Os óculos de Pigmalião

Os óculos de Pigmalião Stanley G. Weinbaum

Resenhas - Os óculos de Pigmalião

Wendy 09/05/2023

"Mas o que é a realidade?"
Que passeio alucinógeno, estou até agora impactada tanto quanto o Dan, o coitado desesperado não querendo sair daquele lugar utópico!

O plot do livro ficou por conta de um sombra e uma matéria, Dan e Galateia terminam vivendo um romance proibido em Paracosmos e o quanto ambos estão dispostos a se agarrarem a esse amor.

Fiquei encantada com o lugar mágico que o professor Ludwig criou de uma forma incrível e deu luz a sonhos como se fossem a própria realidade, no fim você se pergunta o quanto da sua sanidade lhe foi roubada!

"A matéria, de fato, pode amar uma sombra, mas como pode uma sombra amar a matéria?"

Cami 19/01/2022

Se alguém te para na rua e oferece uma experiência transcendental que vai te querer fazer nunca mais voltar pra realidade, oque vc faria? O nosso protagonista aceita claro, se fosse o contrário não teria livro ksksk.
Achei bom, a leitura foi fluída, mesmo pela "idade" da história gostei bastante da escrita e criatividade do autor.
Tem personagens legais, a ficção científica foi bacana, trama e premissa interessantes e um ótimo final.
Enfim é bom.

Nathy @peculiareslivros 15/11/2022

Fantástico
Achei a ideia por trás do conto sensacional e a escrita, tão fluida e envolvente, fizeram com que eu vivenciasse aquele sonho junto ao protagonista. Faz todo sentido que o autor seja reconhecido e homenageado até hoje, mal posso esperar para ler mais de suas obras!

c a r o l 12/10/2022

"Mas o que é a realidade?"
Se alguém dissesse a você que conseguiu transformar um sonho em realidade, apenas usando um óculos e mais alguns elementos, que iriam te transportar para um mundo utópico, desfrutando de sensações reais. Você iria experimentar essa realidade onírica?

"Tudo é sonho, tudo é ilusão. Você é uma visão para mim tanto quanto eu sou para você."

A história é legalzinha, tem algumas reflexões, mas o final me desagradou. Queria que tivesse a mesma vibe de "O Homem que Caiu na Terra", mas o autor optou por um final feliz.

Pesquisei sobre os óculos estereoscópicos citado na história, e descobri que ele surgiu em 1853, sendo o primeiro protótipo do que viria a ser a realidade virtual. Porém foi na década de 1960 que a realidade virtual começou a ganhar contornos mais nítidos.

"Você bebe para fugir da realidade, e a ironia é que até mesmo a realidade é um sonho."

Cris 21/11/2021

O Professor Ludwig criou um óculos que permite que o espectador experimente algo inovador entre a realidade e a ilusão.
Toda essa experiência de realidade virtual pode ser demais para Dan que conheceu o Professor por acaso.

O conto de ficção científica bem gostoso de ler .

Well 01/10/2022

Uma incrível jornada, numa realidade virtual diferenciada.
Dan Burke encontra o Professor Ludwig, um homem que aparenta estar longe da lucidez. Mesmo assim escuta quando lhe conta sobre a possibilidade de sentir e viver momentos fora da realidade. Após colocar os óculos, Dan abre seus olhos em Paracosmos.

Imagine um lugar imensamente mais bonito que a Terra, povoado de criaturas estranhas, mas que somente pode ser acessado através de um óculos. É com isso que Dan precisa lidar. Assim, nesta outra terra, conhece Galateia e Leuconte, seres que o instruem sobre o funcionamento de seu mundo. Dan, então, anseia por seus encontros com Galateia, e tudo começa a dar errado.

É uma leitura fascinante. Não temos outra escolha a não ser nos apaixonarmos por Galateia. Encarando o mundo pelas lentes de Dan, a desilusão é cada vez mais compreensível com as novas descobertas.

Os óculos com lentes cor-de-rosa que melhoram o mundo e, quando você enxerga, já está na última página. É hora de acordar. Mais que criar um mundo, a proposta do autor é clara: O que queremos pode estar mais perto do que esperamos. Se esconder atrás de ilusões não é a saída, quando podemos fazer a nossa própria Paracosmos.

É uma obra essencial em uma época permeada de ilusões virtuais. Além de nos apresentar uma terra encantadora, o livro também consegue ser uma leitura agradável, com proposta interessante e excelente execução.

Kit 11/05/2022

A ideia da realidade virtual através de um óculos, naquela época, é surpreendente, mas a história em si é bem bobinha.

Loba Literária 22/11/2021

Um conto muito tranquilo de ler, me lembrou um pouco o J. H. Rosny Aîné. O final me deixou muito contente.

Delam 26/11/2021

Sublime e sensual, o conto é curto e riquíssimo em detalhes. O autor cria um mundo incrível que qualquer um suspiraria ao ouvir sobre, e uma dualidade entre o real e o "fantasma" bastante interessante. No entanto, achei a narrativa bastante vaga e o ar de final feliz bastante decepcionante.

Vanessa.Coimbra 30/12/2021

Por meio de um óculos todo diferente o personagem deste conto vai viver uma experiência muito diferente. Leitura leve e fluida.

Juliane.Teixeixa 12/04/2024

Esse eu gostei bastante! Daria um ótimo livro e a história é bem interessante. Será que conseguimos simular a realidade?

Dri 05/08/2023

Conto de ficção científica
O conto é de 1935 com temática de ficção científica. A leitura me prendeu bastante, mesmo eu não gostando muito desse gênero. Sci-fi com toques de Romeu e Julieta. Acho que o final destoou bastante da proposta inicial, mas considero um ótimo conto.

Bianca (@fallandfox) 29/06/2022

Os personagens, a trama e o desenvolvimento da história foram muito bons mesmo para um conto de tamanho consideravelmente curto.

Patricia Milani 13/05/2024

O conto é uma ficção científica, onde o protagonista ao usar um par de óculos criado pelo professor Ludwig se verá dentro de uma realidade paralela (realidade virtual) porém com muitas semelhanças com o mundo real eu diria...

"-Mas o que é a realidade? -indagou o homem com aparência de gnomo. Ele apontou para os altos conjuntos de prédios que rondavam o Central Park, com suas incontáveis janelas reluzentes como fogueiras nas cavernas de uma cidade de Homo Sapiens.
-Tudo é sonho, tudo é ilusão. Você é uma visão para mim tanto quanto eu sou para você."