1822

1822 Laurentino Gomes

Resenhas - 1822

Caroline.Carvalho 08/06/2022

"Será nossa divisa de ora em diante: Independência ou Morte"
Quando estava no ensino médio, ler 1808 me ajudou demais: tanto na escola quanto na compreensão do Brasil de hoje. Mas só agora, cinco anos depois de ler o primeiro livro, finalizo o segundo.
1822 é um livro muito bom e todo mundo, não apenas aqueles em idade escolar, deveria ler. Laurentino tem uma escrita muito leve e lógica, que te transporta para os acontecimentos narrados. A cada capítulo finalizado, você quer saber mais e a leitura flui tão naturalmente, que não vemos as horas passando.
Apesar de já ter iniciado o livro sabendo dos principais acontecimentos da época da independência, foi muito interessante e divertido desconstruir alguns mitos, descobrir curiosidades, detalhes e claro, outros fatos que não conhecia.
"Por isso é tão importante estudar o passado. A observação das raízes do Brasil no ano de seu nascimento como nação independente ajuda a explicar o Brasil de hoje".

Richard O. Silva 26/05/2022

independência ou morte
Continuação do primeiro livro 1808, relata os desdobramentos, da volta do rei João VI a Portugal, para a independência, e os personagens históricos( Dom Pedro I, Imperatriz Leopoldina, Marquesa de Santos, José Bonifácio, Cochrane, etc) que participaram de forma direta e indireta nesse marco histórico.

Elifas 25/05/2022

Eu precisava ter uma nova visão sobre D. Pedro I. Verdadeiramente, D. Pedro I representante a melhor ideia sobre um um nobre liberal, ou seja, um rei é um homem. Sujeito à falhas e acertos.
"Sou um imperador, mas não me ensoberbeço com isso, pois sei que sou homem como os mais, sujeito a vícios e a virtudes como todos o são."

Thyago.Pereira 24/04/2022

Para quem gosta de descobrir acontecimentos que não nos contaram ou nos contaram de forma romântica, vale muito a pena a leitura. A política, a luta pelo poder, amores, amantes, filhos, administração, finanças, enfim um verdadeiro espetáculo da 'independência' do nosso Brasil.

Bruno.Vieira 23/04/2022

Perfeito
Mais uma obra prima do autor. Essa trilogia deveria ser leitura obrigatória para todos os brasileiros. Iniciando o terceiro agora.

Jessi 21/04/2022

Que livro
Com uma forma de escrita jornalística, de eventos históricos Laurentino Gomes trás nesse livro uma emocionante, é curiosa história da independência do Brasil, é da família real e seus entraves políticos, aqui tem muita fofoca dessa família, gente sério vocês precisam ler esse livro!!!!

Victor.Clarindo 13/03/2022

Redescobrindo meu amor pela história!
Não me lembrava que a história do Brasil era tão legal assim, Laurentino fez um excelente trabalho descrevendo os personagens e acontecimentos em torno da independência do Brasil.

Levi_Motta 10/03/2022

Mantém a qualidade do anterior
Excelente sequência, continua bem escrito e fácil de entender, mais um bom livro do Laurentino, recomendo muito.

Leandro de Lima 07/03/2022

Sequência que repete os mesmos acertos e erros do primeiro livro
Após ter lido 1808, comecei a ler a sequência, agora já sabendo o que esperar da leitura. O livro não decepciona, mantendo a mesma qualidade na verificação de fontes sem perder a leveza da narrativa. Laurentino Gomes teve sucesso ao escolher a estrutura e divisão em que abordou os tópicos e continuo tendo a sensação de que esta seria uma ótima leitura pra quando eu ainda estava no colégio. Tópicos normalmente encarados como "apenas mais um conteúdo" no colégio são tratados de maneira genuinamente interessante e isso é o essencial para despertar o interesse sobre o tema sem precisar forçar nada. Para quem tem interesse mas não quer gastar muita energia em um livro denso sobre o tema, este é o livro ideal, recomendadíssimo.

