A pintora de henna

A pintora de henna Alka Joshi




Resenhas - A Pintora de Henna


773 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Fabiana180 01/04/2024

A pintora de Henna
Muito linda a história!
Tantos ensinamentos, tantas belas coisas a se aprender com esse livro.
Passei raiva, tive reflexões, e simplesmente adorei!
Conta a história de uma mulher que corre atrás de seu sonho, sua independência e sua casa, quando conhece sua irmã seu mundo vira de cabeça pra baixo e se vê em situações que nunca se imaginava estar.
Mas todo o sofrimento e tudo que passou lhe serviu de ensinamento e experiência de vida.
Vale muito a pena ler esse livro.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Eduardo1927 23/03/2024

Quem sabe um dia seremos livres
Esse livro me fez perceber que eu conhecia (sei) pouco da cultura indiana. em ?a pintora de henna?, acompanhamos a história de lakshmi, uma mulher forte, determinada e ambiciosa que foi obrigada a casar aos 15 anos, tendo fugido em busca da sua independência dois anos após o fato.

alguns trechos da obra soam como um chute no estômago, abordando temas como a violência contra a mulher, questões familiares, aborto e mais, tudo isso com base na cultura asiática.

não é uma história feliz. é um livro que nos mostra a difícil realidade enfrentada por tantas mulheres ? sejam elas indianas ou não. li às cegas e valeu muito a pena, eu recomendo!
comentários(0)comente



Rosana 23/03/2024

?A Pintora de Henna? é um romance histórico q se passa na Índia do século XX (anos 50). A história gira em torno de Lakshmi, uma jovem de origem humilde q ousou se rebelar contra um destino q lhe foi imposto e com 16 anos fugiu de um casamento infeliz marcado por estrema violência. A fuga trouxe vergonha e desgraça p sua família, e as consequências ressurgem anos depois, quando pensava ter deixado tudo p trás. Muito bom, eu recomendo.
comentários(0)comente



Larissa.Giorgetti 21/03/2024

Eu sou apaixonada pela Índia, já li muitos livros ambientados lá e de autora indiana, esse é o primeiro de Alma. Que livro incrível, que personagens marcantes, todos eles desde da criada até às Maranis são tão bem escritos que consigo visualizar perfeitamente um livro inteiro para cada um.
Laksme é uma mulher guerreira, admirável, consegui fugir de um casamento terrível e fazer sua vida na alta sociedade. Os ambientes e festas, modo de viver, dos anos 50/60 tudo bem detalhado, fora as descrições dos remédios naturais são incríveis. O que gostei muito tbm, foi uma coisa que achei bem diferente, um dos personagens que são pra ser odiados, ( eu odiei) e geralmente eles de alguma forma pagam no final, aqui temos uma redenção muito linda, e tem uma das cenas finais no trem, entre a Leksme e ele que emocionou bastante. Já encontrei meu preferido do ano e não estou pronta para abandonar esse mundo então, bora para o livro 2 ??
comentários(0)comente



argni 20/03/2024

Diferente
?A milhares de quilômetros da pequenina aldeia onde eu havia começado, estava finalmente em casa.?

Tinha receio de começar esse livro e travar por ser uma leitura diferente da que eu estou acostumada. Pensei que ia travar e ter que me arrastar até o final.
Mas foi justamente o contrário, foi muito rápido e dinâmico. A escrita é fluida e muito boa.
E apesar de não ter uma trama super complexa, tem muitos temas bem importantes sendo abordados, principalmente para criar um cenário da Índia na década de 50, que era o objetivo da autora.

Recomendo!
comentários(0)comente



Luis.Henrique 16/03/2024

Uma história linda e fascinante. O universo da Índia nos prende do início ao final do livro .
A relação entre as duas irmãs, os sentimentos de responsabilidade de uma pela outra, tornando silencioso o amor que tudo permeia, são sufocantes para os personagens e para o leitor.
A importância da família na cultura daquele país e as.consequencias da ação de.um membro sobre a vida dos demais familiares pegam de surpresa ao.leitor ocidental e nos prendem nessa fascinante leitura.
comentários(0)comente



Julia.Nayme 29/02/2024

Esse livro é uma boa dose de cultura.
Eu amei esse livro!
Claro que várias vezes me peguei revirando os olhos para a Radha, mas afinal, quem já não foi uma adolescente inconsequente nessa vida?! Mas assim, no final, eu achei muito interessante o amadurecimento dela... assim como o desenvolvimento da personagem principal, que foi feito de maneira gradual e constante, sem perder a essência. É esquisito dizer assim, mas é como se eu pudesse perceber no final, que a Lakshmi mudou, mas sem deixar de ser quem é...
É um livro para abrir mentes e até mesmo pensarmos nas nossas oportunidades.
Adorei o estilo da escrita da autora e achei que ela foi muito objetiva com tudo... o cuidado de explicar o motivo da personagem principal ser como é, falar um pouco mais sobre a henna, sobre as castas, sobre os costumes.
Recomendo para as pessoas que se interessam por esse tipo de tema e tem curiosidade em conhecer um pouco mais de outras culturas.
comentários(0)comente



Erika 25/02/2024

Diferente
Leitura gostosa e diferente, já que nos passa, mesmo que superficialmente, questões sociais da Índia.
Acho que poderia ter adentrado mais no tema, mas o livro é muito bom. Valeu a leitura
comentários(0)comente



ogawajheniffer 20/02/2024

O tal do orgulho...
"Nesse momento, sentada na frente daquela mulher boa e sensata, eu queria a coisa que mais detestava no mundo: compaixão."

