A pintora de henna

A pintora de henna Alka Joshi




Resenhas - A Pintora de Henna


768 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


laguito 17/05/2024

Belo e sensível
Lakshimi é uma das protagonistas mais bem escritas que já tive o prazer de conhecer; tê-la como narradora dessa história, que vai muito além de sua própria vida, é enriquecedor e torna a leitura das nuances da Índia dos anos 50 em algo simples e fluido - de fato, como as pinceladas de uma pintura de henna.
Francine15 17/05/2024minha estante
Esse livro é maravilhoso! Louca pra ler a continuação!!!???




Mari 17/05/2024

Amei
Este livro me prendeu desde o início. Eu me senti envolvida pela atmosfera da época - anos 50 - e pela cultura da Índia. Lakshmi é uma personagem complexa, cheia de nuances, da mesma forma que as relações entre as pessoas de diferentes origens que vemos no livro. Nada é dito diretamente, tudo tem um significado oculto, uma simbologia... uma cultura extremamente complexa e fascinante. Senti diferentes emoções ao longo da história e terminei com vontade de continuar sabendo mais sobre os personagens. Pretendo ler logo os outros livros da Trilogia.
comentários(0)comente



Fabi 15/05/2024

Um belo livro sobre a sociedade indiana e as dificuldades que mulheres de todos os tempos vivem no país. Através da história de Lakshmi, uma jovem batalhadora e que quer ser independente e dona de sua vida, em um lugar que não tem espaço para o pensamento livre feminino, vemos a vida de mulheres, de todas as castas, com sofrimentos e humilhações diferentes. Cultura, histórias e vivências na Índia.
comentários(0)comente



LarissaLemes 12/05/2024

O livro conta a história de uma mulher que é pintora de henna, narra diversas situações relacionadas a seu trabalho, castas e costumes do país. Achei a leitura dinâmica, e me agradou muito o final.
comentários(0)comente



Carol 08/05/2024

Colocar o nome da minha filha de Radha
Eu amo esse tour literário e como a leitura é tão rica a ponto de nos fazer conhecer uma cultura (mesmo que uma parte dela) que não teríamos contato de outras formas
Livro intenso, muito interessante e potente
Só que muuuuito arrastado, toda vez eu lembrava que estava lendo e que ainda faltava muito pra acabar e isso me perdeu um pouco
comentários(0)comente



Maah 07/05/2024

Finalmente terminei
Eu passei tanto tempo dentro dessa história que eu não sei como não esqueci tudo rsrsrs

Mesmo sendo um livro bom, bem escrito e com um enredo interessante. Não me senti 100% conectada com a história, logo, não sentia vontade de voltar pra ela com urgência.

Conhecer esse pedacinho da cultura indiana, os costumes, o sistema de castas e a vida cotidiana de uma mulher nessa época foi a melhor parte.

Ler uma mulher forte como a Lakshimi foi inspirador. Ela mostra o porque não devemos desistir, porque devemos ser nós por nós mesmas. É lindo acompanhar o afinco que ela tem por ser mais.

As relações que são construídas e destruídas também durante o livro são bem feitas e legais de ler.

Acredito que se meu estilo de livro favorito fosse esse eu daria mais estrelas, mas infelizmente não é.
comentários(0)comente



Lilliancs 10/04/2024

A pintora de henna
Essa é uma história tão boa, com uma narrativa fluida e envolvente.
A autora nos apresenta a cultura, lugares, culinária, costumes diferentes dos nossos e, ao mesmo tempo, um tanto próximo principalmente o tratamento desigual, preconceituoso e limitado que as mulheres sofrem.
Lakshmi é uma mulher que consegue escapar da vida a qual foi submetida e pinta a própria história, traçando seu caminho com muito trabalho, coragem e resiliência.
comentários(0)comente



Jaqueline.Campos 10/04/2024

Uma novelinha mto da bem escrita.
Me senti vendo uma novela das seis daquelas q te prendem a cada episódio. É forte e ao mesmo tempo é leve. Vc fica imerso na cultura indiana q é tão rica e tão diferente (mas nem tanto assim) da nossa. O melhor q achei foi a descrição dos aromas... vc quase sentia o cheiro do lugar lendo. Fora q eu amo medicamentos naturais e vc vê o quão rica é a nossa Natureza.
Mto bem escrito com uma personagem forte, humana e mto resiliente.
comentários(0)comente



Karol 10/04/2024

Estava gostando tanto...
Mas nos 30% finais o livro de caiu muito. A leitura para mim broxou, as escolhas que os personagens tomaram nesta parte da história contradizem tudo o que nos foi mostrado ao longo dos 70% da história. A Laks se tornou outra pessoa, ela teve atitudes que contradizem toda sua luta e história.
Além disso, a história se enveredou por caminho simplório e óbvio. O que fez com que os 20% finais do livro fosse um sacrilégio para mim. Ademais, em todo decorrer do livro houveram algumas conversas um tanto artificiais.
Mas, tenho que confessar que até o 60% do livro, eu estava amando essa história.
Valeu a experiência, contudo não pretendo dar continuidade na série de livros.
comentários(0)comente



EGBraga 09/04/2024

"A Pintora de Henna": Cruel e Sensível
Não tenho local de fala quanto à realidade indiana, mas acredito que "A Pintora de Henna" é uma representação crítica desse microcosmo social. A maneira como a autora atravessa temáticas sensíveis na personagem de Lakshmi é assustadoramente real, ainda mais quando muito do que é abordado pode ser extrapolado para vivências diversas.

