Frankenstein

Frankenstein Mary Shelley

Resenhas - Frankenstein

1 | 2 | 3 | 4

Ricardo 29/05/2024

Frankenstein: Uma leitura surpreendente e rápida
Terminei Frankenstein, da Mary Shelley, e preciso compartilhar a surpresa que tive durante a leitura. A criatura, que dá nome ao livro, está presente em toda a história, mas de forma inesperada. Sua presença se manifesta através das ações e emoções dos personagens, especialmente do próprio Victor Frankenstein.

É como se o monstro estivesse sempre à espreita, influenciando o desenrolar da trama sem nunca aparecer de fato. Essa sutileza me prendeu do início ao fim, me fazendo questionar constantemente as motivações dos personagens e as consequências de seus atos.

Embora seja um clássico, a leitura é surpreendentemente leve e fluida. A narrativa é envolvente, mas achei que os personagens não foram bem desenvolvidos. Ainda assim é uma história fácil de acompanhar. Terminei o livro em poucos dias, querendo saber o que aconteceria a seguir a cada página.

Frankenstein é um livro que me fez refletir sobre a responsabilidade científica, a ética da criação da vida e a importância da compaixão. É uma leitura que recomendo para todos que apreciam histórias emocionantes e que provocam reflexões.

Thayrine.Mello 22/04/2024

Só prova que homem é burro e não assume os próprios b.o.s, no final disse que não achava condenável "ter criado um monstro", aiai que ódio desse Victor

davidbbarroso 17/04/2024

Acho que coloquei muita expectativa nessa leitura e falhei completamente. É um livro leve e bem detalhado, porém é mais focado na escrita bela no que na história em si. Infelizmente, não é algo que indico para todos, o frankenstein é tão idealizado da forma atual que esse fica meio ?. A parte boa é que a Mary não teve pena em matar personagens, ele simplesmente perdeu a família toda! Queria que a morte da elizabeth e do clerval tivesse sido mais detalhada e contada pelo monstro, assim como ele falou sobre a história de Will e Justine. Acho que a única parte boa que eu gostei foi da narrativa por parte do Frankenstein (monstro). Se o livro dependesse apenas do doutor como um todo, a nota seria apenas uma estrela.

Luuh_Marx 17/04/2024

Uma batalha entre Negação e a Total Rejeição
Um bom clássico e que te leva a várias reflexões.
Basicamente Victor Frankenstein, traz ao mundo uma criatura que ao bater os olhos na sua criação já implanta em si mesmo de modo preconceituoso, arrogante e cruel a rejeição com a criatura pelo fato de sua aparência ser em extremo modo "bizarra" aos olhos, o que nos leva a ter uma imensa reflexão nessa história é o fato que a criatura procura de todo modo apenas se encaixar de modo mais simples possivel e é extremamente acabado, e rejeitado por todos pelo mesmo motivo com qual seu criador o rejeita.
A criatura acaba se revoltando contra Victor e tentando se vingar em prol de existir, de tentar resolver de alguma forma.... A narrativa é bastante interessante porém e bastante agonizante pois você acaba tendo a sensação que mesmo tendo atitudes erradas a criatura merecia ter tido sua chance de se encaixar, o que nos leva a outra reflexão... Humanos tem a tendência a crueldade quando as coisas saem do seu próprio domínio ou quando aquilo que nós e apresentando não é aquilo que estamos acostumados ou não é do jeito que queremos ou imaginamos, ou seja talvez a moral de tudo é exatamente o olhar em que, aquele que foi chamado de monstro na verdade foi bem mais humano apesar dos erros, do que aqueles que se julgavam humanos normais e corretos...

