1822 Laurentino Gomes

Resenhas - 1822

Tay 09/09/2022

Um livro leve e fácil de ler sobre história
Este livro vai nos contar sobre a Independencia do Brasil de uma forma leve e fácil de se entender.
Não tenho nada a reclamar deste livro, è um livro perfeito pra quem quer começar a ler e entender de história.

Leomar.Schwartzhau 07/09/2022

Perfeito!
Releitura planejada a algum tempo, ótimo livro para sabermos o que aconteceu no dia 7 de setembro de 1822 e posteriormente, inclusive com detalhes, com muita coisa que os livros escolares não contam e desmentindo muita coisa que está no imaginário popular sobre o assunto.
Excelente livro sobre a História da independência brasileira.

JV Lucas 07/09/2022

A história de um país ainda em construção.
Pela decisão do autor, 1822 foi mais um livro pop que acadêmico, ou seja decidiu contar o que de mais interessante ocorreu no processo de independência do Brasil. Infelizmente livros de história precisam ter escolhas difíceis ao tratar de temas as vezes polêmicos e foi exatamente o caminho mais fácil traçado nesse exemplar. Não considero um livro ruim, mas ao meu ver 1808 é uma obra mais completa e acurada que sua continuação 1822. Viva ao povo brasileiro, viva ao Brasil!

Filipe 05/09/2022

Como é bem conhecido por, Laurentino Gomes executa, em mais uma obra, ótimo trabalho histórico-investigativo. Por meio deste livro, presta enorme serviço à população brasileira que não tem dimensão da necessidade de conhecer a própria história.

Nouzaíra 26/08/2022

1822
Muito bom conhecer a história do nosso Brasil, o autor tem um dom de aguçar nossa curiosidade, e assim vamos nos deliciando com os detalhes.

Vinicius 13/08/2022

Como nasce um país
Apesar de sempre gostar de história minha memória não permitia que eu tirasse notas razoáveis quando estudava. Mesmo sabendo que memorizar datas e eventos não seria suficiente eu perdia a linha de raciocínio e não conseguia enxergar a complexa rede de interesses que existia por trás dos fatos.

Acho que um dos méritos de Laurentino Gomes é tecer essa grande teia de personagens, num mundo em que surgiam as ideias republicanas e o direito à liberdade enquanto do outro lado uma aristocracia privilegiada não queria abrir mão de seus direitos.

Adorei o fato de os capítulos focarem num personagem ou grupo, assim vamos passando novamente pelos eventos já narrados, mas agora sob um novo ponto de vista.

Também surpreendente foram os anônimos que talvez não tenham seus nomes nos livros de história, mas que deixaram sua marca na resistência. Como Maria Quitéria que, apesar da proibição de mulheres nos campos de batalha, lutou bravamente e foi condecorada com a Ordem do Cruzeiro. Ou ainda os diversos brasileiros sem qualquer treinamento que perderam a vida na Batalha do Jenipapo lutando praticamente desarmados.

Eu acho espantoso como num território tão vasto grupos com pouco poder militar conseguiram se motivar a ponto de manter uma campanha coesa. A crença num país mais democrático, independente e justo.

E, claro, a figura central da história, o ambíguo D. Pedro I, que a exemplo dos melhores personagens de Game of Thrones, nos leva da admiração ao desprezo em segundos. A ficção imita a realidade.

Lembremos da história do nosso país para não cairmos na lábia dos analfabetos funcionais que tentam manipular o conceito de nacionalismo para seus próprios interesses.
amandafffdo 13/08/2022minha estante
Se não conhece, acho que vai gostar... Brasil, uma biografia.

Vinicius 13/08/2022minha estante
Ah, legal! Esse calhamaço está na minha estante faz anos rsrs. Em breve quem sabe eu mergulhe nele

M.eduardamarques 13/08/2022

Leitura interessante recheada de curiosidades históricas
Eu pensava que esse livro seria um desafio e para a minha surpresa ele se mostrou exatamente o contrário

Juliana 10/08/2022

Independência e morte
O livro 1822 é um livro muito interessante. Sempre fico surpresa em como conhecemos pouco da história do nosso próprio país, "heróis" nacionais, fatos marcantes que são recontados quase como anedotas.

Gosto da escrita do Lauretino que traz sempre informações legais, em capítulos curtos e sintetizados. A única coisa que me incomodou foi que ele parece estar sempre "defendendo" a imagem dos grandes personagens como Dom Pedro e Dom João VI.

De qualquer forma recomendo muito a leitura e me interessei em ler um livro mais focado em Dom Pedro.

