Não Olhe Para Mim

Não Olhe Para Mim L.S ENGLANTINE

Resenhas - Não Olhe Para Mim

amndsrz 19/07/2023

Arte!!!
?Em Park Oak só tem dois assuntos: Edward e eu. A filha do astro. O filho do cara que roubou a própria família.?

Esse livro te dá vontade de consumir todo tipo de arte de uma vez só, lindo demais.

Let 18/05/2023

Há muito amor por aí nos dias de hoje
Infelizmente, acabei demorando um mês pra ler esse livro, por conta de obrigações da universidade e de ressaquinha literária mesmo. Mas eu gostei muito. Adoro a escrita da Tine, sempre me apego muito aos personagens dela. Só tenho a ressalva de que achei um pouco longo demais, mas fora isso é um livro muito gostosinho. É muito artístico, referenciando diversos quadros, esculturas e músicas.
Let 18/05/2023minha estante
senti que não falei o suficiente pois eles são muito lindinhos, o quarteto de amigos é irresistível!

Larissa3225 27/04/2023

É ok
É difícil falar sobre esse livro porque eu tenho plena consciência de que eu não sou o público alvo dele. Não sou a maior leitora de romance e, por mais que os personagens já tenham 20 e poucos anos, o livro tem uma vibe YA, que eu também não curto muito.

Levando isso em conta, acho injusto taxar o livro de ruim só porque eu não me envolvi com a história nem com os personagens. Não amei o livro, mas também não o odiei. Talvez por não ter me conectado com ele, os problemas do livro acabaram tendo um peso um pouco maior e refletindo na nota.

Eu achei a ideia em si interessante: dois amigos de infância que se reencontram e redescobrem essa amizade e um possível romance. Também gostei de acompanhar a amizade do grupinho. É legal vê-los se reconectando e descobrindo como essas amizades funcionam na vida adulta. Alguns temas abordados ao longo do livro também são interessantes, como relacionamento com os pais e relacionamentos abusivos. Não é nada suuuper profundo, mas é interessante.
Gostei de como o relacionamento da Norah com seu pai foi trabalhado. Por um momento, achei que seria passado um pano, mas não. Existem discussões sobre como existem coisas ali que não estão certas e precisam ser corrigidas e perdoadas. E também gostei da relação do Ed com os pais. É uma relação complexa e tratada de forma bastante realista. Fiquei impressionada com uma fala dele sobre seus sentimentos em relação ao pai. Achei muito honesta e real. Além disso, é um livro com bastante representatividade e que coloca os personagens em situações "normais", não resumindo a vida dos personagens ao preconceito.

Como disse anteriormente, não sou a maior fã de romances, mas acredito que o romance aqui funciona. Senti um pouquinho de falta de mais tensão sexual entre eles. Mas pensando agora, talvez essa tensão esteja presente de uma forma mais leve e "amigável". Por eles serem amigos, as cantadas têm um clima de piadinha e a tensão em si é diluída.

Porém, eu tive alguns problemas com o livro. Primeiro, eu não gosto dessa mania de autor brasileiro escrevendo livro que se passa em outro país. A história poderia muito bem se passar no Brasil, sem nenhum prejuízo.

Outro problema que eu tive foi com a escrita. A autora escreve bem, porém, em alguns momentos parece que ela quer fazer uma escrita mais profunda e poética e, para isso, usa palavras diferentes, mais pomposas. Só que, várias vezes, as palavras escolhidas não fazem sentido dentro do contexto. Daí a leitura fica truncada, porque é preciso reler a frase e tentar adivinhar o que a autora quis dizer. Na minha opinião, esse livro se beneficiaria muito de uma revisão de texto, para corrigir isso e alguns outros erros que ocorrem ao longo da história (esses errinhos foram me irritando muito ao longo do livro). Uma revisão possivelmente também corrigiria algumas incongruências que ocorrem. Por exemplo: no começo da história, um personagem é um zelador e no fim, ele está treinando um lutador; um personagem não tem dinheiro para uma reforma, mas alguns capítulos depois quer comprar uma mansão. Enfim, são coisas pequenas mas que acabaram chamando a minha atenção e incomodando.

Porém, o maior problema do livro é o seu tamanho. Ele é excessivamente longo. A história em si não tem muitos eventos e podia ser contada em menos páginas. Em um determinado momento, me peguei pensando o que ia acontecer pelos próximos 50% do livro, já que o casal já estava junto e eu não via nenhum outro conflito grande o suficiente para ocupar metade da narrativa. Isso torna o livro maçante e cansativo. Umas 200 páginas a menos tornariam o livro muito mais fluido.

Infelizmente, essa leitura não funcionou para mim, mas pode funcionar muito bem para outros leitores. Principalmente para quem não é chato como eu.

lana!¡ 02/04/2023

Arte não é isso? Uma divina expressão ou manifestação?
Não olhe para mim é o primeiro livro que eu leio da L.S Englantine, sempre ouvir falar muito bem dela e da escrita também, então finalmente fui conferir. então, o livro é bem bonito, muito bem feito com diversas referências artísticas, bem legal mesmo

Aqui tem dois protagonistas, a Norah Halley e o Edward Fisher, que eram amigos de infância e que ao decorrer da vida foram afastados mas que agora adultos voltaram a ter contato após um acidente na casa onde o Edward morava com a mãe e o pai, de princípio é isso

Então, a história é interessante porém no começo até a metade eu não consegui me conectar tão fortemente assim, foi só depois de 50% que as coisas começaram a ficar hmmmm, mas não achei cansativo

A única coisa que eu não gostei tanto assim foi o final, fiquei meio bléh mas ainda sim eu recomendo o livro.

