A pintora de henna

A pintora de henna Alka Joshi

Resenhas - A Pintora de Henna

Carlos531 16/01/2024

Essa história começa muito lenta, demorei um pouco a me acostumar com a escrita da autora. Mas depois fica muito fluida. Os altos e baixos da vida relatados de uma maneira tão marcante, os dilemas que sentimos, os desafios, sem dar a resposta pronta, apenas mostrando as consequências de suas escolhas, como na vida real. É uma imersão numa cultura tão diferente.

Amorporlivros975 14/01/2024

Final que aqueceu o coração ?
A esperança de um novo começo, fazendo justamente o que Laschmi (uma mulher forte e corajosa) mais gostava, que era curar.
Malik realmente é um fofo e merece um futuro brilhante.
Estou emocionada quase chorei, que história maravilhosa, que riqueza de detalhes.
As reviravoltas na reta final me deixaram com expectativas altas para o próximo livro que é: ?O Guardião dos Segredos de Jaipur? da mesma autora, o que será que vem por aí, curiosa ?

Isaac 09/01/2024

Viagem maravilhosa para Índia
Esse livro foi um prato cheio para entender um pouco da cultura indiana, claro que só arranhou um pouco da superfície desse maravilhoso mundo. Gostei muito!

Glaucimeire 09/01/2024

Uma leitura dê superação e inspiração
Que livro! Uma narrativa totalmente diferente do que eu já li.

Imagina como foi difícil ser mulher na Índia (1955), ter fugido de um casamento arranjado e fugir para outro cidade após várias agressões do marido e tentar ganhar a vida de forma digna em uma sociedade totalmente preconceituosa?. Isso só é um fragmento do que Lakshmi viveu, e teve muita reviravolta. Mas o que mais me inspirou neste livro, é a inteligência dessa mulher e a forma que sempre deu a volta por cima. Uma mulher forte, determinada e com dons incríveis.

Gostei da forma detalhada que a autora descreve sobre a Índia, os costumes e rituais. Sinto que já conheço mais da cultura. Uma super leitura, com personagens cativantes, outros nem tantos. Vamos para o livro 2!

Com carinho,
Glauci Carvalho

Danielle535 08/01/2024

Um livro que fala sobre como resgatar os verdadeiros valores! Me prendeu do início ao fim, pela delicadeza da escrita, pelo sofrimento da personagem, a forma como ela supera, reage? ótima indicação!

isigyu 07/01/2024

Maravilhoso
É uma experiência tão enriquecedora ler histórias de culturas diferentes. Eu não poderia ter escolhido um livro melhor para ser o primeiro do ano. Me fisgou desde a primeira página e em nenhum momento ficou entendiante. Aprendi muita coisa que não sabia e fiquei feliz com o final.

Isis Michele 05/01/2024

Amei
A escrita de Alka Joshi é envolvente, te transporta pra dentro do livro, pra Índia dos anos 50, com cores, cheiros e sabores. É uma leitura fluida e gostosa, com personagens cativantes, não consegui parar de ler.

Mayara945 03/01/2024

Imersão cultural
Primeira leitura concluída do ano. Valeu pela imersão cultural que proporciona. Sem dúvidas, a Índia abarca uma diversidade cultural muito diversa da nossa, seja na religião, nos costumes, na culinária ou na construção da sua história.

Nesse livro, a protagonista luta para superar as escolhas promovidas a partir de um sistema rígido de castas e de subjugação das mulheres. Ainda na adolescência é obrigada a se casar sem amor e depois punida por não conseguir gerar filhos, desonrando o nome de seu marido.

Acompanhamos então como Lakshmi consegue superar essa situação e foge para a cidade de Jaipur, onde se torna artista de henna e vislumbra um futuro diferente, de independência.

Gostei de leitura, mas demorei muito a conseguir sentir empatia pelos personagens, a não ser do pequeno Malik, ajudante de Lakshmi. A história em si não me cativou muito, principalmente no início. Mas a apresentação da cultura indiana foi muito proveitosa, apesar de muitas palavras desconhecidas, como fiz a leitura no Kindle, a consulta é rápida e não ficou desgastante.

