Fronteiras do Além

Fronteiras do Além Jayme Cortez

Resenhas - Fronteiras do Além

Nerdilizando Tudo 17/04/2022

Resgate histórico
Nesta edição a editora Pipoca e Nanquim nos trás um resgate histórico do gênio do terror Jayme Cortez.

Dudu 03/02/2021

Eu tenho que confessar que não curto muito terror, mas o Cortez é muito bom aqui...
Tinha estranhado o traço no início (que pode causar incômodo a algumas pessoas), mas depois que lemos os extras as dúvidas se acabam, pois ele é um excelente desenhista e o traço do quartinho era proposital pra deixar a obra mais com cara de terror e incômoda mesmo.

A forma como ele conta as histórias e muitas delas em apenas uma folha não é para qualquer um e por essa e outras que foi considerados uma dos maiores quadrinistas do Brasil.

A edição do pipoca e nanquim está fabulosa com acabamento gráfico que o Cortez merecia uma obra que embeleza qualquer estante e o conhecimento de quem a tem/ler.

Recomendo demais.

Anselmo 05/09/2020

Terror nos anos 80.
Nessa antologia temos vários contos, muitos de uma página, escrito e desenhado pelo português naturalizado brasileiro (?) Jaime Cortês. Difícil falar deles sem dar spoiler, já que como disse os contos são pequenos os maiores tem 3 páginas no máximo. Gostaria de ler uma estória mais longa para, apreciar melhor. Mas se você é fã do gênero de terror daquela época, anos 80, vai aproveitar bem esse encadernado. Metade desse encadernado é de estória e a outra metade é de extras do tipo: galeria de capas para revistas livros e cinema, entrevista, biografia, homenagens. Se vc não gosta de desenho com traços "sujo" do tipo rabiscado, cheio de hachuras, talves não vá apreciar os desenhos.

Rodrigo 18/01/2023

Fronteiras do Além
Esta excepcional publicação da editora Pipoca & Nanquim não é apenas um compilado das obras de arte do mestre Jayme Cortez. O Livro traz textos com curiosidades sobre a vida deste gênio das histórias de terror, as técnicas que utilizava para compor suas obras e como se não bastasse tudo isso, foram incorporados relatos de colegas de profissão.

Calado 14/07/2020

Necessaria, mas superestimada.
Jayme Cortez é um gênio. Seus desenhos e suas narrativas rápidas e muito bem compreensíveis são uma prova de sua genialidade.
O trabalho editorial do Pipoca e Nanquim também é ótimo, mas quando você termina o gibi fica com aquela sensação de quero mais, pois é uma HQ muito curta.
Acredito que houve serto exagero do pessoal do Pipoca quando anunciou a HQ, pois daria para fazer num formato menos luxuoso e muito mais barato.

@thereader2408 20/10/2021

"Fronteiras do Além" é uma antologia em quadrinhos que reúne pela primeira vez todas as histórias de terror criadas pelo mestre da nona arte Jayme Cortez, que impressiona os leitores até hoje devido à qualidade do seu trabalho. Teve grande influência junto a outros artistas, como o nosso querido Mauricio de Sousa que escreveu o prefácio dessa edição e Jayme Cortez Filho, que faz uma bela homenagem ao pai no posfácio com o texto "Meu pai, um artista".

O livro é cheio de passagens obscuras, algumas dramáticas com finais inesperados, o que mostra a grande versatilidade de Cortez. A edição apresenta além dos contos (O retrato do mal; Os mortos precisam de paz; O tesouro maldito; O sétimo filho que são meus favoritos) muitos extras que incluem diversas capas, artes, narrativa visual, esboços, referências, materiais e depoimentos de colegas de profissão e uma pequena biografia sobre o artista português que fez história nos quadrinhos nacionais.

A coletânea foi organizada por Fábio Moraes que é pesquisador sobre a vida e obra de Cortez. Para quem gosta do gênero, mesmo que não conheça o autor ainda, e se diverte com histórias antigas de temas simples essa é uma boa recomendação. Na sessão "Conte sua história macabra" o autor desenhava os "causos" de terror enviados por leitores e eu achei super criativo. A Hq é cheia de detalhes que enriquecem o trabalho e que vale muito a pena acompanhar só pelo processo criativo de montar as histórias e cenários.

Acredito que o propósito da coletânea foi cumprida e bem feita, uma baita homenagem a um dos quadrinistas mais importante do Brasil. Cortez teve uma breve experiência como ator no cinema, participou de três filmes do José Mojica Marins, o Zé do Caixão: Delírios de um anormal (lançado em 1978); Mundo - mercado do sexo (lançado em 1979) e Perversão - Estupro (lançado em 1979).

Na primeira edição do Prêmio Angelo Agostini, em 1984, Cortez recebeu o título de "mestre". No ano da sua morte, em 1987, os organizadores do prêmio criaram o Troféu Jayme Cortez, entregue a cada ano a uma personalidade ou instituição em reconhecimento por sua contribuição às histórias em quadrinhos no Brasil.

@thereader2408

Hugo.Diniz 22/07/2021

Cortez é um mestre da Arte.
Histórias curtam mais com muitos contos brasileiros, terror do Cortez é incrível sem dúvidas melhor conto é o retrato do mal.

Lazaro 13/07/2022

Rapaz....
As histórias achei tão bem antigas (claro eu sei que foi resgate da editora), mas gostei viu só achei um pouco repetitivo...