Filha de Júpiter 04/03/2023

Amei!
Livro incrível! Me apeguei tanto aos personagens que queria fazer parte da vida deles, daquela amizade linda que eles tem.
Foi uma leitura muito boa, que me prendeu bastante.
Terminei esse livro com um quentinho no coração.
Recomendo muito essa leitura.

kerolynme 28/02/2023

A beleza desse livro...
Acho que nunca li nada tão tocante, intenso e lindo.
Edward e Nora são personagens incríveis e me apeguei aos dois. Edward é um personagem intenso com sentimentos intensos, com uma história muito bem desenvolvida e ele é tão humano que é difícil acreditar que ele não é real, tirando fato de ele ser lindo de morrer.
A Nora é tão preciosa, ela é uma personagem única, com manias únicas e até a aparência dela é única.
Amei os personagens secundários e o laço de amizade deles com os protagonistas, sério muito lindo.
As referências artísticas também são TUDO, li esse livro pesquisando cada uma das obras de arte e toda vez que fazia isso me sentia mais próxima da história, simplesmente perfeito a Nora relacionando as situações com as obras de arte, MDS A NORA EXISTE SIM.

Amei as referências ao nome do livro e acho que nunca chorei tanto na vida com um "Não Olhe pra mim", entendi tantas coisas com essa simples frase. Gostei de absolutamente tudo e já estou sentindo saudade desse universo.

Simplesmente Genial.

Paula 15/02/2023

MARAVILHOSO
Uma leitura tranquila de ser lida e ótima pra quem quer sair de uma ressaca literária.
Os personagens completamente apaixonantes e como ainda não tinha lido algum livro com personagens negros, ele como primeira foi maravilhoso ?

elleturtle 11/02/2023

Sinceramente... meio arrastado
Gosto muito da escrita da Englantine, gosto muito de friends to lovers, gosto muito de muitos elementos que tem nesse livro, por isso comecei a leitura cheia de expectativas, que infelizmente acabaram sendo meio frustradas.
Até metade do livro eu estava adorando. A autora mostrava que os personagens tinham mais coisas para revelar do que já tinha sido dito, e isso me deixava curiosa e ansiosa para descobrir mais e mais.
Entretanto, não sei o que aconteceu, mas depois da metade do livro a história foi perdendo aquela chama que a tornava tão boa, foi ficando morna e arrastada (acho que muito disso se deu por ser um livro tão grande, mais de 500 páginas). Quando vi estava lendo apenas porque queria acabar logo, não por prazer ou interesse.
No geral, é um livro bom, com personagens bons e um plot legal, mas, a meu ver, tinha muito mais potencial do que foi de fato utilizado.

Mirella | @readingmirella 31/01/2023

eu gosto muito muito da escrita da englantine e estava muito animada com essa leitura (eu amo essa capa...aff) e fiquei bem feliz com ela no geral!!! os personagens são bem construídos, eu amei o clichê meio inverso da lutadora com o bailarino clássico, eles tem muita química!!! e essa vibe toda de pinturas e poesias é muito linda e deu todo um tom especial para o livro. infelizmente, meu problema foi só que achei que ele ficou um pouco estendido demais...mas fora isso super recomendo a leitura.

sky 03/01/2023

eu amo muito eles.
a forma mais linda de arte que a autora conseguiu transmitir nesse livro foi a relação entre as pessoas. tanto no relacionamento romântico, quanto paterno e amizade.

eu gostei principalmente de que os amigos tiveram suas próprias histórias exploradas e foram desenvolvidos cada um no seu tempo.

londres nunca me foi atrativa mas eu amaria passar um tempo na casa do vovô.

Danyelle22 17/11/2022

Olhe para mim...
Fui atraída pela arte da capa, achei linda e é composta por obras que aprecio bastante. Ao ver que o livro faz referência a diversas obras tão conhecidas, me animei a ler.
Uma das coisas que mais gostei na narrativa foi a capacidade da autora de abordar temas sensíveis, colocando a responsabilidade da solução dos problemas nas mãos do personagem que o centralizava. Ninguém tem obrigação de salvar ninguém, no máximo, eles se apoiam, mas cada um que ache a solução para seus próprios problemas. ?
A complexidade das relações humanas é muito interessante e, mesmo que narrado de uma forma fictícia, ainda traz em si provocações muito válidas, como as consequências de relacionamentos abusivos, como deixamos que o julgamento social nos afete etc.
Gostei muito do livro (amei a sensibilidade e dramaticidade do Edward), achei interessante as relações traçadas entre os personagens e gostei muito das referências de obras de arte. ??

Alaminos 31/10/2022

"Quem foi reprimido em vida é especialista em engolir choro"
Achei um livro bem bobinho.
A leitura é leve e trás temas importantes como: racismo, como devemos tratar celebridades como humanos e n deuses, relacionamento abusivo, perseguição....
Começa meio devagar, fica super boa e viciante, mas no final fica lenta novamente
Final obviamente previsível.
Gostei muuuuito da Norah, achei ela uma personagem muito apaixonante e com uma personalidade incrivel, acho q ela poderia ser muito melhor aproveitada em outra narrativa.
Achei estranho o fato dela e a Isabelle serem iguais, achei q iria ter algum plot sobre elas na verdade serem meias irmãs por parte de pai.
Gostei.... mas n achei tudo isso