Amanda.Ellen 30/12/2023

Boa história
Amei todo o cenário e a ambientação
Estava na vibe de India e com certeza esse livro foi um prato cheio!
Infelizmente o ponto fraco é a falta de comunicação entre os personagens o que causa inúmeras dores e tristezas que poderiam ser evitadas... De modo geral eu gostei muito

Kelita.Angelo 27/12/2023

A resiliência de uma personagem
Que história emocionante e diferente!
Acompanhamos a história de uma mulher forte que enfrentou o sistema em que foi criada.
Amo saber sobre a cultura de outros países e a Índia tem um sistema no mínimo complexo.
Foi meu segundo livro indiano do ano e mais uma vez acompanhei da resiliência de uma personagem que lutou para sobreviver, que abaixou a cabeça quando necessário e conquistou seu lugar, mesmo que para isso tenha sido necessário algumas atitudes duvidosas.
A irmã da protagonista irritou muito porque bagunçou toda a vida dela, seus planos, mas dia decisão final foi ao mesmo tempo triste e corajosa.
Amei a reflexão de que tudo na vida pode ser mudado, que nossos sonhos e planos podem perder significados para novos surgiram em nossas vidas e assim, a vida mais uma vez continuar.

Caroline1321 23/12/2023

Livro riquíssimo culturalmente
Amei saber mais sobre as crenças, culturas e história da Índia pós independência. A narrativa é fluida, mesmo com muitas palavras indianas.
Gostei muito de acompanhar o desenvolvimento dos personagens e os acontecimentos e reviravoltas.

Estou muito curiosa pra saber o restante dessa história ao longo da trilogia!

Ari 21/12/2023

Eu quero uma henna nas minhas mãos
Que livro encantador. Eu gostei muito do livro. Quando não estava lendo só pensava nele. Eu amei esse livros e quero ler mais livros dessa autora. Muito bem escrito e fácil de entender e que me prendeu desde o primeiro capítulo. Amo quando o livro me trás essa sensação. ?

Lela 18/12/2023

Finalmente um livro complexo!
Juro que quando eu peguei esse livro por troca no Skoob, eu não dei nada. Fui completamente despretensiosa! Queria ler algo fora da realidade angloamericana e pareceu uma boa ideia. E como foi uma boa ideia!

O livro é complexo, sugere uma realidade cultural que eu de forma alguma faço parte. Com isso eu percebi o quanto o padrão de decisões que uma pessoa toma está ligado à sua cultura. Ao que é possível e aceitável dentro daquela sociedade específica!

A personagem principal é forte apenas como uma mulher poderia escrever, é profunda e imperfeita! O livro é imprevisível mas muito gostoso de ler.

Só não dei 5 estrelas pq queria um gostinho de um casal específico no final, só pra saber que existia esperança mesmo kkkkk

Amei!

Bruna 09/12/2023

Adorei
Acho que posso dizer que meu gênero favorito é Mulheres-Espertas-E-Fodas hahaha sai da leitura de Guerra da Papoula (sim, meio traumatizada com o que rolou com o mundo interno da protagonista, mas também) dizendo “uhu, essa Rin é foda, esperta, corajosa, determinada, disciplinada, dahora!”, e nesse livro também senti isso.
Lakshmi é ambiciosa, esperta, sabe onde quer chegar e os pés que precisa beijar (e desenhar henna rs) pra chegar lá. Com sua sensibilidade de perceber o que cada senhora precisa, ela vai construindo sua reputação.
Mas a vida, a vida é uma caixinha de surpresas não é mesmo? haha aí coisas começam a acontecer, pessoas aparecem pra dar uma bagunçada na vida dela, ela vai vendo que as coisas já não são assim tão fáceis de resolver. Olha, achei foda, bom demais.
Só tem dois momentos que ela esquece que é inteligente e faz umas presunções que fiquei “miga, emburreceu foi?” mas ok, faz parte hahaha lerei a continuação com certeza!

site: https://www.instagram.com/alendolivro/