Border, e agora?

Border, e agora? Leticia Lopes

Resenhas - Border, e agora?

Mabel 01/03/2024

Sou psicóloga e estava procurando um livro de psicoeducação para minha paci, esse foi ótimo ????????

istthemoon 16/01/2024

Esse livro é incrível!!!
Esse livro me esclareceu tantas coisas, além de ter técnicas que ajudam a lidar com as emoções e sentimento.
Eu simplesmente amei!!

Lyvia 31/12/2023

Leitura muito fácil, de fácil entendimento, bastante direto e objetivo. Usei como bibliografia para escrever meu TCC, porém ele não é tão técnico. É uma ótima escolha pra quem quer conhecer o transtorno e desmitificar o estereótipo criado.

Rafaela 23/11/2023

Doloroso, mas necessário
Demorei a ter o diagnóstico preciso de borderline. Mas sempre suspeitei, devido a atitudes, sentimentos, sensações e pensamentos que sempre me acompanharam, desde que me entendo por gente. Durante anos, tive o diagnóstico de depressão e ansiedade. Mesmo com tratamentos medicamentosos, terapia, etc., a recaída sempre vinha e muitas vezes mais forte. Mudei de medicação inúmeras e inúmeras vezes, bem como o aumento de doses quando estes não pareciam mais servir (chegando, na maioria das vezes, nas doses máximas). Tenho 28 anos. Quando finalmente, no ano passado, tive o diagnóstico de borderline, tudo começou a fazer sentido. Mesmo eu sempre pesquisando sobre o assunto e me vendo muito nele, eu não poderia me autodiagnosticar. Porém, em um dos meus ápices de crise em que precisei levar pontos na mão após uma autolesão (sempre fiz cortes rasos e sempre me cortei, desde a adolescência, mas nunca tão grave assim), foi que precisamos investigar mais a fundo isso. Finalmente. Estou me redescobrindo!! E este livro me ajudou e sei que me ajudará nessa caminhada árdua. Não é fácil e as vezes eu me culpo por ser borderline e ter relações beeem complicadas (com outras pessoas e comigo mesma). Aprendo todos os dias a lidar melhor com a raiva, com a angústia, com o vazio, com as emoções intensas, com os desesperos e com o buraco negro dentro de mim. Sei que não vou me curar, mas acredito e espero que eu possa viver com o mínimo de sofrimento possível. Eu recomendo fortemente esse livro, tanto para quem é border como para quem convive com alguém que é.

Carolina 10/11/2023

Esclarecedor
Muito esclarecedor e bem escrito, sendo objetivo sem usar tantos jargões médicos. Fala muito sobre ansiedade também e algumas práticas/exercicios para fazer nesses momentos, que me ajudarão. Recomendo para quem quer saber melhor sobre o transtorno.

Stefany271 17/10/2023

Livro de auto ajuda muito bom, muito bem explicado, auxilia em técnicas para controle de ansiedade, de raiva, automutilação.

Eu li um comentário falando "esse livro e melhor que qualquer psicólogo" eu acho que a pessoa leu de olhos fechados, pq o que mais falam nesse livro é que precisa ir atrás de um acompanhamento psiquiátrico e psicológico independente do livro.

mooniightbaes 16/10/2023

Construindo uma vida que vale a pena ser vivida
Let, obrigada por esse livro e pelo acolhimento!

É importante que nós, borders, entremos em contato com quem também possui a mesma condição. O livro é de fácil compreensão (do tipo "para leigos") e aborda de forma objetiva e sensível o transtorno de personalidade borderline, além de, ao final de cada capítulo, ensinar uma habilidade da DBT (padrão-ouro de tratamento). Assim, o livro é indicado ao paciente e a sua rede de apoio.

ealveselis 05/10/2023

Há, dentro de todo ser humano, potencial de melhora!
A autora sempre deixando claro que cada um é um ser único, cada qual com sua histórias, traumas, bagagem, causas hereditárias..

?Existe a carga genética dos transtornos mentais de modo geral, mas o transtorno mental é multifatorial?

Incrível! É muito maravilhoso autoconhecimento, saber seus limites, saber que dá pra ser melhor, compreender que é possível lidar com essa montanha de emoções.

?transtorno de personalidade existe quando a pessoa possui diversos traços desadaptativos ao mesmo tempo, bastante pronunciados e rígidos a ponto de prejudicar o funcionamento interpessoal, o trabalho e a vida num geral.

?O termo borderline foi cunhado pela psicanálise, e se referia a uma pessoa que não estava nem lá nem cá; estava no limite entre o ?normal? e o ?neurótico?, exibindo uma estrutura de organização de personalidade num nível intermediário de funcionamento e gravidade.

?O borderline é um jeito de ser, é uma característica da personalidade de alguém, e não existe cura para tal. Na verdade, ninguém deveria buscar curar-se de si mesmo, pois quem é você além de quem você é?

?Diferente de outros transtornos, o borderline é um quadro complexo, por envolver o modo de ser, a ?essência? da pessoa, assim, em muitos momentos a impressão é de não ter para onde correr. Mas há!

~Borderline é como juntar a fome com a vontade de comer: uma criança que já é sensível e tem uma regulação emocional deficitária, quando colocada num ambiente que a invalida poderá desenvolver o transtorno~

Itskswift 25/08/2023

Incrível
Todas as pessoas que convivem ou que são borderline deveriam ler esse livro, ele é simplesmente incrível e perfeitamente detalhado, e a carta da autora no final deixou meu coração border quentinho e acolhido, obrigada por isso Let ?

Kaah 14/07/2023

Que livro ?

Pra quem quer saber mais sobre Bordeline, seja você quem foi diagnosticado ou alguém que convive com uma border, super indico esse livro. Estou muito feliz e grata por ter tido a oportunidade de ler esse livro tão perfeito em cada página , em cada palavra. A Letícia conversa tao bem com você , que parece que ela tá do seu lado , conversando como uma amiga, te ajudando depois de descobrir o que você tem. Um livro que tá cheio de marcações que com toda certeza vou querer discutir com a minha psicóloga. Muita coisa passou a fazer sentido pra mim

Le Vieira 28/06/2023

O livro traz descrições detalhadas do transtorno de personalidade borderline, como o mesmo se desenvolve e se apresenta, tudo de acordo com o conhecimento cientifico existente. Fala de sintomas, diagnóstico e do tratamento, além de relacionar com outros transtornos que às vezes podem causar confusão. Ainda traz técnicas para controle dos sintomas – sempre associados ao tratamento com profissionais qualificados.
Para mim, foi um alívio encontrar conteúdo tão explicativo e acolhedor.

Maria |@duasamigaslendo 21/01/2023

Objetivo e claro
Li assim que recebi o diagnóstico do transtorno e foi a melhor decisão que tomei. Há muitos materiais que trazem o borderline de uma maneira estereotipada, e esse é totalmente diferente. Consegui compreender claramente tudo, já que o material tem uma leitura simples, leve e fluida. Trazendo pontos que nunca pensaria observar, além de dicas para o manejo do transtorno. Excelente.

nath.ly 06/01/2023

informativo ao extremo! e traz inúmeras dicas e isso é incrível. mas não sei como me sinto a respeito, fiquei mais confusa que antes ?

bia | @biatalendo 19/12/2022

Borders unidos jamais serão vencidos!
Excelente livro!
Comecei receosa mas logo no começo, já tive um bom pressentimento sobre a obra. Durante o livro todo, a Leticia retrata com muita responsabilidade a diferença entre se informar pelo livro e buscar psicoterapia - o que pode até parecer duas coisas super distantes, mas confia, tão bem ligadas!
Principalmente nessa era de redes sociais, temos cada vez mais diagnósticos irresponsáveis e pessoas espalhando desinformação sobre diversos transtornos por ai. A Leticia traz diversas vezes a importância da psicoterapia, que apenas com ajuda profissional encontraremos um diagnóstico. Destaco também o quão feliz fiquei com os realces que ela escreveu sobre as terapias alternativas, e o quão um paciente pode ficar estagnado se perdurar nela. Tópico importantíssimo!
O formato do livro também é muitíssimo legal. As técnicas no final de cada capítulo são demais, e acho que é o que mais me impressionou: a didática que a autora traz para nos explicar cada uma.
As referências ao longo do livro e as referências bibliográficas são maravilhosas também. Eu adoraria ter lido mais sobre a questão de um lado mais positivo do Border, já que há uma depreciação enorme desses pacientes.
Fiquei encantada com o livro, tanto como paciente quanto como estudante de Psicologia!