Porém, o bom livro não foi capaz de fugir de alguns defeitos que já se apresentavam na obra anterior da trilogia. Novamente, há repetições estranhas de frases e descrições durante vários trechos, o que é ainda pior para aquele que acabara de ler 1808 pois há ainda mais repetições remetendo o que já fora lido no outro livro a fim de contextualizar os acontecimentos nesta sequência. Não se atendo a apenas momentos curtos de contextualização, o livro por vezes se estende consideravelmente em assuntos já abordados no livro anterior, o que pode ser bem irritante para o leitor que já estava investido no tema. Entendo a intenção por trás dessa escolha editorial, imaginando eu que buscavam alcançar um público que não estivesse disposto a ler o livro anterior. Contudo, entender não evita o incômodo causado ao ler algo que já havia sido lido. Além disso, novamente a edição que li (2ª) aparenta carecer de primor na revisão e edição tendo pelo menos uma construção de frase que ficou estranhíssima e mais um tanto de escolhas questionáveis na ordem de temas abordados durante o livro, que não narra os acontecimentos de maneira cronológica mas também não estabelece uma lógica clara do motivo de certos "vai e volta" temporais.

Ainda assim, o conteúdo abordado, que é o que importa, é interessantíssimo e a narrativa do autor digna de elogios. Por vezes o autor apenas narra cruamente eventos, enquanto em outros trechos se torna mais opinativo ou questionador sem necessariamente tentar empurrar seus julgamentos para o leitor. Excelente!

Há tantas coisas contadas no livro que sequer ouvi menções durante meus 26 anos de idade, nem mesmo no ensino básico ou nos meios de comunicações, e é sempre bom ser apresentado a coisas genuinamente novas para mim. Hoje percebo o quanto meu ensino em história do Brasil foi deficitário, tendo eu, até a leitura desse livro, concepções totalmente erradas sobre como ocorrera a independência do Brasil, que teve sim sangue derramado, grandes eventos apagados e outros momentos romanceados excessivamente a favor de narrativas das mais diversas ideologias. Aguardo ansiosamente a leitura de 1889 para continuar desconstruindo preconceitos incutidos em mim sobre a história nacional.

Rubens.Ricardo 06/03/2022

Excelente leitura
Livro muito bom assim como o anterior, conta fatos e casos que nos ajudam a entender o porquê de muitas coisas serem como são no atual cenário brasileiro.

Felipe770 05/03/2022

Espetacular, como 1808. Laurentino é excelente escritor, e acerta muito no tom, sendo completo na análise ao mesmo tempo em que torna a leitura agradável e envolvente. Já estou começando 1889 e em breve os dois volumes sobre a escravidão. O Brasil precisa de autores como esses, casa vez mais conhecidos, resgatando e divulgando a nossa história.

@tigloko 28/02/2022

"Independência ou Morte"
Continuação incrível iniciada no 1808, com o mesmo alto nível de detalhes e fatos do anterior.

Aumentei uma estrela em relação ao 1808 pois é um período que me interessou mais durante a leitura. Todo o cenário que se deu a Independência do Brasil e a formação do Primeiro Reinado( em especial a participação da maçonaria, algo que eu desconhecia) fez o livro fluir de uma maneira especial, apreciando cada informação. Além de fornecer as diferentes perspectivas sobre esse período, tanto das pessoas que participaram pelo lado brasileiro quanto o português. Fez o livro ficar bem mais abrangente.

No mais, estou muito empolgado para a conclusão da trilogia.

Helena.Merces 27/02/2022

Independência
Nesse segundo livro passamos a observar os motivos que levaram o Brasil a Independência e como ela de fato ocorreu. Também os desafios de um Brasil agora independente de Portugal e com inúmeros problemas como dependência do trabalho escravo, rebeliões separatistas, apoiadores da condição do Brasil colônia...

Esse livro fala mais sobre como D. Pedro I lidou com situações pós proclamação da Independência e da dificuldade em manter o país com todo o território unido, muito difícil visto que cada região tinha interesses distintos.

Também vemos o surgimento de interesses abolicionistas por parte da população, porém bastante reprimido pelos donos de escravos que lucravam com a escravidão.