Crônicas de Liberdade

Crônicas de Liberdade Andrews Meireles

Resenhas - Crônicas de Liberdade

1 | 2 | 3 | 4 | 5

@livretoencantado 09/04/2024

Romance dramático com altas reflexões!
?Somos prisioneiros da nossa própria consciência?.

Olá, Encantados! Todos bem?

Romance dramático com altos requintes filosóficos e poéticos com direito a diálogos socráticos, momentos de pura reflexão e tensão, críticas sociais e políticas, e aquela pitada marota de suspense, ação e mistério. A mescla de temas como religião, liberdade, amor, livre arbítrio, destino, moral e ética e conflitos familiares rende um ótimo debate.

Uma onda de crimes está assolando a cidade de Vila das Fontes e temos até um possível seri?l kill?r. Há mistérios e segredos a serem desvendados e adorei acompanhar as teorias e debates filosóficos sobre coisas da vida e sobre o que poderia estar acontecendo, em relação aos ass?ssinatos. Impossível não matutar sobre as atitudes, algumas de conduta bem questionável, dos personagens.

? Quem são Os Três Reis?
? Lenda urbana?
? Justiceiros?

Gostei de acompanhar a história dos Três Reis e os dramas dos Sem Nomes. Adorei que não há apenas um protagonista, mas vários, onde suas histórias se entrelaçam no decorrer do enredo, lembrando a construção de uma novela com requintes de peça teatral. É instigante acompanharmos a jornada de cada personagem e estarmos por dentro de outras visões da mesma história.

A escrita do Andrews é arrebatadora. Vários momentos de explodir cabeças com reflexões pertinentes, além das críticas sociais quase palpáveis e plots sensacionais. O final realmente me pegou desprevenida, fui surpreendida e adorei isso! A narrativa pode ter alguns momentos que podem exigir um pouco mais de atenção, mas nada que tire a empolgação da leitura.
Vou deixar dois questionamentos:

? Há limites do que fazer para conseguir sobreviver, para se obter a própria liberdade e para o amor?
? Somos realmente livres para buscar a felicidade?

RaissaL_ 04/02/2024

O primeiro livro da triologia das Crônicas de Liberdade, essa é uma história de romance com filosofia. O segundo que leio do autor, mais uma vez saí da minha zona de conforto, porém me prendeu do início ao fim, sendo uma leitura fluida e maravilhosa.
O suspense sobre toda a trama só é resolvido e anunciado no final, em que vamos descobrindo pistas sobre tudo ao longo da história. Uma escrita que nos faz refletir sobre vários assuntos do nosso dia a dia, enriquecendo nossa experiência.
O que é certo e o que é errado? Quem define isso?

skuser02844 26/11/2023

A filosofia da liberdade e a sociedade dos 3 reis.
O coelho tem seu próprio jeito de julgar quem merece morrer. Se o ato difere da filosofia do coelho, isso te torna um lobo, mas se você não obedece as regras, isso faz de você um espantalho e o espantalho não pode ser controlado, ele é a loucura da loucura.
O mochileiro Pietro Passafica após sofrer um acidente chegará até a pousada de Luis Mancine, onde conhece também Sócrates e Lara.
Vila velha nem de longe é um lugar seguro. Crimes assustam a população e envolvem
os personagens mais importantes numa trama que dá voltas e parecem sem solução.
Gordobel faz parte de um bando de garotos de rua, famintos e criminosos que revendem maconha cultivada na pousada.
Enquanto o juiz Bartolomeu Camomila, o delegado Mané Valadares e o tenente Joaquim Barbosa tentam descobrir quem são os assassino relojoeiros.
Vale tudo pela liberdade?

Cantinho da Kau 13/10/2023

Misterioso e filosófico
Acharam que não tem como juntas os dois em um livro de suspense e mistério? Pois então precisam ler esse livro! Com a junção desses dois temas, teremos vários crimes e várias versões e teorias... enfim, descubra por si só essa leitura enigmática muito boa!

Mariely.Carreira 13/09/2023

Ótima pedida pra levar a reflexões
Que livro massa minha gente!

Uma narrativa que faz o leitor ficar pensando em várias coisas ao mesmo tempo. Que faz o leitor analisar as consequências dos atos dos personagens e julgar (ou tentar julgar) suas respectivas ações. Um livro escrito de forma brilhante e cheio de sacadas inteligentes.