Okay, gente. Admirável toda essa coragem, ambição e determinação da Lakshmi em batalhar com unhas e dentes para atingir seus objetivos, mas caramba !! Precisava ser tão orgulhosa ???

Isso foi uma das coisas que me cansou nessa obra. Uma vez meu pai me disse:
"orgulho não leva ninguém a lugar nenhum". Também não acho que seja 8/80. Não ter[orgulho] nenhum/ter demais, mas me frustra muuuuito ver as pessoas(e essa personagem) tomarem um caminho tão mais difícil por causa disso.

Por outro lado, entendo que pode ser muito da cultura Indiana. Principalmente para as mulheres que, até hoje, vivem uma luta constante para conseguir algum direito, quando em outros países se vê uma evolução maior nesse aspecto.

E por falar em cultura, esse livro realmente está de parabéns no quesito descrição. Eu conseguia imaginar cada cor e detalhe dos saris, cada gesto em cumprimento/respeito, cada mandala e henna, cada construção, o que me levou a uma viagem pela Índia sem realmente sair de casa. Um lugar que um dia pretendo conhecer.

Agora voltando um pouco aos personagens...
Nas avaliações deste livro, eu vi muitas pessoas detestando a Radha...
Preciso admitir que estou com essa maioria. O que eu faço com tanto desprezo por essa personagem ingrata? Em compensação, Malik tem meu coração! Acho que colocaram ele como uma forma de equilibrar nossos sentimentos pelos personagens né ? Amor e ódio, ou ... Ódio e amor, respectivamente, nesse caso!

Assim sendo, eu particularmente, não me apeguei à obra como muitas pessoas disseram ter se apegado a ponto de continuar a "saga". Mesmo assim, finalizo minha resenha indicando esse livro sim, pra quem gosta de dar uma viajada através da leitura!

Então é isso, pessoal! Boa viagem!


Ps: salvando aqui, mais algumas frases marcantes do livro.

"A reputação, uma vez perdida, raramente é recuperada."

"Onde ela via alegria, eu via dificuldade. Onde ela via amor, eu via responsabilidade, obrigação."
comentários(0)comente



Ana_Elisa_Toledo 20/02/2024

Maravilhoso!

Um linda surpresa esta leitura, depois de ler a trança, resolvi buscar algo referente a Índia, localizei esta trilogia, e este primeiro já mostrou para o que veio.

Amei.
comentários(0)comente



Jéssica 17/02/2024

Então, uma leitura lenta assim como o livro , só do meio do livro em diante é que começa a ficar interessante e bom para ler , mas curti , com um bom desfecho e muitos detalhes da cultura indiana que gostei de aprender.
comentários(0)comente



Dani 10/02/2024

A pintora de henna
O começo é um pouco extenso e cansativo achei. Mas depois a leitura começa a fluir.
Gostei muito da história da personagem principal. Uma mulher jovem e batalhadora, que enfrentou os costumes tradicionais do seu país e venceu na vida. Muito legal também poder entender um pouco de uma cultura tão diferente da nossa.
comentários(0)comente



Carolfreitasnf 09/02/2024

A Pintora de Henna
Esse não é um livro especificamente sobre a cultura ou costumes indianos, mas é uma história que se passa na Índia e com isso acaba nos apresentando um pouco a esses costumes e cultura tão ricos.

O livro é muito rico em detalhes e muito bem escrito, eu consegui visualizar toda  história, os sáris, os locais, as comidas, as pinturas de henna mencionadas...

A autora nos entrega uma história muito bonita, ela faz com que a gente sinta raiva e compaixão ao mesmo tempo dos personagens. E por falar em personagem eu preciso destacar o meu preferido, Malik, que personagem maravilhoso, inteligente, sagaz e muito leal.

Terminei o livro com muita vontade de aprender mais sobre a cultura, costumes e história da Índia.

É com certeza um livro maravilhoso que vale muito a pena ser lido e eu já estou ansiosa para ler os dois próximos livros.
comentários(0)comente



miky.tea 06/02/2024

Uma história na Índia pós independência
Lakshmi é uma mulher de 30 anos, que fugiu de seu marido - fruto de um casamento arranjado - após dois anos casada, nos seus 17 anos. Ela é uma artista de henna em Jaipur e também trabalha com óleos e sachês de chá, está em sua ascensão profissional, finalmente está construindo sua casa, tem as suas senhoras para trabalhar e uma grande reputação em seu meio, mas tudo muda quando Hari, seu marido, surge em sua porta após 13 anos sem ver ele com uma menina ao seu lado, Radha, a irmã de Lakshmi.

Radha é uma menina de 13 anos, considerada a "Menina do Mau Agouro" em sua cidade natal, por esta razão acaba sendo muito impulsiva, responde quem a trata mal e pode chegar até a ter atitudes violentas. Ao chegar em Jaipur, começa a estar junto de sua irmã a acompanhando em seu trabalho, mas devido a sua personalidade, muitas coisas erradas começam a acontecer e afetam o trabalho de sua irmã até Radha aprender a viver naquela sociedade.  

A história se passa em 1956 na Índia e conta parte da vida de Laksmi após a chegada de sua irmã - uma chegada desastrosa. A leitura não foi muito fluída e a história não me prendeu, além de que em certo momento o foco parece mais com "como Radha acabou com a vida de Laksmi" (opinião própria) e não a história da Laksmi. Teve diversos capítulos longos que não davam vontade de ler por ser tedioso e o único sentimento que tive durante a leitura foi raiva da Radha, uma irmã extremamente ingrata, e da Parvati. Sinceramente não consegui sentir o que muitos estão falando desse livro, achei uma leitura bem mediana.
comentários(0)comente



773 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR