Contos Escolhidos

Contos Escolhidos Machado de Assis
Machado de Assis




Resenhas - Contos Escolhidos


52 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4


lannavissali_ 31/03/2024

Contos escolhidos
Não sou a maior fã de contos porque acho que as coisas acontecem muito rápido e eu fico perdida e entendo nada. Com esse livro não foi diferente, dos 30 contos eu só gostei de no máximo cinco, no momento só lembro de ?Maria Cora?, ?Miss Dollar? e ?Noite de almirante?, se me perguntarem sobre os outros contos eu sinto informar que não sei, eles não me cativaram o suficiente.
Uma pergunta aqui, Machado de Assis era apaixonada por uma mulher já comprometida??? Pq é só o que tem aqui
Camila Felicio 31/03/2024minha estante
Machado quando conheceu Carolina (sua mulher) ela era noiva de Eça de Queiros, maior romancista de Portugal, por isso a rixa kkkk E capaz que por isso exista alguma referência no texto :))




Deysiane 23/10/2023

Muito bom!
Não sabia que era possível escrever personagens tão profundos em tão poucas páginas! Isso realmente me surpreendeu mais que qualquer outra coisa. Adorei vários contos mas o meu favorito foi Aurora Sem Dia.

Obs.: Dei uma nota individual para cada conto e no fim tirei a média. Obviamente a maioria foi avaliada com 4,5 ou 5.
Luana1648 24/10/2023minha estante
Já quero ler Aurora sem Dia




artistaDEshit 30/08/2022

Amo Machado e amo contos entt n teve como n amar esse livro, eu li surpreendentemente rápido (5dias) pra algo "clássico" mas acho q isso se deve a leitura fácil dos contos q apesar disso n deixam de ser profundos (acho q n é bem essa palavra) enfim gostei e me deu um gás pra tentar ler Quincas Borba q qro ler desde de q li Memórias Postumas

Ps. Ler clássicos é bom mas clássicos BR é melhor ainda
Tadeu Jr. 07/09/2022minha estante
Também fiquei muito empolgado pra ler o Quincas depois de Memórias Póstumas. E valeu muito a pena, gostei mais do Quincas Borba. Pode ir que não tem erro...




Nadinha 26/02/2009

Alguns dos melhores contos dele estão presentes neste livro.
Vale a pena.
comentários(0)comente



Sudan 31/05/2009

Contos Escolhidos
A forma literária à qual melhor se adaptou o gênio criador de Machado de Assis foi, sem dúvida alguma, o conto. Este volume reúne alguns dos principais contos de sua vasta produção. Aqui a arte machadiana revela-se na sua máxima perfeição.
comentários(0)comente



Everton Pereira 19/06/2010

Viajem no tempo
Se você é como eu que adora história e principalmente o século XIX esse livro não é uma prato cheio, é um banquete onde pode-se deliciar-se com os ares do Brasil do século XIX.
Machado de Assis, um dos maiores escritores brasileiros de todos os tempos, tem um estilo um tanto inovador de se contar uma história na sua época, ele era o narrador sarcástico e dizia o que pensava as vezes até se enganava propositalmente, ele conversa com o leitor de um jeito tão atual quanto as temáticas de suas histórias. Nesse livro percebemos o quanto do século XIX ainda resta em nós e o quanto já se foi, seja eles costumes, roupas, palavras...
Defino esse livro como incrível, pois cada história nos envolve de maneira diferente, seja a história romântica seja dramática ou de humor, Machado era um gênio da literatura brasileira.
comentários(0)comente



Ricardo Silva 29/03/2011

Inconfudível
Este livro possue uma das melhores coletâneas de contos machadianos.

Machado de Assis destaca-se por sua incrível capacidade de ser atual em temas que já foram em demasia dissertados por outro escritores. Ele possue também a grata qualidade de ser coeso em seus textos.

Mas falando do livro. Destaco os seguintes contos:

- Missa do Galo;
- A Cartomante;
- A Causa Secreta;
- Uns Braços;
- O Caso da Vara;
- Um Homem Célebre;
- Miss Dollar.

Não importa quantas vezes você tenha lido Machado de Assis, sempre vale a pena ler de novo.
comentários(0)comente



Li 13/11/2011

DESAFIO LITERÁRIO 2011 - NOVEMBRO - CONTOS *LIVRO 2*
Sinopse: A forma literária à qual melhor se adaptou o gênio criador de Machado de Assis foi, sem dúvida alguma, o conto. Este volume reúne alguns dos principais contos de sua vasta produção. Aqui a arte machadiana revela-se na sua máxima perfeição.

Escolhi este livro por minha avó sempre dizer que um dos contos mais bem escritos para ela ser “a missa do galo”, que faz parte da obra. Além do mais, Machado é sempre interessante de ler. Eu não gosto de ler contos, talvez ache mais suportável sendo dele...

