dom Pedro I após assumir o trono quando seu pai voltou para Portugal.
A leitura é muito rica em conhecimento e história, especialmente um marco para os brasileiros com a independência e todo o enrredo que ocasionol essa decisão, além da volta de Dom Pedro para Portugal.
Sua vida privada foi um escândalo e triste de se acompanhar, especialmente o rumo que a Imperatriz Leopoldina teve.

Mimi 11/01/2022

Incrível para se aprofundar na história da independência brasileira. Conhecer os personagens desse evento, suas falhas e acertos, suas virtudes e defeitos, é uma aventura com força política e social que fazem referência ao cenário social do Brasil atual. É estimulante acompanhar o Brasil do passado que, apesar dos anos que se passaram, será que progrediu?

Eduarda.Silva 04/01/2022

ótimo!
É a continuação de 1808 (que, particularmente, eu gostei mais), o livro reportagem foi escrito por um jornalista que utilizou diversas fontes e visitou países como Portugal, Estados Unidos e África para concretizá-las.

Tem seu início em 1821, onde Dom João VI voltou para Portugal e termina em 1834 com a morte de Dom Pedro I.

Laurentino Gomes detalhe os pontos que ele achou mais interessante e traz muitas informações sobre o Dom Pedro I, é um livro com a linguagem simples e de fácil entendimento, recomendo!

Brina 01/01/2022

...
"'Entender o passado em toda a sua complexidade é uma forma de adquirir sabedoria, humildade e um senso trágico a respeito da vida', escreveu o historiador americano Gordon S. Wood"
1822, pág 20
Um livro interessante sobre nossa história, que esclarece e conta sobre esse período de uma forma que não vira algo chato. Gostei do livro porque consegui aprender além do básico que é ensinado na escola.

Felipe Alado 29/12/2021

Uma visita ao passado?
Esse ano, com a leitura de ?1808?, descobri que ler Laurentino Gomes é algo totalmente prazeroso. Não foi diferente agora com a leitura do segundo livro da trilogia, ?1822?.

Incrível como que, por diversas vezes, você esquece que está lendo um livro de história e tem a impressão de estar lendo uma novela, se envolvendo com os personagens e se surpreendendo com as reviravoltas, aqui esmiuçadas e mais contextualizadas, que aconteceram na nossa história.

Além de Dom Pedro I, personagem central, tão interessante quanto controverso, que tem dor de barriga e ?manda nudes? igual a gente S2, me comoveu a história da imperatriz Leopoldina que, com uma visão política mais aguçada do que seria de se esperar, morreu jovem, infeliz e mal amada (Amiga, esse homem não te merecia). Conheci mais a fundo José Bonifácio de Andrada e Silva, cujos conselhos e atos tiveram impactos diretos e importantes para a independência do Brasil. O (mercenário cof cof) escocês Cochrane, mestre na navegação e que apoiava qualquer causa por dinheiro (Obrigado pela ajuda, Valeu! Mas não precisava pisar, né?). A Marquesa de Santos, amante mais influente de Dom Pedro. Entre muitos outros personagens importantes para a história do Brasil.

Um bônus: 1822 é recheado de fofocas histórias!!

Vitor.Lyra 25/12/2021

Sensacional
Esse é um livro cujo assunto está bem fora da minha zona de conforto, mas eu gostei demais da forma como o autor abordou o tema, dei muitas risadas e ainda pude aprender um pouco sobre a história do Brasil. Da pra ver o quanto o autor se esforçou pra trazer esse conteúdo, simplesmente sensacional!!!