Luiza.Milton 20/03/2024

Incrível !!!
Não imaginei que eu fosse gostar tanto, e tive muito medo de ser uma leitura arrastada, por ser um livro de mais de 200 anos...
Mas me surpreendi muito, de forma 100% positiva.
A leitura é super fluida e a historia te prende do início ao fim.
Não vou falar muito sobre a historia em si, pra não dar spoiler, mas vale MUITO A PENA.
O livro trata bastante sobre o preconceito, nao imaginei que fosse ser tao comovente...
Ótimo, perfeito e favoritado hahahah

Priscila700 26/02/2024

Deveras um clássico
Uma história intrigante, com desenrolar rápido. Que triste história, que grande lição de vida! Uma leitura indispensável.

massonii 25/02/2024

Frankenstein
Prontamente com uma narrativa obscura, reviravoltas, dramaticidade e (óbvio) a extremidade da natureza humana, Frankenstein entrega tudo em nome do Romantismo gótico.

PAULINHO VELOSO 03/02/2024

Terror psicológico
Frankstein é um livro diferente. Mesmo que o cenário fosse belo e radiante na narrativa, parecia sempre soturno e denso. Fala de sonhos, de estudos, de família, amizade, convivência. O terror, ao meu ver, não reside mais na criatura do que nos medos demonstrados pelo criador. É um terror psicológico, típico de pessoas que escondem, a qualquer preço, seus traumas existenciais. É um clássico que merece ser lido.
PAULINHO VELOSO 09/02/2024minha estante
Zeus do céus!

pascalevm 25/01/2024

Grata surpresa
Apesar de já conhecer a história, tanto do monstro quanto da escritora através de filmes, a leitura foi uma grata surpresa. É um clássico gótico, escrito no formato epistolar, podendo ser classificado como ficção científica ou terror e que explora as complexidades morais e éticas da criação, da busca pelo conhecimento e da solidão. Adorei a forma como a Shelley utiliza palavras clássicas e períodos bem formais em sua escrita. Diria que ela tem um jeito muito elegante de escrever. Fiquei curiosa para ler outros títulos seus. Como diria Russeau, todo homem nasce bom, a sociedade é quem o corrompe. Super recomendo a leitura.

Yasmin1372 23/01/2024

História muito triste e incrível ao mesmo tempo
Acabei de terminar a história e me encontro muito triste e chorando. O tempo inteiro na história Frankenstein tenta te convencer que o monstro é a criatura que ele criou. Quando o monstro na verdade é ele próprio e a humanidade com sua maldade desmedida.

Desde a criação a criatura foi alvo de pavor e repulsa do seu próprio criador, jogado no mundo sem saber nem mesmo quem ele era teve que aprender tudo do zero e sem uma pessoa amiga perto dela. Ela tinha sentimentos e era pura de coração, mas pela aparência não conseguia compaixão e laços com ninguém. Imagina você largado nesse mundo enorme sem uma pessoa amiga do seu lado, ninguém para olhar na sua cara, você só queria uma companhia e não tinha isso em lugar nenhum. É triste demais e consigo entender perfeitamente o ódio que a criatura nutriu por todo mundo e principalmente pelo criador que devia pelo menos um amparo.

Consigo sentir pena de todo o restante que pagou pelos erros de Frankenstein, eles não tinham culpa, inclusive as vezes dá para entender o lado dele, ele não sabia o que tava criando e tinha medo de recriar e sair pior ainda. Mas não era motivo nenhum dele tratar com ódio justamente o que ele criou. Criou porque quis e tinha responsabilidade. Se ele tivesse tratado com respeito e acolhimento no começo nada disso teria acontecido. Da mesma forma que a criatura vivia sozinha ele teve que aprender a viver também. Não tive pena nenhuma do que aconteceu com ele.

Minha pena se concentra na criatura. Que em nenhum momento vivo recebeu amor ou carinho de ninguém. No momento que ele conta a parte dele dá história te comove de uma forma surpreendente. O livro é muito bom, às vezes dá estresse pq descreve demais paisagem e não tenho paciência pra isso mas te prender pela história que inclusive é triste demais. Ele merecia muito mais.
Inara 23/01/2024minha estante
Kkkkk me encontro muito triste e chorando

PJ 20/01/2024

Só desgraça!
Livro com muita descrição da natureza, paisagens e de sentimentos. Deixa uma reflexão: que caminhos a ambição e a busca por realizações podem levar a um indivíduo?

1 | 2 | 3 | 4