A Pedra da Lua

A Pedra da Lua Wilkie Collins

Resenhas - A pedra da lua

Mariana113 14/02/2024

Quando o diamante indiano Pedra da Lua é roubado do quarto de Rachel Verinder o que se segue é uma investigação cheia de reviravoltas que descobre uma teia de segredos dentro de uma mansão inglesa.

Esse livro foi uma surpresa. Eu o comprei ainda na campanha do catarse porque sua premissa me intrigou, mas acabei deixando sua leitura para depois e depois até que, no final de dezembro, decidi ler para aproveitar as férias. Encontrei muito mais do que uma história de folhetim. Aqui temos uma história com seis diferentes narradores lançando suas opiniões pessoais nas suas histórias, cada um com seus preconceitos e crenças, com o diamante sagrado roubado ao centro das suas maquinações.

Temos a presença de um detetive policial no caso, um dos primeiros e mais célebres exemplos daqueles que viriam a inspirar uma geração com a literatura policial, embora este não seja em si um livro deste gênero.

Wilkie Collins pode ter escrito com diversos cliffhangers e reviravoltas/plot twists por uma questão de venda da época (era preciso manter o leitor comprando o jornal para seguir lendo a história), mas a forma como ele escreve é tão magistral que eu me peguei devorando o livro tal qual maratonava séries. Com certeza esse é um livro para leituras e releituras.

site: https://www.instagram.com/p/C2QuDUILVCl/

Kris 06/02/2024

"A ocasião faz o ladrão ", dizem.
São muitos os motivos de um livros ultrapassar a bolha do seu tempo e a criatividade, além da excelência, é uma delas.
O livro trás a narrativa de pessoas envolvidas no sumiço da Pedra Da Lua da casa de sua "herdeira", relatando sua vivência no caso, mas o que nem todos sabem é que o diamante trás a sombra de uma maldição, pois foi brutalmente retirado do seu templo pelo tio de Rachel, o que explica todo o caos e tragédias da história.
A gente passa o livro inteiro como um detetive na expectativa de desvendar quem foi o "ladrão" e toda a narrativa é instigante e interessante e prende a gente até a última página.
A leitura é muito fluída e a tradução é muito tranquila, então qualquer pessoa consegue entender o que o autor quer passar e sentir todas as emoções do livro.
Vale muito a pena a leitura.

Serfelizlendo 29/01/2024

Muito bom!
Funciona como um quebra-cabeças, contudo, tem um drama familiar que tira a atenção dos acontecimentos.

Neste livro, cada detalhe tem relevância e conduz pra uma análise x que se liga a conclusão. O difícil é conseguir focar e não se interessar na família principal e nas tretas que protagonizam.

No melhor estilo de programa sensacionalista!

Diogo 28/07/2023

Suspense clássico
A Pedra da Lua é considerado o primeiro romance policial da literatura ocidental. Uma história epistolar narrada por diferentes pontos de vista das personagens, criando a aura de suspense a partir de vários elementos que se tornaram clássicos no gênero: triângulo amoroso, falsos suspeitos, reconstituição do crime, interrogatórios e "plot twist". A leitura, convenhamos, se torna, por vezes, lenta e cansativa, mas, como todo livro clássico, vale a pena ser lido.

Ralibô 30/06/2023

Um roubo improvável
O livro me lembrou muito aos livros que eram publicados no jornal de forma semanal, e que você sabe muito bem que não é o caso ao ler o Prefácio.
É cheio de malabarismos e conspirações mirabolantes. Leva o leitor a trocar de suspeito mediante aos fatos de cada página.
Sim, o livro poderia ter tido umas 200 páginas a menos, mas ainda sim é um clássico gostosinho de ler. Wilkie é um dos meus autores preferidos.
O edição em si é bonita a vista, mas os parágrafos são apertados, e as informações adicionais de alguns números não estão no rodapé. O livro possui várias gravuras maravilhosas.

E o final do livro, eu amei.

Thiago662 29/01/2023

Só sei que preciso ler Robinson Crusoé...
Se puder dar um conselho, não leia a introdução. Além de cansativa, solta um spoiler. Leia depois ou não leia.

Um diamante com uma estória traiçoeira desaparece logo após ser deixado como herança a uma jovem nobre inglesa. Quem roubou? Tudo aponta para três indianos responsáveis por recuperar a pedra, que por sua vez havia sido roubada de um templo da Índia. Essa é a premissa da história. Já o desenvolvimento...