Quantas mulheres são como Lakshmi? Mulheres cujos futuros a sociedade projeta antes mesmo de seus nascimentos. Mulheres cujas escolhas escapam entre os dedos, que vivem com medo, às margens do desenvolvimento, da família, do próprio eu. Mulheres que, apesar de tudo, batalham dia após dia, cultivando o presente com cuidadoso esmero para colher algum fruto após anos de ávida dedicação. E pior, quantas meninas são como Radha? Meninas obrigadas a se tornarem mulheres antes do tempo, somente para vivenciar a vida em sua mais brutal essência.

E abordar temas como esses não a tornam uma obra chata. Todos os contrapontos, o enredo e os personagens corroboram de forma orgânica, causando sentimentos genuínos durante a leitura, como o desconforto gerado pela incompreensão de Radha acerca da situação e a felicidade de Lakshmi em seus muitos começos e recomeços. Dito isso, apesar de, pessoalmente, Radha ter me consternado em várias ocasiões, entendo sua função e sua mensagem para a obra.

É um livro com várias camadas, capaz de gerar distintas interpretações a cada leitura, mesmo que realizadas pela mesma pessoa. Exatamente por isso uma experiência recomendável a qualquer leitor que deseja aprimorar um olhar crítico e refletir sobre a vida. Afinal, nem tudo é apenas aquilo que vemos.
comentários(0)comente



Fabiana180 01/04/2024

A pintora de Henna
Muito linda a história!
Tantos ensinamentos, tantas belas coisas a se aprender com esse livro.
Passei raiva, tive reflexões, e simplesmente adorei!
Conta a história de uma mulher que corre atrás de seu sonho, sua independência e sua casa, quando conhece sua irmã seu mundo vira de cabeça pra baixo e se vê em situações que nunca se imaginava estar.
Mas todo o sofrimento e tudo que passou lhe serviu de ensinamento e experiência de vida.
Vale muito a pena ler esse livro.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Eduardo1927 23/03/2024

Quem sabe um dia seremos livres
Esse livro me fez perceber que eu conhecia (sei) pouco da cultura indiana. em ?a pintora de henna?, acompanhamos a história de lakshmi, uma mulher forte, determinada e ambiciosa que foi obrigada a casar aos 15 anos, tendo fugido em busca da sua independência dois anos após o fato.

alguns trechos da obra soam como um chute no estômago, abordando temas como a violência contra a mulher, questões familiares, aborto e mais, tudo isso com base na cultura asiática.

não é uma história feliz. é um livro que nos mostra a difícil realidade enfrentada por tantas mulheres ? sejam elas indianas ou não. li às cegas e valeu muito a pena, eu recomendo!
comentários(0)comente



Rosana 23/03/2024

?A Pintora de Henna? é um romance histórico q se passa na Índia do século XX (anos 50). A história gira em torno de Lakshmi, uma jovem de origem humilde q ousou se rebelar contra um destino q lhe foi imposto e com 16 anos fugiu de um casamento infeliz marcado por estrema violência. A fuga trouxe vergonha e desgraça p sua família, e as consequências ressurgem anos depois, quando pensava ter deixado tudo p trás. Muito bom, eu recomendo.
comentários(0)comente



Larissa.Giorgetti 21/03/2024

Eu sou apaixonada pela Índia, já li muitos livros ambientados lá e de autora indiana, esse é o primeiro de Alma. Que livro incrível, que personagens marcantes, todos eles desde da criada até às Maranis são tão bem escritos que consigo visualizar perfeitamente um livro inteiro para cada um.
Laksme é uma mulher guerreira, admirável, consegui fugir de um casamento terrível e fazer sua vida na alta sociedade. Os ambientes e festas, modo de viver, dos anos 50/60 tudo bem detalhado, fora as descrições dos remédios naturais são incríveis. O que gostei muito tbm, foi uma coisa que achei bem diferente, um dos personagens que são pra ser odiados, ( eu odiei) e geralmente eles de alguma forma pagam no final, aqui temos uma redenção muito linda, e tem uma das cenas finais no trem, entre a Leksme e ele que emocionou bastante. Já encontrei meu preferido do ano e não estou pronta para abandonar esse mundo então, bora para o livro 2 ??
comentários(0)comente



768 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR