Frankenstein

Resenhas - Frankenstein

1 | 2 | 3 | 4

Karine 06/03/2022

Um clássico
Neste clássico conhecemos a história do cientista Frankenstein e da criação de seu mostro, e a perseguição que se seguiu.

Apesar de achar a leitura um pouco arrastada, mas por ser um livro antigo já espera isso, é um livro muito bom que nos faz refletir sobre quem é o verdadeiro mostro. O que eu mais gostei é que eu um livro tão antigo já aborda um tema tão atual como o racismo e o preconceito.

Recomendo para todos que gostem de um bom clássico com temas bem atuais.

Boa leitura a todos!!!!!
Hugo.EspArito 06/03/2022minha estante
Tenho uma versão em HQ dessa obra.

TNL.Lene 20/02/2023

Franken stein...
Pensei que tinha assistido ao filme, mas não me lembrei de nada do que li.
Mas gostei bastante da leitura e recomendo sim.
Fiquei com vontade de mais ?

Manuyyyyy 11/01/2024

Um clássico livro de ficção científica ?
Frankenstein conta a história de Victor Frankenstein,um homem de familia rica que sonha em trabalhar como cientista das ciências naturais,mas que ocasionalmente, acaba descobrindo um jeito de colocar vida em um corpo inanimado,e a partir dai,as coisas ficam cada vez mais interessantes.Quando comecei a ler esse livro,sinceramente pensei que ia ser só mais um livro pra minha lista de lidos,mas na verdade,foi muito mais que isso.Ele ensina como sentimentos podem influenciar as atitudes das pessoas,como a vingança é poderosa e também a dificuldade de ser rejeitado por todos da sociedade.A escrita é bem feita e fluída,com um vocabulário rebuscado,o enredo é simplesmente perfeito,principalmente por fazer uma relação entre o presente e o passado da história,os personagens são bem escritos e descritos,as falas e os pensamentos de cada um são bem detalhadamente emocionais e as referências históricas e geográficas são bem instrutivas.Simplesmente esse livro é perfeito pra quem quer refletir um pouco sobre a humanidade e seus comportamentos,para quem gosta de uma boa ficção científica e também para quem gosta de um clássicos.Frankenstein conseguiu conquistar meu coração e graças a isso,será favoritado ?

@dojogoaoslivros 17/10/2023

É bom, mas não favoritei
? Frankenstein, escrito por Mary Shelley, é um clássico da literatura gótica que tem intrigado e cativado leitores por gerações. O início do livro é fascinante, com o cientista Victor Frankenstein buscando criar vida por meio de métodos revolucionários. A exploração de temas como a ambição desenfreada na busca pelo conhecimento científico e as consequências éticas de suas ações iniciais é envolvente.

? No entanto, à medida que a narrativa avança, o livro pode tornar-se um tanto repetitivo, com Victor e o monstro entrando em um ciclo de perseguição e vingança. Essa repetição me frustrou um pouco, pois gosto de um desenvolvimento mais dinâmico. Essa sensação de estagnação, no entanto, também pode ser interpretada como uma representação da incapacidade de Victor de escapar de sua criação e da sua culpa.

?? Um dos aspectos mais intrigantes do livro é a maneira como aborda a relação entre ciência e religião. A autora examina as implicações éticas da busca pelo conhecimento e do desafio das leis divinas. A criação do monstro é uma ação que desafia o papel de Deus como criador, e o livro levanta questões profundas sobre a moralidade da ciência. O monstro, abandonado por seu criador e rejeitado pela sociedade, busca compreender seu lugar no mundo e questiona a existência de Deus. Essas reflexões filosóficas dão ao livro uma profundidade surpreendente.

?? Além disso, o contexto histórico da autora, Mary Shelley, é fascinante, pois ela escreveu essa obra-prima em uma época em que as mulheres eram subestimadas e frequentemente ignoradas. Mesmo assim, construiu uma narrativa inovadora, sendo uma das primeiras obras de ficção científica escrita por uma mulher, e tornando Frankenstein uma obra essencial na literatura.

AVALIAÇÃO: ????

Yasmin1372 23/01/2024

História muito triste e incrível ao mesmo tempo
Acabei de terminar a história e me encontro muito triste e chorando. O tempo inteiro na história Frankenstein tenta te convencer que o monstro é a criatura que ele criou. Quando o monstro na verdade é ele próprio e a humanidade com sua maldade desmedida.

Desde a criação a criatura foi alvo de pavor e repulsa do seu próprio criador, jogado no mundo sem saber nem mesmo quem ele era teve que aprender tudo do zero e sem uma pessoa amiga perto dela. Ela tinha sentimentos e era pura de coração, mas pela aparência não conseguia compaixão e laços com ninguém. Imagina você largado nesse mundo enorme sem uma pessoa amiga do seu lado, ninguém para olhar na sua cara, você só queria uma companhia e não tinha isso em lugar nenhum. É triste demais e consigo entender perfeitamente o ódio que a criatura nutriu por todo mundo e principalmente pelo criador que devia pelo menos um amparo.