O livro começa com o relato de um soldado inglês que informa a sua família como o primo havia profanado um tempo indiano, matado os responsáveis por seu culto e proteção e roubado a Pedra da Lua! Anos depois o ladrão (colonizador) deixa a pedra para sua sobrinha, não por gostar dela, mas como uma vingança pelo desprezo de sua irmã, e por conhecer os perigos de possuir a pedra. No dia seguinte após receber o diamante, ele desaparece!

A partir daí o desenvolvimento cai num lugar comum e a gente já imagina o possível ladrão. O plot é tão tosco, que torna tudo cansativo.

É interessante ler tentando imaginar como os leitores do século XIX o fizeram. A obra foi publicada, como maioria naqueles tempos, primeiro em uma revista e depois se tornou o livro. Collins sempre deixa um gancho, um suspense para o próximo capítulo. A narrativa foi desenvolvida por vários personagens, algumas delas como a de Miss Clack extremamente cansativas. Após ler o livro fiquei tentado a ler Robinson Crusoé, de tanto que o mordomo o cita.

Considerado o primeiro ou um dos primeiros romances policiais modernos, o detetive acaba não sendo o personagem principal que talvez seja ocupado pela história, da mesma forma que os indianos pouco citados.

Berenice.Thais 17/12/2022

Histórico
Ao ler esse livro vc fica aguçado pelo crime e quando vc descobre quem "roubou " o diamante e o caos que isso ocorre na vida de todos os envolvidos.foi uma leitura incrível com uma narrativa não tão comum e um final merecido.

@marcosmelhado 02/11/2022

A pedra da Lua
Gostei muito da escrita do autor. A estrutura narrativa também é interessante e trouxe muito dinamismo para a história. Tudo é contado em primeira pessoa por diversos narradores, então quando você está cansando, o livro muda. Quando a protagonista está na casa de campo, quem narra é o mordomo. Quando ela vai para a cidade, quem narra é a prima. E assim cada personagem imprime sua personalidade no texto nos contando todos os “fatos” sobre a história. O autor é irônico e se esforça bastante para dar um tom mais cômico no que está sendo narrado. O mistério, as suspeitas e os desfechos são muito familiares a quem lê literatura policial antiga (me lembrou de algumas coisas da Agatha). Espere por um final a lá Chapolim Colorado. O que não é um demérito kkkkk. Indico bastante o livro para quem gosta de aventura e mistério nos moldes de filmes da sessão da tarde.

Alessandro232 15/09/2022

O romance que inventou a narrativa policial
"A pedra da Lua" é um romance que se insere nas chamadas "sensations novels". Assim como, obras desse subgênero, sua trama gira em torno de um crime - o misterioso roubo da "pedra da Lua", a jóia preciosa que dá o título ao livro. A partir desse evento, ocorre uma série de acontecimentos nos quais é formado uma espécie de "quebra-cabeça" que ao final traz a solução para o mistério. O que mais chama a atenção é como Collins reconstrói esses fatos. A narrativa é fragmentada formada por relatos esparsos, ou seja, para descobrir o que aconteceu, o leitor é obrigado a ler cada história separadamente, formando assim ao final uma única narrativa.
Vale lembrar que essa forma de narração é também adotada pelo autor em sua obra mais conhecida também inserida nesse subgênero: "A mulher de branco".
Collins é um escrito prolixo que privilegia muito as minuciosas descrições de cenários - que não estão lá por acaso e estão integradas de forma orgânica na trama de seu romance. Também chama a atenção nessa obra a caracterização pormenorizada de personagens, de modo que cada um deles seja descrito com personalidades complexas.
Também é importante ressaltar, que o autor assim como outros do subgênero recorre à pseudociência para tentar explicar alguns comportamentos estranhos, tais como o sonambulismo, que tem grande importância no desdobramento do principal evento do livro.
Outro aspecto importante no romance é a presença de um inspetor de polícia aposentado que é responsável por uma ampla investigação em busca da joía perdida. Levando-se em conta a data de publicação da obra (1862), podemos dizer que "A pedra da Lua", por sua temática é percursora da narrativa policial que se popularizaria na Inglaterra no final do período, a exemplo das famosas narrativas clássicas de mistério/suspense protagonizadas por Sherlock Holmes.
Embora, Collins tenha um estilo muito detalhista que em alguns trechos pode cansar um pouco o leitor-, "A Pedra da Lua" é um livro envolvente e muito interessante. Além disso, por trás de sua atmosfera, com pinceladas sobrenaturais, - uma característica recorrente nas chamadas sensations novels-, esse romance traz algumas críticas a respeito do comportamento hipócrita de uma parte da aristocracia, assim como à exploração da Índia imposta pelos colonialistas ingleses - neste aspecto, a jóia do título pode ser compreendida simbolicamente como a ex-colônia da Inglaterra, que ao longo do tempo foi roubada e perdeu sua identidade cultural.
Trata-se de uma obra instigante, indicada principalmente para aqueles que gostam do gênero policial, de mistério/suspense nos moldes clássicos.
Sobre a edição: A Pedrazul caprichou na publicação de "A Pedra da Lua". No aspecto visual é uma das mais bonitas da editora, Tem capa dura, folhas amarelas, folha de guarda e algumas ilustrações. Também vem com uma apresentação que amplia o entendimento da obra.

