A pintora de henna

Resenhas - A Pintora de Henna

may.reader 29/08/2023

Perfeitoooooo
Que livro esplêndido!!
Que história linda, sofrida, mas linda.
A cultura indiana é diversa e bem diferente da nossa, me peguei muitas vezes pensando sobre as dificuldades impostas por essa cultura que nós ocidentais não conseguimos entender, que é tão distante do que vivemos por aqui.
Quando tudo começou a despencar, me desesperei aponto de ficar com raiva, precisei dar um respiro antes de continuar e valeu a pena.
O livro é lindo, tocante, triste, recomendo demais!

amanda.sf 28/08/2023

“A Pintora de Henna” é um livro bastante envolvente, que rapidamente te deixa preso na história e com vontade de saber o que irá acontecer.

A protagonista, Lakshmi, é ótima e muito madura, ao contrário da sua irmã, Radha, que é tão irritante que chega a dar nos nervos do leitor.

No geral, a história é bem interessante, especialmente por mostrar tanto da cultura da Índia e da arte da henna.

Só achei o final um pouco previsível, e é um pouco decepcionante como os personagens demoram tanto para chegar a soluções que são óbvias para quem está lendo.

Fernanda 27/08/2023

Que livro maravilhoso! Confesso que demorei pra pegar o ritmo da leitura, passei quase um mês nas trinta primeiras páginas, mas depois que passei dessa marca, valeu muito a pena. A autora consegue descrever de forma interessante e com riqueza de detalhes a diversidade cultural, gastronômica e costumes da Índia pós colonial e os personagens são envolventes e multifacetados. Agora estou super ansiosa pra ler o resto da trilogia.

Camila807 27/08/2023

Inspirador
Um livro lindo! Muito interessante pra entender mais sobre essa cultura. Também traz muitas reflexões. Achei maravilhoso em todos os aspectos. Surpreendente, instigante. Gostoso demais.

Isa PL 25/08/2023

Uma viagem muito mágica pela cultura indiana aos olhos femininos
A história é muito fluida, você fica o tempo todo querendo saber o que vai acontecer durante o livro. Muitas coisas acontecem no decorrer que te fazem repensar várias relações familiares, admirar a cultura indiana e não só isso, mas aprender mais sobre ela. Além de alguns preceitos tradicionais subjugados atualmente, a cultura indiana é muito rica e maravilhosa. Esse livro só aumenta meu amor por ela. E ainda traz a arte da medicina natural em conjunto com a medicina moderna, que é uma admiração particular minha. E junta isso a um romance mascarado, EU AMO!

A Lakshimi como personagem principal é muito revolucionária. O tempo todo ela se mostra como uma pessoa forte e batalhadora, que sempre quis uma liberdade que foi tirada dela com 15 anos. E essa liberdade ela queria oferecer pras “pacientes” dela, na forma de ervas medicinais, pinturas e tônicos, sempre buscando agradar e servir suas “senhoras”, mesmo tendo que se rebaixar de sua casta elevada. Confesso que no início do livro eu fiquei um pouco irritada com a irmã dela, por ela ser muito mimada e não entender a situação em que elas estavam. Mas é muito difícil você distanciar a sua visão da do narrador em 1ª pessoa. E ela só tinha 13 anos e passou por tanta coisa que faz sentido ela não entender as leis da cidade grande, mas Radha se redime no final. E como não mencionar o Malik, que é com certeza um personagem que eu vou guardar no coração? Ele é um menino pequeno (aparentemente entre 8 e 10 anos) que aprende a sobreviver por conta, que (acredito eu) toma Lakshimi como mãe e faz de tudo pra ajudá-la com seu carisma, possuindo o tempo todo um espírito protetor sobre as duas irmãs. Um fofuxo. Quanto aos homens do livro, o único que se salva é o Dr. Jay Kampur. O Hari se redimiu também, mas ainda assim não da pra esquecer tudo o que ele causou. Mas também, se aquilo não tivesse acontecido com a Lakshimi, a história dela não teria esse final incrível que ela e a família dela mereciam, além das vidas que ela ajudou a salvar. E acho que essa é a principal mensagem do livro, tudo que acontece é por uma razão significativa que vai fazer sentido em algum momento da nossa vida, ou na dos outros.

