Border, e agora?

Border, e agora? Leticia Lopes

Resenhas - Border, e agora?

nath.ly 06/01/2023

informativo ao extremo! e traz inúmeras dicas e isso é incrível. mas não sei como me sinto a respeito, fiquei mais confusa que antes ?

Kaah 14/07/2023

Que livro ?

Pra quem quer saber mais sobre Bordeline, seja você quem foi diagnosticado ou alguém que convive com uma border, super indico esse livro. Estou muito feliz e grata por ter tido a oportunidade de ler esse livro tão perfeito em cada página , em cada palavra. A Letícia conversa tao bem com você , que parece que ela tá do seu lado , conversando como uma amiga, te ajudando depois de descobrir o que você tem. Um livro que tá cheio de marcações que com toda certeza vou querer discutir com a minha psicóloga. Muita coisa passou a fazer sentido pra mim

Jacqueline Marinzeck 14/06/2024

Para respostas prontas, é válido.
Livro didático, com escrita voltada diretamente para o diálogo com o leitor. Baseia-se na abordagem cognitiva comportamental da psicologia, principalmente a DBT (dialética). Usa como base os sintomas escritos em manuais de transtornos mentais internacionais (DSM e CID), e fortalecendo os argumentos sobre ?evidência? e ?cientificidade?. Sabe-se, no entendo, que a ciência busca se afastar de tudo o que é subjetivo e singular. Portanto, se você é dessas pessoas que precisam filosofar sobre a vida você odiará o livro! É quase como ler rótulo de embalagem ou bula de medicamento. Há uma tentativa de mostrar a importância da história de vida de cada sujeito, mas somente na hora de encontrar maneiras de fugir dos sintomas que te tornam disfuncional para a vida em sociedade.

Se a ideia é encontrar um rótulo para si mesmo, já que se desconfia como borderline, leia. Há técnicas da TCC escritas no livro que dizem te ajudar a controlar sintomas (mas nunca oferecem o autoconhecimento mais profundo das suas emoções, pensamentos, sentimentos e história de vida). Se gosta de complexidade e profundidade vá para a psicanálise e passe longe desse livro.