O Rinoceronte na Parede

O Rinoceronte na Parede Frederico Toscano

Resenhas - O Rinoceronte na Parede

Jaime.Azevedo 13/02/2024

Fantastico brasileiro
@fredtoscanoescritor não foi semifinalista do Oceanos em 2022 à toa: "O Rinoceronte na Parede", seu livro de contos, é um mergulho elegante e surpreendente no fantástico brasileiro.

Publicada pela @editoraurutau , a obra traz treze contos que muitas vezes dialogam com a tradição oral, principalmente a nordestina, abraçam o horror e a fantasia e falam sobre Pernambuco (todo pernambucano é assim 😜) enquanto discutem questões políticas e sociais. Uma receita que poderia desandar nas mãos de quem não sabe ao certo o que está fazendo - não é o caso de Fred, que mescla os ingredientes dessa gastronomia das letras (o homem ganhou o Jabuti em 2015 com um livro sobre a história da alimentação) em um texto polido, bem engrenado e imaginativo, assumindo e canibalizando até mesmo referências estadunidenses de forma esperta ao dialogar com a tradição global da literatura fantástica.

O Capibaribe, as festas do interior, cliques de mouse, presságios, assombrações, monstros... Tudo cabe, perfeitamente encaixado mas também fora do lugar para assombrar nessa prosa precisa e envolvente. 🦏

site: https://instagram.com/jaimehazevedo

Eric Moss 13/10/2023

Interessante
Não é uma coletânea de contos perfeita, mas eu diria que ela é bem bacana. Alguns temas se repetem nos contos, mas não é nada demais. Alguns contos são okay, mas outros absolutamente espetaculares. A escrita de Toscano é ótima. Gostei.