Sou apaixonada pelo livro O Mundo de Sofia, e nesse livro me deparei com vários diálogos filosóficos. Uma deliciosa forma de pensar sobre a vida e suas peripécias.

Durante o desenrolar da história, o leitor tenta desvendar crimes que vão acontecendo além de se envolver na trama dos personagens.

"- Se existe uma verdade, agora sei, é que uma velha ferida nunca chega a sarar por completo, ela permanece fechada e de certa forma curada, mas basta à primeira lembrança do passado para ela sangrar novamente."

Ray (ig: mundodoslivros) 02/09/2023

Equilíbrio perfeito entre filosofia e suspense
?Crônicas de Liberdade? traz capítulos que funcionam como contos, de modo que em cada um há um ciclo completo de história. Ao mesmo tempo, existe uma trama maior os interligando: uma sequência de assassinatos na cidadezinha de Vila das Fontes. Os personagens que vão aparecendo também estão todos conectados de alguma forma, e esse mistério instiga o leitor a querer continuar lendo até descobrir a verdade.

Acima do suspense, estão os questionamentos filosóficos muito bem encaixados ao longo do livro, que nos faz refletir sobre a razão da nossa própria existência e criação, a influência da religião e sistemas políticos em nossa vida, o alcance da justiça e, principalmente, a liberdade e até que ponto um ser humano pode e é capaz de chegar para conquistá-la.

Esse aspecto da narrativa acaba quebrando a ?quarta parede? e transforma o leitor quase em um personagem ativo do livro, a todo momento parece que estamos sendo convidados para ?a conversa? e a naturalidade com que isso acontece, sem se tornar forçado nem maçante, foi meu ponto favorito da obra.

Não há maniqueísmos no desenvolvimento dos personagens, pelo contrário, eles refletem o lado mais cru da existência humana, todos têm falhas, ambições, segredos e provocam o nosso senso crítico.

A escrita do autor é incrível e dosa na medida certa as reflexões, o suspense e as revelações surpreendentes, especialmente no último capítulo. Sem dúvidas ?Crônicas de Liberdade? é um livro que nos tira positivamente da zona de conforto e permanecerá na mente por um bom tempo!

mapadlivros 28/08/2023

Um romance filosófico com um toque de suspense
?O Romance entre o Coelho, o Lobo e o Espantalho? é o primeiro livro da trilogia ?Crônicas de Liberdade?. A história é ambientada numa cidade pequena que está sendo acometida por uma onda de ass4ssinatos misteriosos. Com diversos personagens complexos, o autor nos apresenta uma obra onde nenhum deles é o protagonista, ao mesmo tempo, em que todas as histórias se entrelaçam.

Esse romance, no sentido literário da palavra como um livro que contém uma narrativa em prosa e é ficção, e não como gênero romântico em si, contém inúmeras reflexões filosóficas, levantando uma discussão sobre a liberdade humana. Meireles, por vezes, faz referências a grandes filósofos, citando até mesmo elementos presentes na Retórica de Aristóteles.

O suspense criado ao redor dos ass4ssinatos que pairam sobre a cidade são intrigantes. Todo esse mistério me chamou a atenção, já que durante a história é mais fácil suspeitar de quem não tinha motivos do que quem tinha. Toda a narrativa construída em torno da discussão filosófica da liberdade do homem, me fez ficar com uma pulga atrás da orelha e suspeitar das pessoas que pregavam essa crença. Fiquei feliz quando percebi que estava parcialmente certa, já que ao final, outra revelação inesperada vem à tona.

O fato do livro não ter um personagem principal é genial, porém também me afastou um pouco dos personagens. Devido aos diversos pontos de vista, conseguimos ter uma visão geral dos acontecimentos, o que é ótimo. Entretanto, também senti certo distanciamento da história pelo mesmo motivo. Aliás, devo ressaltar que é um livro explícito em todas as suas diversas camadas.

De todo o modo, ?O Romance entre o Coelho, o Lobo e o Espantalho? foi um livro um tanto fora da minha zona de conforto, pelo teor filosófico, mas que nos faz pensar e refletir sobre a dualidade do ser humano e sobre o quão longe ele pode ir por uma crença. O final da história é um tanto abrupto e emblemático, o que compreendi após conferir a premissa do próximo livro.

Amanda 16/08/2023

Surpreendente
Um dos pontos que mais me agradam na escrita do Andrews - que reitero, é incrível -, é a forma como ele descreve personagens sórdidos e como consegue transmitir o pior do ser humano, seus piores pensamentos, sentimentos e ações. O enredo se dá a partir de dois assassinatos, cometidos possivelmente por um serial killer, já que ele deixou um padrão e a partir daí o mistério se inicia. É uma cidade pequena, por volta dos anos 80, os personagens, moradores de Vila das Fontes, começam a criar teorias e diálogos bem interessantes e filosóficos, isso ficou muito bom no livro, assim como as questões sociais abordadas.

O plot me surpreendeu muito, amei a forma como foi colocado! Tenho que dizer Andrews: você é um excelente contador de histórias, autor de ficção, e ouso dizer, mistério e suspense! Esse livro se tornou um favorito e com certeza recomendo a leitura!

Deusani0 20/07/2023

Sem palavras
Esse livro me deixou sem falas.
Até quando somos livres?
O personagem que narra o livro é bipolar, o que me deixou pensando no assunto é curiosa, será que uma pessoa é culpada de algo por ser bipolar?
Apesar de haver tantos personagens, o autor consegue desenvolver suas tramas pessoais com precisão. Para isso, apresenta núcleos alternados em capítulos que focam ora em um ora em outro eixo. Ainda assim, vemos que tais tramas acabam colidindo em algum momento.
Me provocou uma avalanche de sentimentos, principalmente por conta das críticas sociais colocadas na história. O autor aborda muitos temas e traz questionamentos  em relação à religião, felicidade, liberdade, o que é certo ou errado e o que as pessoas precisam fazer para sobreviver. Me vi concordando em vários momentos com as questões levantadas. Acho impossível que você realize essa leitura e não pondere a respeito de várias situações.
Os livros do autor são um soco no estômago

Sarah.Maia 25/06/2023

Adorei a leitura
Esse é o primeiro livro da trilogia Crônicas de Liberdade e mais uma vez conseguiu me tirar da zona de conforto, ou seja, do meu mundo de romance contemporâneo, dark, fantasia... por ser uma leitura com contexto filosófico, mas fluída e envolvente que me prendeu até final.

A história é feita por contos entrelaçados que se passa em uma cidade pequena chamada Vila das Fontes, onde estão ocorrendo uma grande mistério: quem são os dois ass@ssin0s que deixam de forma teatral os corpos das vítimas (e aqui as vítimas são mulheres) com um relógio marcando a hora do crim&. Com isso, os apelidaram de ass@ssin0s do relógio.

Apesar de não ser um livro policial, eu fiquei até o final querendo saber e desvendar esse mistério e fiquei surpresa com o plot (adoro quando isso acontece). Sendo um livro com uma narrativa mais crua e descritiva, requer uma maior atenção do leitor, além da reflexão sobre o limite do amor e liberdade por exemplo.

O que achei interessante e diferente foi que não tem divisão entre personagem principal e secundário, e sim personagens que vão se cruzando ao longo do tema central.

Nah 20/06/2023

Uma leitura densa, com muitas nuances e reflexões!
Fiquei impactada com o final, o livro me tirou muito da minha zona de conforto

Sarah Sales 09/06/2023

Me prendeu do início ao fim
Classificação: +18

Esse é o primeiro livro das Crônicas de Liberdade e o segundo livro do autor que eu leio.

Mais uma vez foi uma leitura que saiu da minha zona de conforto, mas que me prendeu do início ao fim.

O mistério sobre os assassinos é guardado até às últimas páginas e vamos recebendo algumas pistas no meio do caminho, e mesmo adivinhando algumas coisas do plot final fui totalmente surpreendida sobre a forma como tudo se desenrolou.

Novamente o autor trás temas discutidos pelos personagens que nos faz refletir e pensar bastante sobre.

O que eu também gostei bastante foi poder acompanhar vários personagens ao mesmo tempo e como as histórias foram se entrelaçando.

Enfim, foi uma ótima leitura e super recomendo mesmo pra quem não tem o costume de ler obras com teor mais filosófico.

1 | 2 | 3 | 4 | 5