Juliana1818 24/08/2023

Pintora de henna e muito mais
A pintora de henna nos mostra um pouco da sociedade indiana na década de 1950, e a força de uma mulher que vai atrás de seus sonhos, custe o que custar. É duro e cruel muitas vezes. Trás a reflexão sobre a opção de ser ou não mãe, da mulher poder escolher o momento oportuno de dar a luz a uma criança, de como decisões podem afetar nossas vidas de uma forma irreversível muitas vezes, mas nunca intransponível. A força de se reerguer diante das dificuldades e recomeçar. É incrível!

Lorena 22/08/2023

Intenso
Essa história me transportou para a Índia, me senti passeando por Jaipur, mergulhei nos costumes e tive dificuldade com isso, mas devemos respeitar culturas diferentes das nossas apesar de não concordar com elas.

Vivi, sofri e aprendi muito com nossa mocinha.
Quis enforcar Rhada , mas no fim a perdoei.
Apaixonei por toda inteligência e ousadia de Malik e sim ele foi meu favorito.

Que história interessante! Gostei demais.
Vale muito a pena ler. ??
Michela Wakami 22/08/2023minha estante
?????

Michela Wakami 22/08/2023minha estante
Amei a sua resenha, Lore.?

Lorena 25/08/2023minha estante
Mi, Li em alguma página aqui no Skoob que tem o livro 2. Já estou empolgada!

Michela Wakami 26/08/2023minha estante
Ebaaaaaaaaaa. Mas para frente vou querer ler também, Lore.?

Jéssica 19/08/2023

Um mergulho impactante na cultura indiana.
O livro se passa na Índia pós independência, um momento em que o país está estabelecendo sua identidade e sua cultura, livre da influência inglesa.

Nossa personagem principal é uma artista de henna e ganha a vida pintando desenhos nos corpos das suas senhoras, e claro, que só isso não paga as contas. Sua principal fonte de renda é a medicina herbal, herança dos antigos, especialmente sua sogra.

Um dia Lakshmi é surpreendida com a chegada da sua irmã, Radha, que não tem mais ninguém a quem recorrer. Essa chegada inesperada mudará completamente a vida de Lakshmi, inclusive algumas de suas convicções.

Um livro sobre pessoas e que nos traz um panorama sobre a realidade da cultura indiana. Um mergulho profundo nessa cultura tão rica e cheia de nuances. Simplesmente um livro maravilhoso e que nos faz amar e odiar os personagens e torcer por eles.

Thainara 19/08/2023

Achei minha segunda melhor leitura do ano!
Mesmo com uma realidade totalmente diferente da minha, me identifiquei com a personalidade e as vivências da Lakshmi...
Sua força para se reinventar, sua habilidade de lidar com as adversidades, sua resiliência..
As tradições são diferentes, os preconceitos não.
A imagem fala mais alto que as vontades pessoais de cada um.
É muito status e poucas pessoas felizes.
A maneira como as mulheres são tratadas. Um mercado, como se fossem gado.
Nem se eu quisesse poderia explicar tudo o que senti e absorvi com a leitura dessa obra.
Apenas digo que é um livro 100% indicado por mim. Leia!
Homem, mulher, todos.. Leiam

Mai 16/08/2023

Imersão na cultura
Gostei bastante da leitura e da riqueza de detalhes e referência quanto a cultura local. E independente da sua localização a aparência o status sempre vai ter muito peso.

Renata 08/08/2023

Maravilhoso
Eu amei muito ? Lakshmi foge de um casamento violento e vai parar em Jaipur, onde vira pintora de henna e confidente das madames indianas, 13 anos depois ela é surpreendida pela visita do marido e por uma irmã que não sabia que tinha.

Guardando os segredos dos ricos, ela jamais poderá revelar os seus próprios. Enquanto persegue o sonho de ser independente e manter o próprio sustento, Lakshmi é uma mulher forte e ambiciosa, porém com a chegada da irmã ela busca o perdão dos pais e se perde no seu propósito de vida. Com os fatos ocorridos com a chegada da irmã a fazem repensar quem ela realmente é.

Um lugar onde a impunidade é varrida para baixo do tapete, as boas aparências tem seu preço, os segredos são manipuláveis tanto quanto a vida das pessoas.

Gostei muito do livro todo. Radha uma ingrata. Malik tão inteligente e tão maduro gostei muito dele, e já sei que tem continuação então vou saber mais sobre ele no livro dois.

Passei raivinha com o personagem que mau aparece no livro mas que causa tanto estrago podia ser um pouco mais explorado a situação dele.

Lakshmi muito resiliente e corajosa. Só leiam esse livro ??

emysants 06/08/2023

Leitura concluída depois de muita luta! Apesar de tantas resenhas positivas, infelizmente A Pintora de Henna não funcionou pra mim...

Um dos principais motivos que me fez dar uma nota baixa foi simplesmente a irmã da protagonista, Radha. Ela é extremamente infantil, mimada e irritante, me fez passar raiva do começo ao fim. A vontade que tive foi de dar uns tabefes nela em alguns momentos!

Enfim, a história não é ruim, mas a leitura só começou a ficar "interessante" quase na metade do livro. Apesar de ter gostado do final, achei emocionante. Mas fora isso, não consegui gostar muito.
thaybooks⤠06/08/2023minha estante
Ah, simmmmmm! Senti muita raiva da Radha, sério, mas o fim deu uma salvada no livro. Mesmo assim não acho que recomendaria

emysants 06/08/2023minha estante
Ela me irritou muito, juro! kkkkk principalmente nas partes em que ela ficava destratando a Lakshmi. E concordo que o final deu uma salvada no livro, mas sinceramente, não leria de novo

Drika Bresolin 03/08/2023

Uma leitura fluida, interessante que me fez conhecer um pouco mais da Índia e seus costumes.
Sabia sobre as castas e suas tradições de maneira genérica, mas com o livro deu para perceber que é o que conhecemos é apenas uma pontinha.

fernandaugusta 03/08/2023

A Pintora de Henna - @sabe.aquele.livro
Lakshmi é uma artista de henna muito popular em Jaipur. Seus desenhos, suas loções e seus petiscos são apreciados pelas senhoras das altas castas. Após anos de muita luta, Lakshmi está finalizando um sonho: ter sua própria casa. Ela pretende trazer os pais para morar com ela e proporcionar todo o conforto possível para eles.

O que ela não imagina é que eles morreram em uma situação de extrema pobreza e sua única parente viva é a irmã de 13 anos, Radha. Acontece que Lakshmi não sabe da existência de Radha. Radha nasceu depois de Lakshmi fugir da casa do marido, com quem se casou contra vontade, e de quem sofria maus tratos. Sua fuga anos antes deixou todos os seus familiares na condição de pária do vilarejo. Após dois meses sobrevivendo sozinha, Radha decide ir atrás da irmã em Jaipur.

A chegada de Radha deixa Lakshmi em choque e abala as estruturas de sua vida bem organizada. Acostumada a viver sozinha e a manter as aparências, logo as atitudes de Radha e sua incapacidade de lidar com a irmã colocam Lakshmi em uma situação muito difícil, capaz de comprometer tudo o que ela lutou para conseguir.

Os costumes da Índia e suas peculiaridades sociais são amplamente abordados neste livro, que tem sua força em personagens que nos fazem ir do amor ao ódio com muita facilidade. Lakshmi simplesmente acreditou que fugir só traria consequências para si, mas a verdade é que manchou toda a família, causando a marginalização dos pais e da irmã. Radha, ao ir de encontro à irmã, foi pedir ajuda justo ao ex-marido dela, colocando mais lenha na fogueira na hora de chegar desavisada em Jaipur. E depois de tudo, de ser acolhida pela irmã, ainda faz a maior besteira do século, e inicia uma confusão que coloca em risco todo o trabalho de uma vida e a reputação tão bem trabalhada de Lakshmi.

Reputação esta que foi construída em cima de seu talento como artista e reforçada por seu conhecimento do uso de ervas - que propicia a Lakshmi uma atividade paralela lucrativa, mas obscura (não vou dar spoiler para não estragar a leitura de ninguém). Meu personagem favorito acabou sendo o menino de rua Malik, mais ajuizado do que todos os outros personagens juntos.

"A Pintora de Henna" é aquele livro em estilo novelão, com reviravoltas e muitos acontecimentos marcantes. Gostei da escrita da autora, muito envolvente, mas achei o enredo um pouco óbvio e previsível, dados os elementos que foram utilizados para compor a história. No mais, a imersão cultural e a rica ambientação na Índia também são motivos para ler esta história de família, sonhos e recomeços.

Paula1735 02/08/2023

Adorei!
Leitura gostosa, personagem principal forte, determinada, real... a riqueza cultural presente na história tornam a leitura ainda mais enriquecedora. Super recomendo