Igualzinho a você

Igualzinho a você Nick Hornby

Resenhas - Igualzinho a você

nmstoppa 13/01/2022minha estante
Uma coisa sobre a Lucy também, foi ela ter sido retratada como "a diferente" no começo, aí me deu tanta preguiça o livro, detestei

John 19/01/2022minha estante
Também achei bem isentão o jeito que ele tratou a parte política. Feliz que não foi só coisa da minha cabeça.

Miria.Oliveira 21/01/2022minha estante
Ansiosa para ouvir vc reclamar no encontro kkkkk

Fernandes47 26/01/2022minha estante
Que esquisito, o livro é de romance e eu concordo totalmente contigo, achei bem esquecível. Nem bom nem ruim

Bruna.Portoghese 13/01/2022minha estante
Eu estou adorando, mas tenho dó da Lucy

Leticia 13/01/2022minha estante
Os personagens desse autor costumam causar essa sensação mesmo hahaha. Senti a mesma coisa quando li Alta Fidelidade.

@vcdisselivros 24/08/2022

Um novo sinônimo para tédio
O QUE VOCÊ PRECISA SABER

° Lucy é uma mulher de 42 anos que seguiu a receita de bolo, casou, fez a casa de bonecas, formou uma família e arrumou um trabalho que gosta;

° No meio do caminho, o amado marido passou a usar drogas, o casamento foi desmoronando até chegar ao divórcio;

° Agora solteira, Lucy tem encontros casuais com homens desinteressantes, mas o jovem açougueiro do bairro, Joseph, demonstra interesse nela. De babá dos filhos ele passa para a cama da mulher, mas ambos não conseguem definir a relação;

° Aos poucos o relacionamento vai sendo testado, pois o amor pode não ser maior que as realidades divergentes, a diferença de idade, de classe social e de cultura.

POR FIM

O autor Nick Hornby entrega mais de quatrocentas páginas de nada, abrindo a porta para temáticas importantes, mas deixando todas de lado.

O livro seria melhor aproveitado se ele abordasse mais a questão do pai de família que perde tudo devido vício em drogas. Da mãe que deu a volta por cima depois dessa adversidade e agora encontra o amor novamente. A dúvida que a diferença de idade causa dentro do relacionamento, o preconceito dos amigos e da família, as dificuldades que Joseph enfrenta por ser um homem negro periférico que ainda não se encontrou e trabalha em múltiplos empregos a fim de sustentar o sonho de ser DJ.

Resumindo, uma perda para o leitor, já que o autor passa grande parte do tempo discutindo o Brexit (Processo de saída do Reino Unido da União Europeia) batendo a tecla em uma política que a maioria não compreende.

A aposta fica entre as idas e vindas do casal, com ela achando que não vai dar certo, que o relacionamento tem um prazo de validade devido a diferença de idade ser maior que o sentimento.

Essa insegurança quanto ao corpo, com Lucy constantemente se comparando às jovens que ele pega, pois sim, Joseph trai ela com outras, mas para ela tudo bem, os termos do “caso” não foram definidos, por mais que ele conviva com ela e os filhos na mesma casa...

Enfim, um desperdício de potencial enorme, talvez esse seja o motivo da Companhia das letras ainda não ter publicado a obra fora do selo inéditos da Tag.
natzzzi 25/08/2022minha estante
adorei esse formato de resenha! escrita direta e aprofundada :)

@vcdisselivros 25/08/2022minha estante
Natzzzi feliz por saber que aprovou, obrigado ?

João Paulo 16/12/2021minha estante
tô amando tbm

Junomundi 16/12/2021minha estante
Eu gostei tanto, amo esse casal!

Gled 14/02/2022

Não gosto de dizer que o livro é ruim, mas sim que ele não serviu pra mim.
No início eu estava achando péssimo, não conseguia me conectar com os personagens, não gostei da escrita do autor sla, não tava legal, era como se os assuntos fossem todos muito superficiais.
Mas foi passando da metade do livro e até que deu uma melhoradazinha.

Enfim, talvez pra alguma outra pessoa esse livro possa ter sido melhor.
alefszlm 20/02/2022minha estante
eu sou essa outra pessoa.
engraçado como a leitura desperta diferentes sensações e sentimentos dependendo de quem lê.
Pra mim foi um romance leve e fluído, com inseguranças possivelmente comuns pra um relacionamento inesperado que gera a sensação de que há sempre alguém disposto a dizer que não dará certo!

Maní 07/12/2021

Bom cenário, mau desenvolvimento
Nas iminências do brexit na Inglaterra, Joseph, de 22 anos, negro, se sente atraído por Lucy, 42, branca. Ela, uma professora de inglês se divorciando com dois filhos, e ele vivendo de bicos enquanto trabalha no seu portfólio para tentar uma carreira de DJ. "Igualzinho a você" mira num romance que se desenvolve apesar das diferenças entre os protagonistas.
Apesar de uma sinopse interessantre, o estilo de escrita de Hornby (para mim) se mostrou desagradável. Apesar da leitura ser fluida, os diálogos me pareceram travados, esquisitos, terrivelmente sem graça, salvos uns esparsos "haha" aqui e ali. Ninguém é espirituoso. Ninguém se transforma. Não há nem mesmo um desfecho digno desse nome.
Os protagonistas, então, foram os que menos me agradaram. Péssimas atitudes seguidas de inseguranças. Não foi um bom livro para mim.
Conchita 02/04/2024minha estante
Ainda não terminei a leitura, mas essas inseguranças que você falou estão bem cansativas...

Day 14/01/2022

É um livro de leitura rápida, leve. Não é aquele tipo de livro que te envolve, com muitas emoções, mas também não é ruim.
Ruan 19/01/2022minha estante
Pra mim foi isso também. Uma leitura levinha pra me distrair ?

Alessandra 01/06/2024

Sem sal
A importância do debate trazido na história e a relevância que é dada ao tema, não se conectam no livro. falar sobre classe, racismo estrutural, etarismo e outros tabus sociais de forma rasa, deixando o foco no par romântico mau desenvolvido, não me pareceu um bom enredo.
monicalirios 02/06/2024minha estante
Totalmente simmm. Os diálogos sem vida e com a profundidade emocional de uma colher de chá. Sério, eu tentei gostar, juro que tentei.

Elaine 19/02/2022

Esperava mais
Fiquei animada ao receber esse livro na caixinha da Tag e ver que era do Nick Hornby, pois tinha gostado muito de Uma longa queda (embora pensando agora, acho que esse foi um dos poucos casos em que curti mais o filme que o livro), Também me animei com o fato de ter uma protagonista na faixa dos 40 anos, o que não é tão comum e achei interessante a ideia de duas pessoas completamente se envolverem. Porém, apesar de não achar o livro ruim, fiquei um pouco frustrada com a história. A verdade é que tive muita dificuldade em me envolver com o romance e torcer por ele. Não pela diferença de idade do casal, claro. Mas porque é difícil para mim torcer pelo romance dos personagens quando nem eles mesmo parecem acreditar que pode dar certo e se esforçar para isso.
Elaine 19/02/2022minha estante
Pode ser somente uma questão de expectativa, mas, a verdade é que não fiquei com saudade dos personagens quando terminei, tampouco tinha vontade de voltar correndo para o livro quando precisava parar de ler

dani 07/01/2022

O cotidiano de duas pessoas que se tornam um casal
Tinha ficado com um pouco de receio do que acharia do livro em virtude dos comentários de outros leitores.
Não tive dificuldade, no entanto, de evoluir com a leitura. Algumas coisas me causaram uma certa curiosidade: será mesmo que uma pessoa com a vida parecida com a da Lucy seria tão tranquila quanto ela aparenta no livro? Será que o fato da palavra condescendente aparecer tantas vezes tem a ver com esse adjetivo ser muito adequado aos dois personagens principais?
No começo tive um pouco de dificuldade com a estrutura e o ritmo dos diálogos. À medida que fui lendo, porém, achei que o estranhamento inicial que as conversas causavam foi cedendo. Morri de rir com o diálogo das páginas 238 e 239, por exemplo.
Até o final, o que mais me incomodou foi o escapismo de um dos personagens e a insegurança de outro, mas ao fim do livro consegui entender que a história era um recorte do cotidiano de duas pessoas muito diferentes e depois o recorte dos sentimentos cotidianos dessas duas pessoas quando elas passam a viver um relacionamento romântico e que os sentimentos que me incomodavam
nos personagens eram perfeitamente aceitáveis e até mesmo esperados dentro dos momentos que estavam vivendo. No meio de tudo isso, aparecem também os sentimentos e os pensamentos das pessoas e de grupos com relação a uma decisão política: o brexit. Achei que a questão foi tão bem explorada quanto poderia ser em um romance. Em algumas poucas ocasiões pareceu que o assunto foi um pouco forçado na narrativa. Nada que me fizesse desgostar de fato do livro.
Importante ressaltar: é um livro que retrata o cotidiano. Se quem está lendo essa resenha procura por uma história com grandes altos e baixos e clímax de tirar o fôlego, este livro tende a não atender seus anseios.
De minha parte, achei que valeu a leitura pelas temáticas abordadas, pelo romance não estereotipado e pela narrativa fora do convencional.
Mimi Macedo 09/01/2022minha estante
Fiquei com esse pensamento também para iniciar, mas sua resenha ajudou a ser o próximo livro. Obrigada!

Zelinha.Rossi 28/12/2021

É um bom livro para fim de ano, quando geralmente estamos tão cansados que não queremos nenhuma leitura muito desafiadora, queremos algo só para passar o tempo mesmo. Gostei do fato de ter sido o primeiro livro que li que se passa em meio ao Brexit, o que me trouxe algumas informações sobre o que pensavam e o que motivava os que eram favoráveis e os que eram contra a saída do Reino Unido da União Europeia. Mas a história em si deixa a desejar: a leitura é fluida, mas o desenvolvimento das personagens e principalmente os diálogos são truncados e ao final da história fiquei com a sensação de que alguma coisa não se encaixou ali. Então é isso: um livro leve, e só.

?Estava feliz, vivendo numa bolha, e o único argumento para estourá-la era que bolhas não constituíam a vida real. Mas tornavam a vida tolerável, e o truque consistia em fazer o máximo de bolhas possível. Havia a bolha de um bebê a caminho, a bolha da lua de mel, a bolha do sucesso profissional, a bolha dos novos amigos, a bolha das férias incríveis, até mesmo as bolhinhas das séries de tevê, dos jantares, das festas. Todas estouravam por conta própria, e aí a questão era como entrar em outra.?

?E será que só se podia amar alguém que pensasse da mesma forma, ou haveria outras pontes a construir antes de chegar a essa curva do rio??
Bruna.Portoghese 28/12/2021minha estante
Eu tô amando esse livro com todas as minhas forças

Nas leituras da Rafa ð𤩠14/02/2022

Livro bom, com temas que ficaram sem ser explorados
É basicamente essa a premissa de “Igualzinho a você”. Duas pessoas que nem imaginariam que ficariam juntas, se encontram e começam um relacionamento que não tem nada pra dar certo, mas de alguma maneira muito tortuosa vai funcionando. E tudo isso tem como cenário a votação, e tensão do Brexit.
Joseph é negro e tem 22 anos, e Lucy é branca com 42 anos, mãe de dois filhos e recém divorciada. Um sente atração pelo outro e eles começam a namorar escondido de todos, ate que todo mundo ao redor deles percebe que algo está acontecendo. Joseph é aquele jovem que não quer saber de estudar, trabalha para guardar dinheiro e quer ser DJ, e vê na Lucy um refúgio e muitas vezes uma professora.
A Lucy apesar da idade parece ser muito jovem, se casou com um alcoólatra e teve muita força para encerrar um casamento terrível, seus filhos são bem espertos, e ela vê no Joseph primeiramente uma aventura, mas depois ela acha que é só um capricho da idade dela, mas muitas vezes acho que ela gosta muito mais dele, do que o contrário, ela realmente se esforça para tentar fazer funcionar, enquanto ele fica o tempo todo tentando esconder ela. Mesmo que quem tenha dado o primeiro passo para eles começarem a ficar tenha sido o Joseph.
A história é boa, mas chega um certo ponto que nada acontece, eles ficam naquele impasse da idade, da questão racial, da questão politica ... tantos assuntos bons e nada acontece.
A leitura flui super bem, é um livro de leitura rápida, mas é fácil abandonar a leitura se você não acredita que ela vai para algum lugar haha eu terminei porque realmente queria ter um final, que me agradou, mas acho que esperava mais.
Taina.Alexandra 14/02/2022minha estante
Penso exatamente igual a vc, teve tantos assuntos no livro que as vezes ficava até meio confuso de entender o que estava acontecendo, o livro é bom mas achei que poderia ter sido melhor explorado.

Karen621 29/01/2022minha estante
Estou achando a mesma coisa. Tentando terminar no ódio

Mada 25/12/2021

Uma leitura bem leve pra encerrar o ano. Gostei do livro, achei a história bonitinha, leve e bem fluida. Mas...só isso! Não é um dos meus favoritos, mas recomendo pra quem quiser uma leitura leve e agradável.
Bruna.Portoghese 25/12/2021minha estante
Eu tô amando!!!