O último a sair, por favor, apague a luz e me deixe aqui

O último a sair, por favor, apague a luz e me deixe aqui Matheus Peleteiro

Resenhas - O Último a Sair, Por Favor, Apague a Luz e Me Deixe Aqui

Marcos Antonio 14/07/2021

Me deixe aqui
E começa que o ufanista se sente triste pelo qual que estão deixam o seu país. Um conto que conseguiu me passar toda a raiva, decepção e horror do ufanista. E no inicio ele começa falando e eu matei....... Consegui entender o ufanista e me vejo como ufanista.

monalisa74 01/06/2022

am i sad or just brazilian?
É um conto curto, de escrita densa e com foco em uma realidade fictícia-não-tão-fictícia-assim. Não dá pra fugir das semelhanças com o que já passamos/ainda estamos passando como brasileiros e é bem forte se deparar com isso de maneira tão pessimista, digamos assim. O desespero do ufanista é um desespero real que uma quantidade considerável de cidadãos do nosso país já sentiu e segue sentindo diante de tantas desgraças e tragédias que já enfrentamos, principalmente nos últimos quatro anos. É um conto com um tema sério, mas sem uma escrita cativante nem um desenvolvimento surpreendente.

lauvwxyz 14/04/2022

me sinto o ufanista
não sou patriota, mas maneira que os sentimentos são descritos me fizeram refletir sobre como eu me sinto triste em relação ao que está acontecendo à minha pátria amada :(

ernestina.engel 17/04/2021

Leitura muito interessante e atual!
No conto, o autor traz críticas muito importantes para o contexto atual. Faz refletir sobre o atual momento em que vivemos. Recomendo muito a leitura!

Celly 20/04/2021

Leitura curta!
Uma das poucas leituras nacionais que fiz no ano de 2021. Um livro bom, porém curto! Possivelmente se tivesse mais páginas teria se desenvolvido melhor e com toda certeza eu iria amar mais ainda. No geral é um livro bom para quando você quer realmente realizar uma leitura rápida que te envolve do início ao fim!

leticiaessabba 11/07/2021

Deprimente
Ler esse conto em pleno 2021 tendo que lidar com a cidadania brasileira é bem 1984 vibes. É uma história bem simples mas você vai pro fundo do poço, afinal é bem um retrato da realidade (talvez um pouco pessimista.. rindo de desespero kkkk)

skuser02844 13/05/2021

Am I Sad or Just Brazilian
Um conto que se apresenta como ficção mas é muito mais real do que se apresenta. Se você é brasileiro, deveria dar uma chance. Uma porta para reflexão e tomada de atitudes em um país tão corrupto e ímpar como o Brasil.

Leticia1529 23/05/2021

Muito bom!
O conto trata sobre o momento atual em que estamos vivendo, narrado por O ufanista, brasileiro que sente muito orgulho e amor por sua terra.. mas que um certo presidente o fez sentir repulsa pela mesma.

"Notando-se só numa terra devastada, O ufanista chorou pelo que um dia ela foi."

Sofia 13/12/2022

Impecável
Esse é um dos meus contos favoritos do autor, e foi uma experiência incrível e terrível ao mesmo tempo. Incrível por essa escrita tão IMPECÁVEL e terrível pelo eterno nó na garganta que fiquei (ele ainda não se desfez).
Não houve um só momento que eu não me senti O Ufanista, toda aquela melancolia, rancor e desprezo? não só pela pessoa destinatária, mas também a todos aqueles que o seguem e o endeusa.

?Tudo se iniciara com a eleição da vítima. Quer dizer, quem é a vítima numa situação como essa??

Liih 13/01/2023

Real
Muito real e estigante, a alguns anos era o momento certo de ser lido, por mais que ter lido ele após esse tempo não mudou nenhum um pouco o impacto sobre mim.

Inajara.Garijo 25/06/2021

Realidade fictícia
Disfarçado de ficção, com um título super criativo e instigante, traz na verdade uma reflexão `a época pendêmica e uma profunda e inteligente crítica política totalmente verdadeira e atual.

Juliane 10/11/2020

Triste realidade no Brasil
O livro é um resumão muito bem feito e com ótimas críticas sobre o que vem acontecendo no Brasil com o atual presidente (2020) no poder e os respectivos ministros colocados.

Jessica1248 09/10/2023

Leitura rápida e de profunda afinidade, ao passo que a história avança, o leitor se torna o ufanista.

Mary 10/10/2021

Esse conto deveria ser lido por todo, ele faz uma abordagem, que mesmo sendo ficcional, é tão atual. Ele mostra a real situação da nossa pátria.