Leticia.Silva 17/08/2022

Livro excelente
Que história! Te prende de uma forma, com o qual, eu fiquei ansiosa para saber o que aconteceria a seguir.
Ficou claro como o autor ficou conhecido, uma escrita fluída e bem narrada.

Patty 02/08/2022

Esperava mais
A edição física tem letras pequenas e espaçamento também pequeno, o que dificultou a leitura para mim, sendo um sacrifício continuar lendo.
Quando cheguei na metade lançaram o ebook e fui capaz de terminar a leitura em poucos dias.
Eu esperava muito mais obra, considerando toda a divulgação feita pela editora, esperava algo mais elaborado, sendo que nas primeiras páginas já é possível descobrir quem foi o ladrão da pedra, restando apenas descobrir o modus operandi.

Sarah 01/08/2022

Tirando que eu demorei horrores, foi bom
Essa edição inicia com uma amostra histórica de quem é o autor, como ele ficou famoso, o que ele escreveu e em que períodos publicou. Compreendo a importância de todas essas informações, mas achei extremamente tedioso ler essas primeira páginas, não sei porquê mas me levou uns 3 dias para conseguir sair disso pra iniciar, de fato, a história.

Claramente, A Pedra da Lua pavimentou muito do que viria a ser famoso mais tarde, nas histórias de detetive. A história nos fornece um grande mistério, um crime curioso, mas violento também, devido ao histórico da pedra preciosa. Ao mesmo tempo, também somos apresentado a um detetive particular, de fora da polícia comum (que aqui é tratada como um bando de homens fardados e burros para caramba!), um homem culto e muito inteligente, que tem uma perspectiva única do caso; no entanto, ele não é a figura principal dessa história, é um acessório, que nos ajuda guiando as pistas, para chegar a uma resposta, mas sem nunca assumir o protagonismo da história, na verdade, depois de um breve relato na Primeira Parte (e digo breve apenas porque são 5 ou 6 partes, se não me engano), ele vai embora da história e só volta nos últimos capítulos para o momento de ação, mas também para entregar um dossiê da investigação, quando finalmente é esclarecido para o leitor toda a trajetória da pedra e também do seu ladrão. Cada Parte é contada por um integrante diferente, da história, podendo ser uma pessoa de interesse genuíno pela pedra (como Mr. Franklin Blake, que é apaixonado pela mocinha da trama e "dona" da pedra) ou alguém que estava acomoanhando aquele momento específico da história. Para mim todas as partes são interessantes, todas acrescentam muito, de acordo com seus pontos de vista, porém eu achei horrível ler o relato da Miss Clack, que mulher mal amada e chatinha, mas passa até rápido e seguimos em frente.

Lili 14/07/2022

Tido como um romance moderno de detetive de 1868
A Pedra da Lua com certeza foi uma surpresa nova e maravilhosa. Não conhecia o autor e nem suas obras e vim conhecer por recomendação de uma outra leitora chamada Amanda e que me fez ficar curiosa sobre o que se tratava a história. Amo investigações e mistério então isso por si só já aumentou meu interesse pelo livro e não me arrependi nenhum pouco.
A obra tem um ritmo de escrita muito gostosa e que te deixa curiosa para continuar e descobrir o mistério, cada descoberta leva seu tempo para se revelar e aos poucos as partes do quebra cabeça da trama vai se formando na sua cabeça mas sem cansar. Wilkie Collins consegue manter uma extraordinária aura de mistério constante.
Narrado em forma de diário o texto torna-se ainda mais interessante pela curiosa alternância de narradores. Para narrar a história, Collins faz com que diversos personagens escrevam seus relatos individuais sobre os acontecimentos, cada um com seu estilo próprio.
Por fim, eu amei essa leitura, é um livro relativamente desconhecido mas acredito que merece ser incluído em sua lista de próximas leituras porque é de fato EXCELENTE e você não vai se arrepender!