Sem Nem Se Despedir E Outras Histórias

Sem Nem Se Despedir E Outras Histórias Emilio Garofalo Neto

Resenhas - Sem nem se despedir

aperegrina.literaria 26/05/2024

Diferente
Apesar de diferente dos outros livros da coleção, é tão bom quanto. Esse é o sexto da coleção que leio, e até agora todos me colocam pra refletir sobre muitas coisas. Super vale a pena lê-los.

Gabriella.Helena 12/03/2024

Compilado de contos mais curtos
Esse talvez seja o livro mais diferente da coleção de contos, pois reúne em si outros contos, mas todos exploram a ideia das possibilidades, dos "e se...?". Gostei especialmente do último (embora seja triste), mas foi marcante para mim por conta do que eu estava vivendo enquanto lia o livro. É sempre pertinente meditarmos sobre as possibilidades que surgem em nossa trajetória terrena e buscarmos viver da melhor forma que pudermos, dando valor ao que realmente importa e nos movendo em conformidade com a vontade de Deus, haja o que houver.

Li Gobbi 16/02/2024

Amei os contos, cada um com seu ponto importante que marca nossa alma, desde o deixar ir de alguém que temos um grande apego até a vida inesperada como ela é, sendo interrompida quando nos menos esperamos. Adorei

Victoria 07/02/2024

Uau
O livro chegou hoje e quando vi, soube que ia ler todo hoje mesmo, mas me surpreendi demais com a profundidade dos contos. Por serem 5 contos curtos, pensei que seriam histórias mais superficiais e leves, mas logo no primeiro o autor nos coloca em uma situação que mexe com o coração de qualquer um. Sem falar do último conto que quase chorei, mas meu favorito foi o terceiro, que é em formato de entrevista, muito criativo e com uma reflexão linda. Fora isso, achei muito interessante que o menor conto, o quarto, que coube em uma página e meia, tinha uma das mensagens mais importantes pra vida, onde o cenário é ilustrado entre animais, o que também acontece no segundo conto do livro.

Rodorush 25/12/2023

Presente constante, empatia...
...essas são algumas das mensagens que identifiquei nesses contos... Legal as interpretações do Samba de Pança também. Parabéns!

Deborah Pimentel 16/11/2023

Dos lidos, esse foi o que menos me agradou... são 5 histórias curtinhas, mas confesso que li sem muita empolgação, até chegar na última. Emilio sabe como mexer com a gente. O livro vale a pena pelo primeiro e último conto.

roberta 13/11/2023

Uauu
Apesar de histórias pequenas, todas elas são ótimas e trazem ensinamentos muito bons, fiquei reflexiva com o final de todas. vale a pena também

Lu Leal 10/11/2023

Sem nem se despedir e outras histórias
A coletânea apresenta oito histórias que exploram temas como solidão, amizade, amor e morte. Escritos de maneira simples e direta, transmitindo mensagens emocionais profundas. Cada história destaca coragem e a perseverança dos personagens diante dos desafios da vida, oferecendo uma leitura cativante e inspiradora.

SauloBtista 20/09/2023

5 em 1
Seguindo com um ano de histórias do Emílio e dessa vez com um conjunto de contos e por essa razão vou falar de um por um.

1- sem nem se despedir apresenta uma história curta sobre um tema sensível e meio difícil, mas consegue trabalhar de forma pontual, sensível e eficiente.

2- "músicas que a gente canta errado" é fofo e tem algumas analogias legais, gostei dos diálogos entre os personagens.

3- "samba de pança" é o mais fraco dos contos, embora ainda seja bom.

4- "A foca lindeza" é o menor deles, mas é bem simpático, simples e legal.

5-"no meio da coisa (in média res)" é o meu favorito do livro, emocionante e até um pouco triste, com reflexões interessantes.

"Quem dera pudéssemos saber que é o último voo, quem dera pudéssemos ser mais amáveis, claros e cuidadosos em nossas comunicações. Se soubéssemos que seriam as últimas, creio que seríamos, sim."

Hosana 13/09/2023

O primeiro e o último conto mexeram muito comigo, trazerem reflexões sobre o fim ou quando achamos ser o fim.
Ler o terceiro ao som das músicas citadas foi uma maravilha

Fernanda309 04/09/2023

Tocante
Venho por meio deste mais uma vez enaltecer a coleção "Um Ano de Histórias". Dessa vez esse livro traz várias histórias pequenas, mas que de pequenas são as páginas mesmo, porque elas são grandes em sua essência e no que querem passar. Deixo aqui um resumo das três que mais gostei:

AS MÚSICAS QUE A GENTE CANTA ERRADO - Fala sobre a beleza de deixar o outro livre, crescer e amadurecer por conta própria. Na maioria das vezes queremos prender o outro, colocar debaixo de nossas asas e achar que ele deve ficar ali para sempre. Não é assim que funciona, não é assim que vamos ajudar. Pode doer um pouco. Mas vai ser bom para os dois.

SAMBA DE PANÇA - Traz uma reflexão tão gostosa e tão bonita das letras de músicas da antiga MPB, pagodes. Coisas que eu entendia não letras, e me deixava levar só pela bela melodia ou pela moda, lendo, tive grandes revelações e reflexões do que esses artistas de fato queriam passar. Fiz um compromisso comigo que a partir de agora vou dar mais atenção às letras.

IN MEDIA RES (NO MEIO DA COISA) - O velho, porém lindo e mais incrível clichê de valorizar quem está perto, dizer que ama e aproveitar cada momento da vida com os seus.

Camila2103 03/09/2023

Este livro são várias histórias pequenas sobre situações da vida. A história que dá título ao livro é linda e sensível e emociona bastante

Tamy Sousa 30/07/2023

"Se há coisas que não podem ser feitas sem despedidas apropriadas, então que não sejam feitas nunca."
Esse é um conjunto de pequenas histórias, bem pequenas mesmo. Contos rápidos e sem correlação um com o outro.

O final do primeiro conto de surpreendeu, mas "As músicas que a gente canta errado", ganhou meu coração (e eu nem gosto de gatos!). Uma atençao especial ao último conto, que é impossível não deixar o leitor um tanto quanto "reflitão".

Emílio sempre com lições e reflexões mais do que necessárias em suas histórias. Esse livro não é diferente.

"Ele pensava sobre a dor envolvida em deixar ir quem a gente cuidou. Como é fácil achar que é nosso aquilo que era apenas um empréstimo."

ocamiverso 06/07/2023

E se?
Cinco histórias que surgiram dessas duas palavrinhas cheias de dúvida e imaginação. a última sem dúvida me deixou mais pensativa, e a primeira foi a que me fez comemorar com alívio. enquanto isso, a vida continua acontecendo.

La Vie En Rose 06/05/2023

11/14 - um ano de histórias

Confesso que de todos que li da coletânea até agora, esse foi o que menos gostei, acho que pelo formato com textos curtos que apenas guardam entre si a mesma temáticas: despedidas que acontecem sem aviso. Talvez para algumas pessoas traga gatilho, para mim foi agridoce e lembrou a importância de viver :)