Fronteiras do Além

Fronteiras do Além Jayme Cortez

Resenhas - Fronteiras do Além

Adriano 19/06/2020

Um dos grandes lançamentos do Pipoca e Nanquim nesse ano de 2020, Fronteiras do Além é muito mais do que uma coletânea de histórias e contos de terror, é um resgate histórico e uma celebração à um dos maiores nomes dos quadrinhos, um mestre que eu não conhecia, e que passei a admirar. A arte de Jayme Cortez é única e quase inacreditável, daquelas que prende a atenção por minutos, mesmo em histórias curtas, com apenas uma página.
Vale destacar dois textos emocionantes presentes na edição (um de Maurício de Souza, outro de Jaime Cortez Filho) e que a enriquecem incrivelmente a obra, juntamente com os relatos de outros grandes artistas que mantiverem contato com Jayme Cortez. Sem dúvidas, a obra é um "petardo", como diriam os fãs da editora.
Cristiano.Cruz 21/03/2022minha estante
Foi através deste álbum que pude conhecer o trabalho de Jayme Cortez.
Mais um ponto a acrescentar sobre a importância da publicação.

Pe. Jeferson 01/09/2020

Nostalgia dos bons e velhos quadrinhos de terror
Infelizmente muitos artistas nacionais são pouco conhecidos em nosso país. Embora eu já tivesse visto algumas dessas histórias na adolescência, só descobri quem foi Jayme Cortez agora com essa edição da Pipoca e Nanquim.
Pra quem leu revistas como a Calafrio ou Mestres do Terror, esta edição é bastante nostálgica. A maioria das histórias nem é tão apavorantes assim e algumas são até repetitivas, mas é muito bom revisitá-las. Pra mim o destaque fica com “Retrato do mal” que, caso o leitor queira, pode levar a interessantes questionamentos filosóficos sobre o que é arte ou o que separa o autor de sua obra. Outra muito boa é a brutal “Magoou-se, pobre filho meu?”, adaptação de uma antiga canção de Vicente Celestino.
Pra quem está interessado somente nas histórias, a quantidade de extras pode incomodar um pouco; podem parecer que foram usados somente pra “encher” a edição. Mas acho que são bastante válidos pra conhecer um pouco mais do grande quadrinista.
Quel 01/09/2020minha estante
Pretendo ler assim que tiver a oportunidade, mas como ver uma HQ dessa sem lembrar da Editora Pipoca e Nanquim (Drago, Danielzinho, Ale) hehe ?? Maravilhoso demais

Chico Barbosa Jr. 18/06/2020

Mais que uma coletânea de histórias, a obra logra êxito em apresentar um dos maiores mestres do quadrinho nacional, ao mesmo tempo em que se aprofunda em sua genialidade e explicita seu legado.

Juliano.Berton 21/06/2020

Resgate de um Mestre
Belíssimo resgate da Editora Pipoca e Nanquim do mestre Jayme Cortez. Um artista luso-brasileiro que deixou sua marca na história do quadrinho nacional.

Emerz 04/07/2020

Resgate fantástico da editora pipoca e nanquim, consegue compilar nessa edição de forma excepcional o grande mestre Jayme Cortez, trazendo suas histórias de terror. Não tem muito que comentar, apenas o cuidado e o trabalho bem feito da editora em resgatar esse grande mestre que não é tão conhecido hoje em dia pelos leitores. E a edição ainda contar com páginas dedicadas a explicar e a entender quem foi Jayme Cortez. Ótimo gibi, grande acerto editorial.

Calado 14/07/2020

Necessaria, mas superestimada.
Jayme Cortez é um gênio. Seus desenhos e suas narrativas rápidas e muito bem compreensíveis são uma prova de sua genialidade.
O trabalho editorial do Pipoca e Nanquim também é ótimo, mas quando você termina o gibi fica com aquela sensação de quero mais, pois é uma HQ muito curta.
Acredito que houve serto exagero do pessoal do Pipoca quando anunciou a HQ, pois daria para fazer num formato menos luxuoso e muito mais barato.

Anselmo 05/09/2020

Terror nos anos 80.
Nessa antologia temos vários contos, muitos de uma página, escrito e desenhado pelo português naturalizado brasileiro (?) Jaime Cortês. Difícil falar deles sem dar spoiler, já que como disse os contos são pequenos os maiores tem 3 páginas no máximo. Gostaria de ler uma estória mais longa para, apreciar melhor. Mas se você é fã do gênero de terror daquela época, anos 80, vai aproveitar bem esse encadernado. Metade desse encadernado é de estória e a outra metade é de extras do tipo: galeria de capas para revistas livros e cinema, entrevista, biografia, homenagens. Se vc não gosta de desenho com traços "sujo" do tipo rabiscado, cheio de hachuras, talves não vá apreciar os desenhos.

Anderson.Amin 03/12/2020

Ótimo resgate da editora.
Varias historias curtas, rápidas de ler e com desfechos bem criativos, considerando a época em q foram escritos. E a arte é pra ser apreciada em cada detalhe.

Luisvros 20/01/2021

Fronteiras do Além
‘’Assim, Gascon destrói o que considerara sua maior obra. entretanto, dessa maneira, Gascon consegue salvar o que tinha de mais importante… A SUA ALMA!’’

Publicada pela editora Pipoca e Nanquim, a coletânea apresenta a obra de Jayme Cortez, um dos mestres dos quadrinhos de terror nacional. As histórias presentes na antologia são carregadas pelas características do terror clássico: monstros, fantasmas, demônios e assassinos. Embora sejam curtas, as histórias entregam enredos com reviravoltas e que garantem uma leitura proveitosa para os que se interessam por terror, quadrinhos e buscam conhecer mais sobre a produção nacional. Parte do volume é dedicada a conteúdos extras, como capas, pôsteres e cartazes feitos por Jayme Cortez, o que torna Fronteiras do Além ainda mais atrativo para aqueles que se interessam pelo tema.

Se eu fosse escolher as partes que mais me chamaram atenção, diria que são as partes que foram inspiradas em músicas, como Asa Branca e Coração Materno, na qual o artista se utiliza da letra das canções como narrativa das ilustrações.

site: instagram.com/luisvros/

Dudu 03/02/2021

Eu tenho que confessar que não curto muito terror, mas o Cortez é muito bom aqui...
Tinha estranhado o traço no início (que pode causar incômodo a algumas pessoas), mas depois que lemos os extras as dúvidas se acabam, pois ele é um excelente desenhista e o traço do quartinho era proposital pra deixar a obra mais com cara de terror e incômoda mesmo.

A forma como ele conta as histórias e muitas delas em apenas uma folha não é para qualquer um e por essa e outras que foi considerados uma dos maiores quadrinistas do Brasil.

A edição do pipoca e nanquim está fabulosa com acabamento gráfico que o Cortez merecia uma obra que embeleza qualquer estante e o conhecimento de quem a tem/ler.

Recomendo demais.

edisik 26/06/2021

Muito Bom
Uma ótima coletânea de contos curtos.

Hugo.Diniz 22/07/2021

Cortez é um mestre da Arte.
Histórias curtam mais com muitos contos brasileiros, terror do Cortez é incrível sem dúvidas melhor conto é o retrato do mal.

Donatti 27/09/2021

Intrigante
A graphic novel nos presenteia com vários contos curtos de terror, contos estes que são contados com desenhos bem detalhistas, que chegam a ser aterrorizantes. Jayme Cortez adaptava para a linguagem visual as flash fictions que leitores mandavam, o que resultou em histórias bem diversas e diferentes entre si, algumas melhores que outras, mas bem interessantes de serem lidas. Os detalhes devem ficar melhores na leitura física da HQ, como li em versão digital, alguns traços se tornaram confusos, mas nada que prejudicou muito minha experiência.

Edson Camara 27/09/2021

Se você é fã de histórias em quadrinhos de terror, este livro não pode faltar em sua coleção.
A chamada da capa desta obra é perfeita: A edição definitiva do mestre dos quadrinhos do terror. Esta edição é fundamental para os fãs e para os não iniciados, além de trazer a obra completa de Jayme Cortez nos quadrinhos de Terror, nos presenteia com um acervo enorme de suas outras obras como capas de gibis, livros e cartazes de cinema.
O livro é completado com depoimento de artistas contemporâneos e de uma biografia do mestre Cortez.
É uma obra para se ter na estante, sempre a mão, para se deliciar com as histórias e arte fenomenal deste artista fantástico.

@thereader2408 20/10/2021

"Fronteiras do Além" é uma antologia em quadrinhos que reúne pela primeira vez todas as histórias de terror criadas pelo mestre da nona arte Jayme Cortez, que impressiona os leitores até hoje devido à qualidade do seu trabalho. Teve grande influência junto a outros artistas, como o nosso querido Mauricio de Sousa que escreveu o prefácio dessa edição e Jayme Cortez Filho, que faz uma bela homenagem ao pai no posfácio com o texto "Meu pai, um artista".

O livro é cheio de passagens obscuras, algumas dramáticas com finais inesperados, o que mostra a grande versatilidade de Cortez. A edição apresenta além dos contos (O retrato do mal; Os mortos precisam de paz; O tesouro maldito; O sétimo filho que são meus favoritos) muitos extras que incluem diversas capas, artes, narrativa visual, esboços, referências, materiais e depoimentos de colegas de profissão e uma pequena biografia sobre o artista português que fez história nos quadrinhos nacionais.

A coletânea foi organizada por Fábio Moraes que é pesquisador sobre a vida e obra de Cortez. Para quem gosta do gênero, mesmo que não conheça o autor ainda, e se diverte com histórias antigas de temas simples essa é uma boa recomendação. Na sessão "Conte sua história macabra" o autor desenhava os "causos" de terror enviados por leitores e eu achei super criativo. A Hq é cheia de detalhes que enriquecem o trabalho e que vale muito a pena acompanhar só pelo processo criativo de montar as histórias e cenários.

Acredito que o propósito da coletânea foi cumprida e bem feita, uma baita homenagem a um dos quadrinistas mais importante do Brasil. Cortez teve uma breve experiência como ator no cinema, participou de três filmes do José Mojica Marins, o Zé do Caixão: Delírios de um anormal (lançado em 1978); Mundo - mercado do sexo (lançado em 1979) e Perversão - Estupro (lançado em 1979).

Na primeira edição do Prêmio Angelo Agostini, em 1984, Cortez recebeu o título de "mestre". No ano da sua morte, em 1987, os organizadores do prêmio criaram o Troféu Jayme Cortez, entregue a cada ano a uma personalidade ou instituição em reconhecimento por sua contribuição às histórias em quadrinhos no Brasil.

@thereader2408