Consigo sentir pena de todo o restante que pagou pelos erros de Frankenstein, eles não tinham culpa, inclusive as vezes dá para entender o lado dele, ele não sabia o que tava criando e tinha medo de recriar e sair pior ainda. Mas não era motivo nenhum dele tratar com ódio justamente o que ele criou. Criou porque quis e tinha responsabilidade. Se ele tivesse tratado com respeito e acolhimento no começo nada disso teria acontecido. Da mesma forma que a criatura vivia sozinha ele teve que aprender a viver também. Não tive pena nenhuma do que aconteceu com ele.

Minha pena se concentra na criatura. Que em nenhum momento vivo recebeu amor ou carinho de ninguém. No momento que ele conta a parte dele dá história te comove de uma forma surpreendente. O livro é muito bom, às vezes dá estresse pq descreve demais paisagem e não tenho paciência pra isso mas te prender pela história que inclusive é triste demais. Ele merecia muito mais.
Inara 23/01/2024minha estante
Kkkkk me encontro muito triste e chorando

Paojjas 29/11/2022

O monstro tem mais humanidade que seu criador
Victor Frankenstein é um homem branco e rico que acha que pode fazer o que bem entender. As melhores partes são as em que o monstro apresenta sua perspectiva sobre viver nesse mundo e como é difícil estar em sua pele. Lastimo muito que o monstro não tenha um nome, mas entendo que isso corrobora com a narrativa de Frankenstein, que só pensa em ética quando lhe convém.
David 29/11/2022minha estante
Nao pensei nesse sentido, mais como alguem com ambição pelo conhecimento ai entra o dilema até o que um ser humano pode fazer em nome dela sem pensar nas consequências, até que ponto os riscos valem a pena.
Adorei os monólogos do demônio

Ohara 20/03/2023

Um dos melhores livros que já li!
Decidi ler Frankenstein porque vi várias autoras gringas elogiando esse livro e, sinceramente, por mais que esperasse que fosse bom eu não esperava gostar tanto. Vi várias pessoas comentando que o livro era meio cansativo por causa da linguagem, mas eu simplesmente amei. Amei como é detalhado e a forma que descreve tudo. Amei que num certo ponto é como se tivesse uma história dentro de outra história, dentro de outra história. É um livro muito envolvente, com certeza entrou para os meus preferidos.

psJay 01/11/2023

Certamente impressionante.
É um livro bastante impressionante. Porém, por alguns motivos não esperados.
Inicialmente achei um tédio, incrível, livro clássico tende a ser assim. Porém, conforme fui lendo fui me impressionando, ele conseguiu se tornar interessante.
Isso não mencionando a grandiosa crítica que o livro menciona ? sobre a aparência, e real intenções, do monstro ?, por fim, é um livro muito bom, porém que requer paciência.

Em reusmo, leia com cautela e com bastante paciência para aguardar o ponto alto do livro ? que é maravilhoso, e me emocionou.

Monica156 20/02/2023

Um clássico maravilhoso, vale muito lê
Simplesmente me encantei com a criatividade da autora, me entreguei para sentir a história, senti raiva do protagonista, senti pena, ao mesmo tempo queria entender o monstro e dava credibilidade ao q ele falava, mas no fim meu coração ficou dividido nos dois e aceitei o fim.
Apenas digo uma coisa leia esse clássico, e deixa se levar na história...

Artu 06/01/2022

História Incrível, edição ruim.
Confesso que comprei essa edição já com essa espectativa, tanto pelo preço quanto pelo número de páginas reduzido em relação a outras que já ouvi falar bem. No entanto, fora algumas traduções bem duvidosas e escrita que tira totalmente o charme e sentimento da original, gostei bastante da história. Em momentos pode ficar um pouco lenta focando em personagens que não são interessantes, mas relevei por conta do próprio gênero de horror histórico que possui escrita assim. No final, todos os acontecimentos criaram uma história bem amarrada e que deu bastante drama e peso pra uma história que todos conhecemos hoje. Vale muito a pena conferir!
scent 02/10/2022minha estante
parei de ler esse livro justamente pela edição PÉSSIMA, não conseguia ler um parágrafo

Lu Reis 06/12/2023

"...O livro trás ao leitor questões de ética, como as responsabilidades dos cientistas sobre suas ações, o controle dos produtos da ciência e quando estes são prejudiciais para a humanidade. Questões de justiça e bem ou mal também podem ser refletidas sobre o livro, já que os personagens frequentemente se deparam com decisões difíceis e ações questionáveis, com diversos pontos de vista."

Página 51 10/03/2022

Totalmente diferente do esperado!
Quando iniciei minha leitura estava convicta que seria apenas mais uma estória de terror ao clássico estilo de H.P. Lovecraft, porém, para minha grande felicidade, o que encontrei foi uma narrativa com várias camadas, com debates filosóficos e a clássica questão: Ele sempre foi um mostro ou se tornou um porque assim foi tratado?

Katiau 16/08/2022

Um clássico
Um final cheio de reviravoltas, confesso que no começo já estava envolvida na história e no desenvolvimento fui gostando mais ainda.

1 | 2 | 3 | 4