Manual de Debate Político

Manual de Debate Político Kim Kataguiri

Resenhas -

Paulo 28/02/2023

Uma ótima introdução à politica
Indico muito esse livro para quem é completamente leigo em relação a política. Ajuda a entender certos temas polêmicos. Me abriu os olhos pra muita coisa que eu não conseguia discutir numa mesa de bar.

israisraisra 01/07/2022

Muito bom, porém...
Esse livro é super bem escrito, o Kim é bem irônico e o humor deixa a leitura super fluída.
Eu esperava que cada capítulo falasse sobre um tema de debate, seus argumentos contra e a favor, mas acaba que o livro se resume a Lula, Bolsonaro e o liberalismo inglês.
O livro em cada capítulo coloca a frente argumentos toscos e comuns de bolsopetistas ? mostrando inclusive como as contradições acabam fazendo as duas alas concordarem ?, e apresenta sempre a "solução" liberal, como uma resposta pra tudo na vida, como o ápice da racionalidade humana.
Os assuntos acabam inclusive se repetindo, com poucas diferenças.
Enfim, é um bom livro, tem argumentos bem interessantes e é importante pra fortalecer o pensamento de uma terceira via. Porém, é só um livro introdutório, é importante que depois você leia as referências e indicações de autores.

Winslow 14/10/2022

Tinha potencial para ser melhor mas foi bom
Kim Kataguiri escreve um livro de capítulos curtos e cada um sobre um assunto que está em pauta nos debates sobre política. Ele escreve de forma fácil e irônica. Porém ele se propõe a ser um "guia" para você refutar falácias, e não é isso que encontramos, há mais voltas do que realmente fatos e fontes.

No início de cada assunto parece que ele vai descrever todos os argumentos para refutar tal argumento e no fim carece de fontes e outras informações.

Parece que foi um livro feito às pressas de qualquer jeito (que não significa que está ruim) mas eu esperava algo mais polido e feito com mais preparo.

Dá para aprender algumas coisas, mas de forma bem rasa. Eu gostei, mas merecia ser melhor

yanpd7 24/12/2023

Sobre o Manual
Minha perspectiva após ler o livro completo (290 páginas e não 269) que o livro não trata-se exatamente de um manual, mas sim de uma enciclopédia de fatos sob a ótica do autor, bem como suas opniões sobre esses fatos.
É uma boa leitura, flui bastante desde que o leitor compreenda exatamente o que eu expus no parágrafo anterior.
A partir da página 269 o leitor ainda lerá 4 capítulos (se continuar a leitura obviamente) sendo eles 38 - A cultura da ?carteirada?;
39 - Afinal para que serve a ABIN, a ?Cia Brasileira? ? ; 40 - Adoção de crianças por casais homossexuais; 41 - A imprensa e o ódio da máquina.
Cada capítulo fornecerá ao leitor informações, para se for o caso, argumentar ou lastrear tais argumentos em um debate ou conversação.
Não há tanto aprofundamento em cada capítulo, porém serve para que o leitor tenha um norte para começar seu empreendimento de como entender nosso cenário politico dos governos petistas e bolsonarista.

Bruno.Maciel 28/02/2024

Boa introdução a política, excelente para seguidores do mbl
O livro tem a proposta de ser uma leitura leve e por isso não se aprofunda muito em nenhum tema. É dividido em tópicos, você pode ler os tópicos aleatoriamente. Muitos dos temas são aqueles clichês (como em mesa de bar). Tem boas referências mas as vezes senti falta de mais do que a opinião do Kim, queria fatos com comprovações, por mais que ele sempre cite a referência ao final dos tópicos. Ótima leitura para quem quer começar entender de política.