Lara Pessoa 06/08/2022

Interessante...
O livro é interessante. Os detalhes e pontos que o livro tem são muito bons, e a linguagem usada para falar sobre a história é muito boa, não é algo sério ou complexo de entender, pelo contrário é bem tranquilo. Contudo, eu não dei 5 estrelas, porque eu achei bem cansativo e um pouco confuso de ler. Cansativo porque algumas informações se repetem, e confuso na hora de passar informações de datas diferentes. Mas de qualquer forma, vale a apena a leitura se vc gostar muito de livros com esse contexto, ou se for um amante do Brasil.

Amanda Ladislao 22/07/2022

Independência ou morte
O livro conta a história da independência do Brasil, dentro da vida de D. Pedro I.
O livro e muito interessante, porque mostra que a independência não foi tão pacífica quando achamos e nem tão cheia de lutas como as independências das colônias espanholas na América.
Pedro realmente foi um "herói nacional", mas sua necessidades monarquicas o impediram de fazer do Brasil uma grande potência. Então podemos dizer que ele também foi um antiheroi nacional.
Muito bom para quem gosta de história como eu e tem pouco tempo para se dedicar a esse aprendizado.
Valeu a leitura.

RNA 19/07/2022

Excelente
Eu tinha lido o 1808 e achei tão espetacular que li em dois dias, e o 1822 é tão bom quanto. Laurentino nos trás uma leitura rica em detalhes e fontes, livro fundamental pra quem quer conhecer a verdadeira história do Brasil.

Gabriel 08/07/2022

"Independência ou morte"?
"1822" de Laurentino Gomes dá continuidade à trilogia iniciada por "1808" e versa sobre os acontecimentos políticos que levaram à independência do Brasil, bem como as características do Primeiro reinado de D. Pedro I.
A obra começa com as consequências da revolução liberal do Porto sob a regência de D. Pedro I e vai até a guerra civil portuguesa, fator de menor relevância. Durante o período sobre o qual faz referência, destaca o fato de que a independência, ainda que tenha atendido os interesses de uma elite intelectual, não foi pacífica, haja vista as diversas guerrilhas e batalhas, como a do 2 de Julho na Bahia.
Gomes também trás informações sobre a constituição de 1824 que instituiu o poder moderador e o fato de que a independência, aparentemente, não seria processada, uma vez que o Brasil encontrava-se endividado e não possuía forças armadas organizadas.
A leitura de "1822" é recomendada para aqueles que queiram compreender com mais detalhes a independência do Brasil.

Celso 27/06/2022

Pesquisa fascinante
Mais um livro excelente da trilogia. "1822" traz todo o processo de Independência do Brasil e detalhes sobre personalidades importantes na época, principalmente Dom Pedro I. Um rico trabalho de pesquisa de Laurentino Gomes, que nos transporta a um Brasil de 200 anos atrás.

Barbara Hellen 14/06/2022

Resenha postada no @cactosliterarios
1822 é de fato um boletim de fofocas sobre a independência do Brasil. E talvez essa leveza ao contar um pouco sobre a História do nosso país fez com que essa leitura me interessasse do começo ao fim. Gosto bastante do tema, mas sei que livros de não-ficção são geralmente mais cansativos. Eles nos obrigam a prestar mais atenção e geralmente levam mais tempo já que não conseguimos ler tantas páginas por dia.

Aqui o momento da independência é recontado e vários mitos são expostos. O Brasil tinha tudo para não dar certo (e deu?). É olhando pra esse livro que podemos, mais uma vez, encarar as raízes dos nossos problemas e entender que eles começam lá atrás.

Como amo livros de história e Laurentino Gomes já é um dos meus escritores preferidos do tema - justamente por deixar acessível esse conhecimento. Já tenho mais dois dele para ler na estante! Muito bom!

site: www.instagram.com/cactosliterarios

Rayyy_Giu 13/06/2022

1822
Um livro que me fez gostar mais de história, foi o primeiro livro que eu li desse gênero e eu recomendo muito, o tanto que eu aprendi com esse livro, o jeito que faz a gente querer saber mais os fatos dos livros, mas eu tive um pouco de dificuldade para terminar, aconselho ler esse livro com bastante atenção, pois são muitas informações para guardar , muitos fatos para prestar atenção ,acabou atrasando bastante minhas outras leituras mas valeu a pena , recomendo muito ler.
?Era o prenúncio do fim. A glória alcançada nos campos de batalha cobraria dele um preço altíssimo, ainda maior do que já havia pago ao abdicar ao trono brasileiro em 1831: a própria vida.?