Bom, a maioria dos contos são meio sombrios... Muita morte, muita doença, enfim, muito morbidez para meu gosto! Ou pode ser a fase que estou passando que me faça pensar assim. Vão desde contos ligeiramente eróticos sobre estudantes e mulheres casadas, passando por casos de adultério, de psicopatia, até músicos infelizes por não conseguir compor!
Este trecho mostra a angústia de um personagem do conto “A cartomante” com um fato... Me lembrou a mim mesma, que ando super ansiosa com umas coisas...
“Camilo ia andando inquieto e nervoso. (...) Tanto imaginou o que se iria passar, que chegou a crê-lo e vê-lo. Positivamente, tinha medo. (...) Logo depois rejeitava a ideia, vexado de si mesmo, e seguia, picando o passo, na direção do Largo da Carioca, para entrar num tílburi. Chegou, entrou e mandou seguir a trote largo.
- Quanto antes, melhor – pensou ele – Não posso estar assim...”

No caso desses contos, acho que todos os personagens têm alguns probleminhas psicológicos ou psiquiátricos, rs. Como diz Caetano, de perto ninguém é normal, e ninguém melhor em desvendar mentes, atormentadas ou não, que Machado!
Sempre mestre, por mais complexa e estranha que ela seja!


http://desafioliterariobyrg.blogspot.com
comentários(0)comente

Viquinha 29/11/2011minha estante
Nó, também me identifiquei com o trecho...tô nessa vibe também...hehehe




Vitor16Hq 12/05/2024

Contos muito bem selecionados
O maior escritor desse país, fazia um tempo que eu não lia nada dele, na última vez eu li Dom Casmurro e Quincas Borba um em seguida do outro.

Essa coletânea contém contos muito conhecidos dele, como a missa do galo e o enfermeiro. (O enfermeiro foi uma releitura, li para a aula de filosofia no ensino médio)

São 30 contos, mas entre eles, 3 me chamaram mais a atenção, a chinela turca, que tem um lado um pouco cômico e inusitado, foi o que mais me divertiu do livro.

Um homem célebre, a narrativa foi certeira na forma como ele retrata a música e também os personagens.

E o conto Mariana, esse é uma das melhores coisas que o Machado de Assis já escreveu na minha opinião.

Foi bom ler esse autor novamente, ele tem uma importância grande para a literatura, e escreveu obras excelentes. Cada conto surpreende de alguma forma.
comentários(0)comente



Melissa Padilha 30/01/2013

Resenha Contos Escolhidos - Machados de Assis
Ler Machado de Assis, ou qualquer autor do seu nível não é lá das coisas mais fáceis da vida. Mas eu quando leio certos autores, já parto da suposição de que será uma leitura maravilhosa, e é isso que aconteceu aqui. Não consigo pegar um livro de Machado e ser imparcial, sou "parcialmente positiva" sempre!

Quando resolvi no início de janeiro começar a ler esse livro, depois que achei-o encaixotado aqui em casa, junto a uma pilha de outros livros que eu a tempos atrás comprei para o vestibular, quando o encontrei logo notei que não tinha lido esses contos de Machado, e o pior NUNCA tinha lido um conto de Machado, e lá foi ...a "culpa literária" bateu na porta. Sabe aqueles momentos em que você nota que um excelente autor foi pouquíssimo lido por você, pois esta foi minha sensação ao ver os Contos de Machado.

Enfim, a edição que li é uma bem antiga, daquelas coleções de jornal, que você compra associado ao jornal de domingo. O livro é um compilado de contos escolhidos pelo editor e contém 15 histórias escritas por Machado de Assis :

Terpsícore
O Espelho
Teoria do Medalhão
O Alienista
A Sereníssima República
O Caso da Vara
Pai contra mãe
Um Homem Célebre
A Causa Secreta
A Cartomante
Noite de Almirante
O Enfermeiro
D. Paula
Singular Ocorrência
Missa do Galo


Comecei o texto dizendo que ler alguns autores não é lá muito fácil, e não sei exatamente dizer o porque, mas a leitura foi mais lenta do que imaginava, os contos são interessantíssimos, a todo momento você percebe a acidez crítica de Machado nas entrelinhas, através de analogias e metáforas muito bem criadas.

Mas li lentamente, talvez por uma exigência de atenção a mais que a leitura me requisitava, talvez quem sabe!

Fato é que a cada livro, a cada história Machado me surpreende mais com a capacidade de síntese e de visão do mundo crítica que o cercava.

Meus contos favoritos são O Alienista, Teoria do Medalhão, Sereníssima República e Pai contra Mãe.

Para quem não gosta de leituras longas, o conto é uma ótima opção, pois há aqui histórias interessantes e profundas, dosadas de uma ironia leve e muitas muito divertidas, como Terpsícore. E além disso, é uma ótima oportunidade para conhecer a obra de autores consagrados como Machado de Assis.

Acho que muitos contos mostram as melhores escritas de Machado, é difícil comparar romances com contos, mas ao meu ver seus contos não ficam devendo nada a um dos seus excelentes romances. Acho que as características da escrita de Machado, a visão crítica e realista da sua época, é mostrada com uma exatidão incrível aqui.

É daquelas leituras que você lê um conto e tem que parar para alguns momentos de "digestão" da leitura, foi assim que fiz depois de ler por exemplo, Teoria do Medalhão e A Sereníssima República.

Talvez você não encontre exatamente esse livro por aí, já que é uma edição antiga e vendida numa coleção, mas há outras opções para quem quer ler contos de Machado.
comentários(0)comente



TÁSSIA ROCHELLI 16/09/2013

Contos Escolhidos
Machado de Assis sempre foi brilhante no escolheu fazer. Sua arte de escrever contos fascina qualquer um que se depara com uma narrativa dessas. Uma das coisas que mais nos causa espanto é o seu conhecimento em relação à vários assuntos. De tudo ele sabe falar, seu vocabulário então... é de causar inveja, é por isso que ele é um dos autores brasileiros mais importantes da nossa literatura.

Sou muito fã!!!

comentários(0)comente



Daniel 17/11/2016

Ironia e Humor Refinado em Machado de Assis
Machado de Assis é, sem a menor sombra de dúvidas, o maior escritor brasileiro de todos os tempos. Dono de uma escrita inventiva e genial, o escritor carioca nos apresentou em suas obras uma linguagem irônica, um humor refinado e personagens inteligentes e sofisticados para sua época. Em seus contos, Machado apresenta narrativas realistas, com críticas às principais instâncias da sociedade, como a aristocracia carioca, o Clero e a Igreja católica. Seus contos, muitas vezes longos, são exemplos de uma linguagem objetiva e direta, cuja narrativa se pauta no tempo psicológico, dando ênfase no comportamento humano, o que faz com que sejam destacados os vícios e os comportamentos reais de suas personagens.
comentários(0)comente



Willouro 09/07/2018

Um grande autor pelos detalhes menores
A edição que tenho em mãos é a da Martin Claret de 2002, nela se apresenta 29 contos.

Alguns contos específicos são grandiosos, geniais, mas outros são apenas ok. De qualquer forma, nenhum é ruim. Longe disso! Machado realmente escrevia muito bem, a ponto que até as estórias "mais clichês" ganham nosso prazer pela forma com que se dá a narração.

Ele sabe economizar ou só fazer sugestões, assim como acertar o tempo de revelar certos detalhes nos momentos certos. Em sua escrita se dá muita vazão para o leitor, criando um jogo muito bom com a nossa atenção. Diversas passagens tem trechos que falam "não vou comentar sobre tal coisa que aconteceu pq não vem ao caso", ou ainda "tal coisa não é possivel de ser descrita em palavras, o leitor deve imaginar como ocorreu"; esses detalhes são muito bons, tanto para a fluidez do texto, como para a imersão, e por fim acaba ainda dando camadas extras para as estórias.

Vale a pena ler esse livro, mesmo que a edição que eu tinha fosse simples e não ajude muito a introduzir o leitor ao livro em si. O livro não contém um prefácio, e a bibliografia sobre autor é bem básica. A seleção dos contos também parece não ter uma ordem ou curadoria que faça tanto sentido... mas ao ler os contos você é capaz de aproveitar o livro muito bem.
comentários(0)comente



Taíla 14/08/2018

Fã de clássicos
Tenho consciência de que nem todas as pessoas gostam de ler os clássico, mas digo que eu curto sim, nem todos os autores e nem todos os estilos, mas Machado de Assis tem um tipo de escrita que não considero maçante, enrolada ou de entendimento muito difícil.

Por serem contos, a leitura fica bem mais rápida e o mais longo é O Alienista, com 47 páginas, que já havia lido nos tempos de escola, mas não lembrava do desfecho. Os demais são bem mais curtos. Os temas das histórias variam, porém sempre focam nas relações humanas. Trazendo, na maioria dos casos, reflexões sobre a vida e a forma como vemos as outras pessoas.

Muitos dos casos, apesar de se passarem há muitos anos, poderiam ter acontecido ontem ou hoje que não seria de se estranhar. Diferente dos contos da autora Lygia Fagundes Telles que fiz resenha aqui, a maioria dos contos já traz um desfecho definido para o leitor (não, nesse livro não temos a história de Bentinho e Capitu), tudo muito gente como a gente, sem ter vergonha de mostrar que não somos tão bonzinhos como pintamos por aí.

Gosto dessa visão mais realista das histórias e das pessoas e sigo recomendando a leitura dos clássicos para entender e conhecer parte de nossa história, pois os autores trazem muito do contexto histórico e social da época em que viveram.

site: https://www.prateleirasemfim.com.br/posts/livros/contos-escolhidos-machado-de-assis-resenha
comentários(0)comente



52 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR